Páginas

Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Opinião



Grêmio só empata com o Juventude 


Mais uma vez, o Grêmio repetiu as performances anteriores com erros idênticos, a começar pelo ineficiência no aproveitamento de semanas cheias para trabalhar. Não há avanços, não há melhorias. Quanto mais treina, mais problemas surgem no time.

A novidade: não houve a possibilidade para Renato justificar o fracasso pelo poderio financeiro do adversário, nem pela ausência de catástrofe pelo oponente, menos ainda, pela falta de pressão oriunda pelo posicionamento na tabela (vale informar que o Ju estava no Z-4, antes de seu jogo e é gaúcho), também, por estar longe da Arena, muito menos, a falta de apoio da torcida. O que foi elo entre todos os insucessos nestas condições e a situação desta tarde? o péssimo desempenho tático da equipe.

Quando o Juventude contratou Fábio Mathias na dispensa do comandante anterior, eu escrevi que tinha feito a escolha certa. É um treinador ascendente na carreira e tem, neste momento, o tamanho adequado para o clube da Serra. Não ganhou a partida por obra das individualidades gremistas em momentos cruciais: Marchesín pegou a penalidade máxima e Soteldo obteve sempre vitória pessoal sobre o bom lateral João Lucas, sofrendo inúmeras faltas, uma delas, a que originou o empate.

Excetuando o gol aos 2 minutos, o que o Grêmio fez durante todo o primeiro tempo e nos 30 minutos da etapa final? Nada. O goleiro esmeraldino trabalhou nos últimos 15 minutos da partida e foi vazado num lance azarado de seu defensor.

As escolhas de Renato foram infelizes, isto é, Geromel é ex-jogador, Gustavo Martins muito instável e a preterição de Natã Felipe, um erro monumental. Ele nunca comprometeu nas vezes que atuou. Sobre Rodrigo Caio, não quis, por respeito a ele, postar aqui, uma foto do seu joelho direito, mas vai a sugestão. Fiquei impressionado como ele passou na avaliação médica na hora de assinar o contrato. Deem uma olhada.

No mais, uma atuação ridícula de João Pedro, outra comprometedora de Reinaldo, duas nulidades no meio de campo (Pepê e Cristaldo). Sobrou um Dodi e sua simplicidade, que funcionaria num quarteto mais qualificado e Edenílson, o melhor e incrivelmente, o eleito para sair do time no início do segundo tempo.

Dos jogos mais "palatáveis" desta finaleira, este de hoje, se mostrava o vencível. E quase se viu uma tragédia.

Repetindo o que escrevi: a Direção deveria ter aproveitado a parada da data Fifa para fazer a troca do técnico, renovar o ânimo do elenco e, óbvio, organizar taticamente o time. Perdeu uma chance e tanto.

É um final de ano melancólico para a torcida, que merecia mais respeito e consideração. Passei a considerar o risco de rebaixamento como uma realidade.

41 comentários:

  1. Bruxo, eu havia dito que as coisas estavam conspirando para um final dramático. Era nítido, principalmente pela confiança de que o Grêmio venceria o Juventude ao natural. O aleatório não está a favor do Grêmio. Temos uma nuvenzinha histórica em relação ao rebaixamento. Pros outros grandes as coisas conspiram a favor. Pro Grêmio, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Não é nenhum crime pensar que o Grêmio pode perder os 4 jogos, pois só "involui".

      Excluir
    2. Eu acredito que permanência, se acontecer, será decidida nos próximos dois jogos. Se chegar dependendo de pontos contra o Vitória e o Corinthians, vai haver uma mobilizaçao nacional pra liquidar com o Grêmio.

