"Professores" foram responsáveis pelo Empate
Abel Ferreira, ex-treinador do Braga (Portugal) e PAOK (Grêcia) veio com esse currículo para o Palmeiras. Não era uma sumidade, não veio um peso pesado europeu e para simplificar coloco apenas a conquista de 2 Libertadores e 2 Brasileirões. Está na sua quarta temporada à frente de um clube, cuja a fama da torcida é a de ser a mais corneteira do Brasil. Deve ter mérito.
Pois é este comandante técnico que lançou Endrick com 16 anos, Estêvão, 17, Jhon Jhon (assim a grafia), 21, Riquelme, 17. Nada de lapidação, nada de time de transição. Será que ele está errado? Pergunto: onde estariam Endrick (hoje na Europa) e Estêvão (prestes a ser vendido), se estivessem sob o comando de Renato?
Sobre a partida: uma goleada tática e de tomada de decisões a favor do treinador português. Como?
- Quando explorou à exaustão as limitações de Reinaldo
- Quando não se exasperou pelo 0 a 2 contra
- Quando mexeu no time, colocando Myke para que Estêvão flutuasse mais para o meio (fez um golaço numa dessas incursões) ao mesmo tempo que colocou uma "bengala" para auxiliar Marcos Rocha na marcação de Gustavo Nunes. Myke é lateral, originalmente
- Quando tirou um dos amarelados da zaga (Naves), recuou Piquerez e incluiu outro novato, Vanderlan (21 anos) para cima de João Pedro
Nem vou tratar de outras substituições, Dudu e Caio Paulista, que tiveram pouco tempo para atuar.
E o Grêmio de Renato?
- Dois a Zero a favor e ele inclui os reprováveis e antigos titulares, Galdino e J P Galvão com a justificativa do cansaço dos "saídos" Cristaldo e Pavón. Ora! nesta noite os mesmos 3 pontos que valem o jogo diante do Juventude estavam mais próximos. Deixa estes atletas até o final e segura o resultado
- Em nenhum momento, o treinador gremista tomou providências, quanto ao lado esquerdo defensivo, um auxílio para Reinaldo, quem sabe a simples troca por Maik, que é mais marcador
- Até Marchesin (de ótima atuação técnica e anímica) viu o problema na lateral, mas parece que o treinador tem os seus "afilhados" intocáveis
Resumindo:
O Grêmio está flertando com o rebaixamento. Os reforços, a torcida pode perder as esperanças, porque não vai encontrar um Suárez para garantir cargo de vice e de treinador. Os nomes especulados serão da "grandeza" de um Rodrigo Caio, Edenílson... ou milionários decadentes, verdadeiros aventureiros como foram no passado recente, alguns que não vale a pena citar.
Como escrevi na postagem do jogo anterior, ficava a dúvida se o resultado (Flu) seria uma ilha na realidade gremista. Assim como está, desgovernado taticamente, perde para o Juventude.
Encerrando: muito boas as atuações de Marchesin, Gustavo Nunes, Edenílson, Cristaldo e o segundo tempo de Pepê. O melhor foi Rodrigo Ely, disparado. Pavon também se destacou.
O time foi bem até a hora do técnico mexer. Aí, o óbvio ficou escancarado.
Méritos para o Renato, na escalação e obtenção da vitória parcial por dois a zero. Mas, quando o treinador erra a gente tem que criticar.
ResponderExcluir1- Por que colocar o burro do Galdino ao invés do Nathan Fernandes, se queria colocar um atacante no lugar do Edmilson? Ele ajuda na marcação e as vezes faz gol? Verdade, mas eu acho que o Edmilson deveria sair (não estava bem no segundo tempo) para a entrada do Nathan Fernandes (se fosse para botar um atacante) ou o Ronald (se fosse para manter o esquema; neste caso, Ronald ficaria mais recuado e adiantaria Carballo ou Pepê).
