Grêmio vence na superação
Com muitas reposições e natural desentrosamento, o Grêmio se superou e bateu o Fluminense no finalzinho de partida. 1 a 0, gol de Beto da Silva em lance de grande oportunismo, quando a maioria dos jogadores se distraía com o toque de mão do defensor carioca, não marcado pela arbitragem.
Um primeiro tempo gremista brilhante, onde se sobressaíram as jogadas de "cartilha", isto é, pelos lados do campo com Bruno Cortez e Leonardo Moura. A vitória não veio pela inoperância de Jael e Éverton, mas principalmente pela presença de um excepcional goleiro. Diego Cavalieri me tranquilizou esta tarde, pois, às vezes eu desconfio que sou exigente demais com os goleiros gremistas. Algumas bolas chamadas "indefensáveis", quando arremessadas ao gol gremista, hoje pararam no paredão pó-de-arroz. Era para ser uns 3 a 0. Isso reforçou o que eu espero de goleiro de clube grande.
Individualmente, Marcelo Grohe fez ótima defesa em chute cruzado, seguida de duas saídas atrapalhadas em bolas aéreas não aproveitadas pelo ataque carioca. Toda a defesa foi muito bem, especialmente os laterais. Uma menção para Bruno Rodrigo que confirmou a minha surpresa pela sua inexplicável preterição em relação a Bressan. Bruno é mais seguro.
Cristian estava muito bem para quem estava parado e estreava; sentiu o ritmo, foi bem substituído por Jaílson, que tem mais saúde e menos bola do que o ex-corintiano. Arthur e Ramiro melhoraram em relação as suas últimas jornadas, isto deu estabilidade ao setor, liberando Patrick para ser o nome do primeiro tempo. Joga muito, merece estar na lista para o prosseguimento da Libertadores. Saiu cansado.
Éverton, mal na primeira etapa, melhorou na segunda metade do tempo final, Jael reforçou o que (não) se espera dele. Não é sua culpa. Uma partida sofrível, aliás, como em jornadas anteriores.
Jean Pierre entrou muito bem, mais veloz do que as duas últimas partidas suas, muito lúcido, parece promissor, Jaílson, já comentei e Beto da Silva em pouco tempo, mostrou mais do que Jael e teve o mérito de definir a vitória. Acho que agora vai.
Deixo um link com os melhores momentos da partida:
https://www.youtube.com/watch?v=oE-XK42OfwM
Amigos, estamos com problemas ítem comentários, estamos providenciando a solução.
ResponderExcluirMarcelo braço curto, ops....
ResponderExcluirGlaucio
ExcluirSe fosse sempre assim, não haveria restrições ao Grohe, mas a relação custo/benefício lhe é desvantajosa.
Imagino que o salário do Cavalieri seja uma barbada....falando nisso, que tal o Grohe levando um gol daqueles....
ExcluirSalvando outros cinco igual ele...
ExcluirSó procurar que acha.....de cabeça, Grêmio x Fluminense, Rio, 2013...
ExcluirEsse é outro jogo emblemático, o Grohe era banco e jogou esta, o titular vinha tranquilo, só uma vez foi eleito o melhor em campo, São Paulo 0 x 1 Grêmio, Morumbi, gol do Vargas. Aí neste jogo no Rio, o Flu rebaixado (só não caiu pelo esquema da Lusa) resolveu jogar e tome bola "espetaculosa". Do nada, o adversário virou um "leão" diante do Grêmio.
ExcluirBola espetaculosa?
ExcluirTem três bolas a queima roupa, em duas ele saiu dividindo com o atacante, a outra espalmou pra escanteio.
Se as defesas dele naquele jogo foram espetaculosas, o que sobre pras do Cavalieri domingo....
https://www.youtube.com/watch?v=lSqpF5mi3zI
Nas duas primeiras (lances de Everton e Ramiro) as bolas vão em cima dele. Na verdade são três defesa, pois no lance de Everton são duas, e a segunda sim, dá pra dizer que salvou.
Na terceira, cabeçada no meio do gol, que ele precisou saltar, se estivesse posicionado um passo pra esquerda, pegaria sem "defesaça"...
aos 1:42 Cavalieri fica plantado debaixo do travessão, e o Grêmio perde o gol...
aos 1:52 Everton chuta em cima dele...
no gol, toma um peru...
Há que se ter o mesmo critério, amigos.
Bruxo e demais amigos, vi apenas os lances, muitas chances de gol, coisa que não vinha acontecendo faz horas, independente do adversário.
ResponderExcluirAí me vem á mente a quantidade de "desfalques"....as jornadas anteriores seriam fruto de corpo mole de alguns titulares, ou os que iniciaram jogando são apenas melhores?