      Excluir
  2. Bruxo.
    Patética, bizarra, lamentável atuação de um time que quanto mais treina pior joga.
    Geromel em campo e falta de respeito com a sua história; traduz até ver alguém que não sabe a hora de parar.
    Esse Gustavo Martins não pode fardar, meu Deus, quem disse que ele poderia ser jogador profissional tem que rever conceitos.
    Os laterais são duas piadas, o meio-campo não existe (discordo de ti, pois não vi Dodi e edenilson jogarem bem), Diego Costa poderia ter sido expulso no primeiro tempo ao ameaçar o jogador do Ju com uma cabeçada fora da linha de fundo, numa discussão sem bola, ainda no primeiro tempo, monstrando-se totalmente desequilibrado. E Pavon? Quem trouxe essa naba que foi mandado embora do galo mineiro?
    É nosso técnico vai dar letrinha em entrevista, falando novamente da enchente? O sujeito, além de preguiçoso, falastrão e incompetente, é um tremendo mau-caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano! Vi a mesma coisa o Diego Costa tá pedindo para ser expulso é questão de tempo.

      Excluir
    2. Fabiano
      As entrevistas, o Grêmio poderia abolir, porque é constrangedor para todos os gremistas e imprensa.

      Excluir
    3. Essa realmente é uma ótima idéia pra todos. O clube não demonstraria tão acintosamente que não tem comando, os jornalistas não seriam mais ofendidos e humilhados com as charadinhas desse mal educado, os torcedores não iriam passar tanta irritação e a estátua não confirmaria tão firmemente a idéia que todos os que entendem minimamente de futebol já sabem há bastante tempo: ele é um total ignorante no seu oficio. É por isso que a última entrevista dele que eu me dei o trabalho de assistir foi em 2019 !!! E não me dez falta.

      Excluir
  3. Joao Henrique Hollerbach21/11/2024, 08:17

    Boa análise. Há tempos venho alertando que o rebaixamento é uma grande possibilidade, mas há quem fale até em pré-Libertadores(devem estar vendo outro campeonato).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, João.
      Nos inícios das temporadas, um item do planejamento será sempre "fugir do rebaixamento", porque eles (os rebaixamentos) já superam os títulos do Brasileirão.

      Excluir
  4. Não há motivo para maiores preocupações, enquanto Renato estiver sobre o comando, o Grêmio não cai.

    ResponderExcluir
  5. De repente agora alguns "comentantes" entendam porque a gente reclamava mesmo nas vitórias, quando jogava mal contra times fracos. É porque o desempenho em alguns jogos vai dar a perspectiva para outros.....

    desenhando! Ganhou jogando mal do Atlético-GO.....que é pior do que o juventude......ontem escapou da derrota....

    A desculpa agora é que o time sofre psicologicamente devido a pressão por ter feito poucos pontos quando jogava fora de Porto Alegre....e aí não consegue jogar bem mesmo após o retorno.....haja estômago!

    CRICIÚMA E JUVENTUDE!!! 5 PONTOS!! E estaria livre do risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      E não seria nada épico, heroico, vencer estes dois. Que fase!!!

      Excluir
  6. Quando vi a escalação com Geromel, pepe, Diego Costa etc... Meu Deus!
    A maioria dos titulares sabe-se que não ficam 2025.
    Novamente perdendo o jogo esse caduco chama os guris para resolverem.

    ResponderExcluir
  7. Sempre diziam: Quando o Flamengo se organizar deu para o "resto".
    Eu digo : Assim que o Grêmio se organizar " deu pra eles" . Somos a maior torcida do Sul e não podemos ficar na mão de omissos e ultrapassados.

    ResponderExcluir
  8. Vamos ter que secar muito o Criciúma e o Bragantino, porque eu não sei de onde o Grêmio vai conseguir tirar pontos nesses últimos jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto
      Passou a ser a nossa esperança, há, inclusive, duelos entre os do Z4.

      Excluir
  9. Pessoal, gosto muito do blog mas estou sem ânimo p/ comentar. Acho até que nem vou acompanhar esta reta final de Séria A. Como gremista, estou completamente atordoado com o que anda acontecendo pelas bandas do Humaitá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos estamos nessa "vibe", um desânimo total.

      Excluir
  10. Como Gremista não desejaria jamais o rebaixamento do Tricolor, mas por outro lado até que seria prudente, para acabar c/ esta impáfia do Sr. Alberto Guerra, do Brum e do nosso pseudo-treinador Renato Portaluppi. Ou seja, todos eles morreriam abraçados dentro dessa bolha de mediocridade e incompetência onde estão encerrados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o custo dos rebaixamentos é muito alto. Para começar, muitos bons jogadores serão rifados.

