Páginas

Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Opinião



Alguém tem que ajudar o Felipão

Vários amigos, frequentadores do blog tem manifestado que falta um diretor de futebol ou algo parecido, político, que tenha ascendência na prática sobre a comissão técnica. Estou entre eles.

Luiz Felipe é o treinador ideal para o time nesse momento, tem estofo, tem crédito, porém, já em seu primeiro jogo, apresentou os "males' que todo profissional na sua situação, apresenta, isto é, chega e quer reabilitar jogadores, quer dar chance, enfim, ser o "pai da criança"; acontece que tem situações provadas, comprovadas e reprovadas.

O time do Grêmio há tempos começa a escalação mais ou menos assim: Grohe, Pará, Werley, ... convenhamos! Não dá para ser feliz.

Se por qualquer motivo, Luiz Felipe não ficar em 2015, chegará outro treinador com a mesma ideia; se Luxa, Renato, Enderson, Luiz Felipe aproveitaram esse trio, se Pará passou dos 150 jogos, se Grohe dispensou Victor e Dida, se Werley está desde 2012, então, esse novo treinador pensará, "bom, é por aí que eu começo o meu time".

Aí entra a figura desse diretor político ou algo semelhante. Alguém tem que dar a letra que esses 3 atletas,entre outros, deram o que tinha que dar. Dessa cartola, não sairão coelhos.

Os times adversários estudaram o Grêmio, os gols sofridos são muitos parecidos, ou são gols de dentro e do meio da pequena área, Rafael Moura e Zé Love (o segundo do Coxa), ou de cabeça entre o goleiro e o zagueiro, Caio do Vitória e Aránguiz, ontem ainda; contra ataque que passa pelo lado esquerdo da defesa gremista e acaba no outro lado, terceiro do Coritiba, Alex e Cláudio Winck neste Grenal.

Se não derem a "letra" para Luiz Felipe, chegaremos ao final do ano em "fase de convencimento" por parte do treinador para chegar à conclusões que são manjadas e conhecidas.

Precisamos "queimar etapas".

68 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 14:06

    Volta Dida!

    Volta Victor!

    A propósito, tens visto os últimos gols que o segundo tem sofrido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      Victor e Dida são goleiros de outro patamar, goleiros de Copa do Mundo, tem LA na bagagem. Jamais ficaram meia década na reserva.
      O Grohe sai do Grêmio, fica 6 meses num clube de ponta e depois vai para um Goiás ou Bahia da vida. É da turma do Ricardo Berna, Muriel, Renan, Marcelo Lomba, Fernando Henrique

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:27

      E o custo benefício, NO GRÊMIO ?

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:41

      E não me venha com previsão ou tese. Hehe.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 08:10

      Ah, veja só como as coisas são, parte da torcida (onde tu se inclui), também corneta o Marcelo, desde os idos de 2009 (onde lá sim, pra mim, era insuficiente)

      Porque será que ainda está num clube do tamanho do Grêmio?

      Excluir
    5. Paulo Juliano12/08/2014, 10:05

      Porque é da base?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 10:24

      NÃO!

      Por que é bom goleiro.

      Excluir
    7. Paulo Juliano12/08/2014, 10:50

      Ótimo, Glaucio, uma beleza e tem até uma vantagem, nunca falha.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 11:00

      Sim, nunca falha, igual a Victor e Dida.

      Excluir
    9. Paulo Juliano12/08/2014, 11:26

      Tá aí uma coisa da qual tu não pode me acusar...

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 11:57

      E nem tu.

      Eu não iria dar esse gosto pra vocês dois, mas pra mim, teve falha do Marcelo, sim, no gol do ANÃOguiz. Não por não ter saído na bola, a bola era do Werley. Mas ele saltou mal na bola, apesar de que foi uma cabeçada forte, de perto, rente à trava.

      Excluir
    11. Paulo Juliano12/08/2014, 12:17

      Dar gosto é Glaucio? Cara não é comigo o negócio, não adianta levantar bandeira de jogador só pra ser do contra, queremos a mesma coisa no final.

      Excluir
    12. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 13:50

      hehe

      assim como não li uma palavra tua e do bruxo a respeito do Dudu...

      Excluir
    13. Paulo Juliano12/08/2014, 15:26

      Mas home o que tu quer que eu diga do Dudu quando acabei de escalar o time e ele nem é titular! Se acho útil? Acho sim. Que tem deficiencia na finalização é óbvio e já até se tornou cansativo o exemplo que dei do Dagoberto e Muricy, mas enfim, eu penso que é melhor corrigir os defeitos de um garoto que tem muito potencial do que jogá-lo aos leões, mas posso estar errado também.

      Excluir
    14. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 15:39

      Só falei do Dudu porque, pelo menos me pareceu, que tu insinuou que eu não reconheço as falhas do Marcelo.