2- Colocar o JP Galvão é teimosia pura do Renato. Inominável/inexplicavel!
3- Concordo com o Bruxo, a entrada do Myke para grudar no melhor jogador do Palmeiras , seria o mais recomendável depois do dois a zero.
4- Rodrigo Caio e Natã são dois jogadores sem ritmo de jogo. Colocar um, se fosse necessário (não era, Rodrigo Ely estava bem), vá lá, mas os dois, um ainda fora de posição (para botar no meio de campo tinha o Ronald)?.
5- O último a entrar, Nathan Fernandes, foi o primeiro que deveria ter entrado.
Somando e subtraindo, o empate contra o Palmeiras, mesmo considerando os desfalques dos dois times, considero bom resultado. Mas a vitória esteve nas nossas mãos.
Perfeito, Nelson.
ExcluirSó um adendo, Palmeiras vinha desfalcado e havia jogado segunda-feira, e teve viagem....tinha mais desgaste físico (fatos de que Renato vive reclamando quando perde)
Comentário anterior de Nelson.
ResponderExcluirNelson
ExcluirA entrada do J P e do Galdino consagram mais uma vez o ditado: Jogador ruim no grupo acaba entrando. Sem eles e até o Rodrigo Caio (que não é exatamente ruim, mas sem condições), outros entrariam, caso do Ronald e Nathan Fernandes não seria a última troca.
Desde 2017, eu escrevo aqui: treinador é fraco
ResponderExcluirDaison
ResponderExcluirEm 2017, ele teve muitos méritos, além disso, chegou 3 vezes seguidas a fase de semifinais da LA, junto com River e Boca. Não pode ser apenas sorte.
Olha Bruxo, tinha muita qualidade....tinha um time já montado onde ele fez ajustes...tinha o Espinosa na comissão...
ExcluirDe 2018 em diante, quando o trabalho foi 100% dele, só vemos piorar.
Puxa vida, eu torço pelo Grêmio, e isso inclui torcer pra que o treinador que estiver, seja quem for, acerte!
Renato, depois de muito tempo insistindo, mudou, tentou algo diferente, deu resultado contra o Fluminense, e vinha dando contra o Palmeiras...aí resolve querer provar que os errados são os que reclamavam...e entregou dois pontos...
Glaucio
ExcluirOntem, a paternidade da perda dos dois pontos é toda dele.
Marcelo Gallardo, ótimo treinador, está no mercado.
ResponderExcluirCusta 8 milhões por mês...
ExcluirSó para o mercado europeu, infelizmente.
ResponderExcluirNem para o mercado europeu.
ExcluirQue momento... Teu texto e o comentário do Nelson já falaram tudo. Renato acertou na escalação, assim como acertou no jogo anterior. Mas ontem entregou o jogo nas substituições, um erro bem grosseiro. O empate contra o Palmeiras não é um resultado ruim mas sofrer o empate em 5 minutos, já no final do jogo, depois de abrir 2x0 não dá.
ResponderExcluirRenato e direção parecem seguir perdidinhos da silva. Vão ser dias longos até nossa situação melhorar ou piorar...
Lipatin
ExcluirE faltavam poucos minutos para a "glória" do treinador. Vou postar algo nesta direção.
Exato, Bruxo. Tinha o jogo "na mão" e entregou a paçoca.
ExcluirMais uma: O Marchesin, que finalmente engrenou, não se aguentou e desabafou na entrevista pós jogo que não entende o rodízio de goleiros...
Vai parar no banco, contrariando o chefe.
ExcluirNinguém coloca JP Galvão em campo impunemente, na primeira bola o bagre era o domínio contra ataque do Palmeiras e gol. Além disso colocar Rodrigo Caio que não jogava a sete meses foi muita irresponsabilidade, uma pena deixar essa vitória escapar.
