Jogo igual, diferença foi o pênalti
Grêmio e São Paulo não são iguais; o Tricolor paulista tem mais qualidade, principalmente ofensiva, o gaúcho é melhor defensivamente, mas independente disso, dizer ou escrever que a diferença foi a qualidade dos paulistanos, além de ser uma inverdade, é uma comodidade. Não vi o jogo dessa forma.
Poderia ser dito que faltou qualidade no lance primordial da partida, os chutes de Luan, mas o que dizer de Kaká de frente para o arco e bater para fora; sei, ahã, ali não faltou qualidade, é o Kaká.
O jogo foi igual, se processou de forma diferente, mas o resultado em campo teve apenas uma grande diferença: o gol de pênalti. Por que minimizar as defesas de Ceni, aí neste caso, o atacante que perdeu, mas quando é contra o Grêmio, não é mérito do arqueiro gremista? Ceni foi o responsável por defesas ótimas e como todo bom goleiro tem que ter sorte, os defensores tiraram duas bolas em cima da linha fatal.
Tiro algumas conclusões desta tarde:
a) a Arena segue sendo muito azarada com grande público
b) a arbitragem está abaixo da crítica, este de hoje, picotou o jogo como quis, zombou do público e marcou um pênalti que se fosse contra um time do "Eixo", não daria
c) Tem determinados jogadores que são "matéria-prima" para a psicanálise; exemplos? Alan Ruiz é um entrando durante a partida, é outro, iniciando. Caso de Valdívia do Inter e Máxi Rodriguez, atualmente no Vasco
d) O time de Luiz Felipe se quiser almejar algo maior no Brasileirão, terá que modificar o meio de campo. Três volantes em casa é demais
Individualmente, Fellipe Bastos foi o melhor do Grêmio, Geromel alternou bons momentos e erros grosseiros na saída de bola, Ramiro não pode ser titular, pois não basta apenas entrega, dedicação. Dudu começou dando um "baile" na defesa e terminou sumidaço. Segue inconsequente. Barcos, muito mal. Os demais, nenhum movimento que mereça destaque, se não erraram, pouco acrescentaram.
G-4, mais uma vez, adiado.
Bruxo, me explica uma coisa: prá quê Riveros aos 32 do 2º tempo, se tu estás perdendo o jogo de 1x0?
ResponderExcluirBom, Alvirubro!
ResponderExcluirNão lembro da ordem das substituições, mas se o Riveros entrou para o Tricolor continuar com 2 volantes, tudo bem. Contra o São Paulo não dá para jogar apenas com um. Foi o caso do Abel no Mineirão, ele começou a trocar meio de campo por atacante, caso do Alan Patrick ingressando e ali, o Cruzeiro que corria riscos, se tranquilizou e terminou atacando.
O problema do Tricolor é a ineficiência ofensiva. Fica fácil, basta cuidar do Barcos.
No caso do Luan, é aquela coisa, se a chance é para o Grêmio, a Imprensa diz que o atacante perdeu, se for chance do adversário, mérito do Grohe. Acho que o Ceni foi o personagem da partida.
Resolveu atrás e fez o gol.
Bruxo, ele tirou o Walace e colocou o Giuliano, Tirou o Luan e colocou o Ruiz e depois tirou o Bastos e colocou o Riveros, é claro, para não ficar sem volantes. O problema não é esse. Puxa vida, Dudú estava mal. Era só substituir ele por outro atacante. Eu decididamente não entendo nossos técnicos. Nos dois lados. Ou seja, mexeu no meio e vezes e não trocou onde precisava.
ResponderExcluirA saída do Bastos era para preservá-lo, o juizinho estava babando para botar alguém do Grêmio para fora.
ResponderExcluirPênalti nunca é obrigação do goleiro, mas me passa a impressão de que dava pra ter pegado, Marcelo não tem muita sorte nesta valência. De qualquer forma é mais do que óbvio que não tem qualquer culpa o arqueiro. Dois jogos: Melhor defesa do campeonato contra o melhor ataque, vitoria do Cruzeiro no detalhe. Melhor defesa do campeonato contra o segundo melhor ataque, Grêmio derrotado no detalhe...tá na hora do detalhe começar a decidir pra nós e p isso é preciso aprender com os erros.
