Filme revisto hoje
A Chapecoense bateu o Grêmio usando o mesmo roteiro que outros times utilizaram na Arena. 1 a 0 e a velha sensação de "poderia jogar a noite inteira" que não sofreria gols. Passa pela incompetência gremista o triunfo catarinense.
O futebol não é sempre lógico, mas é quase sempre. Um time que perde seus melhores jogadores (Geromel e Luan) sendo que um deles atua na faixa principal do gramado e não tem no elenco uma única reposição com característica deste atleta, nem me refiro a qualidade, apenas, repito, característica; tende a cair de padrão. A conclusão é simples: Luan faz muita falta. Se está na Seleção de forma justa, porque não faria falta ao Grêmio? Acrescente-se a isso a ausência definitiva de Pedro Rocha mais as ações da Direção e Comissão Técnica que projetam na cabeça dos jogadores a desimportância do Brasileiro e a casa cai. É previsível.
Os dados são avassaladores: de 20 de Agosto até 17 de Setembro foram 7 partidas e uma única vitória com o agravante dela ser aquela em que o time marcou gols (5 a 0 diante do Sport). Como então, irá vencer? Quantas dessas, Luan e Geromel atuaram juntos? Nenhuma. São fatos; é a realidade.
Quando um time entra com Bressan e Thyere é natural que a qualidade desça alguns degraus ou alguém imagina que possam substituir Geromel e Kannemann numa sequência? Um jogo, excepcionalmente, até acontece.
Não vou criticar o assunto deste parágrafo, porque desconheço as causas, mas me obrigo a fazer a constatação: Não podíamos perder ao mesmo tempo Gata Fernandez, Bolaños, Lincoln, sem ter a garantia da volta de Douglas. Resultado: O meio e o ataque são dois "compartimentos estanques". Não há sintonia. Se o Grêmio se "vacinou" com Cristian para a defecção de Maicon, por que não tomou idêntica atitude no caso da falta dos meias?
No final da partida, a gente ainda tem que ouvir algumas bobagens do tipo:" - Mano Menezes disse que se o Grêmio não fizer gol até os 30 minutos da fase inicial, ele terá problemas." Descobriram a África, como se dizia na minha adolescência, mesmo assim, eu pergunto: Quando ocorreu o gol de Lucas Barrios que deu a vitória no jogo de ida, o da Arena? Não foi aos 45 minutos? Que bobagem!
Voltando ao confronto desta tarde: Grohe fez grande defesa em falha de Bressan, sem culpa no gol, pois a bola desviou num defensor.
A zaga sofreu com um ataque medíocre como esse da Chapecoense, o meio teve Arthur novamente o melhor, mas sem o brilho de jornadas anteriores, o mesmo dá para dizer de Michel e Ramiro segue em má fase. Está muito mal.
Fernandinho, Jael e Éverton, o trio atacante. Apenas o primeiro merece comentários positivos, Jael é Jael, ainda mais voltando de lesão, a nota decepcionante é o menino Éverton, que segue desperdiçando as chances, que Arthur, Luan e Pedro Rocha souberam aproveitar.
O Grêmio se repete, isto é, à medida que os campeonatos afunilam, ele parece não saber escolher o melhor caminho, a decisão correta para botar a mão no caneco.
Como disse um antigo treinador: "É difícil, é complicado".
Duas pessoas avisaram que em seguida até o g-6 estaria ameaçado. Agora está (ver tabela). Eu (Daison Sant Anna nos espaços da Grande Rádio Pachola) e o presidente Romildo Bolzan na coletiva Cruzeiro 1x0 Grêmio pela Copa do Brasil....
ResponderExcluirO Romildo disse isso?
ExcluirSim, tem no youtube.
ExcluirEntão, o presidente deveria renunciar.
ExcluirCom a condição de Campeão da Copa do Brasil, melhor time do Brasil até boa parte do campeonato, o presidente chegar e dizer que era para brigar por G-6 num campeonato de 20 clubes, aí, só renunciando.
ExcluirNão devia estar sóbrio quando disse isso.
To ficando preocupado pra quarta.
ResponderExcluirGlaucio
ResponderExcluirPreocupação pertinente. Copa do Brasil, Brasileirão, o time não escolhe mais qual campeonato ele quer; joga mal há mais de 7 jogos, inclusive quando venceu.
Não é boa coisa Renato ficar jogando pros jogadores a responsa. Se não correrem por ele, se vai o ano, com 3 meses de antecedência...
ResponderExcluirMeses atrás, mesmo com desfalques, o time vencia. Algo há...Perder pra Chapecoense e Vasco é inadmissível!
Tomara que seja só decréscimo técnico, pelos desfalques de Luan e Geromel, e que Pedro Rocha esteja fazendo falta. Me parece que tem mais coisa, que a sintonia entre treinador e time se foi...aí, babaus....
Glaucio
ExcluirQualquer motivação para chegar nesse ponto, agora deve ser esquecido.
Vou tratar disso na postagem de hoje.