Não diria corpo mole exatamente, mas um descompromisso, um time muito burocrático, sem gana, sem alma.
ExcluirQuando falamos em Fluminense, lembro dos irmãos Cox (Oscar Alfredo e Edwin Horacio). Edwin Cox foi um dos primeiros grandes ídolos do Grêmio. Em Porto Alegre, revolucionou a forma de pensar o futebol, em táticas, gestão do clube e no modo de escolha do time que jogaria as partidas. Ao invés de serem escolhidos nas reuniões de diretoria, eles seriam escolhidos pelos próprios jogadores, através de um capitão. E quem foi o escolhido? Ele, é claro. Alvirubro, tens a lista de jogos dele pelo Grêmio? Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirPois é, Carlos!
ExcluirEm 1910, a nova diretoria gremista para 1911, escolhida no mês de Setembro, incluia como Diretor de Campo (espécie de treinador / orientador) um atleta que já desenvolvia essa função: Alvaro Brochado.
Escolhido dentre outros 5 concorrentes, Alvaro completaria o ano de 1910 à frente do time e seria, em 1911, o treinador/orientador/capitão já definido. Na escolha dos dirigentes gremistas recebera sete votos para o desempenho da importante função.
Em 1911, chegaram ao Grêmio alguns atletas de fama, dentre eles justamente Edwin Horácio Cox.
Devido a sua experiência no futebol carioca e seu conhecimento futebolístico, recebeu a incumbência de assumir a função de capitão do time.
E com essa função passou a adestrar os atletas com maior qualidade, como bem descreveste.
Atuou no Grêmio apenas em 1911, tendo participado de sete jogos pelo Tricolor, naquele ano.
E como foi o desempenho nestes sete jogos, Alvirubro?
ExcluirBruxo, no Citadino de Porto Alegre, o Grêmio foi Campeão, com 4 vitórias, invicto.
ExcluirGrêmio 10x1 GFB 7 de Setembro
Grêmio 10x1 SC Internacional
Grêmio 7x0 Fuss-Ball C Porto Alegre
Grêmio 4x1 SC Nacional
Conquistou ainda o Novo Wanderpreis, com um 4x1 contra o seu "irmão gêmeo" Fuss-Ball Club Porto Alegre.
Além desses jogos oficiais, houve dois amistosos em Pelotas, onde o Tricolor teve duas derrotas:
Grêmio 0x1 EC Pelotas
Grêmio 0x3 Combinado Uruguaio
Primeira excursão do Grêmio para Pelotas onde jogou pela primeira vez com um selecionado do exterior. O Combinado Uruguaio foi formado por atletas dos seguintes clubes: Dublin, Wanderers e Bristol.
No jogo contra o 7 de Setembro a nova dupla de "backs" do Grêmio (Schubach e Mohrdieck) "maravilhou" a assistência que estava no Fortim da Baixada. O time do Grêmio foi tão superior ao adversário que o único gol do 7 de Setembro foi comemorado com Oscarlino Vianna, artilheiro, carregado pela torcida, por ter marcado o gol de sua equipe no forte time gremista.
ExcluirO GRENAL dos 10x1, realizado no Campo da Várzea, em frente ao atual Colégio Militar de Porto Alegre, fez entrar para a história colorada o primeiro artilheiro rubro no clássico: Benjamim Vignoles. Além disso, nesse jogo teve um gol de letra de Cox ("gol de Charles"), que gerou efusivos aplausos da torcida.
Conta a história futebolística, pela narrativa de Mário Leite Rodrigues Filho, no livro "O Negro no Futebol Brasileiro", que os irmãos Cox, Oscar e Edwin eram exatamente o oposto um do outro: Oscar Cox era "pesado, lento, meticuloso". Edwin Cox era "leve, ligeiro, brilhante".
ExcluirMário Leite Rodrigues Filho (Mário Filho) era irmão de Nélson Rodrigues.
O Estádio Municipal do Maracanã ganhou o nome de Estádio Jornalista Mário Filho.
Naquele ano de 1911, o Grêmio venceu também o Campeonato Citadino de segundos quadros, que corria paralelo ao Citadino de times principais. O "Expressinho Tricolor" (vou chamá-lo assim) teve o seguinte desempenho:
ExcluirGrêmio 3x0 GFB 7 de Setembro
Grêmio 1x1 SC Internacional
Grêmio 2x0 Fuss-Ball C Porto Alegre
Grêmio 10x1 SC Nacional
Alvirubro, tens os jogadores do Grêmio que marcaram nestes jogos:
ExcluirGrêmio 10x1 GFB 7 de Setembro
Grêmio 7x0 Fuss-Ball C Porto Alegre? Carlos.
Uma correção de placar, numa informação minha, dada acima: Conquistou ainda o Novo Wanderpreis, com um 1x0 contra o seu "irmão gêmeo" Fuss-Ball Club Porto Alegre.
