O Grêmio de Enderson Moreira
O atual técnico tricolor aos poucos vai imprimindo um perfil novo ou, pelo menos, que andava longe do Olímpico/Arena nestes últimos anos, apesar de bons resultados, ainda que sem títulos.
Vou enumerar alguns aspectos do time sob o seu comando:
- A transigência; isto é, ele ao verificar a necessidade de incluir três volantes, não hesitou e mudou
- A saída veloz do meio para o ataque
- O acerto de passes e triangulações pelas beiradas do campo
- A aposta nos jovens. Não teve receio de subir juniores para o elenco principal, nem efetivar Luan
- Está buscando o melhor aproveitamento de Zé Roberto
- Foi pragmático e corajoso na troca da zaga tendo um Grenal pela frente. Sai Bressan e entra Werley.
- Está devolvendo Barcos à grande área e o Pirata começa a corresponder
- O time exibe a pegada tradicional, mas o seu jogo não é tosco; aliou técnica à raça e isso fez com que o Tricolor se mantivesse superior aos seus adversários em todos os jogos, aí incluindo o Grenal
- O time está voando em campo; neste caso, mérito para Fábio Mahseridjean
É cedo para comemorar, mas que as mudanças estão sendo positivas, isso é quase uma certeza.
Nestes ultimos anos, apesar das criticas, tenho considerado o Gremio na media ou acima dela dentro do futebol brasileiro. Neste ano, continuo com a mesma opiniao, mesmo com algumas caras novas. Neste sentido, creio que Enderson comeca a ter meritos quando faz o time jogar melhor que seus antecessores. Porem, Enderson ainda tem muito trabalho ela frente ate considerarmos que tenha sido influente nesta melhora. Nao podemos esquecer que o campeonato do ano passado "entregamos" para o Cruzeiro quando perdemos partidas "imperdiveis". Quando o final do ano chegou, ficamos sabendo do porque do time nao ter disputado a ponta (sim, o atraso dos salarios). Muitos ja cairam por isso. Vasco e um exemplo. Assim, futebol nao e matematica: 2 e 2 nao sao 4. Ha fatores extra campo que influenciam diretamente. Um deles e o tecnico, mas so um deles.
ResponderExcluirConcordo, Arih!
ResponderExcluirEnderson terá muito trabalho, mas acho que ele conhece. O Amaral que (parece) ele indicou, seria um excelente reforço; é líder e para volante tem boa técnica. Vejo o Edinho com chances na zaga.
Nao se iluda com o Amaral. E bom volante, cabeca de area. Melhor que o Adriano (ao menos pelo que apresentou ate hoje). Mas nao vai alem disso.
ExcluirQuanto ao Edinho virar zagueiro, penso que ele ainda e necessario como volante fixo. Ramiro pode quebrar o galho nesta funcao, mas nao e a dele. Riveros tem rendido muito como segundo volante. Quando e necessario ficar, ele fica. Quando pode subir na boa, tem auxiliado bem do meio pra frente.
Portanto acho prematuro recuar o Edinho. Mas, nao duvido que tenha condicoes de jogar na zaga. E uma tendencia natural para um volante (passar a jogar como zagueiro).
Quanto ao Enderson conhecer futebol, tambem nao duvido ja que para alguem se lancar tecnico e continuar nesta area com muita concorrencia, tem que conhecer e mostrar resultados. Nao foi com o fator sorte que ele levou o mediano Goias a disputar uma vaga na Libertadores ate perto do fim. Deixou saudades no Goias. Seu trabalho foi muito elogiado. Tanto que o presidente do Goias que assumiu queria que ele continuasse, mas ai ele ja tinha propostas (creio que a primeira foi do Fluminense).
Arih!
ResponderExcluirTenho a impressão que o Enderson, mais dia, menos dia, vai ter que fazer um meio de campo com Riveros, Ramiro e Zé Roberto; pois tem muita gente para a armação: Deretti, Máxi, Ruiz e ainda achar lugar para acomodar Luan, Dudu e não descarto, Éverton. Aí o Edinho serve para determinados jogos como volante ou vai brigar na zaga.
