Páginas

Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Opinião



Morreu Fábio André Koff


Estou saindo para alguns exames de saúde, que podem me levar a internação (não estranhem ausência de postagem, se isso ocorrer), mas não poderia deixar de lamentar o passamento do maior dirigente do futebol gaúcho, quem sabe, do Brasil. Do Grêmio, certamente.

Koff está tão envolvido na vida dos gremistas, tanto quanto Eurico Lara, Luiz Carvalho, Foguinho, Gessy Lima e Renato Portaluppi, sem nunca ter calçado chuteiras pelo Imortal. Esteve acima de qualquer um deles.

Deixo um link com o número 3 das Pequenas Histórias, que relata um grande momento de minha vida como gremista.Vide Pequenas Histórias 3.

15 comentários:

  1. Realmente, o maior da história. Uma grande perda. Merece uma estátua junto com Renato.

    ResponderExcluir
  2. E à você, que Deus te acompanhe na caminha e não seja necessário a internação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Arih. É uma "simples" detonação de cálculo renal, porém, como eu tenho marca passo e tive uma trombose no acesso dele, cada internação é uma "conferência" entre cardiologista, cirurgião vascular e o "rolo da hora".Isso pode, isso não pode.
      Estou desde ontem à tarde esperando o chamado para internar a qualquer momento; ainda tô em casa.

      Excluir
  3. Primeiro o mais importante, desejo pronto restabelecimento Bruxo! Encarar e superar mais essa como todo bom gremista.
    Depois, fica a mesma reação quando soube da notícia do passamento pela manhã, no Bom dia Brasil - Que Merda...

    ResponderExcluir
  4. PJ
    Usando a tua frase sábia sobre o Cícero, que me serve a carapuça: "Não é mais guri..."

    ResponderExcluir
  5. Joao Henrique Fontoura Hollerbach10/05/2018, 13:16

    Força Bruxo Tricolor! Sei bem o que é uma crise renal. Desejo plena recuperação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João!
      A intervenção ficou para amanhã, à tarde.

      Excluir
  6. Engraçado como as coisas andam na vida.
    Koff chegou pelas mãos de Hélio Dourado, outro imortal. Assumiu para levar o Grêmio além do que os anos recentes anteriores não conseguiram. Ganhou tudo que era importante para a época. Voltou para tirar o clube do buraco e, novamente, leva a quase tudo. Sua última passagem não foi de relevância e nem precisava pelo que já havia feito, mas mesmo assim, se formos analisar detalhadamente, lançou as bases desse Grêmio que aí está. Fez seu sucessor, Romildo Bolzan, que tem levado o clube para além do que imaginaríamos desde 2001.
    Poderíamos dizer que foi predestinado.
    Sem dúvidas, o maior da história. Mais ainda do que o clube de seu coração, do nosso coração, ele foi importante para o futebol brasileiro que pouco o reconheceu (foi boicotado e perseguido). Fez pelo futebol brasileiro mais do que se imagina e querem seus contrários. A principal, ao meu ver, ter levado os clubes brasileiros a melhores negociações junto a patrocinadores, mídia. Foi o símbolo da revolta dos clubes contra uma CBF que até hoje vive de falcatruas, conchavos, armações, corrupção, distribuindo campões a seu critério. Ou seja, no Clube dos Treze foi a voz e deu voz aos que pensavam diferentemente dessa nefasta CBF. Ricardo Teixeira, seu desafeto, mas com muito poder, hoje é alvo de investigações e prisão. Ele, ao contrário do que era contra, morre ovacionado, mesmo pelos contrários.
    Koff foi acima do clubismo. Koff foi acima da grenalização da vida gaúcha (Fernando Carvalho que o diga).
    Fábio Koff, um verdadeiro imortal. Um símbolo.
    Hoje entra para o panteão da história.

    ResponderExcluir
  7. Que tudo dê certo pra ti, bruxo.

    Bah, uma grande perda sem dúvida, a passagem do Koff. Cheguei a ficar com remorso de não ter ido a Porto Alegre desde que o Dr. assumiu a presidência em 2013. Tenho uns materiais de época, heranças digamos assim, e queria os autógrafos de alguns personagens da década de 80. Negócio é dar um jeito logo e pegar os de Renato e Mazza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Eu deixei de pegar o de Pelé, ali no centro de Porto Alegre, no "falecido Cine São João" na Av. Salgado Filho e nunca mais terei essa chance. Ele estava na campanha publicitária do filme, acho que era Fuga para a Vitória que fez com Stallone e Michael Caine.

      Excluir
  8. Energias positivas, Bruxo. Força aí!

    Quanto ao Presidente Koff, bacana que ele recebeu o devido reconhecimento do torcedor gremista em vida. Lenda, sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Acho que o "bonito" disso tudo é ter recebido, assim como Hélio Dourado, o reconhecimento da massa, ainda em vida.

      Excluir