Páginas

Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Opinião



A Discrição Azul

Diz-se e concordo plenamente, que nos momentos de grandes dificuldades, a criatividade é posta à prova e aflora com mais evidência.

O Tricolor experimentou ser diferente em 2015 e se deu bem. Se não conquistou títulos, seu desempenho não foi inferior às temporadas passadas, com o fator positivo de gastar menos e mesmo assim, deixar uma boa base para este ano que recém começa.

O fato de optar por ficar no CT Luiz Carvalho é outro acerto; pois, se não tem dinheiro, nem patrocinador para pré-temporada fora da Capital, o racional é utilizar um dos mais modernos centros de treinamento do Brasil.

O mesmo ocorre com a formulação do elenco. Ouço há anos dos torcedores que se é para trazer alguém igual ao pessoal da base, então, que não contrate. A Direção está fazendo isso.

As manutenções essenciais foram feitas (Maicon e Pedro Geromel), as reposições necessárias, em tese, são superiores aos que vinham jogando (Walace Oliveira, Cadu e Fred).

Roger, de forma discreta, vai treinando, moldando o elenco, incluindo nele, gente das categorias inferiores do clube. Mais uma vez, as ações estão corretas. Pergunto: Quais são os grandes jogadores do grupo, que são ou podem vir a ser craques? Dois apenas: Luan e Lincoln. Justamente, atletas feitos no clube.

Assim, de forma silenciosa, muito trabalho, a Comissão Técnica prepara o grupo para 2016. É algo que aumenta a ansiedade do torcedor, mas, que tem na origem, o planejamento do trabalho.

16 comentários:

  1. Vejo algo muito parecido (de certa forma mais consolidado) com o que acontece no Galo. O time totalmente mantido, alguma alteração pontual e, no caso mineiro, acréscimo de qualidade. Creio que este seja o fator ainda carente no tricolor, o "diferenciado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A favor do Grêmio, a manutenção do comandante técnico; Diego Aguirre é um pouco diferente de Levir Culpi.

      Excluir
  2. Acho que se for para ser titular, incontestável, para armador ou atacante goleador, vale a pena contratar. Aposta por aposta fico com as que temos em casa:
    Lincoln - está cedo, ainda, talvez, mas tem personalidade, bola no corpo,
    força física e velocidade. Não é à toa que foi capitão da seleção e grande destaque, no ano passado. Vale a pena tentar.
    Everton - estou entre os que acham que é um avante muito promissor, mas alterna boas atuações com outras em que mostra pouca efetividade. Será este o ano dele?
    Pedro Rocha - teve um período muito bom em 2015, que coincidiu com o melhor período do Grêmio. Depois que o Roger resolveu dar oportunidades para o Fernandinho e o Bobô, parece que perdeu a confiança. Se voltar a jogar como estava no primeiro turno do Brasileiro 2015 será o meu titular.
    Bobô - mostrou pouco, mas terminou o ano com algumas boas atuações. Este ano, participando da pré temporada, poderá fazer muito mais (espero).

    No mais, no setor ofensivo e de criação, Luan e Giuliano serão titulares.

    No time que se desenha, não gosto do Marcelo Oliveira como marcador, na lateral esquerda. No apoio, às vezes faz coisas boas. A meia cancha vai ter que se desdobrar, na cobertura aos laterais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Nelson.
      Inclusive na questão da lateral esquerda; pode até dar certo, mas eu acho o Marcelo Oliveira muito mais "titular do banco" do que dono da lateral gremista.

      Excluir
  3. Esqueci de falar do Batista. Ao que parece é / será um matador. Receberá chances? Vai confirmar? Não sei, mas acho que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Batista é um grande promessa; inclusive, num estágio mais avançado do que Damião à época no Inter.
      Num time "azeitado", pode dar certo.

      Excluir
    2. O moleque sabe o que fazer com a bola.

      Excluir
  4. PJ
    É o caso do Malcom no Corinthians. Com boa parceria, emplacou. Luan e Giuliano + Lincoln; Bobô ou Batista podem se consagrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso insisto, só falta o meia...

      Excluir
    2. Vale lembrar que Lincon iniciou o brasileiro como titular contra a ponte?

      Excluir
  5. Glaucio
    Mas era com a 10, que ele jogou contra a Macaca? Não lembro em que posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se com a 10, mas ele era o meia. E iniciamos bem aquele jogo, o empate foi após a saída dele e entrada do pançudo fumante.

      Excluir
    2. Mas nem era essa a questão, o que quis levantar, é que já no primeiro semestre de 2015 Douglas não era uma convicção de Felipão.

      Excluir
    3. Verdade; Douglas, nem na primeira passagem foi convicção; mas vale o comentário que fiz na postagem seguinte a esta.

      Excluir
  6. ficha do jogo

    http://esportes.terra.com.br/futebol/ficha-tecnica-gremio-3-x-3-ponte-preta,ea1287afcc18c8ddf1f0fe8ee499fa6btvxnRCRD.html

    ResponderExcluir
  7. Glaucio
    Segue o link dos gols: Os segundo e terceiro da Macaca são de chorar:
    https://www.youtube.com/watch?v=0ZFkWWprIWg

    ResponderExcluir