      Assim como eu também acho útil, pra segundo tempo, pra puxar contra ataque. Mas na situação do clube, eu não compraria, até porque não deve ser barato. Mas isso é outro papo.

      Excluir
  2. Guilherme Cé11/08/2014, 15:19

    Eu não vou entrar em nomes (já discordei de ti sobre o Grohe no outro post), mas não acho que algumas opções são tão absurdas.

    O treinador chegou, já devia conhecer basicamente os jogadores, afinal é da aldeia e, por sua função anterior, acompanhava de perto futebol nacional. Portanto tem um conhecimento sobre cada jogador acima de um torcedor médio. Não vejo como sendo papel do vice de futebol isto, de "desescalar" jogadores. Se for isto, que afaste do grupo.

    O fato é que o Felipão chegou, trabalhou 1 semana, quase toda em 2 turnos. Foram vários trabalhos, portanto. Ele escalou o que entendeu como ser o melhor.

    O fulano não dá porque sempre falha? Pois bem, as outras opções falharam na véspera... Outros "nunca" falharam porque ao invés de 1000 minutos, jogaram só 50 nos últimos 12 meses... É preciso pegar a média.

    Eu acho que derrota não passou por A ou B (talvez se fosse pra achar UM vilão, elegeria o Dudu, mas não dá pra resumir derrota num lance isolado, muito poderia ter acontecido). Perdemos porque pouco criamos e quando criamos não aproveitamos. Na outra ponta, evitamos que o outro time jogasse, mas nas 2 ou 3 chances que tiveram, foram efetivos. É do jogo..

    Eu acho que a saída será trabalho. Encontrar formação (principalmente) e a partir daí o time ideal, composto não daqueles que não falham, uma utopia, mas dos que erram menos (e tem comprometimento). Repito o que ja disse há tempos atrás, saída não é mudar metade do time ou do elenco. Saída é fazer os medianos virarem bons, de acordo com necessidade. E de 2 ou 3 bons, torná-los efetivos, acima da média. Eu acho que temos nomes pra fazer um time pra brigar com qualquer outro do Brasileiro. A prova disto é a Libertadores, onde atual líder cruzeiro fez "mais feio" do que o nosso time...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:23

      Guilherme, eu, na minha ingenuidade e boa vontade, só consigo crer que o Felipão tentou ser justo, e "premiou" os que foram melhores na semana de treinos, de acordo com aquilo que ele pensou pro jogo. Não tem outra justificativa

      Excluir
    2. Guilherme Cé11/08/2014, 22:24

      Pois é Gláucio. O estranho é que é o QUARTO treinador que passa que toma estas decisões, sejam elas certas ou erradas, isto é discutível. Só que antes eram "bruxos", agora é que demonstraram em treinos...

      É isto que eu digo que a crítica, o argumento, é conforme a conveniência. Pro Luxemburgo e o Énderson eram bruxos, entravam porque o empresário era isto e aquilo, porque o treinador era mau intencionado. Pro Renato e pro Felipão é porque demonstram em treino (o que de fato, acho que é o que aconteceu/acontece, mas era taxado de "burro e cego" porque acreditava nisto com Luxa e Énderson...). É preciso coerência.

      E, repito, não estou dizendo que X ou Y deva ser titular, porque é disparado melhor. Apenas que se estão no 4º treinador e tão jogando há motivo, concordemos ou não. Talvez as opções sejam iguais ou piores, não sei. É algo a se avaliar.

      De qualquer forma é preciso aguardar, Felipão acabou de chegar. Até acho que na zaga temos sim opções melhores (Saimon e Geromel).

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 08:15

      Che, quem foi mesmo que botou Werley na reserva pela primeira vez?

      E quem foi que alçou ele a titular esse ano?

      Eu dou um desconto pro gringo, sim senhor. Mas não vou ficar tecendo teses pra explicar porque penso assim. (até porque já expliquei acima)

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 08:17

      A diferença pra nós, torcedores, e pro Felipão, é que nos acompanhamos isso desde 2012.

      Se tu não consegue ver a diferença, em relação ao Werley, entre Luxemburgo, Renato, Enderson e Felipão, paciência.

      Excluir
    5. Guilherme Cé12/08/2014, 14:18

      Sim. Tu só esquece que o Werley começou muito bem em 2012 aqui (zaga menos vazada não pode ser só sorte ou "sacrificação" do ataque...) e até a falha (onde só o Werley falha, o Bressan é sempre vítima, mesmo que tome uma bola no meio das pernas) contra o Santa Fé era o nosso melhor zagueiro, gostem ou não. E em 2013 jogou do lado do Cris(!) e isto não é culpa dele e sim do técnico (se este argumento vale pros outros, tem que valer pro Werley)

      E também esquece que o Renato tinha o Rodolpho E o Gabriel, enquanto o Luxemburgo não tinha nenhum dos dois (que pra mim, em forma, são os melhores zagueiros do clube, disparado).