ResponderExcluirNão vi o jogo, apenas os melhores momentos.
ExcluirO Grohe fez o certo e o que qualquer goleiro deve fazer, na minha opinião: esperar o máximo.
E acho que ele não é um exímio pegador de pênaltis, mas esta longe de ser fraco nesse quesito. Está na média...
Fraco nesse quesito era o Danrlei, que pegou 3 ou 4 na carreira toda..
Já está com quanto o Grohe Guilherme?
ExcluirTempos atrás tinha um vídeo no Youtube, tinha 5.
ExcluirTalvez o Alvirubro tenha este número. Mas de memória acho que são quase 10.
ExcluirDesde que assumiu o gol do Grêmio, já houve 16 gols de pênalti contra o Tricolor. Rogério Ceni já fez 3 no goleiro gremista.
ExcluirTenho registradas defesas de penalidades nessas partidas. Se lembrarem de outras, por favor, gostaria de atualizar as informações.
Excluir24.03.2011..Grêmio.6x0.EC Internacional
20.07.2011..Grêmio.0x0.Figueirense FC
30.01.2013..Grêmio.1x0.LDU
02.08.2014..Grêmio.1x2.EC Vitória
Alvirubro!
ExcluirEssa contra o Vitória, o amigo foi muito generoso.
Bruxo, mas ele defendeu a penalidade. O problema foi o rebote da bola, que caiu no pé do Caio. O registro tem que ser feito. Foi mérito do goleiro. Só que não teve a sorte de espalmar a bola para o lado.
ExcluirComeço a desconfiar que o problema do Bruxo com o Marcelo seja extra campo.
ExcluirEnquanto isso....o Didão segue ajudando o Cruzeiro....muito estranho, falhou nos dois jogos do inter contra eles.
O Victor esses dias saiu catando borboleta
Jéferson deu uma de mão de alface, e segue o baile....
Alvirrubro, assim de cabeça, salvo engano, lembro de uma contra o Vasco e outra contra o Criciúma.
Tinha a impressão que eram mais.. Vou pesquisar ver se tem outras.
Excluir-x-x-x
Se tiver os números do Victor no Grêmio é interessante também, porque vi agora que só no Brasileiro de 2010 defendeu 4 penaltis... Bela marca!
Glaucio,
Excluira 1ª partida do Grohe contra o Criciúma foi este ano. Portanto, jogo anterior a este, não houve. Então, se ele defendeu algum outro pênalti, não foi contra o Criciúma. Contra o Vasco, Marcelo Grohe atuou 4 vezes e não houve pênaltis nas partidas em questão.
O Victor é pegador, isso nem tem o que discutir.
ExcluirOs números que tenho do goleiro VÍCTOR são esses:
ExcluirPELO GRÊMIO
JOGOS: 269
VITÓRIAS: 152
EMPATES: 52
DERROTAS: 65
O GRÊMIO MARCOU: 495 gols
O GRÊMIO LEVOU: 287 gols
TITULAR NOS 90 MINUTOS EM 258 PARTIDAS. LEVOU 281 GOLS
SUBSTITUÍDO EM 11 PARTIDAS - LEVOU 2 GOLS.
Em uma dessas 11 partidas, Víctor foi substituído devido à expulsão no 1º minuto de jogo. Marcelo Grohe entrou no time.
Pênaltis defendidos:
28.04.2009 - Grêmio 3x0 Boyacá Chicó FC - Defendeu cobrança de pênalti batido por Miguél Caneo
25.03.2010 - Grêmio 2x1 EC Novo Hamburgo - Defendeu cobrança de pênalti batido por Paulinho
18.07.2010 - Grêmio 0x2 FGD Prudente - Defendeu cobrança de pênalti batido por Paulo César
25.08.2010 - Grêmio 1x2 Santos FC - Defendeu cobrança de pênalti batido por Neymar
22.08.2010 - Grêmio 1x2 Ceará SC - Defendeu cobrança de pênalti batido por Fabrício
11.09.2010 - Grêmio 1x0 SC Corínthians P - Defendeu cobrança de pênalti batido por Iarley
14.11.2010 - Grêmio 0x0 Santos FC - Defendeu cobrança de pênalti batido por Zé Eduardo
06.06.2010 - Grêmio 1x3 São Paulo FC - Víctor não defendeu a cobrança, mas o Grêmio não sofreu o gol. Rogério Ceni chutou e a bola bateu no travessão.
