Páginas

Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Opinião

 



Expectativa

Procuro não comentar sobre algo que ainda é especulação, mas, como se trata da principal contratação do Tricolor para o ano, vou dar um pitaco sobre Pedro Caixinha.

Na impossibilidade de Vojvoda e Tite, Caixinha é (na minha modesta opinião) o maior acerto para a arrancada de temporada. Seu currículo é muito bom: foi auxiliar de José Peseiro em Portugal, ganhou títulos, trabalhou no México, Argentina e em 2023 me causou ótima impressão com o Bragantino. A queda neste ano é parecida com a situação de outros técnicos em dado momento,  como Tite no Flamengo, Vojvoda que oscilou no Fortaleza, recentemente, Abel Ferreira e os questionáveis Fernando Diniz e Renato Portaluppi, então, Caixinha merece confiança e tolerância, se confirmada a sua contratação.

Aliás, sobre Renato, Vasco e Santos recuaram nas negociações/consultas, quando souberam o salário dele recebido no Imortal. Quando penso que Fábio, que nunca emplacou 2 partidas inteiras em sequência, Rodrigo Caio, dispensado pelo clube que tem o melhor Departamento Médico das instituições de ponta do Brasil, por problemas físicos, Edenílson que atua apenas por 60 minutos com intensidade, mais a preterição de Cuiabano que se encheu de faixa no Botafogo, todos esses eventos tiveram a assinatura do ex-técnico, custo a acreditar que ele cause saudade no meio da massa tricolor.

A faxina que boa parte dos torcedores sonhava e conclamava, parece que está em curso. São novos ventos para o lado da Arena.


27 comentários:

  1. Vi que o Grêmio anunciou o retorno do preparador físico Rogério Dias e acho isso um erro. Estão se apegando ao passado, pois conquistamos títulos durante a passagem dele pelo Tricolor, mas sem fazer uma análise correta de desempenho. Digo isso porque o Grêmio de 2016 a 2018 sofria com excesso de lesões. Inclusive, em 2017 e 2018, foi o time de série A que foi o campeão de lesões nas temporadas. Há diversas matérias sobre o tema na internet. A preparação física era, em realidade, o ponto fraco daquele ótimo time que tínhamos na época. Não é porque ganhamos a libertadores e a copa do brasil que todos os profissionais, automaticamente, eram bons. Assim como nem todos os profissionais são ruins quando perdemos. Da época, bom mesmo era o preparador de goleiros, o Rogerião, que fazia um ótimo trabalho com o Grohe e que, quando demitido, foi para o Palmeiras (onde faz trabalho de excelência com o Weverton) e está lá até hoje. Já o Rogério Dias, não se firmou em lugar nenhum. Em cinco temporadas, passou por 4 clubes (Bahia, Al Wasl-EAU, Santos e Al Riyadh-ARA).

    Dados do trabalho dele no Grêmio:
    2016: https://ge.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/09/gremio-sofre-com-um-time-de-lesoes-musculares-mas-respalda-preparacao.html

    2017: https://ge.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/campeao-da-liberta-gremio-fecha-2017-como-time-com-mais-lesoes-na-temporada.ghtml

    2018: https://ge.globo.com/futebol/noticia/balanco-do-dm-veja-os-clubes-com-mais-lesoes-no-ano-confira-quem-mais-desfalcou-o-seu-time.ghtml

    Dados do trabalho dele no Santos (foi demitido em junho/2023):
    https://ge.globo.com/espiao-estatistico/noticia/2023/12/28/no-primeiro-semestre-de-2023-santos-tem-numero-de-lesoes-semelhante-a-todo-o-ano-de-2022.ghtml

    Enfim, acho que começamos mal num aspecto que no futebol de hoje em dia é fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não havia percebido esses dados. É, de fato pode ser algo bem preocupante. Já que estamos reformulando tudo, isso poderia, sem dúvida, ser visto como um retrocesso. É esperar p/ ver e se for o caso, mais adiante, mudar a rota e contratar outro profissional p/ o cargo. Só nos resta agora, para nós torcedores, torcer, como falou o Bruxo.

      Excluir
    2. Bah, preocupante...

      Excluir
  2. Teddy
    Está aí, um assunto que não tenho convicção firmada.
    Resta torcer.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo esperando o anuncio e não é que segundo o Gabardo teve pedido extra da parte do Caixinha e a negociação empacou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Na mesma edição da ZH digital, outro jornalista afirma que quem descumpriu foi o treinador.
      Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

      Excluir
  4. Há tempos atrás, escrevi que o Grêmio não tem cacife para bancar treinadores, nem jogadores de 1a. linha. Agora vejo que muito provavelmente, nem medianos como o Caixinha. Nos restará os comuns. E pensar que o Renato conseguia sugar dos cofres gremista 1,5 milhão por mês é algo surreal!!!