      Excluir
  11. Há!!! E nada de demitirmos o entregador de coletes agora!!! Permanecendo na A ou caindo, que fiquem todos os incompetentes abraçadinhos até o final do filme!!!

    ResponderExcluir
  12. Como existe ignorância neste mundo a ponto de dizerem que se o Cruzeiro for campeão ele vem de sangue doce???
    Eles vão lotar o Mineirão para fazer a festa em cima de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cruzeiro será difícil, independente do que ocorrer no Sábado.

      Excluir
  13. Nunca esquecendo, se houver a tragédia novamente, recursos financeiros caem drasticamente, jogadores de excessão como Villasanti e outros provavelmente não fiquem e o sonho de termos um treinador de ponta fique somente em sonho realmente. E o acesso a elite novamente é sempre uma tarefa árdua.

    ResponderExcluir
  14. Bruxo! Romildo deu as chaves do clube a Renato, Guerra a princípio as retirou. Mas ele tinha uma cópia. Kķkkk

    ResponderExcluir
  15. Considerando o desempenho mais recentes nas últimas 5 rodadas, temos o seguinte:
    1º Inter e Corinthians: 5 vitórias (15pt)
    3º Vitória: 4 vitórias em 5 jogos (12 pt)
    4º São Paulo: 3 vitórias e 2 empates (11 pt)

    O Grêmio enfrentará justamente quem? Corinthians, Vitória e São Paulo.
    Sinceramente, não é questão de "começar a considerar a possibilidade de rebaixamento". O Rebaixamento é uma possibilidade absolutamente real e precisaremos contrariar a lógica para fazermos mais pontos e conseguirmos escapar. Hoje, analisando o que os times estão apresentando dentro de campo, o Grêmio não é apontado por ninguém (que não seja um gremista) para vencer nenhum dos 4 jogos que restam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teddy
      Tarefa gigantesca que vai contar com a incompetência dos adversários, algo difícil neste momento.

      Excluir
  16. Mais um fiasco pra nossa conta... Agora o fantasma da queda é muito real e vai estar puxando nossos pés até a situação definir... Não tem fundamento, é uma vergonha.

    Já que é só noticia ruim: As ultimas "fofocas" do futuro do Grêmio são que o politiqueiro mequetrefe do Danrlei passou a ser o ficha um pra se tornar o novo coordenador técnico em vez do Felipão. Uma péssima noticia, espero que seja só falação mesmo e que isso não esteja definido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Se esta Direção acordar, ela terá um grande 2025. Basta observar o que o Coirmão está fazendo, não tem nenhuma mágica e clube por clube, eu sou mais o nosso.

      Excluir
  17. A minha parte eu sigo fazendo. Meu aproveitamento este ano é de 77%.

    Mas o mais bonito daquela noite (junto com a defesa de Marchesín) foi um casal de idosos que vi atrás do gol da arquibancada norte. Fiz questão de filmá-los. Coisa linda. Aqueles dois poderiam ter ficado em casa no conforto de suas poltronas, de vô e vó, pensando no escrever, em que tipo de vídeo gravar, mas estavam lá dentro da cancha. Sentados no concreto. Passando frio, acreditando e sendo otimistas até o final. Não ficaram em casa remoendo amendoim salgado.

    Dia 1, dia 8, eu farei o possível para me fazer presente outra vez.

    Porque isso é sobre levar à risca o hino do clube para o que der e vier com o Grêmio onde o Grêmio estiver. E tenho razões para acreditar que aqueles dois também estarão lá.

    É por isso e nada mais que isso que somos Imortais!


    ResponderExcluir
  18. Pois é, Rodrigo.
    E a Direção e a Comissão Técnica, o que fazem por essa torcida apaixonada?
    Parece uma relação masoquista de parte da massa torcedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me causa dor ver o Grêmio. A palavra "masoquismo" remete à obtenção de prazer através de dor física.

      Para mim, ver o Grêmio, de perto ou de longe é um frenesi.

