Páginas

Páginas

domingo, 17 de junho de 2018

Na Copa



Brasil fica no empate com a Suíça


Por força do trabalho e os horários da Copa, eu não consegui ver os jogos na íntegra, até os de Sábado acabei vendo trechos e do Brasil, idem, porque, acreditem, não me sinto envolvido por este sentimento de "a pátria de chuteiras" como escreveu Nelson Rodrigues, de qualquer forma, deixo um olhar sobre a peleja de estreia do Brasil na Rússia.

Embora sejam resultados descolados, o desempenho da nossa Seleção nas últimas partidas em Copas do Mundo apresentam uma vitória (Colômbia), dois empates (Chile e Suíça) mais duas derrotas (Alemanha e Holanda). A estatística, às vezes, não representa nada. Neste caso, o grupo de Tite é bem diferente do de Luiz Felipe, pelo menos, é a primeira impressão, ma não deixa de ser curiosa esta sequência.

Hoje faltou estabilidade emocional, o elenco é recheado de jogadores "curtidos" em grandes embates, mas parece que juntos, vestindo a Amarelinha, faltaram lideranças semelhantes a Didi (58 e 62), Pelé,Gerson, Tostão e Carlos Alberto (70), Dunga, Jorginho e Romário (1994) e até em 2002 com Cafu, Rivaldo, Roque Júnior, cada um de seu jeito. Repito, pelo menos, hoje. 

A Suíça teve méritos na sua especialidade, a armação defensiva e aí, fica a dúvida, Neymar Jr , Gabriel Jesus e parceiros, não jogaram por este fator anímico mencionado nas linhas anteriores ou esbarraram no sistema rígido defensivo helvécio? Acho que a resposta não terá repercussão se for embasada nos confrontos seguintes diante das frágeis Costa Rica e Sérvia. Fica para a fase de mata-matas.

O Brasil segue candidato maior ao título, mas a Suíça freou, por enquanto, o oba-oba.

22 comentários:

  1. Seleção muito abaixo do esperado. Vejo pouca liderança em campo, apesar da rodagem de vários atletas. Considerando que o futebol atual premia muito mais as individualidades, do que a coletividade, na minha visão ficou nítida a intenção de alguns jogadores tentarem o destaque solitário. Enfim, a esperada "mão de Tite" não apareceu. Não teve a visão de outros jogos para "mudar o jogo". Como dizem os mais sábios: "Treino é treino, jogo é jogo!".
    Vamos observar o que vem pela frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Trocas previsíveis e sem acréscimos, talvez Firmino levemente melhor do que Gabriel.

      Excluir
    2. Correta a tua visão! Também foi a minha. Mas isso passa longe da "mão do técnico". A maioria que nem tem conhecimento técnico algum faria a substituição do centro-avante.
      Espere o "massacre" na Costa Rica e voltarão os efusivos elogios de sempre.

      Excluir
  2. Atuação abaixo do esperado.
    Alisson, o incontestável, ficou estático embaixo dos paus numa bola de escanteio que caiu a sua frente, no meio da pequena área.
    Na minha isenta opinião gremista, falha grosseira dessa ovelhinha de Tite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falha gravíssima, especialmente para um goleiro que tem fama de sair bem do gol.

      Excluir
    2. Falha da zaga, do goleiro, dos marcadores, e de todos os demais 7 ou 8 que estavam dentro da área e nem sequer saltaram para tentar cabecear a bola. Naquele lance, não existe apenas um culpado. É erro coletivo: "deixei prá ti, que deixou prá mim". Acontece que a defesa não estava sendo testada em eventos fortes. Bastou uma "pressãozinha" e surgiram as falhas. Vamos ver até o final quantas aparecerão.

      Excluir
    3. Eu tambem achei falha do Alisson. Mas ouvindo uma entrevista do Mauro Gauvão na Gaúcha, prefiro rever. Galvão disse que aquela bola era muita rápida pra um goleiro chegar. Era bola pra zagueiro, se tivesse se posicionado corretamente. O Miranda estava a frente do jogador suíço quando deveria estar ao lado, entre a trave e o jogador.