    ResponderExcluir
  5. Completamente surreal. Vasco e Santos se surpreenderam.

    ResponderExcluir
  6. https://br.bolavip.com/gremio/gremio-e-pedro-caixinha-chegam-a-acordo-apos-impasse-e-tecnico-exige-permanencia-de-2-atletas
    Parece que Caixinha conhece o riscado.

    ResponderExcluir
  7. Meu receio é que negociações que já começam extremecidas, logo ali adiante, tem chance de se desgastarem muito rapidamente. Tomara que eu esteja equivocado.

    ResponderExcluir
  8. Pensei nisso, mas negociações com essa complexidade, não permitem desgastes.
    Como diz o filósofo Bambam: Faz parte.

    ResponderExcluir
  9. https://youtu.be/I5-k31rUInw?si=1HEEE4k6X19JLjYO

    Pra quem gosta de fundamentos táticos, assistam esse vídeo do Pedro Caixinha explicando as ideias dele. Achei muito legal!

    ResponderExcluir
  10. https://www.google.com/amp/s/www.lance.com.br/santos/caiu-paulo-turra-nao-e-mais-tecnico-do-santos.html.amp

    ResponderExcluir
  11. https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/10/04/ex-santos-tecnico-paulo-turra-e-demitido-de-time-portugues-apos-seis-jogos.amp.htm

    ResponderExcluir
  12. https://ge.globo.com/pr/futebol/times/athletico-pr/noticia/2023/06/16/athletico-demite-o-tecnico-paulo-turra-apos-saida-de-felipao.ghtml

    ResponderExcluir
  13. Pelas notícias recentes, a Direção se não fechar com Caixinha, vai em busca de um novo Julinho Camargo, Enderson Moreira ou Tiago Nunes.
    Paulo Turra é ofender a inteligência dos torcedores.

    ResponderExcluir
  14. Até porque se a negociação c/ Caixinha não se concretizar, o Grêmio terá o tempo encurtado, logo, as dificuldades serão maiores e qualquer treinador, vendo o problema estabelecido pedirá em cifras o que provavelmente não merece. O mercado se inflacionará ao natural p/ o tricolor.

    ResponderExcluir
  15. Acabei de assistir ao vídeo enviado pelo nosso amigo de blog Anderson Biassus sobre as esplanações táticas de Pedro Caixinha. Muito, mas muito bom mesmo. E que diferença sobre os conhecimentos(ou desconhecimentos) táticos do nosso antigo treinador Renato Portaluppi). Se fecharmos c/ ele não ganharemos sempre e nem sempre jogaremos bem, mas teremos trabalho, dinâmica e uma equipe comprometida e intensa. Mas é importante que a direção coloque material humano em termos quantitativos e qualitativos(mais inclusive do que ele possuía no Bragantino) para que tenhamos time e grupo fortes, se não, não daremos as condições necessárias p/ que ele execute um bom trabalho. Trabalho portanto intenso, para Guerra e seus pares.

    ResponderExcluir
  16. Bruxo! Tem youtuber dizendo que caixinha não sabe o tamanho do Grêmio, quem não sabe o tamanho do clube é o Presidente.

    ResponderExcluir
  17. Acho que ele (Caixinha) especulou muito. Pode ter vantagem neste momento, mas vai fechar as portas do Grêmio, futuramente.
    Por outro lado, a Direção gremista pode dar uma resposta forte, contratando bem, independente da fama do técnico. Não pode pensar em Cléber Machado ou Paulo Turra, caso faça, se vai o resto de respeito que sobrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que resposta forte? Estão perdidos e atirando para todos os lados. Só falta vir o Felipão.

      Excluir
  18. O tal "caixinha"(em minúsculas mesmo) esnobou o Grêmio.

    ResponderExcluir
  19. E o Caixinha nos deu um balão pra fechar com o Santos! Disparado o clube em pior situação dos que tavam tentando ele. Deu migué com cláusulas malucas pra ir pra lá, olha...
    Mal "conheci" esse português e já peguei nojo. Risos.
    Isso não ameniza a falta de ação do Guerra e sua trupe também. Medo do que vão fazer agora.

    ResponderExcluir
  20. Lipatin
    Acho que o Caixinha logo, logo, vai ver o buraco em que se meteu.
    De quebra, por um certo tempo, fechou a porta de um grande clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A direção vai ver no buraco que se meteu..
      Que é caixinha? Absolutamente ninguém.

      Excluir
  21. Uma coisa é certa, não acertou c/ o Caixinha, negocia o Quinteros mas que deu a palavra ao predidente do Vélez que renovaria. Se novamente não der acerto, as alternativas começam a ficar escassas e a coisa a afunilar, porque logo ali já começa a pré-temporada. Olha.............não sei não, tá me cheirando a diretoria perdidinha, perdidinha!!!

    ResponderExcluir