      É algo muito além do que simplesmente "assistir" noventa minutos de uma partida de futebol, Bruxo.

      Agora, neste momento, no canal 12, há uma campanha mais do que apelativa à procura do "gran culpado" de toda essa má campanha e adivinhe quem eles elegeram? Pois é...

      Mas se esquecem de que, esse culpado aí, era o grande trunfo das duas chapas que concorreram na última eleição.

      Das duas!

      Já é sabido, por alguns, que pelo Guerra, Luis Alberto Suárez não teria vindo... Logo, o que se conclui disso é que essa campanha atual é apenas uma postergação do tempo...

      A direção já sabia, por exemplo, que Geromel estava em fim de carreira ainda em 2022 e não tratou de buscar um reforço à altura. Kannemann se aproxima do fim, e até agora, nada...

      No gol, desde a saída de Grohe não há reposição. Eu já vi esse filme, pós Danrlei... É fácil demais atirar a culpa somente na casamata. Erros foram cometidos ali, mas não todos. Do mesmo modo que dizem que Renato não ganhou tudo sozinho por aqui (e eu concordo com isso), ele também não perdeu tudo sozinho como tentam taxar.

      Por fim deixo um aviso aos interessados aqui da região noroeste: em poucos dias, dia 6, Paulo Caleffi estará em Ijuí e o nome da palestra é "Case Suárez"... Deixo a pergunta ao amigo: e se Suárez tivesse ficado? Como teria sido o nosso 2024? Faltou persuasão aos mandatários atuais para que o uruguaio cumprisse aquele contrato que era para dois anos?

      Talvez apareça algum "fato novo" né... nunca se sabe, afinal, o que é que acontece nos bastidores. Muito embora, o que não falta, é disse e me disse. Tipo conversa de gente fofoqueira.

      Excluir
  19. Rodrigo
    Para uma pré Libertadores, o elenco sobrava nas mãos de um treinador competente. E não custaria 1, 5 por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quanto à possível vaga para a pré Libertadores, Bruxo. Mas aí, os especialistas diriam o seguinte: "o time era capaz o suficiente de brigar pelo título". Não muda. O papo é sempre o mesmo.

      Alguns dos jogos que perdemos e empatamos fora de casa durante o período da enchente poderiam ter sido vencidos em Porto Alegre em C.N.T.P.. Não tenho nenhuma duvida disso. É o que penso, principalmente, o clássico. O ambiente e o histórico na Arena é favorável.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Atlético Mineiro, Criciúma e Juventude, seus resultados nada tem a ver com a enchente.

      Excluir
  20. O Grêmio ainda não precisa de mago, embora possa ser tranquilamente tetrarrebaixado (e birrebaixado por causa de renato e de sua seita), resultados normais podem rebaixar, deixar na linha limítrofe do Z4, o que já é um desastre. O ponto é: se precisar de mago, o mago pega a cartola não para tirar pontos, mas para pôr na cabeça e sumir da barca, com sua mala cheia de grana. A estátua? ele deixa de lembrança... renato e as renatetes, cada vez mais tímidas em vestirem seus uniformes de seita, tentando tirar o corpo fora, já devem ter alertado um Tiago Nunes da vida para servir de boi de piranha e ser explodido pela bomba já armada. O clube se ferra, mas a seita precisa sobreviver. renato, toda a diretoria, já dão no estômago, e agora cogitam Danrlei? Jardel vai ser convidado também? E cada fanático da seita vai pagar a mensalidade de cada sócio que largar de torrar seus suados recursos pessoais num clube anacrônico, perdido no amadorismo folclórico? Pobre Grêmio. Ah!, ia esquecendo! Parabéns a Roger Machado, dá alegria aos colorados agora, sofre o vandalismo da seita renatista, o caso da placa, mas nos deu os últimos dois títulos relevantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Concordo plenamente!!!

      Excluir
  21. E segue a choradeira das viúvas do Painato!!! Isso ele estando na casamata, imaginem quando o distribuidor de coletes for embora!!! Vai faltar lencinho nas farmácias!!!

    ResponderExcluir