Páginas

Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Opinião




Grêmio goleia o Lanterna

Antes de mais nada, importante mencionar que foi um jogão de se ver. Primeiro porque o time que a gente torce, goleou; segundo, muitas chances de gols; terceiro, o aparecimento de jovens promissores no Botafogo. 

Mateus Nascimento, menino de 16 anos, é fora de série. Um entusiasmo igual, eu tive quando vi Soteldo na Universidad de Chile. Esse menino, se o Grêmio tiver grana e inteligência, deve comprar correndo.

Parece contraditório o que escrevo, mas esse Botafogo, individualmente , é muito bom: Kevin, Cesinha, Rafael Navarro e Mateus Nascimento; mais menção honrosa para Kayke e Mateus Babi. Falta estrada, sequência e entrosamento para essa gurizada.

E o Grêmio? Paulo Victor fez um milagre e defesas importantes, Vanderson é muito bom; apenas um detalhe: faz 45 minutos distintos, sempre. Talvez seja preparo físico. O miolo de zaga não foi bem; David Braz, mal e Paulo Miranda escorregou no segundo gol. Cortez fez a partida correta. Bem defensivamente e alguns cruzamentos bem executados.

No meio, Maicon não me convence. Infelizmente, não consegue acompanhar os adversários no combate e isso deve ser prioridade para quem atua neste setor do campo. O grande jogador de 2016 e 17 não existe mais.

Jean Pyerre, o dono do jogo. Botou no bolso. Se fosse sempre assim, ninguém contestava e seria nome cogitado para a Seleção. Matheus Henrique, um começo discreto, depois cresceu a ponto de fazer dois golaços. Pode ter recuperado o seu bom futebol.

Alisson fez sua melhor partida desde que voltou. Fez gol, fechou no meio, deu assistências. Sorte que o treinador dá sequência para ele, algo que outros não são agraciados com essa "dádiva".

Pepê, sempre perigoso. Parece recuperar a alegria de jogar.

Churín retornou, perdeu uma chance ótima, muita combatividade e uma cobrança de pênalti correta, ainda assim, o mais discreto do time.

Dos que entraram: Isaque participou da construção de dois gols, Lucas Silva, Rodrigues melhores do que Thaciano e Ferreira.

É o Botafogo, o rebaixado Botafogo, mas foram cinco gols. É um (re)começo.


24 comentários:

  1. Boa noite, Bruxo. Vi o jogo. Gostei do que vi. Apesar de morto, o Botafogo perdeu do jeito que deveria perder. E o Grêmio venceu do jeito que deveria vencer.

    Apesar de Maicon não responder tanto, hoje foi bem. Fez com que J.P. pudesse jogar mais. A lamentar, Alisson. Mesmo com o gol, perdeu outras chances absurdas. Churin perdeu um também, mas muito mais pela falta de ritmo, depois mostrou como se bate um penal. Papo que tu discorreu outro dia.

    Sobre o piazinho "dimenor" do Botafogo, gostei. Chuta bem a bola, carrega. Mas a zaga de hoje era um abraço, né? Contra um Kannemann jamais apareceria. Mas é válido o olhar. O chute dele por sinal é mais forte que o de Ferreira que parece sucumbir a cada nova partida. Ah, entrou tarde. Sim. Ainda assim, Matheus Henrique fez dois gols... O Matheus Henrique! E o Ferreira chupando bico.

    Este meio de campo, com Maicon me pareceu um tanto sólido, era o Botafogo, tudo bem, mas para mim é por aí o caminho. Lucas Silva, outro que não mostrou a que veio. Com ele em campo, o meio se perdeu de vez.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Acho que Lucas Silva e Maicon, por razões diferentes, são insuficientes, mas se lembrarmos que indicaram o Wellington, ex-Inter e SP, para o lugar, eu já comemoro que ele não veio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruxo. São muito! Eu sei que ontem era o Botafogo, e por isso o 8 iniciou a partida. Como disse o Vinnie, ele deitou e rolou. Mas com o que temos para as finais é isso aí. Não tem muito mais o que inventar. A menos que ele vá para um 4-4-2, com LS, Maicon, MH e JP. Pepê e DS na frente. Mas ele não vai mudar o esquema, e o seu predileto Alisson, cada vez mais, tem cadeira cativa.