O Gremio nao e a Selecao de Setenta (rsrsrs). Nao da pra arranjar lugar pra todos, mesmo porque alguns ainda devem dar uma melhor resposta. Concordo que Edinho nao deva ser titular em todos os jogos, mas naqueles que exijam mais marcacao (Libertadores). Nos outros e possivel jogar com Ramiro e Riveros (ou durante o jogo). Quanto ao Ze, creio que ainda nao apareceu quem o destrone. Ha varios candidatos, mas ainda nao mostraram tudo. Deretti, pra mim, e o mais fraco, embora nos ultimos jogos tenha dado mais movimentacao (mas se repararam, tambem ficamos mais vulneraveis). Maxi ainda oscila. Tem muito potencial, principalmente ofensivo. Assim, pra mim, ele pode jogar de meia atacante ou atacante. Nao demonstrou ser um armador (ate agora). Ja Alan Ruiz, mesmo com pouca chance, demostrou ser mais armador, articulador que Maxi. Vejamos. Ainda e cedo. Mas creio que este sim pode ser o nome que colocara o Ze no banco. Se for, ele crescera durante a competicao de modo que ao precisarmos de alguem mais incisivo que o Ze, ele aparece com todo seu potencial, principalmente se uma de suas virtudes realmente aparecer: o tiro de fora da area. Quanto ao Dudu, na primeira aparicao, ja deu esperancas de poder ser um meia atacante ou atacante. Calma. Se for assim, concorrera diretamente com o Maxi (com mais personalidade; lembram das restricoes ao Maxi, pelo Renato?). A zaga continua indefinida. Bressan ao inves de evoluir, entrou na decrescente. Gabriel esta no estaleiro e, mesmo assim, creio que e mais fraco que Bressan, embora mais forte (e tosco). Simon e uma verdadeira incognita. Depois desse tempo todo, se tivesse qualidades, ja era pra estar, ao menos isto, estar titular. Passaram varios treinadores e ele nao se firmou com nenhum. Perseguicao? Portanto, se Geromel nao aparecer, a zaga e esta que esta ai, quer queiram, quer nao. Nas laterais tambem nao ha horizontes abertos. Wendell e o dono. Para, em funcao de nao ter aparecido ninguem pra tira-lo, continua. Moises ainda tem que mostrar mais. Tinga nem se fala. Algumas constatacoes sao evidentes: Kleber esta definitivamente no banco. Se nao for Luan, sera Dudu ou Maxi. Nao da mais pro Kleber. O Gremio perde todas na frente quando ele esta em campo. Ja falei: Barcos cumprira sua promessa este ano. Nao ha concorrencia pro Wendell, por mais que falem bem do Breno. Riveros, independentemente de quem jogar a seu lado, nao deve sair do meio. Grohe e o titular, mas o Gremio, ao que parece, acertou em nao contratar um outro goleiro. Busatto sera este cara. Espero que ponham o Lucas Coelho mais no gauchao pra pegar ritmo de jogo e ser a alternativa e surpresa na frente (alem do Luan - que baita garoto. Tem futuro. Ainda e cedo pra apostar tudo nele, mas ...).
ResponderExcluirArih!
ResponderExcluirO importante é que começa a haver alternativas boas de mudança de esquema. Isso é importante.
Quem eu acho que perdeu o "trem da história" foi o Saimon. Poderia ser titular absoluto. Se você lembrar, o Baidek que o Telê lançou com 18 anos improvisado na lateral esquerda aqui na Baixada Melancólica, era no início de carreira muito menos jogador do que o Saimon, que inclusive teve passagens por Seleções de base. Uma pena.
Acho que o problema do Saimon sempre foi mais físico (lesões) do que técnico.
ExcluirInício do ano, quando teve a chance e correspondeu, não teve sequência porque se lesionou.
Guilherme!
ResponderExcluirO caso merece uma investigação, pois acho que até o Filé andou tratando Saimon.