Páginas

Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

Opinião



Qualidade decidiu o Grenal

Já vivi várias vezes esta situação de hoje à tarde; ora contra, nos anos 70, ora a favor, nos 80 e 90. Jogos equilibrados, aí vinha o Figueroa e cabeceava no meio dos zagueiros, o Valdomiro batia uma falta ou o Renato decidindo sozinho, driblando toda a defesa, mais adiante, o Jardel dando "uma pedrada" de cabeça ou virando sobre o defensor, usando-o como alavanca para o giro.

Hoje, a competência, a qualidade, isso, decidiu a partida. O Tricolor foi levemente mais contundente, mas, o acabamento faltou. Já escrevi anteriormente nos Grenais do Gauchão; um meio que tem Aránguiz, Alex e D'Alessandro pode superar a inoperância do peso-morto Rafael Moura.

Analisando o time que iniciou: Foi como previ, isto é, uma escalação específica para o clássico. Luiz Felipe decidiu por jogadores "pegadores", raçudos, Pará, Werley, Fellipe Bastos e velocistas como Dudu e Rodriguinho. Conseguiu parcialmente, controlou bem o Coirmão, mas, é óbvio, esse controle, uma hora se renderia à competência, a melhor qualidade de alguns atletas do Inter.

O grande defeito (ou obstáculo) do Tricolor é se desfazer dos atletas que realmente podem decidir, casos de Wendell ou Luan. Luan está mal? Está, porém, é um dos que pode fazer a diferença. Aí o clube vende estes. Wallace será o próximo.

Olhando a defesa; Marcelo, Ramiro, Werley, Rhodolfo e Pará. Pergunto: Qual deles é indiscutível? Rhodolfo, mas no meio desta parceria, logo será questionado, o que será um erro. Some-se a isso a mudança de 6 em 10 posições da "linha". Ramiro na direita, o retorno do "eterno" Werley, Pará na esquerda, Wallace e Fellipe Bastos praticamente estreando e Rodriguinho, reabilitado. Nem com o apoio de Nossa Senhora do Caravaggio.

O Tricolor tem uma equipe boa, que não tem o essencial, dois ou três talentos que sejam acima da média. É time para "quase" brigar pelo título. Essa posição na tabela é circunstancial; vai melhorar, no entanto, terá que se reajustar rapidamente. Luiz Felipe terá que arregaçar as mangas e tomar decisões certas em pouco tempo.

Aí entra um problema característico de mudança de técnico nos clubes; dar força, tentar reabilitar alternativas provadas e comprovadas de serem insuficientes. Querem um exemplo: Quanto tempo Luiz Felipe levará para sacar Werley do time principal? Ou então, ficar de olho na bola aérea de Marcelo Grohe, ainda, resolver o buraco da lateral esquerda; finalmente, definir qual o meio de campo do time. São questionamentos que pedem solução para ontem.

Como consolo, tomara que essa derrota seja terapêutica.

34 comentários:

  1. O time foi bem montado, vai melhorar, conhecendo os jogadores Felipao vai selecionar. Werley vai sair, Ramiro também - tem a mesma utilidade do Pará, conseguiu errar cobrança de lateral e o gol saiu pelo seu lado. Eu já imaginava, quando ouvi falar de um garoto da base, que o Gringo não ia sustentar Edinho, é velho e não é burro. A volancia tá formada, ótimo jogo do Felipe Bastos (outro bruxo inútil). No meio eu já cansei de cantar a pedra, é Ruiz e ponto! Com Juliano a parceria vai ser boa. Luan não pode ser reserva, mas precisa orientação. Precisamos de goleiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      Esses dois já demonstraram que para a grandeza do Grêmio, eles são insuficientes, não são maus jogadores, mas, conforme a exigência, afundam. Pode por nessa conta, o goleiro.

      Excluir
  2. Outra coisa, até mais importante, o estado anímico do Grêmio, após tomar gol, é deplorável. Antes apertava o Juiz, não perdia dividida, depois até o volante vermelho entrou a drible na área. Precisa mudar isso logo, antes que as novas contratações se contagem, ouvi falar que no outro jogo uma bola na trave desestabilizou o time, parece se comprovar, é fraco animicamente e isso era também reflexo do técnico. Vai mudar, os jogadores vão ter medo de perder pq o pau vai comer no vestiário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      Isso é característico de time/clube pressionado; diante de um obstáculo (o gol do Aránguiz) acaba ruindo, desaba. É a tal da confiança que falta. É o estado anímico.
      Eu não tenho dúvidas, quanto a troca de goleiro. A defesa está insegura, levando gols fáceis e o foco está errado; será que todo zagueiro que entra é ruim?
      O Werley, só vendendo, porque volta e meia está nas "bocas".

