Páginas

Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2020

Opinião



Um Grenal Apimentado

Gostei da partida; frustrou o resultado, pois esperava confirmar o favoritismo à partir do fato do Grêmio ser o mandante, mas foi bom de ver. Geralmente, clássicos são amarrados, sem chances de gol, muita pauleira. Este, não.

Os melhores foram Marcelo Lomba, Pedro Geromel, Vanderlei e Lucas Silva. 

Serviu também para mostrar que Renato faz das suas, porém, não abraça integralmente seus bruxos. Desconfio que começa a desistir de Thiago Neves. Jean Pyerre em poucos minutos, Pelotas e hoje, demonstra que existe um oceano entre o seu futebol e o praticado atualmente pelo dono da camisa 10 gremista recém chegado.

Renato vai se convencer que Diego Souza não serve para titular; será para jogos específicos, ele viu da mesma forma o time melhorar com a entrada de Pepê.

Aos poucos, o Tricolor vai ganhando a conformação pedida pela maioria da massa azul.

Sobre a pauleira de final de jogo; é triste, no entanto, é condimento que se vê num Peñarol x Nacional, Boca Juniors x River Plate, Racing X Independiente e até num Corinthians x Palmeiras. As rivalidades são construídas, às vezes, por esses momentos acelerados dos "celerados".

Depois da partida, zapeando pelas rádios tradicionais, é interessante ver certos jornalistas achando deprimente as cenas finais; aí, eu com os meus botões, ouvindo essas ricas figuras, vejo o quanto o cinismo impera em parte da mídia; ou seja, um autor de frases racistas e homofóbicas, outro em outra emissora, dispensado de sua antiga empresa por ganhar jabá, que tem o mesmo significado de propina, criticando "as cenas lamentáveis".

Como diziam os Irmãos Bertussi, histórico duo da música regionalista do Sul:- Macaco olha o teu rabo, deixa o rabo do vizinho.

Seguem os lances do clássico:


25 comentários:

  1. O que mais preocupa é a falta de evolução do Grêmio. O Internacional melhora a cada clássico e o Grêmio se demonstra estagnado. Escapou de perder hoje. Foi dominado em vários momentos do jogo. Só conseguiu chances em entregadas da defesa colorada ou de bola parada. Não conseguiu criar com bola rolando e perdeu o meio campo com os três volantes.

    Quanto ao time, os dois laterais sofrem defensivamente. O Cortez tá numa fase braba. Mas esse Caio Henrique ainda não disse a que veio. Habilidoso, mas travado. Não limpa uma jogada, não infiltra. Não faz uma diagonal. Afoito no segundo tempo, tomou uma bola nas costas varzeana que por sorte foi no poste. Pelas características, parece ser ala. Tipo o Lúcio no Grêmio do Mano Menezes. Precisa mostrar muito mais. Nosso treinador não conseguiu armar um esquema pra potencializar esse jogador.

    Victor Ferraz é bom tecnicamente. Mas tem perninha curta. Falta envergadura e explosão pra tomar dianteira em bola esticada. O Leonardo Gomes 100% oferece mais.

    Cebolinha vai entrar em campo quando? Jogador desse quilate tem que chamar a responsabilidade. Não deu um chute a gol. Não ganha no um contra um. É outro que tá devendo.

    Por fim, Jean Pierre titularissimo. Mas só vai funcionar se o Maicon e o Alisson saírem do time.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Como atenuante, Renato ainda não teve todos os titulares à sua disposição.
    Sobre a evolução do Inter, encaro como natural; a diferença entre os clubes não é tão grande, ficou momentaneamente com a gestão desastrada do Piffero/Carvalho que nos deu um final de ano dos sonhos em 2016.
    O ingresso de Jean Pyerre vai fazer o futebol dos demais crescer.
    Caio Henrique vai evoluir, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, por outro prisma, e quem teve o Coudet a disposição? O Grêmio foi dominado dentro de casa. Na teoria, o Grêmio tem melhores valores individuais do meio pra frente. Não é o trabalho do treinador encontrar alternativas? armar estratégias de jogo conforme o adversário?

      Grêmio joga do mesmo jeito há três temporadas. 2018 e 2019 foi desastroso. Já estamos em Abril quase e não há evolução.