ExcluirShow de bola, Alvirubro.
ExcluirMuito importante esse resgate de uma era ainda não bem explorada ou conhecida pela maioria dos torcedores da Dupla.
Bruxo, lamentavelmente os clubes não se interessam muito por essa fase varzeana do futebol, onde de fato surgiram as primeiras grandes equipes do futebol de Porto Alegre.
ExcluirO RS ainda era dominado pelo futebol de Pelotas e Rio Grande. E de lá saiam os "craques" que se deslocavam para a Capital do Estado.
Ainda tenho a esperança de ver o Grêmio se interessar pelas suas origens.
ExcluirTens quais jogos? Carlos.
ResponderExcluirCarlos, observe logo acima, que estão ali postados os 7 jogos em que o Cox esteve em campo em 1911:
ExcluirGrêmio 10x1 GFB 7 de Setembro
Grêmio 10x1 SC Internacional
Grêmio 7x0 Fuss-Ball C Porto Alegre
Grêmio 1x0 Fuss-Ball Club Porto Alegre
Grêmio 4x1 SC Nacional
Grêmio 0x1 EC Pelotas
Grêmio 0x3 Combinado Uruguaio
Era um grande artilheiro no Flu. No Grêmio, Cox fez muitos gols? Carlos.
ResponderExcluirAlvirubro, tens quem marcou os gols e o tempo de cada gol nos jogos 10x1 7 de Setembro e no 7x0 Fussball? Carlos.
ResponderExcluirLamento, não tenho.
ExcluirEdgar Booth, Edwin Cox e Júlio Grünewald, que ataque. Carlos.
ResponderExcluirAlvirubro, nos 10x1 frente ao Sete de Setembro, Booth fez 2 e Grünewald fez 1 e tens quens fez os outros? No 7x0 frente ao Fussball, Grünewald fez 3 e quem fez os outros? E no 1x0 no Fussball gol de Booth, correto? Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirCox fez 5 ou 7 gols? Tenho essa diferença nos números. Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirIndo ao encontro do ponto levantado por Alvirubro sobre a capacidade da dupla de centrais do Grêmio em 1911, cabe relembrar que o jornal O Diário fez uma pesquisa entre os leitores sobre a seleção da capital do mesmo ano.
ResponderExcluirA equipe escolhida iniciava por: Teichmann (GRÊ), Reis (FUS), Schuback (GRÊ), Mordieck (GRÊ) e Mostardeiro I (GRÊ).
Nas épocas 1910 o técnico (capitão/diretor de campo), era eleito pela diretoria. Alvirubro, tens quem era os treinadores nos anos 1904 até 1914 e os jogos que treinaram? Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirDe acordo com os registros do Grêmio:
ExcluirEm 14.03.1904 foi eleito para aquele ano como capitão Pedro da Costa Huch.
Em 1905, Diretor de Campo: Pedro da Costa Huch.
Em 1906, Diretor de Campo: Guilherme Kallfelz.
Em 1907, Diretor de Campo: Guilherme Kallfelz.
Em 1908, Diretor de Campo: Guilherme Kallfelz.
Em 1909, Diretor de Campo: Guilherme Kallfelz.
Em 1910, Diretor de Campo: Oswaldo Siebel
Em 1911, Diretor de Campo: Edwin Horácio Cox.
Em 1912, Diretor de Campo: Henrique Sommer.
Em 1913, Diretor de Campo: Ernesto Hanssen.
Em 1914, Diretor de Campo: Ernesto Hanssen.
Em 1915, Diretor de Campo: Bruno Schubach.
Em 1916, Diretor de Campo: Ernesto Hanssen.
Em 1917, Diretor de Campo: Ernesto Hanssen.
Em 1918, Diretor de Campo: Dorival Fonseca.
Em 1919, Diretor de Campo: Dorival Fonseca.
Grato pela informação Alvirubro.
ResponderExcluirAlvirubro, porque é tão dificil achar na internet ou até mesmo em livros gremistas quem fez os gols gremistas na década de 40? É fácil encontrar gols dos grenais e confrontos com times de outros estados, mas com jogos municipais e estaduais é dificil. A biblioteca da minha cidade não possui acervo de jornais ou livros esportivos antigos. Como posso conseguir quem fez os gols gremistas na década de 40? Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirEsse é um problema geral de quem pesquisa. Uma coisa te garanto, para conseguir com certeza as informações, só pesquisando em fontes primárias.
ExcluirNa internet até vais achar, mas muitas vezes erros copiados de erros, que foram se somando a outros erros.
Atualmente, pouca gente pesquisa em jornal antigo. A maioria espera a informação sentado na frente do computador.
Não vai conseguir as informações completas.