      Excluir
  3. Bruxo, desculpa, mas vimos partidas completamente distintas hoje.

    O JP parece uma garça correndo. Desengonçado. Molenga. Não chuta uma bola em gol. Não dribla um adversário. É um jogador só de passe. Sofrível. Jogou completamente sem marcação hoje.

    Mateus Henrique é uma desgraça. Não consegue terminar um jogo sem entregar 27 bolas. Fez dois gols de pelada. No segundo ainda errou um chute fácil, que desviou no zagueiro. Goleiro do Botafogo tinha 160 quilos. Ainda matou todos os ataques do Grêmio errando passe a rodo. Parece fora de forma.

    Isso que se viu hoje não era um jogo de Serie A.

    Sim, devia pegar a grana do Pepê e comprar o Skatistinha de 16 anos. Com R$ 50 milhões traz. Equivale a seis meses dessa folha inchada. Aquilo é projeto de craque, não esses enganadores do Grêmio.

    Ninguém jogou bem hoje. O Paulo Victor e o Vanderson pelo menos tentaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vais me desculpar, Vinnie. Se o time quando perde para o Sport em casa é criticado porque deveria ter socado 5 a 0, se ganha fora do já rebaixado Botafogo, com toda a zaga reserva por 5 a 2 não dá pra dizer que não houve nenhum mérito.

      Matheus Henrique fez dois gols varzeanos? Pode ser devido a debilidade do adversário, mas fez. Estava ali aonde deve estar um volante quando se está no ataque.

      E a falta de JP? Não há nenhum mérito na cobrança?

      Sobre o gurizinho, eu repito o que disse ao Bruxo. Bom de olhar, e talvez até fosse interessante contratar e lapidar, mas uns me disseram ontem que ao mesmo tempo o jovem pode ser um novo Valdívia. Vale lembrar que era um jogo que para eles não havia nenhum peso, nenhuma responsabilidade.

      Talvez por isso tu acreditas que não viu um jogo de série A. Eu vi um jogo de um time rebaixado, contra os reservas de um time que não tinha outra coisa a fazer senão golear. E goleou. Vale pelos 3 pontos. Eram necessários.

      Agora: os gols que levamos. SIM. Varzeanos! E para mim, no segundo gol do Botafogo, o Paulo Vitor falha, do mesmo modo que seu companheiro de defesa Paulo Miranda. A zaga ontem, foi um espetáculo circense.

      Excluir
    2. O pessoal da rádio Guaíba andou cobrindo uns sub-20 e esse Mateus estraçalhou num 4 a 4 com o Grêmio. Parece que não é fogo de palha; convém correr na frente.

      Excluir
    3. Rodrigo, não dá pra se iludir. Apenas isso.

      Concordo contigo. Fez sua obrigação. Mas tirar lições de força num jogo desses é muito perigoso. Coletivamente e individualmente o time mostrou deficiências absurdas. O Matheus Henrique é o único volante do mundo que não marca. Continua titular. Se o pessoal não se der conta que 80% da fragilidade do meio campo se da pela presença dele, não teremos condições de vencer nada neste novo ano.

      Excluir
    4. Sim, Vinnie. Concordo. Não é de se iludir, mesmo. Não é medir forças, mas vi algo de bom. O fato dele, MH, avançar um pouco mais. Ainda falta a ele a combatividade que exige um bom volante.

      Excluir
    5. Rodrigo
      Acho que a ida de MH na área adversária tem muito a ver com a entrada de Lucas Silva.

      Excluir
    6. De repente o MH pode jogar como meia, sua posição de origem.