      Vou fechar com o especialista nessa, e torcer para o Alisson ser um novo Taffarel, discreto nos clubes mas grandioso na Seleção.

      Resultado foi bom por um motivo: acabou o oba-oba. É jogar com a corda esticada ou voltar mais cedo. Ainda classifica em primeiro do grupo, e deve pegar a Alemanha. Veremos.

      Excluir
    4. Vinnie
      Acho Alisson excelente arqueiro, mas, bola parada que vai no meio da pequena área, não era nem para o Miranda ir. Era para sair com tudo.

      Excluir
  3. Artur, com uma perna, é titular nesse meio campo.

    No mais, hora dos cascudos aparecerem: falo de Thiago Silva, Miranda, Marcelo e Neymar, que em tese seriam as lideranças desse grupo.

    Pode ser uma baita bobagem, a Espanha já foi campeã do Mundo assim, mas acho o meio-ataque do time brasileiro muito frágil fisicamente.

    É só compararmos Ronaldinho Gaucho, Rivaldo e Ronaldo com Neymar, Willian e G. Jesus. Podem velocidade, habilidade, mas falta imposição nas disputas de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Alguém me explica a convocação do Fernandinho, um genérico do Felipe Melo.

      Excluir
  4. Sobre o gol suíço, se o goleiro sai na bola, ninguém reclamaria falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Sem falar que se o gol fosse brasileiro, a interpretação seria que houve o contato no zagueiro, mas insuficiente para caracterizar a falta, cada análise!!!

      Excluir
  5. Ontem teria sido um ótimo jogo para o Luan entrar (sim, eu não achava o ele um jogador ideal para a Seleção, mas o jogo de ontem me provou errado). Luan poderia ter dado a cadência que faltou ao time.

    Arthur ou Maicon entrariam fácil ontem também. Uma pena o Tite ter ficado na mão do grupo (como lhe é peculiar) e não ter levado os melhores jogadores.

    E, desculpem o gremismo, Geromel no banco não faz o menor sentido.

    De qualquer forma, ainda considero o Brasil favorito.

    E no mais, o que ninguém está dizendo: a Suiça é um ótimo time de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é jogador nível world-class, infelizmente. Jogo contra Real Madrid provou isso. Excelente no Grêmio, mas não tem bola pra jogar Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.

      Problema do Brasil não é meia. É a lateral direita e o Neymar - de quem sou fã, mas que está muito abaixo fisicamente. Daniel Alves faz muita falta pela direita. Guardadas as devidas proporções, é o mesmo que tem ocorrido com o Grêmio recentemente. Perdeu o lado direito. Time joga torto. Danilo é lento e pesado.

      Excluir
    2. Danilo me fez ver qualidades em Daniel Alves que antes não via. Está fazendo falta.
      Neymar está longe de sua melhor condição física, além disso, prende demais a bola longe da área. Um erro.

      Excluir
  6. Caco
    A pior estreia desde de 74 e 78. Muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. Bruxo: a de 2002 não foi pior que ontem - é que dessa vez não teve pênalti arranjado em nosso favor, pelo contrário, falta de ataque no gol da Suíça.

    ResponderExcluir
  8. Brasil, Argentina, espanha e Alemanha, quatro favoritos mostrando que não são tão favoritos assim. Será que teremos uma grande surpresa?
    Belgica, Uruguai, portugal...

    ResponderExcluir
  9. Carlos
    Diria que alguns, não todos, vão decepcionar na primeira fase. Aposto na Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, acho que a Espanha vai embalar. Chega no mínimo nas quartas. A Alemanha deve enfrentar o Brasil nas oitavas. O vencedor deste confronto também irá longe.

      Bélgica tropeça no primeiro grande que cruzar seu caminho (hj tô Nostradamus...rs)

      Copa tá fraca tecnicamente, pessoal, mas é Copa.

      Excluir
    2. Pode ser Vinnie, mas a troca de técnico às vésperas e pela motivação dela; aí o planejamento deverá ser dispensado de qualquer projeto.

      Excluir