Goleada com grande atuação
Poderia ter sido 4 a 0, a anulação do gol de Bitello passa pela "filigrana" do detalhe das linhas traçadas e a boa vontade dos analistas do VAR. Seria o "gran finale" de uma notável atuação gremista.
Alguém poderá dizer que o Cruzeiro é limitado, mas Vasco, Goiás e Santos o que são? Então, tem que valorizar o desempenho. Se ele será uma ilha no coletivo dos jogos, isto será constatado nas próximas rodadas. Por enquanto, a análise deste texto foca os seus 90 minutos deste Domingo e ela (a análise) demonstra que Geromel é excepcional, mesmo voltando depois de 10 meses parado. Além de intervenções que parecem simples pela colocação, pela técnica do desarme, ele fez a defesa jogar melhor e mais organizada, basta ver os desempenhos de Gabriel Grando e Kannemann, discretos, tranquilos e seguros. Como sempre escrevi; um coisa é goleiro jogar com essa dupla à frente, outra é ter Werley e Bressan, por exemplo.
O meio de campo precisa ser visto e revisto em outros jogos, porém, a chegada de Carballo, Pepê e Villasanti, alternadamente, em busca do gol, já rendeu frutos contra o Cruzeiro.
Cristaldo fez bom jogo e Suárez, para tristeza de uns secadores travestidos de comentaristas esportivos, marcou o seu, incomodou os zagueiros e virou garçom. Grande atuação. Junto com Geromel, o diferencial da partida.
A perseguição ao título ficou inviável após a queda de rendimento contra os piores colocados na tabela, no entanto, o Grêmio por ter apenas o Brasileirão, poderá ter essa vantagem contra o Palmeiras na luta pelo vice campeonato. Arrisco afirmar que Fluminense e Flamengo, não terão fôlego para suportar a carga de disputar partidas decisivas juntamente com o certame nacional.
É um consolo, porém, também, um esboço de elenco a ser aprimorado em 2024.
Suarez inclusive fez dois. Um anulado por impedimento milimétrico também. Grêmio fez cinco gols em um jogo. Excelente.
ResponderExcluirRecuso a me empolgar. Acho que o segundo turno vai ser pedreira. Mas bastou preencher o meio campo e as coisas fluiram um pouco mais. Verdade que o Cruzeiro perdeu aquele ímpeto de dois meses atrás. Muita abaixo das partidas pela Copa do Brasil e primeiro turno.
Contra o São Paulo, um adversário difícil, o Grêmio também tinha feito um excelente jogo. Depois não manteve. Melhor esperar. Cuiabá é outro adversário que não desperta o nível maior de concentração. Mas é de lá que o Grêmio deveria tentar o centroavante titular pra 2024, Deyverson.
Vinnie
ResponderExcluirA única restrição que tenho com relação ao Deyverson é que não está aguentando 90 minutos.
Mais uma vez não consegui ver o jogo. Mas dessa vez tivemos uma vitória maiúscula, o time tava precisando. E coisa boa ver Geromel de volta.
ResponderExcluirTinha cornetado o Carballo antes do jogo quando espiei a escalação e falei pra um amigo, "esse uruguaio que não vence uma dividida", e ele vai e faz uma golaço, risos. Jogou bem mesmo ele?
Como não assisti só vou ler aqui pra ter um noção como o Grêmio foi, mas pelo visto o meio e o ataque funcionaram bem.
Lipatin, o Carballo e o Cristaldo são vaga-lumes. Fazem boas jogadas aqui e ali mas quase não participam do jogo.
ExcluirOntem o Carballo fez um golaço e roubou a bola que originou o primeiro gol, com assistência do Cristaldo. Fica difícil pedir mais. Mas se olharmos o jogo, eles quase nāo tocaram na bola. Inclusive o Villassanti se matou correndo pra compensar a pouca participação de ambos. Deu certo porque ganhou.
Eu não sei se é falta de mecânica de jogo que não busca a participação desses caras ou se realmente é característica. Mas isso precisa ser analisado.
Quanto ao jogo, o Grêmio começou criando chances, fez um gol cedo, e logo diminuiu o ritmo. Cruzeiro quase empatou no final do primeiro tempo. No segundo, o Cruzeiro começou muito melhor, sufocando, mas não teve qualidade pra converter as chances. A partida caminhava perigosamente para um 1x1 quando tomou um gol de contra-ataque aos 12 minutos, e ali praticamente acabou o jogo. Não teve mais forças. O Grêmio também não demonstrava muito, até a boa jogada do terceiro gol.
Ou seja, foi um jogo de estocadas letais. Mas o volume do Grêmio foi o mesmo, inclusive teve 35% de posse. Se jogar sempre assim e ganhar, ótimo. Só destaco porque não foi esse massacre todo. O Cruzeiro parecia letárgico.
xxxxx
Se tu quer uma noticia boa, o Geromel jogou muito bem. E o Luan, mesmo com poucos minutos, fez boas jogadas.
Ontem a ZH publicou uma foto do Suarez abraçando o Geromel. Uma pena esses dois não terem tido a chance de jogar mais tempo juntos.
Pois é, eu ando perdendo a paciência com Carballo e Cristaldo mas ao mesmo tempo acho que podem melhorar com o passar do tempo. Tá aí o Villasanti como exemplo positivo, porém tivemos outros gringos que nunca emplacaram... Vamos ver qual vai ser a história deles.
ExcluirDizem que o Luan vem treinando bem, espero que consiga apresentar algo nem que seja como um jogador de segundo tempo. Uma pena essa nova lesão muscular do Geromel.
Lipatin
ResponderExcluirJogou muito, o nosso capitão.
Só acrescentando mais um fator que contribuiu para a solidez defensiva: Cuiabano. Vários desarmes e interceptações. Com a bola no pé precisa melhorar, erra muito passe.
ResponderExcluirGlaucio
ExcluirO Cuiabano se souber dosar a energia (a volúpia), vira titular.
Ele é atrapalhado. Lembra o Leo Chú. Jogam tropeçando na bola. Ainda assim, anos luz do Diogo Barbosa. Ainda acho que rende mais na frente. Prefiro ele na ala ofensiva esquerda ao Ferreira.
ExcluirJuninho Capixaba esta sendo vendido pro CSKA por 5 milhões de euros. Tem sido o melhor jogador do Bragantino no campeonato. Vai entender. No Grêmio esses caras vem e não rendem.
Eu estava em viagem, portanto vi o jogo pelo celular(Premiere). Pareceu ser pênalti no Cristaldo, no entanto não vi nenhum comentário a respeito.
ResponderExcluirJoão
ExcluirFoi pênalti; não deram de preguiça.