Páginas

Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Opinião



A volta da tranquilidade

Havia postado que era jogo para a recuperação e principalmente, da classificação para a próxima fase da LA. Felizmente o Tricolor cumpriu satisfatoriamente a missão e saiu fortalecido de Medellín. Alguns minimizaram o feito, mas antes de consegui-lo o que tínhamos era uma imensa interrogação, uma dúvida quanto ao ânimo da equipe, que parecia ser muito difícil de ser superado pelo baque recente do Grenal. Foi um grande feito, especialmente, porque após um primeiro tempo sonolento, o Grêmio mostrou-se extremamente eficiente no ataque, já que defensivamente não dera chances aos colombianos na etapa inicial. Quando precisou, zaga e goleiro apareceram com grande brilho.

Hoje, o semblante dos meus colegas gremistas era outro, havia mais camisetas tricolores nas ruas, a certeza da classificação vai fortalecer o grupo e por certo, a Direção já projeta nomes para reforçar a equipe. De minha parte, acho imprescindível ter um goleiro experiente para fazer sombra ao titular, bem como, um centro-avante, pois Barcos é o único confiável. Por fim, a terceira vaga terá de ser a mais importante: um zagueiro incontestável, desta forma, o meio de campo prescindirá de um dos três volantes, o time será melhor armado e a parte ofensiva agradecerá.

Para o jogo de quinta-feira, acho que o Tricolor deveria poupar alguns titulares, 2 ou 3, pois a decisão de 13 de Abril exigirá muito de todos, torcida, direção, comissão técnica e especialmente dos atletas. O Gauchão ainda não tem campeão.

5 comentários:

  1. Paulo Juliano04/04/2014, 09:12

    Sobre as contratações Bruxo, concordo com as tuas, mas penso ser necessário também um lateral, daí a matemática fica difícil porque só entrar 03 não é?!

    Ouvi falar de uma venda do Kléber, alguém tem essa informação?

    Sobre o jogo, gostaria de ver o Ruiz no meio, com Maxi na esquerda, invertendo com o Deretti na direita. Na frente Barcos mesmo, saindo no segundo tempo pra entrada do Coelho. Ah, claro, formação com Edinho e Riveros.

    ResponderExcluir
  2. PJ!
    Este jogo contra o Nacional é típico para fazer algumas experimentações sem que se perca o foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano04/04/2014, 13:02

      É importante lembrar que não tem mais Gauchão e depois é mata-mata, se tem algo pra testar a hora é agora e depois só aproveitar a parada para sedimentar o parte tática. Até lá tem de se separar o joio do trigo.

      Excluir
  3. Ha horas que existem teorias pra tudo. Desde os que acham que tem razao em tudo ate aqueles que nao conseguem entender como uma equipe que vai tao bem na Libertadores, nao consegue ganhar uma partida dentro de sua propria casa e contra outra que ao analisarmos friamente, nao e melhor que o Newells (por exemplo).
    Esquecemos, as vezes, que futebol pode ser muito complexo, onde fatores de dentro e de fora das quatro linhas interferem, ate poder ser encarado como uma coisa muito simples, onde um time sai vitorioso porque naquela partida, em especifico, estava melhor (sem necessariamente ser melhor).
    Passamos assim por conjecturacoes que nao explicam totalmente todas as vitorias e nem todas as derrotas.
    Creio que o Internacional se equivale ao Gremio. O Newells tambem se equivale. Ja o Nacional de Medelin, muito embora seja uma equipe que nao se pode descuidar em nenhum momento por jogar sempre pra frente buscando a area adversaria, tem mais deficiencias do que nos. O Nacional de Montevideo apesar da tradicao e um time decadente (mas se tivesse ganho sua primeira partida, poderia estar criando dificuldades e ate brigando por vaga; foram infelizes). Mesmo assim, o grupo do Gremio foi o grupo da morte que o proprio Gremio, com todas as suas deficiencias, com determinacao e boas partidas, com Luan, Grohe e companhia limitada, espantou. Se naquela primeira partida tivesse saido com um empate, talvez agora nao estariamos comemorando e a coisa seria mais complicada como em outros grupos onde os proprios times estao se complicando.
    Diante disto, o Grenal foi um jogo onde o Inter fez sua parte (devido suas motivacoes que nao propriamente ser o campeao) e o tricolor nao jogou com a determinacao que jogou contra o Newells ou contra o Atletico Nacional.
    Durante este periodo nao e preciso ser um genio para sabermos quais sao nossas deficiencias e virtudes. Ate Koff sabe.
    Nossas discussoes, neste contexto, nao passam de meras preferencias de torcedor.
    E se sao preferencias, gostaria de ver no Gremio Henrique (ex-Palmeiras) ou Thiago Silva; Daniel Alves (quem sabe Lahm, ou Marcos Rocha, ou Sueliton); Lucas Leiva ou Fernando (talvez Elias ou Paulinho); Everton Ribeiro ou Iniesta (talvez, Bruno Cesar ou Cicero); Jonas, Marcelo (atl-pr), Pratto ou quem sabe, Ibrahimovic ou Diego Costa. Fora isto, so umas contratacoes pontuais para a reserva.
    O jogo contra o Inter nao foi um choque de realidade. Foi um classico onde todo o resultado e possivel. Mas tem gente que para atingir seus espurios objetivos esquece da maxima de que classico e classico, melhor ainda, grenal e grenal e nao ha favoritos, independente das situacoes de cada um.
    Choque de realidade e querer um time como o Gremio e os reforcos que citei acima. Fora de qualquer razoabilidade.
    Se nosso treinador fosse o Tite, a quem considero o melhor tecnico brasileiro da atualidade, talvez estivessemos com tres volantes tambem. Sao recursos que temos. Poderiamos estar jogando com dois volantes e um meia, com tres atacantes (nem vou falar em esquemas).
    Enderson e um emergente que a direcao, que e quem decide, resolveu que era o melhor para o momento. Melhor que Paulo Porto ele e, sem duvida.
    Ainda creio que nos dois proximos jogos podemos fazer um teste: jogar com Alan Ruiz, Dudu, Luan (ou Everton) e Barcos. Ira tirar a duvida de muita gente. Se der certo, ganharemos mais um opcao. Teremos um time bem mais ofensivo, podendo vencer estes jogos. Se nao, foi um teste, perdemos o CG (que embora nao esteja totalmente perdido, sera muito dificil de reverter) e continuamos nas oitavas da LA.

    ResponderExcluir
  4. Exato, Arih!
    "Teremos um time bem mais ofensivo..." Acho que o Tricolor corre para esse caminho sem volta, especialmente, porque as grandes promessas estão surgindo do meio para frente. Torço para que surja um 9 também; quem sabe não está no clube?

    ResponderExcluir