Empate, de Novo
O meu sentimento após este jogo é de constrangimento. Constrangimento, porque fico imaginando o que Luizito Suárez pensa deste Grêmio, meu clube de coração. É um arremedo de time, ele que já foi treinado por Oscar Tabarez, Ronald Koeman, Tata Martino, Diego Simeone. Meu Deus, muita vergonha.
Como deixei de assinar a Amazon em Dezembro/22, não assisti a partida, voltei aos adolescentes anos 70, quando as transmissões de tevê ao vivo do Grêmio eram artigos de luxo, mas deu para ter uma ideia da manutenção do desarranjo que torna o Tricolor presa fácil independente da "estatura" do adversário. ABC com time misto, Bragantino, Fortaleza e agora, o Cruzeiro, todos eles vieram ao Rio Grande e saíram invictos. Mais grave, eles, sem exceção, exploraram as fragilidades gremistas, as laterais e o meio de campo lento, tudo isso estoura no goleiro e mata à míngua o ataque.
Resumo: não há evolução. São várias rotinas negativas: os cartões de Kannemann, a precariedade dos laterais, a omissão de Cristaldo e Vina e a orfandade de Suárez, bem como, a carência do banco.
Além da busca pelo empate, quando já estava me resignando com a derrota, o jogo premiou a massa azul com dois lances primorosos de Suárez, a bola na trave e o golaço.
Vitória no Grenal pode ajeitar a casa, mas também, pode mascarar a situação crítica.
Deixo os melhores momentos:
Bruxo, contrangimento ainda maior vem da grama do estádio. Inadmissível. Já nem falam mais do problema, virou rotina jogar em um campo careca.
ResponderExcluirO time realmente é desorganizado, mas ao menos nao faltou entrega. Jogou no limite, e contou com a maestria do Suarez pra escapar da derrota. Não acredito em classificação. Somente o improvável leva o Grêmio adiante na próxima jornada. Falta muita coisa pra um time confiável.
De bom, fica que Renato admitiu que pode jogar "como time pequeno", ao invés de buscar sempre a vitória (como ele afirma que gosta). Isso é o que se espera de um treinador, se não tem qualidade suficiente pra ter um jogo de domínio e ataque constante, se fecha, adequa a proposta de jogo ao elenco. Um time organizado, mesmo que com limitações, tendo um extra-classe como Suárez, pode surpreender.
ExcluirMais ou menos, ele disse que se tivesse atletas velozes poderia fazer isso, como outros times fazem contra o Grêmio na Arena. Mas como não tem, precisa jogar dessa forma.
ExcluirEu discordo, acho que o Grêmio pode atuar muito melhor com esses jogadores, e sem retranca.
Dos tres meias, somente um pode jogar. Já disse antes, o Cristaldo é muito fraco (minha opinião apenas). Só serve pra bater escanteio.
Villasanti melhorou muito. Chega bem na frente. Ele e o Bitello atacam e defendem bem. O Carballo é mediano, mas do nível de vários bons jogadores da Serie A. Com esses quatro (tanto faz entre Nathan e Vina, é possível fazer um bom meio, compactado.
Na frente o Suarez e mais um, que não seja o Zinho. Este precisa voltar pra base.
Suarez e Galdino ......
ExcluirTambém vejo a coisa mais ou menos por aí, Vinnie. Armar um meio com Villasanti, Carballo, Bitello e mais um entre Vina/Cristaldo/Nathan, deixar o Suárez na referência e botar um outro atacante de movimentação junto dele.
ExcluirCitei o Carballo porque o Pepe já foi pro DM(ou açougue) novamente... Quando disseram que ele era o novo Maicon não tavam brincando, joga dois jogos e fica dois meses fora. Risos.
Vinnie
ResponderExcluirE o número de lesões? A coisa perdeu o controle; imagina se perdermos o Bitello...
Sem Bitello, o objetivo é não cair.
Excluir"já foi treinado por Oscar Tabarez, Ronald Koeman, Tata Martino, Diego Simeone. Meu Deus, muita vergonha." - pois é, Bruxo. Tenho pena do Suárez.
ResponderExcluirMas se esta comparação dos treinadores que já o treinaram cabe aqui, cabe também dizer quem eram os companheiros do Suárez nos times daqueles respectivos treinadores. Melhor, portanto, nem falar neles... aí sim me dá vergonha.
O Grêmio é um time carente de bons jogadores, em praticamente, todas as posições. Não tem um único lateral decente que possa se dizer "este é o títular". Os que temos aí se fossem reservas já seriam contestados como reservas... Não temos um camisa 10 que coloque a bola no chão, que pense o jogo (um Douglas) e possamos dizer "esse é titular"... logo, como é que o Suárez vai receber a bola em condições de marcar?
O Grêmio hoje é este arremedo que tu diz porque só tem 3 jogadores dignos e aptos de vestir o manto: Suárez, Kannemann e Bitello. Geromel quando voltar, pela história que tem, é outro.