      O Renato fez o que se espera e colocou um jogador em má-fase no banco, como fez com o Bressan no fim do ano (quando o criticado Werley chegou a agradar eternos críticos, que tratavam ele como "esse Werley serve", e depois mudaram de ideia e ele voltou a nunca ter servido!). O mesmo fez o Énderson. Futebol, ainda mais tratando-se de jogadores medianos (limitados) é fase, joga quem estiver melhor.

      Agora se tu me convencer que o Bressan está anos luz do Werley, que os guris da base eram opções confiáveis, voltamos a falar.

      E outra, se quer analisar pega mais de um exemplo... Quem foi o primeiro a colocar o Elano no banco quando não rendia? O próprio Zé Roberto? Ah, pois é.... A tese cai por terra daí..

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 15:30

      Luxemburgo indicou Werley....Enderson "ressuscitou" seu ex-capitão da base do Galo. Essa é a diferença.

      Cara, pode ser apenas opinião minha, sem base pra argumentar, mas eu prefiro acreditar que um Bressan, com 20 anos, pode evoluir. Já um Werley, com 26, e que eu já vi por 2 temporadas, não. E ao fim e ao cabo, geralmente, sai mas barato pro cofre do clube.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 15:31

      hehe, nosso melhor zagueiro em 2012...deve ser por isso que o vendido pra Udinese foi o Naldo né...

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 15:32

      Sim, o Renato trouxe o Rhodolfo, já Luxa e Enderson...

      Excluir
    9. Guilherme Cé12/08/2014, 16:01

      O fato que o Naldo foi vendido em 2012 não significa nada. É como dizer que o Uno MIlle é melhor que um Punto porque vende mais.... Há a variável preço. E outra, o Naldo estava aqui por empréstimo.

      E não é verdade que o Énderson ressuscitou o Werley... Ele acabou o ano, com o Renato, de titular. Então... E o mesmo Énderson colocou ele no banco também. Não dá pra analisar só um lado da história.

      Veja, que eu não estou dizendo que o Werley é melhor que os outros, que isto e aquilo. Apenas que futebol é momento, não dá pra apenas ver parte da história. Werley foi e voltou do banco, com 3 treinadores diferentes... Bressan, até agora, só foi... Tem idade pra evoluir? Tem. Mas tem que mostrar dentro de campo.

      Já disse aqui, minha zaga, hoje, seria Rodolpho e Saimon/Geromel. Se o Gabriel tivesse bem seria titular ao lado do Rodolpho.




      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 21:55

      E mais, pela copa do Brasil, não jogou o segundo jogo contra o CAP, 0x0.

      No primeiro jogou, 1x0, com direito a gol de cabeça na pequena área e golpe de vista do Dida.

      É mole?

      Excluir
    11. Guilherme Cé13/08/2014, 09:27

      Não pesquisei, puxei pela memória (tem que pesquisar agora antes de comentar?). Tinha impressão que ele tinha jogado, mas me confundi. Foi o Zè Roberto que jogou praticamente todos os últimos jogos (este também não serve de exemplo???)...

      -x-x-x-

      Salvo engano o gol do CAP foi semelhante ao do Grenal. Lá foi falha do Werley E do Dida... No Grenal poucos viram falha do Grohe no 1º gol, afinal ele foi surpeendido pelo Werley. Aí é duro...

      PS. Só pra constar, pra mim não foi falha do goleiro em nenhum dos gols, mas bola do CAP foi mais difícil, bola forte no chão (revi o lance agora)... O Marcelo não fez golpe de vista, mas pulou por pular também (de qualquer forma prefiro que o goleiro vá na bola, mesmo que não tenha chance alguma, coisa que o Dida, talvez pela experiência, não faça)...

      Excluir
    12. Guilherme Cé13/08/2014, 09:30

      E outra coisa neste lance, o posicionamento dos zagueiros é o oposto do do Grenal. No Grenal é o Rodolpho que começa a jogada marcando o Aranguiz e o "abandona", deixando pro Werley (dúvidas é só ver de novo o lance e ver que o Rodolpho está marcando ninguém)... Nesse do CAP é o contrário, Werley começa o lance, jogador se antecipa, sendo que o Rodolpho poderia ao menos ter pulado na bola (nem saí do chão).

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 09:42

      Não que eu esteja discutindo o Werley (pra mim é indiscutível), mas, só pra reforçar o fato de que, com Renato ele foi pra reserva e não voltou mais:

      - Ele era titular no esquema com 3 zagueiros, saiu por lesão, voltou mal e foi sacado.

      Excluir
    14. Guilherme Cé13/08/2014, 09:44

      Ah, e o Werley saiu do time do Renato, na primeira vez, por lesão... Daí não vale a tese "sorte" (tipo Kléber / Luan?)

