Páginas

Páginas

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Opinião



O Drama: Preservar ou Não?

É semifinal de Gauchão, Geromel e Miller não estão 100 por cento, semana que vem tem choque de líderes no Paraguai, aí, como fica?

Aqui está quem concordou com a ideia de manutenção do time titular diante do Juventude em 2016, vide Tricolor acerta em manter os titulares naquela decisão dia 21/04, logo depois dessa postagem, à noite, o Grêmio me contradisse, meteu time misto e perdeu o Gauchão mais ganho dos últimos anos.

Pela lógica, hoje eu deveria manter a opinião de um ano atrás, isto é, se dá para Geromel e Miller entrarem contra o Nóia, pois que joguem. Porém, eu não tenho a mesma convicção neste momento.

Explico: São situações parecidas, mas não idênticas; primeiro, porque o Imortal tem reposições boas, diria, confiáveis para o lugar de Geromel: Rafael Thyere se mantém num bom padrão para um reserva e Bruno Rodrigo é "bancário" com status de titular. Em tese, não residirão ali, os problemas gremistas.

Segundo: O confronto é na Arena; a postura dos times interioranos é diferente quando jogam fora em disputas com a Dupla  (Arena e Beira-Rio).

Terceiro: As peças que decisivamente erraram em Caxias em 2016 não eram reservas; diria; titularíssimas. O erro do time misto se localizou na incapacidade de fazer um bom enfrentamento com o clube do Alfredo Jaconi.

O grande risco está na ausência de Miller Bolaños, que é o melhor desempenho de 2017. Talvez, uma das alternativas seja a inclusão de Leonardo Moura com o centro pensante do time, trazendo-o mais para o meio e incluir Michel ou Arthur com o deslocamento de Ramiro para o lado; quem sabe a entrada de Lucas Barrios e o simples recuo de Luan.

É uma decisão arriscada deixar Geromel e Miller de fora Domingo? É, entretanto, se ficar sem eles contra o (potencialmente) melhor adversário do grupo da LA em seus domínios será uma perda gigantesca. Ser líder nesta fase poderá render vantagens, ainda que os critérios tenham mudado.

Não ficando em cima do muro: Escrevo; sem não estiver (essa dupla) na sua plenitude das condições físicas, melhor ficar de fora neste final de semana.


8 comentários:

  1. Bruxo, a priori concordaria contigo, mas vejamos:
    -Thyere tem se mostrado “utilizável”, mas ainda não “confiável”;
    -Bruno Rodrigo demonstrou muito pouco;
    -Gastón Fernandez ainda não disse a que veio;
    -Léo Moura para o meio é mais coadjuvante do que “pensador”;
    -Luan arma jogadas espetaculares, mas não é maestro;
    O que temos aqui é um impasse.
    Há um jogo importante fora (mas a classificação, mesmo matematicamente não encaminhada, na prática quase segura e com tempo de recuperação, se for o caso).
    De outro lado, é na Arena que o Grêmio fará sua margem para a classificação (contra o melhor time do gauchão).
    Neste quadro, coloco o melhor no domingo e caso seja necessário substituições no Paraguai, vamos com o que de melhor sobrou.
    Muita gente torce o nariz para o gauchão (e também já o fiz muitas vezes, só que a hegemonia colorada já incomoda e passou da hora de não lamentarmos mais o “quase ganho”).

    ResponderExcluir
  2. Arih
    Realmente, a Comissão Técnica está no meio de uma dúvida que é como escrevi: Um drama. Pode ter até um desfecho tranquilo, exemplificando: Geromel e Miller jogam contra o Nóia, resistem bem e nada sentem, mas é uma interrogação.
    Eles, Renato e cia são bem pagos para o enfrentamento destas questões.

    ResponderExcluir
  3. Acho que dá pra arriscar Fernandez, Lincon ou Barrios na do Miller, e Thyere na do Geromel.

    Mas nessa to em cima do muro, complicado. Vai que o primeiro tempo termina 0x0.....aí eles se fecham, pra decidir tudo na volta.

    ResponderExcluir
  4. Por isso que escrevi que era drama; se fizer gol no início, aí tudo fica mais fácil, mas como tu escreveste, se virar 0 a 0, bom aí complica.

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruxo Tricolor, deves lembrar da minha pouca habilidade em fazer gols(por isso fui zagueiro e goleiro). Até fazia alguns gols de cabeça em escanteios, mas meu pavor era quando recebia uma bola na cara do gol, pois seria uma vergonha não converter. Assim preferia lances mais difíceis pois se errasse não seria vergonhoso. Assim é o Pedro Rocha(com a diferença que joga muito bem antes do toque final). Sei que ele está no time porque faz a recomposição(temos o esforçado, mas fraco Marcelo Oliveira na lateral esquerda) muito melhor do que o Éverton. Outro ponto que gostaria de destacar é a falta de jogadas de linha de fundo e consequentes cruzamentos por parte de nosso time. Nessa semana assisti Inter x Corinthians, Atletico Nacional x Botafogo e Atlético Mineiro x Sport Boys e percebi um grande número de jogadas de linha de fundo. Continuando com a bagunça que estou fazendo(estou misturando vários temas): parece que é proibido marcar pênalti contra o co-irmão, pois hoje foi flagrante no jogo com o Caxias. Além disso considero que as arbitragens também são fracas em coibir o D'Alessandro de comandar os jogos. Hoje ele simulou agressão, agrediu o médico do Caxias e ficou nisso. Se surgir um árbitro que dê um amarelo e na sequência(porque ele continua sempre provocando) der outro amarelo com a consequente expulsão, ele vai "baixar a crista". Isso é que nem criança: basta uns 2 ou 3 castigos seguidos para a situação ser resolvida! Grande abraço(e desculpa por bagunçar o blog!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande João Henrique, que prazer irmãozinho!
      Conhece muito o futebol, lembro do que escreveu sobre o Walace tempos atrás e tudo bateu.
      Não assisti o jogo do Coirmão, realmente, falta pulso, coragem para os árbitros gaúchos. Eles se cagam diante do D'Alessandro.
      Sobre jogadas de linha de fundo, se o Bruno Cortez fosse o "cara", o Marcelo Oliveira estaria no banco e nós teríamos jogadas de linha de fundo, porque essa era a melhor característica do Cortez.
      Edílson pode fazer isso pelo lado direito, mas acho que o ideal nesta tática seria com o Barrios com a "9".

      Excluir
  6. Ah...esqueci de comentar: Gastón Fernandez ainda não mostrou a que veio(e já teve chances!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! Está devendo, futebol ele tem, resta saber se a idade chegou ou tem problemas de adaptação; lembro que o Geromel se atrapalhou no início no Imortal.
      Aproveito para te enviar um grande abraço, esperando que o coração esteja em dia, o meu, sigo me tratando, álcool só depois de Agosto, mas não é tão ruim assim.

      Excluir