ResponderExcluirPerfeito, Carlos. Se não me falha a memória, a bola desvia no Rodrigo Caio e fica limpa para o Flaco Lopez fazer o primeiro. Azar ou falta de ritmo.
ResponderExcluirAs mudanças feitas pelo escalador apenas comprovam que ele não tem a mínima noção das razões pelas quais ganha ou perde um jogo, pois ele não tem a menor capacidade de enxergar o jogo. E quem não sabe porque ganha, inevitavelmente não saberá porque perde. Mesmo ganhando bem um jogo difícil, acha que tem que por a mão no time e mexer, para se consagrar. Como alguém da pachola falou ontem, quem disse que precisa fazer as cinco alterações? E se tivesse que mexer, ainda não viu que JP Galvão não tem a menor condição de fardar? Não fosse por ser ruim de doer, seu psicológico deve estar em frangalhos, então para o bem de todos ele já deveria ter sido liberado para voltar de onde nunca deveria ter saído, pois, como você falou, jogador ruim uma hora ou outra será escalado, então não pode estar o elenco.
ResponderExcluirResultado lamentável, de estragar a sexta-feira, e todo na conta do treineiro.
Ele sabe sim...a se sabe....quando ganha é porque ele é Jenio! Quando perde, é por falta de sorte ou porque o adversário tem mais qualidade.
ExcluirFabiano
ResponderExcluirExatamente, isso. O Grêmio estava mais perto dos três pontos aos 30 do segundo tempo do que no final de semana diante do Juventude. Falta essa compreensão.
Narcisista arrogante apequena o clube a cada entrevista e ninguém faz nada.
ResponderExcluirAs trocar eram simples:
ResponderExcluir- Ronald ou Du Queiroz no lugar do Cristaldo (pra embolar mais o meio e ajudar o Reinaldo.
- Nathan Fernandes no lugar de Pavon. (ou até antes, no lugar de Edenilson, recuando Cristaldo pro meio).
Depois de muito ficar indeciso....FORA RENATO!
Acrescento como troca necessária a entrada do Mayk no lugar do Reinaldo, fortalecendo a marcação no lado esquerdo.
ExcluirAnderson
ExcluirSeria a primeira providência, mas é mais fácil retirar o Marchesín e usar o argumento de rodízio para punir o goleiro.
Marchesin vai pagar o pato por ter se indignado com a moleza do time...e por não gostar de ter ganhado um banco de reservas depois de uma sequência de bons jogos.
ExcluirTem uma solução simples pra isso: mandar o treinador imbecil embora! Aí acaba o rancor e volta o amor da torcida pelo Grêmio!
Final de noite realmente decepcionante....fazia tempo não via o Gremio sendo estratégico....quando tava 1x0...deu campo pro Palmeiras, deixou vir, e deu golpe (quase) final...
ResponderExcluirtime estava aguerrido, ao ponto de num lance, Cristaldo e Pavon chegarem dividindo no carrinho contra um do Palmeiras...
Glaucio
ResponderExcluirSó se ele quiser.
Esta Direção não tem culhões para "depor o presidente".
Vi outro jogo. Vi apenas lampejos do Grêmio FBPA. O gol e algumas outras estocadas. No mais, domínio amplo da SER Palmeiras. Mesmo assim, considerar o empate, faltando pouco + de 15min p/ acabar o jogo, um resultado bom é ridículo. Pepê e suas entregadas!!! Um pangaré troteador, não serve para ser titular. Só vejo 05 titulares hoje(não craques, vejam bem!!!), João Pedro, Dodi, Villasanti, Soteldo e Diego Costa. Talvez o Pavon também, não sei. | Luiz
ResponderExcluirLuiz
ExcluirTenho comigo que, quando muitos estão mal num clube grande, o problema é fora dos gramados.
Perfeitamente Bruxo, concordo. | Luiz
ExcluirAhhh!!! E pelo momento técnico atual, incluo na lista também o goleiro Marchesin.