      Após o jogo contra o CAP também se falou que não estava em condições físicas ideais (tanto que foi "sacado" pelo preparados físico), mas este ano o próprio jogador admitiu que ali foi opção do treinador.

      Excluir
    15. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 11:06

      "...tem que pesquisar agora antes de comentar?"

      Não sei, aí vai de cada, eu procuro sempre falar o que sei de certeza, pra evitar esse tipo de coisa e perder tempo. Só que tu estavas rebatendo um fato que eu citei com um equívoco, aí não dá pra discutir.

      Cara, na boa, não vale a pena ficar discutindo o Werley, se tu quiser, dá uma pesquisada nos tópicos de fevereiro, onde eu critiquei muito o Enderson por isso (não lembro se foi contigo ou com o PJ), não mudo uma vírgula a respeito desse assunto.

      Excluir
    16. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 11:14

      "alvo engano o gol do CAP foi semelhante ao do Grenal. Lá foi falha do Werley E do Dida... No Grenal poucos viram falha do Grohe no 1º gol, afinal ele foi surpeendido pelo Werley. Aí é duro..."

      Vamos lá:

      Contra o Cap: bola cabeceada no meio da área, e a um metro da pequena área, e visivelmente mais fraca. Pelo lugar onde a bola caiu, dava pro goleiro ter saído, pois o atacante estava à frente do zagueiro. E pela força do cabeceio, quem sabe pulando poderia ter defendido.
      E o cruzamento mais mais distante, dando mais tempo de reação pra defesa.

      No Grenal, a bola passou exatamente sobre a cabeça do Werley, pelo lado da pequena área, e foi um cabeceio forte e rente à trave. Se tem um zagueiro à frente do lance, goleiro nenhum vai sair.

      Excluir
    17. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 11:25

      E ele já tinha voltado antes desse jogo contra o Cap. Jogou o Grenal de 2x2 em Caxias e nos 4x0 pro Coritiba.

      Será que no espaço de 3 jogos já não dava ter recuperado as condições físicas?

      E dizer que, quando ele teve sequencia, foi no esquema com 3 zagueiros...É só um fato, pode ser que explique algo, pode ser que não. Não vou me aprofundar nisso porque debater com base no que a gente acha que o treinador pensou....etc e blá blá

      Excluir
    18. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 11:28

      E nesse Grenal, tivemos o desfalque do Rhodolfo, por lesão, o que pode explicar, também, o retorno do outro.

      Excluir
    19. Números estatísticos só servem para representar um período particular. De qualquer forma, apenas para mostrar que sem Werley o Grêmio foi melhor, eis os dados:

      COM WERLEY NA ZAGA
      126 JOGOS
      69 - VITÓRIAS
      27 - EMPATES
      30 - DERROTAS

      GRÊMIO SOFREU 115 GOLS - MÉDIA 0,91 GOLS POR JOGO

      _______________________________


      SEM WERLEY NA ZAGA, DESDE 11 DE MARÇO DE 2012 (DATA DA ESTREIA DO ZAGUEIRO)
      58 JOGOS
      32 - VITÓRIAS
      19 - EMPATES
      16 - DERROTAS

      GRÊMIO SOFREU 35 GOLS - MÉDIA 0,60 GOLS POR JOGO

      Excluir
    20. Guilherme Cé13/08/2014, 14:10

      Valeu Alvirubro, não achava que diferença era tão grande na média de gols.

      Média de pontos ficou 62% com ele em campo e 66% sem ele, mais próxima.

      -x-x-x-

      Gláucio,
      Como já disse, pra mim Werley é banco e ponto. Até discutiria se opção fosse o Bressan, mas pra mim, atualmente, tem 2 na frente dele (Saimon e Geromel). 3 com o Gabriel.

      Sobre os lances, podemos achar diversas diferenças, atenuantes e etc. Pra mim o lance do CAP foi mais rápido e o fato do Rodolpho não pular também afeta. Isto não quer dizer que o Werley também não tenha falhado, falhou.

      No Grenal podem discutir posicionamento do Grohe, ele poderia ter fechado o angulo (a direita), que é o que o goleiro deve fazer em bolas no primeiro poste. Mas enfim, dá pra relativizar. Pra mim em ambos falha da zaga (contra o CAP de quem deixou cruzar e dos 2 zagueiros e no Grenal de quem deixou cruzar e do Werley, principalmente).

      Excluir
    21. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 14:25

      Cara, reveja o lance do CAP novamente, a bola passa muito alta por cima do Rhodolfo, poderia pular que não alcançaria. Aí podemos até questionar se ele não poderia dar alguns passos pra trás.

      Eu achei falha do Marcelo no Grenal a maneira como foi na bola, ele foi com os braços abertos.

