Resultados
Talvez essa postagem seja taxada de obviedade por alguns (muitos ou poucos), mas eu senti necessidade de fazê-la.
Quem vai garantir Tiago Nunes no Grêmio são os resultados. Começa a ganhar, caem as críticas, diminui-se o ranço, a Imprensa perde um chamariz importante para fazer barulho e a carreta volta a andar sem solavancos.
Não serão as críticas de "um bruxo da vida" ou o apoio incondicional de outros, que vão dar fôlego e sobrevida ao treinador. A massa torcedora é importante, mas ela não escala, nem treina o elenco.
Portanto, os resultados em sequência só virão pelo trabalho do comandante técnico. Uma vitória aleatória não segura ninguém.
O grupo gremista é bom, mas com falhas (ou faltas) bem pontuais; exemplificando: saindo Ferreira e Diego Souza, uma venda, uma lesão, o ataque fica bem afetado. Não temos ainda a certeza de êxito com Elias, Léo Chú e Ricardinho. Nem cito a questão do armador.
Tem também, os que não "jogam": Cadê Maicon, Churín, Pinares? São atletas que o clube já se acostumou em vê-los ausentes. Por motivos diferentes, eles não atuam em sequência. Por isso, a torcida até esquece deles, porém, seus nomes estão na lista da programação financeira do clube.
Voltando ao técnico; Tiago Nunes tem muito a ver com a péssima campanha, suas substituições tardias, suas escalações para início de jogo, suas escolhas, quando promove alguém do banco, tudo isso, contribui para a perda da paciência do torcedor.
Contudo, apesar do momento crítico, o treinador tem uma oportunidade fantástica pela frente; seu próximo adversário é um clube do interior gaúcho, acostumado a temer a camiseta tricolor, a tradição azul.
Se pudesse escolher um adversário a ser encarado fora de Porto Alegre, o Juventude seria o eleito, com certeza.
Falando no elenco, eu diria que hoje são mais incertezas do que certezas. Leo Pereira, Jonatan Robert, Fernando Henrique, Guilherme Guedes...sendo bem racional, tenho mais é esperança do que convicção.
ResponderExcluirA questão toda é que desde 2020 haviam jogadores que mostravam pouco, e após a troca de treinador se perdeu tempo no processo de lançamento de alguns dos jovens.
Claro que aqui de fora é fácil escrever, e, sinceramente, torço pra que as decisões finais do técnica sejam baseadas nos treinos, o problema é que nos jogos...
Perfeito, Gláucio. Incertezas! Acredito que agora eu e tu chegamos num consenso. haha, após 552 debates sobre isso. Esperança e convicção andam em paralelo. Era o que eu pensava a respeito, por exemplo, do JP. Tinha esperança de que ele ia calar a boca dos críticos e convicção de que ele era um grande jogador. Com o passar do tempo e dos acontecimentos, restou apenas esperança. Hoje, não sobrou nada. Mas se ele "enganou" até o Tostão, não estou tão feio na parada. Por isso, que de certa maneira devemos ter paciência com as escolhas que são tomadas, para que ali na frente e definitivamente ,essas incertezas virem certezas!
ExcluirEm tempo: nunca fui contra o Guedes. Quero vê-lo em campo, porque o DB é ruim demais. E sei que daquela cartola, não sai coelho.
Sobre JP eu discordo um pouco. Ele não enganou ninguém, os elogios foram justos pelo que ele apresentou em 2019 antes da primeira lesão grave. Depois se perdeu, uma pena pra ele e pro clube. Talvez se reencontre.Tomara.
ExcluirEu ao menos, sempre que avalio jogador, é pelo potencial técnico. É diferente da situação dos que citei, estes ainda não mostraram nada parecido com o que JP, Darlan e Matheus, por exemplo.
Realmente, Glaucio
ExcluirA gente vê apenas de longe. A tua frase final é certeira; a gente torce...
"Não serão as críticas de "um bruxo da vida" ou o apoio incondicional de outros, que vão dar fôlego e sobrevida ao treinador. A massa torcedora é importante, mas ela não escala, nem treina o elenco.".
ResponderExcluirPerfeito, Bruxo! E a nós, meros opinantes invisíveis ao clube, resta "apenas" torcer pelo melhor para o clube.
Mas a nossa conversa é válida. Sempre é! Nos faz, de algum jeito, "participar" da história do clube. Como que se disséssemos a nós mesmos: a minha parte, fiz.
Sim, de certa forma ecoa; leva mais tempo, é verdade, mas o desencanto da torcida em determinadas situações, refletem no tilintar das moedas.
ExcluirAgora, sobre resultados. Ontem, fiquei sabendo que a Suíça foi adiante na tal Eurocopa. Não estou vendo e nem acompanhando esta competição. Mas quem diria né. Passou a Suíça, e não a atual campeã do mundo. Foi nos pênaltis, mas no fim, o que conta é o resultado. Sempre é. Por isso, muitos dizem que o futebol é injusto. Em 95, por exemplo, sentimos na pele essa injustiça.
ResponderExcluirA questão é que pra ter o resultado final esperado, precisasse desempenho anterior que faça acreditar. Ao menos é isso que discuto. É possível vencer a copa do Brasil com 10 empates e ganhar nos penaltis. Mas com um desempenho destes, é improvável.
Excluir"...precisa-se.."
ExcluirGlaucio
ExcluirConcordo. E eles (a Direção) sabem bem mais do que nós.
Houve outras zebras ou quase isso na Euro; a Holanda caiu fora, Portugal também.
ResponderExcluir