      A grosso modo, tem tanta coisa pra tentar. O Caio Henrique no meio. Uma formação com Éverton e mais um na frente e o meio mais recheado com dois meias. Mas tem que tentar. O nosso treinador parece satisfeito com o desempenho atual. Acho que ele acredita que a qualquer momento o Éverton vai decidir. Ou vai fazer um gol de bola parada. Esse futebol bonito só apareceu contra adversários frágeis. Desde a recopa vencida nos penalties contra 10 em dois jogos, o Grêmio não tem uma atuação convincente contra um adversário do mesmo nível. Sinceramente, parece acomodado porque saiu da fila. Agora qualquer desculpa sempre inclui o Flamengo que subiu a régua demais. Sendo que a única coisa que o português fez foi aumentar a rotação/intensidade do time. Basta ver os melhores lances da Champions em qualquer jogo. Os caras correm muito mais. A velocidade do jogo é outra. O material humano dele é muito bom, mas é a intensidade que é o segredo. Ele sufoca os adversários com um futebol e toques verticais rápidos. Ele não joga pro lado como o Grêmio.

      Excluir
    2. Concordo, Vinnie que o sucesso do Flamengo não está apenas no elenco, mas muito mais na intensidade e tática que o Mister deu; mas para trocarmos de técnico, tem que ser alguém diferenciado. Quem disponível?

      Excluir
    3. Cara, tinha o Sampaoli há bem pouco tempo. O fato é que a diretoria sequer cogita uma troca. Eu entendo o lance da continuidade e das boas relações. Mas como em tudo, no futebol também existe ciclo. Eu gosto do Renato, e não me incluo naqueles que o veem apenas como animador de vestiário. Não, ele tem um bom entendimento e comando. O problema é que é muito conservador. Só joga num esquema, só escala os mesmos, salvo por lesões. Tem dificuldade em dar sequência pra gurizada quando é nítido que alguns dos medalhoes estão patinando. Esse time joga no 4 2 3 1 desde 2016. Há pelo menos dois anos sofremos com problemas na meia, o que é crucial pro bom funcionamento dessa formação. Só me lembro dele mudar o esquema contra o River em Buenos Aires e no Grenal do Beira rio com os volantes.

      Pelo contexto, não é hora de trocar de técnico. Mas precisa se reinventar na forma de jogar. Enquanto o Maicon for o fiador técnico desse time, teremos esse futebol lento e de toques laterais previsíveis. Basta alguém adiantar a marcação dez metros e o Maicon sufocado não consegue jogar, e em consequência o time fica sem a bola e perdido.

      Torço muito, mas não estou otimista pra esse ano. To achando que vai ser mais do mesmo. Em breve quem sabe o Roger possa ter uma segunda chance numa era pós Maicon, capitaneada pelo Geromel.

      Sobre a tua colocação acerca do Ferreira. Concordo. É um jogador que tá pedindo passagem. Imagina ele vendo o Pepê com dois anos de elenco profissional na frente dele, e jogando uma barbaridade, sendo reserva. Ele viu que ia mofar até ganhar sequência e que precisava ser vendido. Achei sacanagem o valor que ofereceram pra renovar. Gostaria muito de ver uma reviravolta e que ele ficasse, mas desconfio que não tenha mais clima.

      Excluir
    4. Até porque, Vinnie, a gente vê todos em forma, sem lesões, sem suspensões; isso é impossível, neste contexto, mesmo para grupo, Ferreira é uma boa alternativa, mesmo com Pepê e Éverton, uma hora, um vai para a Seleção, o outro lesiona e "se foi" a jogada forte na frente

      Excluir
  3. Curtas:
    - Coudet tá acertando o time deles
    - Com plantel pior, dominou a maior parte do jogo
    - Três volantes + Alisson é pedir pra não jogar
    - Éverton não tem parceria com 3 volantes, acaba sempre recebendo a bola de costas pra zaga, onde não rende tanto
    - Diego Souza é reserva, até Luciano tem mais presença
    - Pepê no banco é um acinte

    Abraço, Caco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Caco!
      Assino todos os itens

      Excluir
    2. Luciano tem presença onde? Não faz gol nem no gauchão...

      Excluir
    3. Aquela bola do Luciano teria sido gol fosse o Diego Souza. Não, Luciano é muito fraco. Jogador limitado. Fácil de ser anulado. Só tem a canhota, descalibrada ainda.

      Excluir
    4. Já esperava uma refutada do Glaucio, estilo Barbosa do TV Pirata. Mas vamos lá: Luciano fez mais em 10 minutos do que Diego Souza. Errou o gol? Sim. Mas DS nem chegaria naquela bola.
      Caco

      Excluir
    5. Dúvida cruel: Diego talentoso e sem "punch" ou o tosco Luciano, mas com pegada?

      Excluir
    6. Caco, sem implicância, apenas pelo debate, o que exatamente o Luciano fez ontem, ou em algum dos últimos jogos em que entrou?