      Excluir
    22. Guilherme Cé13/08/2014, 15:52

      Acho que no Grenal o Marcelo não teve tempo de reação. Seria a bola que o Dida nem iria, provavelmente (e seria criticado), porque saberia que não adiantava. Talvez um melhor posicionamento compensasse isto, mas não sei se outro goleiro teria leitura pra isto.

      Contra o CAP, por mais que não tocasse na bola, o simples fato de pular atrapalha quem vem atrás. Cansei de ver atacante furar ou perder o tempo porque não achava que bola ia passar e por aí vai. E outra, é a mesma coisa do Werley (ok, bola era mais fácil e jogador era "dele), pulou e não alcançou. Mas seria pior se tivesse ficado parado, porque não chegaria na bola.

      Excluir
  3. Guilherme!
    Werley não dá. Tá testado, comprovado e reprovado. Pará só funciona se tiver extra-classes ao lado dele e o Grohe já falei, Pena que vocês não viram o Jair, um goleiro negro do anos 70 que nunca tomou um frango, ágil, gremistão, bom caráter, gente boa; só tomava gol indefensável; até que um dia contrataram o veterano Picasso e o Grêmio passou a ganhar, depois de 5 derrotas consecutivas (em 1972), todas com gols em que o goleiro não teve culpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé11/08/2014, 22:27

      Ok Bruxo, podemos ficar discutindo o Werley. É fato que falhou mais que qualquer outro. Mas teve outro que jogou tantas partidas com a exigência que ele jogou? Enfim, por mim que se teste o Saimon, ou que se dê mais tempo ao Geromel.

      Sobre o Grohe, respeito a tua opinião, apesar de discordar. Mas vamos ser objetivos, esquecer o passado: qual a alternativa? Que nome temos disponível hoje? Tá aí o SP pra provar, com um irregular Rogério Ceni no gol há anos (pra mim já não teria mais futebol pra ser titular desde 2012, no mínimo).. E olha que lá dinheiro não falta pra investir, ao menos eles tem mais bala na agulha que aqui...

      Excluir
    2. Guilherme!
      Este é um ponto importante; em outras atividades, o aparato tecnológico e de recursos humanos aplicados dão retorno. No futebol, tem especialistas para a posição e não sai goleiros (e outras posições) da base que sejam correspondentes ao esforço aplicado.
      Não tem no Grêmio goleiro melhor que o Grohe; a minha bronca é a mesma do que ocorreu na lateral esquerda, troca para pior.

      Excluir
  4. Só espero que uma vitória "heróica" sobre o Criciúma não mascare as deficiências destes jogadores.

    ResponderExcluir
  5. Só para apimentar o bate-papo:

    DIDA - 60 JOGOS (47 GOLS SOFRIDOS)

    MARCELO GROHE - 180 JOGOS (167 GOLS SOFRIDOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 08:08

      Apimentar?

      Eu acho que tu acabou com a discussão. hehehe

      Excluir
    2. Guilherme Cé12/08/2014, 09:15

      Média Dida: 0,78 gols/jogo

      Média Marcelo: 0,93 gols/jogo

      A favor do Marcelo está o fato de que, muitas vezes, entrou sem ritmo, pra quebrar o galho... Isto conta muito para o goleiro, continuidade.

      Mas eu vou repetir o que venho dizendo a tempo (desde 2012): o problema do Grêmio não é a defesa, não é ali que estamos deixando de levar as taças pra casa. Desde 2012 estamos com uma média (no nacional) abaixo de um gol por jogo, que é média do campeão. O que nos falta é ser efetivo lá na frente, fazer mais gols (peguem o Cruzeiro este ano...).

      Outro exemplo (pra não dizerem que não adianta ser pouco vazado quando não vale nada e vazar nas "quentes), nos últimos 2 mata-matas importantes que fomos eliminados (LA 2014 e Copa do Brasil 2013) não passamos porque faltou fazer gols. Time que faz 1 gol (ou nem isto) em 2 jogos não merece brigar por título.

      É óbvio que seria interessante melhorar ainda mais o sistema defensivo, tomar menos gols ainda. Mas não adianta sermos utópicos e pensarmos que basta não tomar gol pra não se perder. Futebol não é assim. Por melhor que seja a defesa, por mais ajustado que seja o time, tomar gol é normal. O que não dá é viver de 1 gol ou outro a favor.