ExcluirPara as Renates de Plantão, se Vojvoda ou Abel Ferreira assinarem amanhã e permanecerem pelo menos 01 ano e não fizerem este time(sem reforços) jogar eu prometo que venho neste blog pedir minhas sinceras desculpas a todos e principalmente ao nosso entregador de coletes pelas considerações precipitadas a mais de 05 anos!!!
ResponderExcluirRenato nunca fez um bom trabalho quando dependeu somente de suas idéias como pseudo treinador. Quando conseguiu foi porque tinha uma excepcional equipe e muito bem estruturada pelo treinador anterior. Simples assim.
ResponderExcluirPessoal, fiz um prognóstico (futurologia) colocando 04 pts nos jogos atrasados e sendo bastante otimista(vitória contra o Criciúma e empate contra o Galo). No final do primeiro turno somarei estes ao no. de pontos que o Grêmio tiver conquistado até então, aí poderei ter uma base da tensão que vai pairar pelos lados do Humaitá, ou não. Abrçs a todos os amigos do blog.
ResponderExcluirEm realidade, o Renato está preso ainda ao esquema com centroavante. Em 2016 ele assumiu o time e não tinha essa peça, ficou com os jogadores que tinha. Deu certo. A partir de 2017 em diante, o Grêmio sempre insistiu nessa figura. Atualmente, o Renato precisou perder 7 jogos seguidos para, pelas circunstâncias e contra sua vontade, mudar o esquema excluindo o centroavante e colocando dois atacantes apenas, pelas laterais. Deu certo no Flu e estava dando certo ontem. Então, do alto da sua prepotência, ele já retornou ao seu esquema preferido com o centroavante, que novamente fracassou. Obviamente, não só por isso. Mas o desmanche feito no sistema defensivo contribuiu para o Palmeiras partir para cima. O pior foram as desculpas: "botei o JP para segurar bola na frente". Que bola, se ele tb desmanchou o meio campo? E outra, de onde ele tirou que o JP segura bola na frente? Ele nunca ganha no corpo, nunca domina a bola. Não sei em qual planeta ele enxergou que o JP sabe fazer este papel. O momento era de botar Nathan para explorar os espaços que o Palmeiras teria que abrir, isso sim. Mas Renato optou por jogadores velhos e lentos, previsíveis, onde é muito mais fácil para o adversário encaixar o seu jogo.
ResponderExcluirPois é, Teddy. Não é possível que ele não veja o que nós enxergamos sendo só torcedores.
ExcluirA cereja do bolo foi a situação com o goleiro. Todo o planeta sabe (e o próprio Renato ja usou esse argumento, quando é para defender bruxo) que a posição de goleiro é talvez uma das que mais dependam de sequência para pegar ritmo de jogo. Marchesin finalmente está tendo sequência e tem se mostrado o melhor goleiro do Grêmio, tecnicamente e também no papel de organizar a zaga (o reserva, por exemplo, é caladão) e repor a bola, que ele faz muito bem com os pés. Pois bem, inexplicavelmente entrará no "revezamento". Isso tem motivo, como já comentei aqui: é justificar a péssima contratação do goleiro Rafael Cabral (que não está habilitado a jogar Libertadores e Copa do Brasil). Ademais, nas entrelinhas se vê claramente que Marchesin não é o jogador "mais querido" do Renato. A bruxaria tá pegando solta no Grêmio.
ResponderExcluirMarchesin não é da "tchurma".
ExcluirE OLHA QUE SE TIVESSEM MAIS 05 OU 10 MINUTOS O GRÊMIO LEVARIA A VIRADA!!! FORA BRUM!!! FORA RENATO!!! BURROS E INCOMPETENTES!!!
ResponderExcluirE o bate boca, visível a todos, entre Marchesin e Reinaldo? Sintomático???? O momento atual de Marchesin é de crescimento, já o de Reinaldo.......................................!!!!!!!!
ResponderExcluir