Outras defesas de penalidades máximas, em jogos decisos:
09.03.2011 - Grêmio 2x2 SER Caxias - No Gauchão de 2011, após um empate contra o Caxias, no tempo normal, Víctor defendeu duas cobranças de pênaltis, classificando o Grêmio para a final do Campeonato.
17.04.2011 - Grêmio 1x1 Ypiranga FC - Defendeu cobrança de pênalti batido por Branco, na decisão para a Semifinal do Gauchão de 2011. O Grêmio venceu por 4x2.
15.05.2011 - Grêmio 2x3 SC Internacional - Na final contra o Inter, no tempo normal foi 3x2 pró Colorado, igualando o marcador do jogo anterior. Na decisão em pênaltis o Inter venceu, porém Víctor defendeu duas cobranças (Leandro Damião e Kléber).
Se houver outras defesas, as colaborações serão bem vindas.
Bons números nos penaltis. Mas há um detalhe, segundo semestre de 2011 e 2012 não teve defesas (precisa ver quantos penaltis contra houveram). 2008 também...
ExcluirDefender penalti é além de talento, muito trabalho. E com certeza há preparadores de goleiro que focam (e conseguem ser mais eficazes) neste quesito.
-x-x-x-
Até por curiosidade, sei que o Mazaropi também tinha essa fama, confere?
PJ
ResponderExcluirO mais chato de ontem foi quebrar um dado positivo, que era não perder a totalidade dos pontos para um único adversário. O São Paulo fez 6 em 6 pontos.
Já havia dito Bruxo, começar a pensar hoje no amanhã... Primeiro criar alternativas dentro do grupo, o Cam encontrou um baita zagueiro e um ótimo centro avante, meninos.
ExcluirTrês volantes já é algo tão antigo que chega hora somos vencidos pelo cansaço...
Pras laterais, provavelmente alguma aposta.
O que não dá pra ignorar é que o time precisa de gols e ontem pouco se criou e nada se converteu.
Não dá pra depositar o ano que vem em aposta, precisa contratar sob pena do ano vindouro ser de fila novamente.
PJ!
ExcluirEstá na hora de testar o Éverton, o Fernandinho, uma composição do Lucas Coelho com Barcos; ontem ficou claro que, se controlarem o nosso 9, sobram poucas chances.
Veja o Cruzeiro; não termina nenhuma partida sem 12, 15 finalizações.
Engraçado que na campanha da libertadores e nos últimos 8 jogos os 3 volantes não foram problema.
ExcluirA questão está dali pra frente. Dudu ou Luan tem que sair. Hoje, eu tiraria o Luan, com Ruiz entrando alguns 2 ou 3 jogos. É a história do Tiririca....
Soma-se a isso a falta de laterais que apoiem com frequência (que não dá pra exigir do Zé, e ao Pará falta qualidade). Fica tudo muito dependente de jogadas individuais.
Mesmo assim, acho que o Felipão tá no caminho certo, ajeitou a cozinha, mas tá passando da hora de buscar novas alternativas pro ataque. De repente a saída do Ramiro pra entrar o Riveros, que tem mais presença ofensiva, sem perder combatividade no meio.
Glaucio!
ExcluirTinha problema sim nas 8 partidas, tanto que temos apenas 21 gols no campeonato.
Também acho que tinha problemas, mas pra mim não é a quantidade de volantes. Pode ser qualidade deles, ou dos dois pontas. Ou carências ofensivas dos laterais.
ExcluirMas também pode ser que saindo um volante e entrando um meia, mantendo Luan e Dudu, e aí segurando mais o Bastos, a defesa continue bem. É questão de o Felipão ver o que acha melhor. Mas tem que mudar algo.