      Excluir
  6. E o Víctor, apesar de ser um grande goleiro, sofreu mais gols do que os outros dois:

    VÍCTOR - 269 JOGOS (285 GOLS SOFRIDOS)

    ResponderExcluir
  7. Paulo Juliano12/08/2014, 09:47

    São o que? 8, 7, 6 gols nos últimos Grenais? E - como sói em acontecer - ele nunca teve culpa. Arrebentaram com o Geromel que disse ter esperado a saída do Gohe, mas esse continua sem culpa. A reposição de bola é uma piada!!!!!!!!!!!!! Mas ele também não tem culpa. O cara parece o faísca atrasada, pula espetacularmente após levar o gol, culpa? E no segundo gol é aquilo que eu sempre disse, tenta se adiantar a jogada, cai pra direita e o cara chuta na esquerda, mas é óbvio que não teve culpa. No Grenal foi lapidar, 02 chutes a gol, 02 gols. Falar nisso, Já ganhamos algum Grenal com o Marcelo no gol?
    E tem opção sim Guilherme, como é o nome do goleiro - acho que da LDU - que foi tão comentado aqui mesmo?
    Comparar Marcelo com Victor...Bhá, é dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 10:22

      FOMOS CAMPEÕES EM PLENO BEIRA-RIO !

      Com Marcelo num gol, e Clemer no outro.

      Já com Victor, perdemos um gauchão em casa, vindo de vantagem, levando frango do Giuliano de fora da área...

      Bom, mas essa não era a pergunta...

      Custo benefício, de novo...

      Se é pra ser bem cafajeste, posso ser, e sei ser as vezes, digo, Victor foi titular 4 anos e meio, e vencemos apenas um gauchão.

      Não saber ler, bhá, é dose.

      Excluir
    2. Paulo Juliano12/08/2014, 10:48

      Que pergunta filho? Não é uma resposta pra ti - acho que a disposição do comentário deixa isso bem claro - e sim um comentário sobre o assunto do post.
      Não tinha visto essa do custo benefício, mas vamos lá: O que é bom custa caro Gláucio e paga o seu preço. A passagem de fase do Grêmio na Libertadores pagaria o "custo" Victor. Tem posição que dá pra pegar o "bom e barato", tem posições que não e goleiro é uma delas.
      Mas tudo bem, o Grohe (quantos gols em Grenal?) vai seguir fime sua trajetória de nunca ter culpa no Grêmio. Enquanto isso secamos o Victor no CAM e ele vai lá, erguendo taça ano sim, ano também e sendo convocado pra Seleção, claro, sem mérito, já que Grohe é bem melhor de "custo-benefício".

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 11:09

      "Já ganhamos algum Grenal com o Marcelo no gol? " - no exemplo que citei, foi empate,

      Che, de uma vez por todas, tu não consegue entender o que eu escrevo? Onde foi que eu comparei, INDIVIDUALMENTE, Victor e Marcelo?

      Mas quanto eu ponho os fatos "na mesa", tu desconversa. Tu não quer aceitar fatos, e aí passa pra ironia.

      O Guilherme já matou a charada faz tempo.

      Nós jogamos 2 libertadores com o Victor, mas aí faltou time né? E quantos Grenais? Quantas copas do Brasil?
      Gol Olímpico contra o Goiás em 2008, e por aí vai. Cara, se eu quiser ser bem jaguara, eu enumero aqui várias situações em o Victor falhou, e nos "rendeu" perda de caneco ou classificação. Mas eu não faço, simplesmente porque ele não era o problema, assim com o Marcelo também não é.

      Galo e o inter não ganharam os títulos por causa dos goleiros. Ganharam porque tinha gente que metia gol.

      Excluir
    4. Paulo Juliano12/08/2014, 11:40

      Primeiro, que fatos Glaucio? Acho que não to entendendo mesmo, porque minha pergunta é bem essa aí, quem é melhor, Marcelo ou Victor, não tem como simplificar mais. Achei que a questão do custo benefício fosse uma comparação entre ambos, mas se não foi entendi errado mesmo.
      Em parte concordo, não é o Marcelo o problema, pra mim não é e nunca vai ser a solução, mas não é ele que nos impede de ganhar títulos.
      Só em relação a segunda parte, acho que o problema não é não termos quem "não meta gol", convenhamos, Rafael Moura não é um primor, a situação é, não temos quem proporcione oportunidades de gol.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 11:54

      Os fatos que citei acima, que APESAR DE VICTOR SER MELHOR DO QUE MARCELO, ele também já falhou. E no Galo também já falhou, assim como o Dida já falhou no inter.

      O custo x benefício é entre os três goleiros discutidos.

      Me expressei mal na última frase. É isso que tu disse, ou as duas coisas juntas, resumindo e simplificando, faltou fazer gol.

      Excluir
    6. Paulo Juliano12/08/2014, 12:23

      Mas Glaucio é óbvio que já falhou! E ainda vai falhar muito! O Dida, p.ex., não seria em absoluto minha opção de goleiro para o ano, os reflexos já estavam lentos ano passado (se percebia quando tinha dificuldade para cair em bolas próximas às pernas), naquele tempo ainda superava com a experiência e por falta de concorrência, hoje em dia não tem jeito, o tempo cobra um preço. Do mesmo modo o Victor, o problema é que pra ambos o pau comia e, agora que foram jogar em outra freguesia, podem até ser contestados por alguns torcedores, mas é algo bem maneiro, não se percebe a mesma "fervura" que era no Grêmio. Já o Grohe falha tanto ou mais que os dois citados e tá sempre em fogo brando, sempre relevando. Pra mim isso é prejudicial ao clube.

