Galeria Imortal (34)
Fonte: http://botoesparasempre.blogspot.com.br |
Equipe do Grêmio do início dos anos 60, onde aparecem em pé: Figueiró, Ênio Rodrigues, Ortunho, Elton, Airton e Suli. Agachados: Marino, Gessy, Juarez, Milton, Vieira e o inesquecível massagista Ataíde Carvalho.
A curiosidade da foto, embora preto e branca, é a camisa amarela de Suli, goleiro, que mais tarde brilhou no São Paulo Futebol Clube.
Quem introduziu a cor amarela foi o arqueiro argentino Germinaro, que foi seguido por Suli, Henrique e Arlindo, entre outros. Infelizmente, em nível nacional, esta novidade é creditada ao goleiro Raul, quando jogava pelo Cruzeiro de Belo Horizonte.
Bruxo, sobre camiseta amarela de goleiro, tem uma história do Gainete.
ResponderExcluirEm 1971, a Seleção da França fez um amistoso contra o Inter, em Porto Alegre, e o goleiro Georges Carnus, após a partida, deu a sua camiseta para o goleiro colorado. A camiseta do goleiro francês era amarela, com golas azuis.
Nos amistosos do Inter, Gainete passou a utilizá-la contra a vontade dos dirigentes colorados. A insistência em utilizar a camiseta foi tanta que o diretor de futebol do Internacional, Gildo Russowski, vetou a camiseta.
Gainete ficou contrariado e Gildo Russowski, que procurava desde janeiro de 1972 uma maneira de mandar Gainete embora, acabou encontrando o motivo mais mesquinho possível: exigiu que o goleiro usasse a camisa oficial do Internacional, a preta. Gainete, que estava jogando com a camisa amarela, recusou-se a trocar de uniforme e foi dispensado.
A camiseta amarela foi um dos motivos da discórdia.
Grande e verdadeira história; outros tempos em que os goleiros mandavam fazer as suas próprias camisetas ou como no caso do Gainete, usar sem o escudo do clube.
ExcluirNão tenho certeza, mas se a memória não me trai, depois que saiu do Inter, o Gainete foi para o Atlético-PR e continuou entrando em campo com a camiseta amarela que o Carnus lhe presenteou.
ResponderExcluirSegue uma foto que comprova:
Excluirhttp://ftt-futeboldetodosostempos.blogspot.com.br/2011/05/o-craque-disse-e-eu-anotei-buiao.html
Exatamente essa camiseta foi motivo da saída do Gainete.
ExcluirQue baita time tinha o Atlético-PR, hein?
ExcluirSuli esteve em campo 35 vezes, em 1960. Esse time da fotografia começou 13 partidas das 35 jogadas pelo goleiro.
ResponderExcluirO problema do Atlético naquela época era pegar atletas em final de carreira. Tinham nome, mas o corpo já não correspondia, exemplos: Djalma Santos e Bellini no final dos 60.
ResponderExcluir