Primeiras impressões e Drogba, o craque
Assisti pedaços/pedacinhos de todos os jogos da Copa, alguns quase na íntegra, Costa e Uruguai, também, Inglaterra x Itália. Nem o do Brasil vi completo (perdi os 5/10 minutos iniciais). Há uma única exceção até aqui: Vi completamente Costa do Marfim x Japão. Certamente, um dos menos atraentes, antes da bola rolar. Gostei muito, mas antes, tratarei de uma visão geral do que assisti.
Minha primeira Copa foi a de 70; aí o resto virou covardia. Só fiquei empolgado com a Holanda de 74 e o Brasil de Telê em 82, nem a de 2002 me entusiasmou. Na média, sempre saí frustrado com Copas do Mundo. No entanto, depois dos Brasileiros do ano passado e deste, mais infindáveis e sofríveis Gauchões, ver estes primeiros jogos foi gratificante. Futebol ofensivo, quase nada de violência, bom nível técnico.
Vi grandes atuações individuais; Oscar, Campbell, da Costa Rica, Pirlo, James Rodriguez, da Colômbia, mas um, especial, me encheu os olhos: Didier Drogba.
Drogba, 36 anos, somente entrou na etapa final na Costa do Marfim; estava 0 a 1 para o Japão, minha mulher comentou, no intervalo, o desânimo da torcida marfinense, verdade. Bastou o craque entrar para que o panorama de campo e do estádio mudassem radicalmente. Houve vibração nas arquibancadas, os japoneses tremeram, os companheiros ganharam um "up" e ele não decepcionou. Um técnica esmerada, uma calma contagiante, a experiência e visão de jogo.
Não tenho dúvidas, que a virada africana, somente se deu pelo ingresso de Drogba.
Drogba, para mim, o craque da Copa até aqui.
Obs: Vai um agradecimento especial ao Alvirubro pela grande contribuição que tem dado ao blog. Fique à vontade.
Bruxo, observe também Gervinho. É da Roma. faz o time "girar". Tem uma facilidade enorme para jogar futebol. Mas concordo contigo. Drogba é de nível superior. É estrela!
ResponderExcluirPela ordem: Drogba, Ya Ya Touré e Gervinho. Jogam muito.
ResponderExcluirCampbell, Costa Rica. Grande atacante. Não ficará no futebol grego, depois da Copa. Pode escrever.