      Aliás, trabalho do técnico é testar. Recua o JP e avança o Matheus Henrique. Talvez funcione.

      Mas, sinceramente, acho ambos insuficientes. O Jailson seria titular com um pé nas costas nesse time atual do Grêmio. Vejam onde chegamos.

      Excluir
    7. Vinnie
      Eu trocaria para "estão insuficientes";podem mais.

      Excluir
  4. Vinnie
    Acabei de comentar aqui em casa sobre os olhares diferentes que se tem sobre o futebol. Li alguns jornalista elogiando Maicon, sempre com um adendo tipo "excetuando o poder de marcação, tirando a dificuldade dele de marcar...".
    Eu achei o Jean Pyerre muito bem hoje, vamos ver os jogos seguintes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Maicon deitou e rolou (sem correr). Para vermos o nível da partida. O Alisson é tão ruim que nem isso faz.

      E o gurizinho de 16? Que personalidade. Que lucidez nas arrancadas, nos chutes. Por isso que o futebol é de outro mundo. Quando o cara joga bola não tem esse papo de maturidade. AQUILO é jogador. O resto é atleta.

      Excluir
  5. Existe outro jogador que gosto no Botafogo que não atuou; é mais velho. Bruno Nazário. É meia.

    ResponderExcluir
  6. Esse tipo de jogo é o famoso me engana que eu gosto, a princípio uma boa vitória mas com um olhar mais crítico se vê uma defesa lenta e vazando, Cortez levou um baile de um ponta baixinho que não lembro o nome, Matheus Henrique entregando(devia fazer umas aulas com Rafael Carioca), Jean Pierre é um craque jogando livre, Alisson depois que voltou da lesão só cai parece fora de forma, Churin Daronco é uma lástima mas é gringo e boa praça vai e enganar um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Esses dois últimos jogos contrariam o histórico gremista no Brasileirão; fez 8 gols, sofreu 5.

      Excluir
  7. Não assisti o jogo ontem, estava ocupado aqui e só dei umas espiadas nos lances dos gols. Muito bom ver o time voltar a vencer e melhor ainda com goleada. Mas era esse melancólico e já rebaixado Botafogo então não dá pra se empolgar muito, ainda mais com nosso histórico recente.
    Interessante essa garotada do Botafogo, vale a pena o Grêmio ficar de olho pra fazer uma investida.
    É bom o Grêmio ficar de olhos bem abertos e bem preparado pra final da Copa do Brasil. Com a derrota no Mundial é bem provável que o Palmeiras venha cheio de apetite pra disputa da taça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O Grêmio é o azarão para a Copa do Brasil, o negócio é ficar á frente do Flu, porque as vagas diretas serão 5.

      Excluir
    2. Joao Hollerbach09/02/2021, 14:46

      Flu, esse é um estranho caso de jabuti encima do poste!

      Excluir
    3. João
      O mesmo ocorre com o Inter. Inexplicável sob o ponto de vista de planejamento.

      Excluir
  8. Joao Hollerbach09/02/2021, 09:47

    Bruxo, ontem pela primeira vez nesse campeonato não assisti na TV. Havia tomado essa decisão por causa da arbitragem e um pouco também pela insistência com o Thaciano. Talvez agora que o Grêmio não tem mais chances a arbitragem não seja tão contra. Vi apenas os lances dos gols após o final da partida. Ressalva: contra o SP a arbitragem pode sacanear novamente.

    ResponderExcluir
  9. João
    O São Paulo é o parâmetro para essa goleada em cima do Botafogo. Ontem, o time era misto: PV, toda a zaga, Churin e até Maicon. Havia 4 titulares apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao Hollerbach09/02/2021, 14:47

      Sim, e será parâmetro para análise da arbitragem também!

      Excluir
    2. Aliás, parece que o VAR não funcionou no lance do Kannemann no Grenal. Aumenta a gravidade do erro do Luiz F. de Oliveira.

      Excluir