Páginas

Páginas

sábado, 13 de maio de 2017

Opinião



Do Discurso à Prática

Amanhã começa o longo campeonato brasileiro, Maio a Dezembro e há vários candidatos ao título; incluo o Grêmio entre eles, mas é inegável que na prática, falta muito para ele se habilitar ao seleto grupo de favoritos.

Uma hora é o presidente que diz que o clube não é inferior a ninguém nesta competição e até na Libertadores, noutra, Renato comunga do mesmo discurso presidencial, enriquecendo com frases de efeito: O elenco é forte, que vai crescer na hora certa, que já mostrou ano passado que pode botar a mão na taça, que ele sabe o que está fazendo.

Eu fico sestroso, especialmente quando o grupo tem uma parada, um período razoável (na teoria) para ajustar o time. Geralmente, volta igual ou pior do que o último jogo realizado.

Faltam alguns titulares, algumas posições escancaram as deficiências e de Dezembro para cá sumiram os acertos do time. O Grêmio regrediu; não dá para esconder o Sol com a peneira. 

Todos os setores do clube estão devendo: A impressão é que a Direção alienou-se, Renato está entediado, a preparação de goleiros está devendo, as lesões frequentes são uma novidade preocupante neste ano; enfim, o discurso do clube ainda não passou para as ações.

Para complicar, o adversário está ajustado e pode colocar muitas dificuldades já na arrancada do Brasileirão.

A tarefa gremista é gigantesca neste início de campeonato.

4 comentários:

  1. Bruxo, volto à velha máxima que já tantas vezes escrevi aqui neste teu espaço. Campeonato Brasileiro se ganha em casa e trocando pontos com favoritos, fora.
    Não dá para perder jogos "imperdíveis", em casa.

    Veja como as coisas começam de forma benéfica para o Tricolor da Arena. Três pretendentes ao título já escorregaram hoje. É claro que apenas dois poderiam ter disparado na ponta. No entanto, ficaram no empate. Flamengo, Atlético-MG e Corinthians são mais do que pretendentes. Vão chegar no bolo. A Chapecoense tem apenas um objetivo: manter-se na Série A. Tudo o que vier além, é lucro.

    Portanto, o Botafogo, por mais difícil que seja o jogo, é um adversário a ser batido. Não se adia vitória em início de campeonato. Principalmente no Brasileiro da Série A.

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro
    É o que eu espero; vencer o Botafogo. Realmente, existe uma fórmula para ganhar o campeonato; é essa que tu colocaste, ganhar em casa e trocar pontos na pior das hipóteses com os verdadeiros concorrentes ao título.
    A arrancada é importante.

    ResponderExcluir
  3. O que não gostei foi de Romildo dizer que tem que ganhar em casa e empatar fora. Esse discurso não pode entrar no vestiário. Se for jogar fora se contentando com empate, é grande a chance de perder, e não há garantia de que ganhe todas em casa.

    ResponderExcluir
  4. Também não gostei, porque esse discurso limita algumas situações como por exemplo, pegar um adversário do rodapé da tabela que todos estão ganhando e o Grêmio se contentar com o empate. Exemplificando: Ano passado com empate em Minas diante do América.

    ResponderExcluir