Páginas

Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Opinião



Menos Douglas, Mais Miller

Douglas fez a cirurgia, deve ter dado alta hoje; tudo certo. O Tricolor se apresentou diante do Passo Fundo sem o seu camisa 10; aos poucos, toda a Nação Grêmio vai se acostumando com a nova realidade. Hora de acreditar e contar com Miller Bolaños, o substituto do momento. Pensar menos em Douglas, mais em Miller.

Renato já deu provas convincentes em temporadas anteriores no Imortal, que é um estrategista e consegue ajustar o time com a mão-de-obra disponível. Aliás, tratei disto em postagem anterior. Verdade que agora é diferente; a exigência é maior.

Miller Bolaños tem características próprias; Mais velocidade, mais arranque e apetite para gols, por isso, Renato terá que repensar a formação do meio de campo, não trocando nomes, mas, redefinindo a estrutura tática, a movimentação de Jaílson, Maicon e Ramiro, que permita extrair do equatoriano o que ele tem de melhor.

Individualmente, o Tricolor está bem servido com o camisa 23, a torcida poderá esquecer, momentaneamente, a ausência de Douglas.


16 comentários:

  1. Exato Bruxo! Redefinir a estrutura tática, passa por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Potencialmente, eu acho o Bolaños mais completo do que o Douglas, então, que se otimize a sua movimentação, ajustando os três do meio.

      Excluir
  2. Eu já acho que a movimentação de Miller só tem a agregar à atual estrutura, sem necessidade de mudar a dos demais.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio
    Como seria a movimentação do Bolaños, vindo do meio para frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do meio pra frente, numa faixa do campo entre os volantes e os pontas. Na prática, a mesma faixa de campo que o Douglas ocupava, porém, com a capacidade física dele, em tese tem condições de se movimentar mais lateralmente, o que dá espaço pra subida do volante do lado oposto. Exemplo:

      - Bolanos aproxima de Pedro Rocha pra tabelar pela esquerda, Maicon avança pela meia direita.

      Com isso, que Douglas não tinha pulmão pra fazer, dá pra tirar um pouco a responsabilidade do Luan de recuar pra armar jogo.

      Duas coisas que não gostei: quando ele ficou adiantado demais, jogando de costas pro gol adversário, e quando abriu bem pela esquerda, pra iniciar as jogadas do lado pro meio. Por coincidência, as duas melhores jogadas criadas por ele foram quando avançou pelo meio, verticalmente.

      É uma pena não ter como desenhar aqui, mas eu penso que o mapa de jogo ideal pra ele seja um triângulo, com a base no meio, e ponta na área.

      Excluir
    2. Do mesmo jeito e futebol que o credenciaram para seleção equatoriana,que foi sensação nas eliminatórias,antes daquele jogador de um tine marginal arrebenta-lo por ordem da diretoria destes abostados.

      Excluir
    3. Maicon não tem impeto de entrar na área, é jogador de cadência, não dá pra esperar que ele infiltre.
      O difícil de manter, em troca simples, o Miller nessa área é que, aparentemente, ele não tem a mesma característica de distribuição de bola que o Doga.
      Está mais pra meia atacante do que meia armador.

      Excluir
    4. Não falei entrar na área, e sim ocupar a intermediária, pela meia, pra manter a compactação do time.

      Característica técnica ou de movimentação?

      Excluir
    5. Mas, Glaucio, a grande diferença que vejo a favor do Bolaños é justamente o ingresso na área,pela facilidade no drible e precisão nos chutes.

      Excluir
    6. Eu me referia ao Maicon.

      Excluir
  4. Eu costumo dizer que em times que os atacantes se posicionam bem e são velozes, qualquer volante vira pifador. Afirmo também que o Bolaños 100% fisicamente é melhor que os Douglas de 2010, 2011, 2015 e 2016.

    ResponderExcluir
  5. Victor
    O Bolaños é mais jogador do que Douglas, mas cabe ao treinador achar a posição/movimentação do atleta, que lhe permita render mais; aí entra a mecânica do time, especialmente, o meio.

    ResponderExcluir
  6. Falando em Bolanos, seria bacana se os estatísticos do blog tivessem o levantamento Gol/minuto jogado dele, só por curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho curiosidade, Glaucio.
      Acho que a média dele deve ser alta.Não tenho os números, deixo para os colegas da estatística.

      Excluir
  7. Eu não tenho os números exatos, mas sei a ordem dos nossos atacantes em 2016, do que leva menos tempo para o que leva mais tempo.
    Bolaños
    Pedro Rocha
    Everton
    Luan
    Lembrando que se o Pedro Rocha tivesse jogado tantos minutos quanto o Luan em 2016, teria feito 24 gols. Logicamente o número do Bolaños seria superior.

    ResponderExcluir
  8. Gracias, Victor
    O Luan é que está devendo depois das Olimpíadas.

    ResponderExcluir