      Excluir
    7. Bem lembrado, PJ!
      E não é apenas a torcida, parte da mídia, leia-se David Coimbra caia de pau no Dida à favor do Grohe e para criticar o Victor, chegou a dizer que Muriel era o melhor goleiro do Brasil, para usando a rivalidade para aumentar a fritura do nosso goleiro; agora o Dida botou o "melhor do Brasil" no banco e tudo bem, nadinha de linha ou comentário sobre isso.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 13:48

      A questão do David é com o Santanna.

      Mas e aí, precisava dos 3,6 milhões gastos nele?

      E o Victor, mudaria muito se pagassem 100 ou 200 mil a mais?

      A crítica pode inflamar torcida, mas não muda desempenho de jogador.

      Excluir
    9. Guilherme Cé12/08/2014, 14:23

      Até este ano o Marcelo tinha jogado 15 grenais e perdido somente 1 (Brasileiro de 2006).

      O Alvirubro deve ter os números...

      -x-x-x-x-x-

      Sobre o Victor ter "ganho" a LA do ano passado pro CAM, é o que eu disse em outro comentário. Salvou em alguns momentos (como o Grohe salvou este ano também), mas não teve uma das fases de mata-mata que passaram fazendo só 1 gol... Era 3 ou 4 pra cima!

      Eu digo - e aqui é achismo - que o CAM do ano passado seria campeão com Grohe, Dida ou Victor.

      Excluir
    10. Paulo Juliano12/08/2014, 15:30

      Pois Guilherme, se é que "achismo" pode ter margem de acerto, te digo com uma bem alta, fosse Grohe caia num dos dois jogos que dependeu de não levar gol de penalti no finzinho...

      Excluir
    11. Guilherme Cé12/08/2014, 15:54

      Só que o meu "achismo" no caso se baseia que o Victor, além de ter um Réver (que também falha, aliás) e um Leonardo Silva na frente, tomou mais gols, na média, do que o Grêmio na mesma LA. Além do mais, repito, em nenhuma fase do mata-mata marcou e sofreu menos de 2 gols nos 2 jogos...

      Segue resultados:
      Oitavas:
      SP 1 x 2 CAM
      CAM 4 x 1 SP

      Quartas
      Tijuana 2 x 2 CAM
      CAM 1 x 1 Tijuana

      Semi
      NOB 2 x 0 CAM
      CAM 2 x 0 NOB

      Final
      Olimpia 2 x 0 CAM
      CAM 2 x 0 Olímpia

      Média gols pró: 1,63/jogo
      Média gols contra: 1,13 gols/jogo

      Eu não estou dizendo que o Victor não foi importante. Foi. Mas há o outro ponto, que na frente dele tinha uma zaga mais segura, e um time mais equilibrado, que conseguiu reverter resultados.

      Excluir
    12. Paulo Juliano12/08/2014, 17:31

      E há outro ponto Guilherme, penâltis! Já são quantos defendidos pelo Grohe em toda a sua história?

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro12/08/2014, 17:33

      Quando a discussão chega no "meu achismo é mais provável que o teu", é hora de juntar os brinquedos e ir pra casa, gurizada.

      Excluir
    14. Guilherme Cé12/08/2014, 18:05

      Tem razão Gláucio. Mas aqui ninguém tá tratando hipótese como verdade...

      No entanto fui eu que comecei com o "achismo" e desvirtuei discussão...

      -x-x-x-x

      PJ,
      O Danrlei, em toda a carreira, salvo eu estar muito enganado, não defendeu mais do que 5 penaltis (eu lembro de apenas 2, pra ser sincero). Mesmo assim foi um goleiro multi campeão.

      É óbvio que é melhor um goleiro que pega penalti do que um que não pega. Mas também não dá pra discordar que o Grohe pegou muito mais do que outros grandes goleiros (mas menos que o Dida e o Victor). Aliás, contra a LDU ano passado ele também foi decisivo (como o Dida no fim do ano contra o Corinthians).

      Excluir
    15. Paulo Juliano12/08/2014, 18:26

      Toda discussão é achismo Glaucio, agente implementa com dados, rebusca com argumentos, mas ao fim e ao cabo é achismo mesmo.

      x-x-x-x-x

      A discussão é bem pontual Guilherme, você disse que Marcelo no lugar de Victor ganharia do mesmo jeito, eu disse que não por causa dos dois jogos que foram necessárias as defesas dos penaltis. É só isso, afirmar que o Marcelo defenderia os dois penaltis que o Victor defendeu.