De resto, o que é que sobra? Um bando! De jogadores que não seriam titulares em outros times do Brasil. Da segundona, talvez. Ou times que brigariam para não cair. O Vina, que teve um começo razoavelmente bom, caminha em campo. Cristaldo, da mesma forma. Ou os jogadores são isso aí mesmo, ou a nossa preparação física inexistente porque os caras chegam aqui e gradualmente vão perdendo força física. A patroa, que quase nunca vê os jogos comigo me disse ontem: "mas os jogadores do Grêmio parecem cansados"... Meu Deus, se deu pra minha esposa perceber isso, justo ela, que nem de Educação Física nunca gostou... O que foi o Pepe nesta partida de ontem? O cara estourou aos 12 minutos iniciais... no aquecimento, não constataram que poderia estourar?
Quanto ao mais recente amarelo do Kannemann, reparaste que mais uma vez perderam a bola e armaram os caras... O zagueiro não teve escolha...
Ps: e o Fortaleza, hein? - não resisti. Poupou jogadores contra nós, foi lá e tomou 3... Vojvoda, mais uma vez, se apequenando em jogos cascudos...
Rodrigo.
Rodrigo
ExcluirPois é, o Vojvoda deve cair, imagina, não ganhar do Palmeiras em São Paulo. É crise.
Hahaha. É, vero. É vero. Gostei da ironia, Bruxo. Acontece muito por aqui esse tipo de coisa. Principalmente com o Grêmio.
ExcluirRodrigo.
Rodrigo
ExcluirO Vojvoda vai cumprir a trajetória do uruguaio Pezzolano. Sai daqui para um clube médio da Espanha, depois fará história como outros argentinos. Não deve assinar com outro brasileiro.
Continua a mesma bagunça, bruxo.....
ResponderExcluirÉ volante dando combate em zagueiro na saída de bola adversária, deixando um buraco atrás.....um Saara entre a defesa e o meio....os meias longe uns dos outros deixando o miolo do campo um queijo suíço....
A defesa tá se superando, Kaneman e Bruno Alves, com todas suas limitações, e Grando, exceto num lance, evitaram uma goleada no primeiro tempo.
É lateral tendo sair jogando por baixo mesmo perdendo e com jogo nervoso, em vez de simplificar e dar balão pra espantar o perigo (e isso é orientação do treinador, que não gosta de balão...)
É bem verdade que o Grêmio teve chances de empate, com Suarez duas vezes, mas se basear nessa estatística é desconsiderar o que foi o jogo.
Enfim, de bom, o empenho no segundo tempo, e até que enfim Suárez "chegou"...metade da minha esperança em ser campeão do Copa residia na diferença que ele pode fazer.
Glaucio
ExcluirUm aspecto positivo no jogo de ontem: Renato mexeu bem.
Há vários pontos a analisar, mas vou enfatizar apenas três: como já afirmei anteriormente os laterais contratados servem para ser "banco"(Reinaldo está horrível). E um time em que a armação fica por conta do Kannemann(e sempre ele que carrega a bola da defesa até o meio campo e daí lança ao ataque) mostra que tem sérios problemas. E finalmente, Vina e Cristaldo não aguentam 90 minutos(o Suárez aguenta!).
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirOntem, o comentarista da Guaíba, cedo, mostrou que o Cruzeiro pressionava o meio e laterais e liberava o Kannemann para sair jogando. Aí, a bola saía quadrada. É coisa de quem estuda o adversário.
Me atrasei pra vir comentar, mas aí vai:
ResponderExcluir1) Grêmio mal organizado em campo e jogando mal novamente, o Cruzeiro não é grande coisa. Vina e Cristaldo parecem não funcionar juntos. Nossos laterais seguem sendo problema, especialmente Reinaldo. Fomos "salvos" pelo golaço do Suárez, e que golaço!
2) O que é feito no nosso DM e no preparo físico? Lesões e mais lesões. Se o Pepe não tava 100% porque botaram jogar duas seguidas em 5 dias? Agora já tá fora longo tempo novamente... E que péssimo preparo físico, como quase todos comentaram é nítido que o time tá pesado fisicamente, metade dos jogadores morrem no segundo tempo, tem algo muito errado aí.
3) Vamos pro Grenal da má fase. A do Inter é pior porque o Mano já parece ter perdido as rédeas do time, a coisa tá feia lá no rival, só não demitiram ele com medo de rolar um efeito goleada novamente. Resta saber se vamos pro clássico pra ressuscitar o Inter ou se vamos aproveitar pra vencer e amenizar o nosso ambiente. O retrospecto do Renato em grenais pende pra nossa vitória mas sabemos que "grenal é grenal e vice e versa".
Sabe a diferença do grêmio pro cruzeiro...a Saf, no cruzeiro o Ronaldo comprou o clube, no grêmio foi entregue de graça pro Renato e com alto salário pro mesmo.
ResponderExcluirLipatin
ResponderExcluirGrenal imprevisível, sorte que é na Arena.