      Excluir
    2. Leonardo

      Bruxo: A falta de qualidade do Grêmio é que decidiu o Gre-nal! São sempre os mesmos que falham de maneira sistemática: Pará, Werley, Grohe e Ramiro. Edinho, Dudu e Rodriguinho também não servem! A boa surpresa foi o Walace.

      ********
      O Wianey falou certo agora na Rádio Gaúcha. O Inter impõe sua superioridade pela qualidade vastamente superior do seu meio-de-campo. Tem que ser dito para a direção igual o assesor do Bill Clinton: É o meio-de-campo, estúpidos! Desde a chegada do D'Alessandro o Grêmio tem perdido majoritariamente os confrontos com o nosso rival. O Guiliano (que na verdade é um segundo atacante improvisado de meia armador) tem mostrado pouca aptidão para compor o setor de criação do time. A preguiça do Alan Ruiz não me agrada. Não seria o caso de tentar trazer o Ronaldinho até o final do ano? Sob supervisão do Filipão ele não teria chance dele funcionar?

      Excluir
    3. Leonardo!
      Perfeito. É no meio de campo que as coisas estão se decidindo ultimamente.
      Acho que o Tricolor ao contratar jogadores para esta posição deve analisar o perfil psicológico deles, porque Alan Ruiz, Rodriguinho, Maxi Rodriguez, Zé Roberto, Riveros, Giuliano, Jean Deretti, entre outros, não são jogadores ruins, aliás, considero o contrário, estão mais para técnicos do que para pernas de pau.
      Está caindo de maduro, que é o estado anímico que afeta o futebol deles, além de um entra e sai da equipe, que é prejudicial a qualquer jogador.

      Excluir
    4. Mas bruxo agente fala de meio campo te pelo menos dois anos e até hj tem gente pedindo Zagueiro!!! Sabe oq é isso? Geromel falhou e não serve, bha, querem um zagueiro que nunca falhe e o meio Deus arruma. Chega a ser irritante, mas vai melhorar.

      Excluir
    5. PJ!
      Falta o que o Guilherme já disso, um diretor político, que possa encostar no treinador (que é empregado clube) e dar a letra para ele.
      Essa do Werley não tem explicação, já vinha mal, ainda volta em Grenal. O Luiz Felipe tinha que ser monitorado.

      Excluir
  3. Bruxo,

    creio que Luiz Felipe exagerou no remédio. Sei que o clássico é diferente, é jogo de tensão e de pegada. Mesmo assim, minha opinião é que com um ou outro ajuste o time anterior deveria ser mantido.

    Foram muitas mexidas, que acabaram por quebrar o ritmo do time. Entendo que os treinos da semana mostraram ao Scolari quem estava melhor ou quem teve desempenho condizente. Mesmo assim, houve exagero nas mudanças.

    Walace fez uma bela partida, isso é certo, mas faltou algo mais no meio de campo. Rodriguinho não é o homem para fazer a diferença. Talvez, nesse momento, ele nem exista dentro da Arena. Sou crítico com treinadores que perdem jogos e que fazem substituições depois dos 35 minutos do 2º tempo. Em troca de quê? Alán Ruíz, ou outro, poderia ter entrado antes, não achas?

    Werley, de certa forma, não foi mal. Aliás a defesa foi bem. O problema todo é que do outro lado existiu um time mais técnico.

    O primeiro tempo esteve à feição para o Grêmio. Dudú não soube fazer o 1 a 0. Chances assim não se perdem. Quando colocou Fernandinho como terceiro atacante, Scolari deu espaço para o Inter. GRENAL, sabemos, se ganha no meio de campo. A profecia se cumpriu outra vez.

    ResponderExcluir
  4. Alvirubro!
    - Também achei que Luiz Felipe mexeu demais, mas os erros que determinaram os gols, foram exatamente da mesma forma que em Grenais recentes, bola aérea entre o goleiro e o zagueiro, contra ataque, em cima do lado esquerdo, leia-se Pará, caiu no pé de jogadores técnicos, aí o Winck praticou uma execução. Sem chances para qualquer goleiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo e o Fernandinho deve tá fora de forma porque não pode ser só isso aí né...

      Excluir
    2. Não, não é. O Grêmio não pode ser um cemitério de jogadores; ou será que todos esses que vieram são enganadores?

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 08:46

      kkkkkkk

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 09:21

      Furador de retrancas kkkkk

      Excluir
    5. Glaucio!
      Se a gente chegar queimando jogador que recém veio para o Grêmio, fica difícil.
      Lembro que o Dida nem tinha desembarcado e as críticas pegavam.
      O tempo passou e a realidade está aí. Não temos goleiro.

