Páginas

Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Opinião



A Faceirice do Camisa 5

Hoje recebi vários telefonemas, ainda sobre o susto que levei nos últimos meses. Um deles foi de um amigo e ex-colega de colégio, que mora em Florianópolis, tão gremista quanto eu. 

Depois de colocarmos as notícias em dia, chegamos ao momento ruim do Tricolor e ele tocou num ponto, que não vi ser comentado: A faceirice de Walace, nosso camisa 5 e, em tese, o responsável por guardar  a chave da defesa gremista.

Walace está deixando de cumprir a sua prioridade para se arriscar em incursões ofensivas, que deveriam ser eventuais, cirúrgicas, pois elas (as incursões ofensivas) precisam ser um fator de surpresa para os adversários.

Roger deve alertar o volante baiano, recém campeão olímpico, que a sua função primordial é dar o primeiro combate no meio de campo.

Passa pela distração dele, parte dos problemas defensivos do Grêmio. Tarefa para o "professor".


8 comentários:

  1. Bruxo, Walace é bom jogador, mas sofre dos "problemas da juventude do atleta", depois das luzes pela conquista de algum título. Alguém ousou compará-lo a POGBA. Ora, Walace está longe, muito longe de ser um POGBA. Mas entendo o que vai na cabeça dele, que deve olhar vídeos do craque francês e tentar repetir em campo o que faz o europeu.

    Walace anda "rebolando" demais em campo. Comentei entre amigos gremistas que ele se tornou um "peladeiro", pois deixa de cumprir sua função de volante, quando faz passe e corre sem critérios para alguma faixa do campo para receber a bola de volta. Não! Não é essa a função de Walace.

    Ele tem que ser o volante que marca e distribui o jogo. Eventualmente poderá fazer alguma incursão em direção à meta adversária. Se tu recuperares os gols que o Grêmio tem sofrido, vais encontrar os erros exatamente na bola que Walace tentou driblar um adversário ou no contra-ataque que passou onde deveria estar o volante.

    Se tiveres tempo de dar atenção aos tipos de passe que está fazendo Walace, vais ver o enfeite desnecessário. O craque faz tudo isso sem enfeite. As jogadas genias de grandes jogadores aparecem com a simplicidade. Não precisa ficar fazendo pose e nem dar toquinho de trivela. Futebol simples dá resultado. Alguém lembra de EMERSON fazendo jogadinha de efeito? Pois é! Um dos maiores volantes que vestiu a camiseta tricolor.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que seja isso, Alvirubro; futebol para se firmar, ele tem. O Ouro Olímpico deve ter mexido com ele, assim como, as sondagens europeias.
    Um clube como o Grêmio tem profissionais em todas as áreas, que deverão ajudar o atleta.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo

    Bruxo: Concordo, realmente o Wallace e o Luan estão realmente abaixo após o ouro Olímpico. Mas o grande problema, que nós não podemos perder o foco, é o senhor Marcelo Oliveira, que não apoia, não defende e ainda tem a braçadeira de capitão. O Roger montou um 3-5-2 contra o Coritiba para guarnecer o MO e parar de levar gol por ali. Esse esquema seria (em tese) para liberá-lo para atacar na função de um ala. Resultado: nenhuma jogada pelo setor! O Wallace Reis é outro jogador de um nível técnico baixo e já está começando a comprometer o setor. O Douglas é outro caso perdido...

    ResponderExcluir
  4. Leonardo
    Perfeito, o Luan ainda está tentando mais, entretanto, o Walace voltou um "quebrador de bola" semelhante ao Edinho.
    Marcelo Oliveira é o exemplo mais bem acabado de confusão entre convicção e teimosia; algo que Roger está cometendo há tempos.

    ResponderExcluir
  5. Retranqueiros!

    Futebol moderno é isso, acabaram as funções principais.....

    ResponderExcluir
  6. Glaucio!
    É ironia? Viajei no teu comentário(he,he,he).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é ironia!

      É que tem quem não entenda que cada posição tem suas funções primárias e secundárias, e corneteia quem entende, chamando de retranqueiro, Rothiano etc...

      Excluir
  7. Exatamente, ele pode e deve ir ao ataque, mas tem funções primárias; o mesmo vinha ocorrendo como o Coirmão: Paulão tinha virado armador.

    ResponderExcluir