      Quanto ao Diego Souza, acho o seguinte. A gente não pode olhar pra aquele Diego Souza dos bons tempos. Atualmente ele só tem condições de fazer aquela função do Jael. Pivô e abrir espaço pros demais na base do embate físico com a zaga. Isso ele tem condições de fazer. Ontem, por exemplo, ele cavou faltas perigosas. Deu uma bela cabeçada que quase resultou em gol e ainda limpou uma jogada na ponta direita onde serviu o Cebolinha na área no segundo tempo. Não é muito, mas são participações pontuais de qualidade técnica. Na minha visão, acima do que o Luciano pode oferecer. Sem falar que tem faro de gol. Diego Souza sempre foi artilheiro em todos os times pelos quais passou (até no Botafogo ano passado foi vice artilheiro do time, mesmo jogando mal e fora de forma).

      Se é pra tirar o Diego Souza, ainda prefiro o Grêmio sem centroavante com o Éverton e o Pepê na frente antes do Luciano. Gostaria de ouvir o que tu acha que o Luciano possa oferecer. Se for mobilidade apenas, acredito ser pouco.

      Excluir
    7. Quem é Barbosa? Refutar.....não, de forma alguma, apenas expor a realidade...hoje contra o Sao Luiz foi didático...agora é só somar as atuações e comparar.

      Excluir
  4. É visível a melhora do Grêmio com a saída do Maicon, Lucas Silva ficou mais fixo (antes ele e Matheus saíam pro jogo e Maicon ficava), só que aí já era momento de sair mais e acabou dando espaço.

    Grêmio escapou de perder, e deixou de ganhar ao não aproveitar as entregadas deles...único lance realmente criado foi aquele gol absurdamente perdido por Luciano (!?).

    Sobre Diego Souza, ontem não chegou nenhuma, mas teve horas que ele fez a parte dele (pivô) e Alisson/Everton não deram continuidade...

    Pepino é que o time considerado ideal (por mim) só na primeira rodado do returno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei Alisson e Éverton pouco produtivos no ataque Gláucio. Isso deixa o Diego Souza mais isolado.

      Excluir
    2. Glaucio
      Mesmo assim, o time "ideal" carece de um avante; gostaria de ver um trio "movediço": Pepê, Ferreira e Éverton, já que não veio Pedro.

      Excluir
    3. Aí o time fica muito dependendo do jogo por baixo e da vitória pessoal a dribles, o que nem sempre é possível.

      Excluir
    4. Mas há exemplos que funciona; o Barcelona do Guardiola. Claro! existe muita diferença de qualidade, mas é uma possibilidade.

      Excluir
  5. Concordo com quase tudo Bruxo, mas não vi Vanderlei fazer uma defesa importante as finalizações coloradas ou bateram na trave ou passaram perto. Pra mim os melhores foram Geromel e Edenilson.
    Jean Pierre é titular sem dúvida porem o pior momento do Grêmio e o melhor do Inter foram a partir da saída do Maico ou eu assisti o jogo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiu o jogo certo. Vanderlei vem crescendo, ontem, eu não faço nenhum reparo e vem tendo sorte, isso é bom.

      Excluir
  6. Salve Bruxo! Jogo muito pegado e disputado, como previsto. Foi parelho mas o Inter assustou demais, foram duas chances claras do Edenilson e Boschillia que não entraram por sorte. Luciano desperdiçou uma do nosso lado. Sobre a briga: Precisava? Não. Poderia acontecer? Sim, faz parte dos clássicos. Precisa todo esse blabla dos comentaristas? Não, ficam só polemizando como adoram fazer nessas mesas redondas. Foi mais empurra-empurra que briga mesmo, nem foi grande coisa.
    Gostei da analise do Vinnie. O Grêmio já vem estagnado de tempos, Renato tem peças pra mudar mas demora demais. Maicon e Alisson não podem ser titulares. Caio Henrique precisa melhorar a marcação. Éverton tá muito afobado, quer resolver sozinho e acaba desperdiçando os lances. Geromel joga demais. Lucas Silva vem sendo uma grande surpresa positiva, encaixou muito bem. Com JP de volta a coisa melhora mas ainda assim o ataque precisa de mais intensidade, Pepê tem que jogar mais de titular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lipatin. Concordo com a tua análise também. A imprensa esquece da pressão que os caras sofrem. O jogo em si foi muito bom. Nenhuma manchete faz alusão a isso.

      Excluir
  7. Lipatin
    Acho que Caio Henrique vai ter dificuldades defensivas, o jeito é armar um esquema para que ele seja ala.
    Lucas Silva, até mais do que Victor Ferraz, é o que evolui a cada jogo. Não duvide que retorne à Seleção.

    ResponderExcluir