      Excluir
    6. Guilherme Cé11/08/2014, 15:02

      Discordo sobre não termos goleiro. Temos sim! O resultado de ontem não passou por ele, na minha opinião.

      Além disso vem fazendo um bom campeonato, regular, que é o que espero de um goleiro.

      Não vou entrar em discussão Grohe x Dida, mas só a título de exemplo, ontem o Dida teve mais sorte que juízo naquele lance que ele falhou... É raro vermos o Marcelo fazendo algo parecido.

      E outra, como faço com outros jogadores, não vejo opções viáveis melhores disponíveis no mercado.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 16:44

      Não é queimar, é apenas avaliar a contratação. Não por acaso, o que eu falei dele ANTES de estrear, infelizmente, está acontecendo em campo.

      E não sei porque tu ainda cita o Dida, é passado. E se tu vier falar em penaltys, de novo, me responda de que maneira caímos no gauchão do ano passado.

      E pra veres como a coisa é simples, por acaso, semana passada, passou na TV a decisão por penaltys da final da libertadores do ano passado, e, veja só, o último penalty, foi chutado na trave, e Victor caiu pro lado oposto. E aí?

      Custo benefício de novo.

      Futebol se ganha fazendo mais gols, é mais velho que andar pra frente.
      E, por acaso, ontem, tivemos chance de sair na frente.

      Excluir
    8. Glaucio!
      O Dida é um goleiro experiente, que orienta a defesa, aquilo que ocorria pelo Grêmio do adversário quase não ter chances, passou a ocorrer com o Inter. É o entrosamento, o conhecimento, aquilo que Oto Glória chamava de "a rotina do lugar".
      Existe uma hierarquia de goleiros, uns são como o Ricardo Berna, Muriel, Renan, Marcelo Lomba, outros estão num patamar acima, que influenciam por seus conhecimentos e PRESENÇA, a defesa toda e o ataque adversário.
      Dida é passado no Grêmio, porque encheram o saco dele. Como o Wendell é passado pela falta de criatividade, grana ou conveniência da Direção; agora, não podemos assistir a repetição de erros, alguns jogadores chegando e já sendo queimados.

      Excluir
    9. Olha, Guilherme!
      O Marcelo anda deixando a defesa toda insegura; além de tomar determinadas atitudes estranhas; veja o gol do San Lorenzo lá, quando saiu da bola e olhe o segundo gol de ontem, foi mérito do atacante, mas a câmera detrás do gol mostra Grohe caindo todo errado antes do chute.
      É só observar seus movimentos nas saídas de gol.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:18

      Quem queima não é a torcida.

      Cara, tu foi até o fim "abraçado" no Rodriguinho. Vai ir com Dudu e Fernandinho também?

      Excluir
    11. Quem queima é a torcida sim! Olha o que o Victor passou.
      Rodriguinho, Giuliano e Fernandinho estão a pouco tempo, o Alex do Inter, esse que destruiu o Grêmio ontem, passou 1 ano entrando e saindo do time e no Depto Médico.

      Excluir
    12. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:30

      Sim, mas veja quem é Alex e que são os outros chê!

      O Victor foi embora por grana, parte da torcida cornetava pelos seguidos frangos em Grenal, e pela má fase pós não convocação em 2010.

      Some a isso um goleiro jovem e mais barato, da base, que cumpriu bem o papel quando solicitado, e já se acha lógica na coisa.

      Excluir
    13. Quando isso aconteceu, ele não era "o Alex", teve sorte que tiveram paciência com ele.

      Excluir
    14. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 19:01

      Achei que te referias à volta dele.

      Pois o "velho Alex", jogou muita bola em 2008. E já era Campeão do Mundo.

      Quem são Fernandinho (29anos) e Rodriguinho (26)

      chega home véio

      Excluir
  5. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 09:00

    É, falta de qualidade é brabo. Mas falta de direção é ainda pior.

    Não tinha ninguém pra avisar o Felipão que Werley não dá? Vai ver ele não quis estragar o cabelo...

    E sobre a qualidade, ainda, realmente, me enganei com o Maxi, como é que ele dá aquele chute, dentro da área, lá na bandeirinha?

    Ops, não era o Maxi, era o Ruiz né? Mais moreno...ah não, era o Éverton, mais baixinho...

    Che, grenal sempre foi e sempre será jogo de poucas chances, tem que ser certeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano11/08/2014, 12:36

      Maxi...Esse Felipão é mesmo um canalha, uma semana treinando e não viu a exuberância de futebol do menino, vai entender, pobre injustiçado...

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 13:57

      Assim como descobriu a pólvora ao botar o Pará na esquerda e ressuscitar Werley e Rodriguinho.

