Páginas

Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Galeria Imortal



Galeria Imortal (34)

Fonte: http://botoesparasempre.blogspot.com.br
Equipe do Grêmio do início dos anos 60, onde aparecem em pé: Figueiró, Ênio Rodrigues, Ortunho, Elton, Airton e Suli. Agachados: Marino, Gessy, Juarez, Milton, Vieira e o inesquecível massagista Ataíde Carvalho.

A curiosidade da foto, embora preto e branca, é a camisa amarela de Suli, goleiro, que mais tarde brilhou no São Paulo Futebol Clube.
Quem introduziu a cor amarela foi o arqueiro argentino Germinaro, que foi seguido por Suli, Henrique e Arlindo, entre outros. Infelizmente, em nível nacional, esta novidade é creditada ao goleiro Raul, quando jogava pelo Cruzeiro de Belo Horizonte.

8 comentários:

  1. Bruxo, sobre camiseta amarela de goleiro, tem uma história do Gainete.

    Em 1971, a Seleção da França fez um amistoso contra o Inter, em Porto Alegre, e o goleiro Georges Carnus, após a partida, deu a sua camiseta para o goleiro colorado. A camiseta do goleiro francês era amarela, com golas azuis.

    Nos amistosos do Inter, Gainete passou a utilizá-la contra a vontade dos dirigentes colorados. A insistência em utilizar a camiseta foi tanta que o diretor de futebol do Internacional, Gildo Russowski, vetou a camiseta.

    Gainete ficou contrariado e Gildo Russowski, que procurava desde janeiro de 1972 uma maneira de mandar Gainete embora, acabou encontrando o motivo mais mesquinho possível: exigiu que o goleiro usasse a camisa oficial do Internacional, a preta. Gainete, que estava jogando com a camisa amarela, recusou-se a trocar de uniforme e foi dispensado.

    A camiseta amarela foi um dos motivos da discórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande e verdadeira história; outros tempos em que os goleiros mandavam fazer as suas próprias camisetas ou como no caso do Gainete, usar sem o escudo do clube.

      Excluir
  2. Não tenho certeza, mas se a memória não me trai, depois que saiu do Inter, o Gainete foi para o Atlético-PR e continuou entrando em campo com a camiseta amarela que o Carnus lhe presenteou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue uma foto que comprova:
      http://ftt-futeboldetodosostempos.blogspot.com.br/2011/05/o-craque-disse-e-eu-anotei-buiao.html

      Excluir
    2. Exatamente essa camiseta foi motivo da saída do Gainete.

      Excluir
    3. Que baita time tinha o Atlético-PR, hein?

      Excluir
  3. Suli esteve em campo 35 vezes, em 1960. Esse time da fotografia começou 13 partidas das 35 jogadas pelo goleiro.

    ResponderExcluir
  4. O problema do Atlético naquela época era pegar atletas em final de carreira. Tinham nome, mas o corpo já não correspondia, exemplos: Djalma Santos e Bellini no final dos 60.

    ResponderExcluir