Não vejo no que uma qualificação dos laterais pode mudar o quadro quando nossa presença de área é nula. Talvez ajude um pouco, mas precisamos de muito mais do que laterais que cruzem.
ExcluirMas é isso mesmo, laterais que estejam sempre chegando na frente, dando opção de passe, chegando na linha de fundo. Foi isso que eu quis dizer com frequência. O Pará até tem certa frequência, mas...
ExcluirLeonardo
ResponderExcluirBruxo: Novamente, o que fez a diferença foi a arbitragem! Também pudera: em um jogo onde a derrota do Grêmio favoreceria simultaneamente ao São Paulo e ao Corinthians é difícil sobreviver! Penalti forjado e impedimento mal assinalado. O abençoado volante Hudson do SP (que já estava amarelado) fez uma falta violenta, um toque de mão e um empurrão no pescoço do Dudo dentro da área. Só isso! O Grêmio dominou as ações no primeiro tempo e foi garfado no segundo. A partir daí o cenário virou e o arbitro começou a apitar com o intuito de irritar a tudo e a todos.
********
Se lembra do comentário da intensidade do Luan no jogo contra o Santos que ele ao invés de dar uma porrada deu um toquinho. Ontem a mesma coisa. Tem que entrar chutando com vontade!!!
*************
Volto nesse tema: a direção não pode assistir quase 47.000 serem garfadas em casa! Isso lembra quando o Grêmio (já campeão brasileiro, mas ainda antes da série de grandes triunfos das décadas de 80/90) teve seu bicampeonato sonegado pelo todo poderoso Flamengo de Zico no Olimpico tirando um gol com uma mão (do Andrade) e atrás da linha do gol! O presidente que for eleito tem que agir mais! Acho que o extra-campo do Grêmio está ainda meio "nas cordas" depois do nocaute do STJD no caso Aranha.
***********
Elenco poderoso: é o único antídoto contra os enviados de preto (ou amarelo) da CBF. Se o Luan tivesse feito o gol o arbítro não entraria em cena! Sem elenco acima da média os titulos vão virar miragem!
Leonardo!
ResponderExcluirSem ser choro de perdedor, mas está muito difícil ver uma arbitragem mediana, o Heber nos garfou dois pênaltis no Maracanã, agora esse de ontem é daqueles malandros que vão "administrando" o jogo, picota, finge que não vê uma chegada mais forte de uma já "amarelado", vai escolhendo atleta para dar o cartão.
Resumindo: É uma aula de como meter a mão sem dar muito na vista.
O impedimento do Barcos e a leniência com Hudson são cabais. Acreditei que depois da mão na bola Milton iria substituir imediatamente o volante, não o fez e não precisava. Parecia que tinha crtza da impunidade.
ExcluirPra quem não viu.. Interessante.
ResponderExcluirhttp://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/10/gre-nal-titulo-tecnicos-maxi-e-moreno-rui-costa-avalia-23-meses-de-gremio-4613883.html
Achei uma entrevista sensata; alguém que amadureceu.
ExcluirJunto com o Duda Kroeff poderá fazer uma boa dupla.
Vi só os primeiros 15 minutos.
ResponderExcluirDudu endemoniado, deu aquele merengue pro Luan....impressão de que o gol era questão de tempo.
Mesma história das derrotas no Grenal e pro Cruzeiro. Contra esse tipo de adversário, não dá pra dar (ou perder) chance.
Cedo ou tarde a derrota viria, uma pena que foi num jogo de 6 pontos, em casa.
Faz tempo que não vejo um volante dentro da área, como você mesmo alertou sobre o Riveros, sinto falta disso.
ExcluirVi o Ramiro chegou numa bola na linha de fundo e cruzando pra trás. Mas é pouco.
ExcluirRealmente, Glaucio
ResponderExcluirO problema é o tal de 6 pontos, pois perder em casa, o São Paulo marchou para o Coritiba, o Corinthians para o Figueirense e nós para o Coritiba.
corrigindo: o São Paulo marchou para a Chapecoense em casa.
ExcluirOk.
ResponderExcluirQuem é este Inter dos 6 a 0?
O INTER-SM.
Excluir