      Excluir
    3. Guilherme Cé11/08/2014, 15:04

      Como disse, o erro do Dudu é inadmissível, não dá pra aceitar.

      Mas visivelmente ele escorreu, algo aliás que aconteceu muito no primeiro tempo (acho que entraram com "as ferramentas" erradas).

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 16:37

      Não passa pela tua cabeça que ele possa ter levado em consideração o aproveitamento do uruguaio com Enderson? ou que tenha sido "orientado" pelo Rui?)

      E como avaliaria, se em 2 coletivos na semana, ele treinou apenas em um, e no time C ?

      Mas por mim, esqueçamos ele, discutir não vai levar a nada. Avaliemos então os que vem jogando, e seu custo benefício.

      Mas, se tu quer delongar isso aqui, pegue os últimos 5 jogos antes de copa, e vamos ver as atualizações do Ruiz, que tu defende, no lugar não sei de quem (Rodriguinho, Dudu, Luan?)

      Esse é outro caso, não sei quem inventou que esse piá é meia, não tem força pra jogar ali, é atacante, e tem que jogar solto (e por isso até entendo a escalação do Dudu, por característica, era jogo pra especular, ir no contra-ataque).

      Ruiz e Riveros fora só se explicam por falta de condições físicas.

      Outro que já deveria estar rendendo mais é Giuliano. Aí posso ter me enganado, achei que tínhamos contratado o do inter, mas se ele mudou tanto na ucrânia, no 4-5-1, tem que se o jogador mais próximo do Barcos, e aí, pra mim, disputa posição com o Luan.

      Creio (e torço) que o gringo vá saber fazer as melhores análises.

      De repente, e aí é tese minha, ele largou Pará e Werley aos leões, pra poder tirá-los definitivamente do time. (pra mim sem necessidade).

      Até porque, em se falando de Grenal, até com os melhores, nada garante êxito.

      E que fique claro, me refiro às avaliações dos jogadores, seria burrice e injustiça minha criticar Felipão.

      Excluir
  6. Vou resumir a minha opinião, ao menos em alguns pontos (vi o jogo em um bar, sem a devida atenção e também não acompanhei entrevistas e repercussões pós-jogo):

    - Pra mim o Felipão "inventou" demais. Foram muitas mudanças, o que mesmo com treinos durante uma semana, prejudica o time como um todo. Mas, no geral, acho que dos volantes pra trás (fora o erro do primeiro gol) todos foram razoáveis, dentro das suas limitações ( só acho que lateral esquerdo tem que ser o Breno ou alguém canhoto, Pará ali não dá). O meio pra frente que pra mim não apareceu, pouco fez.
    - Dudu não pode errar um gol daqueles. Ao menos não mandando bola pra lua..
    - Wallace tem futuro. Gostei dele.
    - Ramiro foi razoável na lateral, se levarmos em conta que foi seu primeiro jogo por ali, ao menos aqui no Grêmio. Precisa de (re)adaptar... Mas defensivamente não vejo ganho dele em relação ao Pará.
    - Novamente perdemos todas as chances na bola parada. Escanteios e faltas mal batidas. Se o F. Bastos é isto aí, precisa de outra alternativa (ou muito treino).
    - Não vou entrar na discussão da zaga, já dei minha opinião lá em cima.
    - Alan Ruiz entrar as 42 mim é piada. Vejam bem, não foi uma substituição pra ganhar tempo (essas eu defenderia até aos 49 min), foi pra mudar o jogo, quando já tava 2 x 0.. .Desnecessário.
    - Felipão vai ter trabalho, acho que vai "dar um passo atrás" e não mudar tanto no time. Vamos aguardar, mas como disseram, próximo jogo tem que ganhar.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme!
    Concordo plenamente, se não for por lesão ou ganhar tempo, uma substituição aos 42 minutos é bobagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé11/08/2014, 15:06

      http://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/08/11/o-pessimo-comportamento-de-alan-ruiz-ao-ser-chamado-para-entrar-no-gre-nal/

      Bruxo, mas por mais errado que esteja o Felipão, NADA justifica este tipo de comportamento do Ruiz, se de fato ocorreu. E isto no primeiro jogo do novo treinador. Pô, cara é muito bem pago para estar ali a disposição e cumprir, mesmo que discorde, de determinada orientação.

      É por estas e outras que muitas vezes não entendemos porque A ou B, que é bom jogador, tem poucas chances... Imagina o que não acontece em dia de treino (repito, não sei se é o caso do Ruiz).

      Excluir
    2. Além disso, o Ruiz está emprestado; está num período de avaliação.
      O que falta é jogador bom identificado como o clube, até os juniores já não estão "nem aí" para os clubes.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro11/08/2014, 18:20

      É a "herança" do Enderson.

      Excluir