      Faz quantos anos que estamos falando que futebol, ainda mais se tratando de Brasil que é nivelado por baixo, é decidido no detalhe? Pois é, Galo ganhou do detalhe no ano passado e nós saímos no detalhe este ano.

      Excluir
  8. MARCELO GROHE:

    15 CLÁSSICOS GRENAL

    4 VITÓRIAS
    8 EMPATES
    3 DERROTAS

    SOFREU 14 GOLS E O GRÊMIO MARCOU 18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Acho que os dados do Grohe não estão corretos:
      Grenal 367, ele jogou, foi no dia 05/011/06, gol do Iarley
      Somado aos 3 recentes, já são 4 derrotas, todas com atuações questionadas.

      Excluir
    2. Bah, Bruxo, inverti tudo!!!
      Tens razão!! Os números estão corretos, só pelo lado errado, rsrsrsrs...Olhei a planilha do Inter, achando que estava no Grêmio.

      MARCELO GROHE:

      15 CLÁSSICOS GRENAL

      3 VITÓRIAS
      8 EMPATES
      4 DERROTAS

      SOFREU 18 GOLS E O GRÊMIO MARCOU 14


      01.04.2006 - 0x0 Internacional - Olímpico
      09.04.2006 - 1x1 Internacional - Beira-Rio
      30.07.2006 - 0x0 Internacional - Beira-Rio
      05.11.2006 - 0x1 Internacional - Olímpico
      13.08.2008 - 1x1 Internacional - Beira-Rio
      28.08.2008 - 2x2 Internacional- Olímpico
      30.01.2011 - 2x1 Internacional - Atilio Paiva Olivera
      01.05.2011 - 1x1 Internacional - Beira-Rio
      08.05.2011 - 3x2 Internacional - Beira-Rio
      26.08.2012 - 1x0 Internacional - Beira-Rio
      02.12.2012 - 0x0 Internacional - Olímpico
      09.02.2014 - 1x1 Internacional - Arena
      30.03.2014 - 1x2 Internacional - Arena
      13.04.2014 - 1x4 Internacional - Centenário
      10.08.2014 - 0x2 Internacional - Beira-Rio

      Excluir
    3. Às vezes o número de gols sofridos por um goleiro não demonstra a capacidade dele ou do time.
      Danrlei é um exemplo.
      Multicampeão pelo Grêmio, foi vazado com média de mais de um gol por jogo.
      Um dos melhores goleiros que eu vi na minha vida futebolística.

      DANRLEI, pelas minhas anotações fez 589 partidas pelo time principal (não conto jogos do time reserva, que ele participou 5 vezes)

      273 VITÓRIAS
      154 EMPATES
      162 DERROTAS

      SOFREU 668 GOLS.


      Nos clássicos GRENAL disputados por DANRLEI, o goleiro sofreu 24 gols (No GRENAL dos 5x2 para o Inter, em 1997, ele sofreu apenas 1 gol. Saiu aos 17 do 1º tempo, para a entrada de Murilo).

      12.06.1994 - Grêmio 0x1 Internacional
      16.10.1994 - Grêmio 1x1 Internacional
      02.04.1995 - Grêmio 1x2 Internacional
      17.03.1996 - Grêmio 1x1 Internacional
      22.09.1996 - Grêmio 2x1 Internacional
      29.06.1997 - Grêmio 1x1 Internacional
      02.07.1997 - Grêmio 0x1 Internacional
      24.08.1997 - Grêmio 2x5 Internacional
      26.07.1998 - Grêmio 0x1 Internacional
      17.03.1999 - Grêmio 1x1 Internacional
      28.03.1999 - Grêmio 0x2 Internacional
      13.06.1999 - Grêmio 0x1 Internacional
      20.11.1999 - Grêmio 1x1 Internacional
      25.11.1999 - Grêmio 1x1 Internacional
      30.04.2000 - Grêmio 1x1 Internacional
      07.10.2000 - Grêmio 2x1 Internacional
      01.04.2001 - Grêmio 4x2 Internacional
      20.03.2002 - Grêmio 1x1 Internacional
      09.02.2003 - Grêmio 1x2 Internacional
      09.03.2003 - Grêmio 0x1 Internacional

      Excluir
  9. Alvirubro
    Perfeito, mais um subsídio, às vezes, nem sempre, o número de gols dá uma "pista" da performance do goleiro, defesa ou time.
    Gracias.

    ResponderExcluir
  10. Essa saída do Danrlei do Grenal dos 5 a 2, foi uma das maiores pipocadas que eu vi um atleta dar. O Grêmio estava com 10 jogadores e estreava 2 jogadores. Estava todo improvisado com zagueiro como lateral e o glorioso Hélio dos Anjos como treinador e o não menos glorioso Cacalo como prresidente.

    ResponderExcluir