Páginas

Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Opinião



Extra ! Extra! Reservas gremistas também sabem vencer

Pois não é que os substitutos do titulares (eufemismo) obtiveram uma vitória?

Acertadamente, Renato poupou os 11 efetivos naquele jogo que mais se adequava para isso; o fraco Goiás, frequentador da zona de rebaixamento da Série B, trocando de técnico e precisando de um milagre para passar de etapa na Copa do Brasil. A hora era essa.

Determinados jogadores souberam aproveitar bem a chance que passou encilhada neste início de noite: Alisson foi muito bem, Michel, mesmo improvisado, se destacou na zaga, Cícero mostrou a velha técnica e serenidade para quem habita aquele espaço do gramado; incluiria, também, Lima de muito boa movimentação.

Quem ficou devendo? Jaílson, principalmente. O ex-volante do time principal errou passes em demasia, Madson demonstrou ineficiência na parte defensiva e a frustração principal: Thonny Anderson, que todos veem qualidades, mas que não apareceram na Arena, agorinha há pouco.

Maicosuel fez a sua melhor apresentação, mas nada que entusiasme. Paulo Victor, algumas boas defesas, porém, entra num terreno perigoso para um goleiro, aquele de "chama gol". Todos parecem fazer nele, o gol da "vida".

Bressan e Marcelo Oliveira não conseguem ter uma atuação que comova a torcida, ou pelo menos, a mim.

Thaciano teve o mérito de marcar o primeiro gol pelo Grêmio, os guris Pepê, Vico não apresentaram nada além da correria juvenil.

Os gols foram de Alisson, duas vezes e o já citado, Thaciano. Maranhão fez o gol da noite.

Uma curiosidade: Dos 14 atletas utilizados pelo Imortal hoje, 8 são canhotos: Paulo Victor, Michel, Marcelo Oliveira, Cícero, Lima, Thaciano, Vico e Thonny Anderson. Não consegui identificar o pé preferencial de Pepê.

Alisson se escalou para o Grenal. Quem sabe não será a grande atração do clássico?


18 comentários:

  1. Maicosuel fez sua melhor apresentação?
    Só escutei seu nome na escalação antes do jogo e quando ele saiu, devo ter visto outro jogo Bruxo! Ciço jogou o de sempre, nada ou quase nada, mas deu pro gasto concordo! O restante tá razoável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André
      Melhorou em relação à si próprio; esteve mais participativo e acertou os passes, mas ainda não justifica a sua vinda.

      Excluir
  2. Daison Sant Anna09/05/2018, 23:57

    Teve o 3x0 em cima do Novo Hamburgo. Arrancada para a classificação. Lembras ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daison
      Lembrava sim, mas até aquele momento, ela se consistia numa honrosa exceção, faltava reeditar novo triunfo.

      Excluir
  3. Eu vejo qualidades no Thonny Anderson, mas seu futebol não ingrena. Tem um ou dois lances bons por partida e só. Acho que ele deveria ser escalado como meia, não como centroavante. Não sabe jogar de costas para o gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, plenamente, Nelson. É aí (meia) o lugar dele, mas a minha opinião foi somente em cima desta partida.
      Acho T. Anderson, um dos mais promissores da safra nova.

      Excluir
  4. Grande atuação do Alisson, grande poder de infiltração e conclusão. Impressionante como ele conseguiu achar espaços neste jogo. Minha grande e honesta dúvida é se, pelas suas características, saberá cumprir a mesma função tática do Ramiro. Com o Alisson em campo, quando não estiver com a posse de bola, o Grêmio possa perder poder de desarme por estar acostumado a atuar em uma faixa mais ofensiva de campo. O que achas Bruxo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caco
      Desconfio que será um dos destaques do clássico; se para o Inter é final de Copa do Mundo, pelo lado azul, quem tem esse sentimento é justamente Alisson.
      A tua dúvida é a mesma minha; isto é, será capaz de recompor o meio com a obstinação e leitura tática do Ramiro?

      Excluir
    2. " Impressionante como ele conseguiu achar espaços neste jogo"

      Chê, era "o fraco Goiás, frequentador da zona de rebaixamento da Série B, trocando de técnico"..(palavras do bruxo)

      Se não achasse espaços neste jogo, iria achar quando?

      Excluir
    3. Glaucio: tá certo, manda o Alisson pra reserva, então. Melhor, manda de volta para o Cruzeiro e traz de volta o Edilson. Aliás, por este tipo de raciocínio, manda todo mundo que jogou no time de transição no Gauchão embora.

      Méritos são absolutos a não devem ser ignorados só pela fragilidade do adversário e antes de uma análise clara: te convido a rever o lance do primeiro gol e a antecipação sobre o Edcarlos. Não houve demérito do zagueiro - aquele lance poderia ter sido aplicado em qualquer time de qualquer divisão. Reveja outros lances do Alisson na partida, inclusive no terceiro gol e em outros lances principalmente no primeiro tempo.

      Excluir
    4. Então achas mais difícil espaços contra times grandes que, ao contrário daqueles com porte de "Goiás", não vem jogar retrancados com 11 atrás da linha da bola Gláucio?
      Antes de responder, dá uma tentiada pelos comentários das postagens em jogos que atuamos contra times pequenos no ano passado...

      Excluir
    5. Caco e PJ, um passo atrás, calma lá...não estou desmerecendo Alisson, apenas não achei nada impressionante, nem fora do comum.

      Fez o mínimo que se espera de um reserva do Grêmio. E no mais, pra mim é reserva, ou tu tiraria alguém do time titular pra colocar ele, Caco?

      Sobre mandar de volta e trazer o Edílson, faria ONTEM! Porque o Madson, né...

      PJ, não posso responder tua pergunta, pois não vi o jogo nem acompanhei o pós jogo, então me ajude: O Goiás veio retrancado?

      No mais, individualmente, no drible mano a mano, considero que, independente de tática, é mais fácil abrir espaços contra adversários ruins. De qualquer forma, nenhum dos gols foi nessas situações...revejam os lances, ele não achou espaços, não criou espaços onde não existia (que era o que se cobrava ano passado contra times pequenos, PJ) ganhou na velocidade em dois lançamentos pelo alto, é diferente. E nesse ponto, Alisson cumpriu o que se espera dele, velocidade.

      E aí, venho dar o devido elogio a Cícero, que botou duas bolas "no vazio" e Alisson foi capaz de alcançá-los.

      Posso estar parecendo exigente demais, mas, felizmente, o Grêmio dos últimos dois anos me permite. Não me entusiasmo mais com a normalidade. Me preocupa é a hora em que precisarmos do banco contra adversário de verdade. Torço pra que não precisemos (ou pra que eu continue errando).

      Excluir
    6. Fazendo um reparo, que passou batido, na pifada para o Taciano, sim, Alisson achou espaço.

      Excluir
  5. o jogo de ontem servio pra mostrar pq o Renato sempre coloca o Cicero e o Alisson nos jogos, os dois sobraram na turma, e acabaram com as teses de bruxismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Fossem realmente bruxos, pelo menos Everton estaria no banco para Alisson. E, não esqueçamos, Alisson não foi um pedido de Renato, foi apenas compensação na negociação do Edílson.

      Excluir
  6. Carlos
    Grandes destaques, mas Cícero já não é o "múltiplas funções" de antigamente.Ele rende mais ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mais guri né Bruxo, em que pese também não seja velho.

      Excluir
    2. Seria o 2º reserva para Maicon? (considero Michel como 1ª opção, hoje)

      Excluir