Mixed Emotions - Final
Chegamos ao último ponto desta longuíssima crônica. Foram 6 partes; esta última, voltada para a Direção, grande responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer empreitada.
A prioridade do Grêmio é o futebol. Qualquer boa biografia do clube deveria começar com a seguinte frase: "O Grêmio nasceu da bola ..." Conheço várias que iniciam assim, pela pelota de Cândido Dias da Silva, emprestada para o Tricolor nascer. Nosso clube tem no nome a marca de seu destino; Grêmio Fussball/Football/Futebol Porto-alegrense; em qualquer língua, o seu destino está grafado, portanto, a prioridade deveria ser sempre o campo. Se o meio de campo é o coração do time, o futebol é o coração do clube. As últimas gestões, esqueceram isso e desviaram o foco para outros interesses. Complicaram bastante. Koff herdou um pepino, mas isso não exime sua gestão de alguns passos mal dados.
O principal erro é o distanciamento do que ocorre no campo, seja nos treinos, seja nos jogos. Foi assim com Luxemburgo, um pouco menos com Renato (afinidade pessoal dele com Koff) e agora com Enderson. Os treinadores são funcionários do clube, devem ter autonomia para trabalhar, mas essa tarefa não pode ser de um "totalitário", aqui na definição clássica do totalitarismo que não ouve, nem aceita argumentos. Eles tem responsabilidades do que realizam; são pagos, muito bem pagos. Devem ser supervisionados e especialmente, cobrados.
Exemplificando; se hoje contra o Santos, Enderson repetir o mesmo time insuficiente, que levou 6 nos Grenais, que foi incapaz de superar o misto do Furacão ou mais recentemente, superar o San Lorenzo nos confrontos de mata-matas, bom aí, aí é caso de demissão imediata, cai todo mundo, menos os preparadores físico e de goleiros. Cai diretor, treinador, auxiliares, tudo que for aspone.
Incoerência minha, pois na parte 1, aceitei a permanência de Enderson? Não, não é, porque nesta primeira parte + a segunda, nelas estão subentendidas, que o treinador percebeu que algumas peças são insuficientes para continuar uma aposta neles. Persistir nesses erros, significa mais ou menos isso: falta de compreensão do que está acontecendo, ou seja, não conhecer o potencial do elenco ou incapacidade de mudar/inovar ou até mesmo, sujeição ao grupo, isto é, não ter "peito" de barrar os ruins.
A Direção deve bancar Enderson até o ponto que a sua imobilidade, sua incapacidade de reação, sua ausência de atitude dê mostras que podem ser vencidas em curtíssimo espaço de tempo e as vitórias e bom futebol sejam rotinas na vida do time/clube.
O sucesso do Grêmio passa pela competência da Direção que não pode esquecer que o "Grêmio nasceu da bola" e tem no sobrenome a sua razão de viver.
Encerrando, quero desejar Felicidades ao Paulo Juliano, que hoje desfalca o time dos solteiros, troca de camisa e vira "homem sério". Um abração aos noivos e aos futuros filhos, gremistas, certamente, que virão dessa união. PJ escolheu uma bela data para casar, 3 de Maio, dia do primeiro campeonato brasileiro do Tricolor há 33 anos.
Bruxo, voltando ao post numero 1, finalizei com o seguinte: "Nao sou fa do Enderson, mas neste contexto, ele foi o unico que apresentou uma boa proposta de futebol. Fez o Gremio, com todas as suas deficiencias, e sem esperancas de contratacoes imediatas, jogar um futebol bem melhor que seus antecessores.
ResponderExcluirQualquer outro tecnico viria aos microfones falar o que ja sabemos: precisamos qualificar o grupo."
Reafirmo esta minha impressao em funcao de alguns cometarios que ja havia visto sobre ele.
Mas, ao contrario do que dizem alguns que gostam de manchar a vida e a carreira dos outros (contando que nao seja as suas proprias, manchadas por diversos episodios e ligacoes esdruxulas ou inescrupulosas), ao contrario de alguns que afirmam que sao testemunhas oculares ou locais dos fatos (na verdade tendo segundas intencoes ou intencoes espurias) seguem abaixo algumas impressoes deixadas por diversos setores sobre Enderson antes de vir pro Gremio, antes de se decidir sair do Goias. Por ai vemos que o que alguns afirmam e um conjunto de mentiras, das mais deslavadas possiveis.
Reafirmo: nao sou fa do Enderson, mas na atual situacao, prefiro ele que muitos (ou a quase totalidade) que esta no mercado hoje.
Leiam:
http://ndonline.com.br/florianopolis/esportes/122370-goias-quer-renovar-com-enderson-valorizado-gracas-ao-bom-trabalho-no-clube.html
http://www.foxsports.com.br/noticias/130012-goias-comemora-vitoria-justa-e-ja-pensa-em-renovar-com-enderson
http://www.lancenet.com.br/goias/Vaga-Goias-Libertadores-permanencia-Enderson_0_1036696387.html
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/10/portuguesa/guto-lamenta-troepeco-e-exalta-trabalho-de-enderson-no-goias.html
https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/enderson-moreira-chega-acordo-diretoria-163502093--sow.html
http://www.francismelo.com.br/site/noticias/Contra-o-Gremio-Enderson-Moreira-chega-ao-150-jogo-e-valoriza-custo-beneficio-do-Goias-2013
Arih!
ExcluirBom resgate, Enderson não caiu de para-quedas no Grêmio, veio com melhores credenciais do que Mano e Tite, quando aportaram no comando técnico tricolor. A principal (não única) diferença é a falta de uma atuação mais efetiva da Direção,
A outra coisa que gostaria de comentar e sobre Barcos, e o faco com a maior tranquilidade possivel visto que fui contra sua contratacao.
ResponderExcluirPrimeiro ja me posicionei contra aqueles energumenos que ameacaram ele. Incomcebivel.
Por outro lado, devido suas declaracoes, alguns outros energumenos estao querendo criar um clima contrario ao Barcos, pelas redes sociais. Isto e proprio de covardes que se escondem atras de nicks e fakes.
Pois considero que ele tem razo visto que quem contrata e demite um jogador e a direcao do clube. Se alguns fora do clube podem ter influencia sobre o interno de um clube, o devem fazer com senstaez. No caso dele, tem que se levar em considercao o contexto de suas palavras.
E uma pena que isto esteja acontecendo com o nosso clube. Pena que estejamos nesta seca por titulos que tudo vira cavalo de batalha para manchar a vida de um profissional. A bem pouco tempo o estavam exaltanto porque saiu do enterro de um familiar e se apresentou para jogar pelo Gremio. Lembro que todos o cobriram de elogios e o consideraram um exemplo, por esta atitude, para os demais. Agora, querem pegar uma frase sua e descontextualizar e com isso investir contra este mesmo profissionalismo que ate agora se conduziu de maneira ilibada dentro do Gremio.
E lastimavel que haja tantos torecedores desmiolados, com intencoes espurias.
Arih!
ExcluirExatamente; quem contrata é a Direção, quem escala é o treinador, então essa história de vários (sempre estão em grupo) virem peitar jogadores é, primeiro covardia, segundo, foco errado.
Por fim, o proprio post.
ResponderExcluirTodos ja sabem o que penso da direcao.
Os atuais males se devem totalmente as sucessivas direcoes incompetentes que meteram o Gremio neste abismo.
Sera que havera, ao menos, uma pequena arvore na encosta para nos segurarmos?