Páginas

Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Opinião

 



As Versões

Procurei ler sobre a entrevista de final de jogo que Renato concedeu no Sábado.

Ela apresentou a versão do treinador do "porquê" da afirmação que o time decolaria. Explicou que havia muitos lesionados, atletas chegando e excesso de jogos. Passando esta fase, o Grêmio avançaria na tabela. 

Criticou os que queriam mudanças na comissão técnica, em especial, uma parcela da Imprensa (no que concordo, plenamente). 

É a versão do treinador.

Há outra ou outras versões. As que eu acredito, isto é, que determinadas críticas são sistemáticas; como por exemplo, as que pedem a saída dele há dois anos, sem apontar soluções. Recordo que o fenômeno "treinadores estrangeiros" data de 2019 apenas, portanto, tenho curiosidade sobre nomes para o lugar de Renato (Roger, Mano Menezes?) lá em 2018. 

Também afirmo que Renato não está "coberto de razão".

Por que? Porque uma parcela da torcida clamava por mudanças, contestava determinadas decisões que vinham de encontro ao pensamento do treinador, quais sejam: insistir com Bruno Cortez, Robinho (antes, Thiago Neves), o sempre lesionado Maicon, a indiscutível titularidade de Alisson e Diego Souza.

Observem que são cinco posições questionadas, ou seja, meio time.

Se é verdade que o Tricolor está invicto há 10 jogos, também é verdadeiro que em apenas 2 partidas, ele rendeu satisfatoriamente. Aquelas de ausência da maioria dos criticados pela massa.

Escrevi e confirmo; meu time ideal: Vanderlei, Orijuela, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Ferreira, Churín e Pepê. Com um voto de confiança para Piñares, que eu não conheço seu desempenho. Será o mesmo da cabeça do treinador ou ele ficou sem saída e lançou mão de Darlan, Ferreira, Jean Pyerre...?

O convencimento da mudança comportamental de Renato, o que eu chamava de "repaginada" lá no final de 2019, só se dará, quando Cortez, Maicon, Robinho e Alisson estiverem em condições de atuar e o destino deles ser o banco de reservas.

Até lá, serão apenas versões dos fatos para um período de ascensão do time.



9 comentários:

  1. Eu que sempre fui um defensor do Renato tbm pedi sua saída depois da constrangedora derrota para a Universidade Católica pela LA pois o futebol apresentado atingiu um nível não aceitável, e o treinador teve sim sua parcela de culpa principalmente por sempre acreditar na sua "infalível" capacidade de recuperar jogadores.
    Porem é preciso considerar tbm que alguns problemas não passaram pelo treinador como as lesões incuráveis G. Guedes e Jean Pierre, as crônicas lesões musculares de Paulo Miranda e principalmente Maicon, e a falta de opções para Cortez e Diego Souza só recentemente solucionadas, além de afastamentos por Covid de Geromel e Cannemann ao mesmo tempo,
    Enfim, parece que finalmente abriu a porta da esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa "errada" desde o meio de 2018, além das lesões.

      Concordo em parte, tem coisa que Renato nao tem culpa, mas quem chegou a escalar Maicon e Cícero como volantes? Quem deixava Pepê no banco pra jogar Alisson? Quem deixava Ferreira fora do banco, e quase deixou ir embora, trazendo Luis Fernando e Everton (com 31 na paleta)..e nem vou citar o Elias...

      Chê, o Gremio foi privado de ter em 2019 um time com Matheus, Darlan, Jean Pierre, Everton, Tetê, Pepe...e pergunto: Luan como falso nove não teria rendido mais do que André e Tardelli ?

      Aí foi acumulando um "coisinha aqui", uma "poupada" sem fundamento ali, um futebol inconsistente a meses, e se foi a gordura do treinador e a paciência da torcida.

      É aquilo que muitos aqui falam a anos, se os jovens fossem mais aproveitados, muitos jogadores medianos não seriam contratados, na pior das hipóteses o clube economiza dinheiro....mas Geralmente ganha!

      Excluir
    2. Muitas vezes não sabemos o que rola nos bastidores, casos como Tetê e Ferreira passam pelo treinador ou por intere$$es?
      Pq Renato sempre quer recuperar jogadores?
      Pq um jovem como Guilherme Guedes leva meses para curar um lesão muscular?

      Excluir
    3. Carlos
      São esses mistérios que desacreditam profissionais que seriam "endeusados", se agissem diferente.

      Excluir
    4. Verdade, Glaucio!Que necessidade haveria de buscar volantes, tendo Diego Rosa, por exemplo.

      Excluir
    5. Pra ver como é muita "coisa"...eu nem lembrei de Guilherme Guedes e Diego Rosa...

      Não é implicância com Renato, seria lindo ele se aposentar no Grêmio, mas desde que o trabalho não seja prejudicado por esses "detalhes", que geralmente prejudicam o clube.

      Excluir
  2. Bem lembrado, Carlos.
    Se lembrarmos as lesões de joelho no Inter, se fossem no Grêmio, a gente ia querer a demissão de todos do DM.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, bruxo. O penúltimo parágrafo resume meu pensamento.

    ResponderExcluir
  4. Bela análise, Bruxo! Renato sempre delira nas suas coletivas, em alguns momentos nós rimos e em vários outros nos deixa indignados. No caso atual uma conjunção de fatores levou a essa arrancada, talvez o principal deles seja a correta escalação do time que justamente é um dos pontos que era o grande alvo de criticas ao Grêmio e que era "culpa" exclusivamente dele. Vamos ver até quanto vai durar a coerência do Renato, como tu disse na hora em que seus "queridos" voltarem de lesão veremos qual será a sua postura.

    ResponderExcluir