Grêmio vence jogando bem
Uma excelente partida do Tricolor, talvez a melhor do ano, que deu evidentes motivos, quem sabe, "mão à palmatória", aos torcedores que reclamavam de determinadas decisões do técnico.
Gustavo Martins virou titular e teve a "honra" de compartilhar a zaga com Pedro Geromel, para mim, o melhor em campo. Ele, Martins, mais Cuiabano rejuvenesceram a defesa. Deram força, velocidade e imposição física. Fábio foi bem, não deveu nada a João Pedro.
No meio de campo, outra reclamação de parte da torcida foi atendida: um volante de maior poder de marcação. Novamente, a vitalidade e combatividade do aniversariante do dia, Dodi, foram fundamentais para o controle do setor, diante de uma adversário forte. Villasanti, muito bem (deve ter saído da partida menos cansado pela cia.).
Cristaldo abriu o caminho da vitória, mas caiu muito de produção na etapa final. Tem que jogar mais próximo do gol adversário.
Na frente, dois dribladores e desassombrados, Pavón e Soteldo, ambos trouxeram preocupação constante aos seus marcadores. João Pedro Galvão, o mais discreto, ainda assim, com boa atuação, se o parâmetro for seus jogos anteriores. Não parece à vontade como homem de referência do ataque.
Os que entraram mostraram a mesma a aplicação: Gustavo Nunes, Nathan Fernandes, melhores do que os demais, Du Queiroz e Éverton Galdino, discretos. Natã tocou pouco na bola.
Marchesin, quase um assistente, desta vez, não apresentou vacilos. Por fim, Renato tira lições dessa vitória, porque ela trouxe novos elementos à cena, que merecem continuidade.
A massa torcedora esperava por uma partida dessa intensidade e com essa conformação tática. Nesta jogo, a voz do povo foi atendida.
Encerrando: Não gostaria de ver realizada a contratação de Edenílson; a balança pesa negativamente na comparação prós e contras. Desconfio que pode atrasar o processo de acertos que esta partida iniciou no time.
Enfim uma vitória consistente. Cap escapou de uma goleada.
ResponderExcluirMas, ficam as questões:
- Por quê levar 3 meses pra dar uma chance justa ao Gustavo Martins?(Justa leia-se: no time titular ao lado de Geromel ou Kaneman)
- Por quê levar 3 meses pra colocar um meio campista mais fixo na frente da área?
A cobertura do lado esquerdo ainda preocupa. Por mais de um vez Cuiabano teve dois jogadores contra si. Já pela direita, Villa abria pra cobrir o lado, e Pavon recuava pra recompor, diferente de Soteldo.
De qualquer forma, hoje se viu um certo equilíbrio, uma ideia mais coerente de time a ser aprimorada.
É nesse tipo de tomada de decisão que se espera mais agilidade por parte de Renato e além disso, HUMILDADE, muita HUMILDADE para estudo e aprimoramento de questões de ordem tática. Todo e qualquer profissional seja em qualquer área de atuação tem que buscar constantemente aprimorar-se, ou seja, evoluir. Mas para isso tem que olhar para dentro de si mesmo e admitir suas limitações, coisa que a arrogância e soberba de nosso atual treinador não o deixam enxergar.
ExcluirReforça a tese de que o Grêmio só se mobiliza em casa.
ResponderExcluirBaita vitória com uma boa atuação. E sem levar gol! O Grêmio precisava dum jogo assim pra acalmar os ânimos. A gente cobra o Renato, seguido escrevo aqui "dá pra fazer mais com esse elenco" e é uma atuação assim que serve de exemplo disso.
ResponderExcluirDas "novidades" na escalação, Gustavo Martins acho que não tem sido escalado como titular por questão das negociações enroscadas da sua renovação e possibilidade de saída agora no meio do ano, mas devia seguir como titular. Dodi deu resposta no meio, compôs muito bem o setor com o Villa, merece sequencia como titular. Cuiabano tá aproveitando esse sequencia "forçada" e Fábio foi surpreendentemente bem também. Soteldo recuperando a forma e Pavón em grande noite, porém fica a preocupação com a gravidade de lesão do argentino.
Mas é isso, queremos ver o Grêmio bem, que siga assim. Dá pra jogar bem, mas não adianta ligar a chave só em casa, o time precisa ter consistência e manter esse nível.
Sou e sempre fui um crítico ferrenho de Renato Portaluppi, mas tenho que admitir, até por uma questão de justiça, que ontem o time se comportou muito bem. Gustavo Martins deve ser a 1a. opção p/ a zaga, depois de Geromel e Kanneman, sem sombra de dúvida. Até arrisco dizer que fora da Arena pode ser titular sem receio algum, mesmo que vez por outra não atue bem. Natã e Viery ao meu ver, também merecem oportunidades. Cuiabano merece seqüência e Zé Guilherme outras oportunidades também. Dodi deveria ter tido estas chances no time titular bem antes desta partida.
ResponderExcluirComo nem tudo são flores, ao contrário da opinião do Bruxo, achei novamente deplorável a atuação de JP Galvão. Consegue cair sozinho em alguns lances!!! Galdino durante o tempo que esteve em campo, nada acrescentou, como de costume. Nathan Fernandes parece disperso em muitos lances e não sei se será tudo aquilo que esperam dele. Gustavo Nunes parece ter caído um pouco de rendimento e Du Queiróz precisa de mais tempo e mais auto-confiança, de repente possa render mais, não sei.
Pedro Geromel SOBERANO!!! MAGNÍFICO!!! A excelência em forma de grande zagueiro.
Enfim, a melhor partida do ano até aqui.
Mas, e sempre há um mas em tudo, DEVAGAR COM O ANDOR QUE O SANTO É DE BARRO!!!
Ainda não fomos suficientemente testados.
Luiz Costa
Lá vem a cornetada: Estão trocando o Grando com o Cruzeiro pelo Rafael Cabral(!!!!) que é pior goleiro que o Grando e muito mais velho. Que burrice. Não tem fundamento, chega a ser ofensivo com o torcedor... Ainda bem que essa patacoada é por empréstimo. Mas depois dessa larguei de mão de esperar algo a mais dessa direção.
ResponderExcluirLAMENTÁVEL!!! Guerra foi a aposta de uma torcida no afã de dias melhores para a instituição. Pelo andar da carruagem, está seguindo bem a cartilha, de como administrar o clube de forma equivocada.
ResponderExcluirPrecisamos agora fazer uma partida de confirmação de evolução contra o Cuiabá e conquistarmos + 03 pontos. Com isso recuperaremos parcialmente a tranqüilidade no Brasileirão afetada de certo modo com a derrota diante do Vasco. Será impressindível para a parte anímica do time e servirá também para elevar a auto-estima do grupo para o enfrentamento contra o Estudiantes e provocar com isso uma recuperação imediata na Libertadores da América.
ResponderExcluirLuiz Costa