Tendência & Imitação
Essa fronteira, às vezes, parece imperceptível num primeiro momento. Ocorre em várias situações, segmentos, etc... na sociedade. No futebol não é diferente. O que é uma tendência ou imitação?
O assunto se refere ao massivo número de técnicos estrangeiros que aportaram em solo brasileiro. Se antes, eles eram tido como exceções, agora, consequência do bom trabalho de alguns deles (Abel Ferreira, Jorge Jesus, Juan Pablo Vojvoda), o mercado nacional vem apresentando várias agremiações da Série A com estes comandantes técnicos e esse fato tem se mostrado grandioso, porque, com raras exceções e ainda assim, com trabalhos pontuais, os brasileiros estão mostrando muita deficiência, tanto que não há renovação com qualidade, os veteranos quase aposentados são lembrados na hora da troca emergencial como são os casos de Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes. Apenas Luiz Felipe se mantém com carreira contínua, apesar de altos e baixos em termos de aprovação dos trabalhos.
Essa tendência é prejudicada pela falta de convicção e planejamento, o que gera a busca açodada de profissionais estrangeiros que acabam tendo o seu trabalho comprometido em menor tempo devido ao curto espaço para a adaptação. É a imitação do que seria tendência.
Por tudo isso, eu que já expressei aqui a minha simpatia pela vinda destes treinadores, faço uma ressalva: eles precisam ser contratados em início de temporada, sem esquecer da análise fundamental entre as especificidades da instituição e o perfil do treinador almejado.
O Grêmio precisa olhar para este mercado para 2024, sem desprezar os detalhes que cercam as características do clube e a biografia do visado.
Por acaso eu assisti ao clássico Boca e River ontem. A diferença de intensidade e objetividade dos jogadores é gritante.
ResponderExcluirO tecnico do Boca é o mesmo do Lanús que perdeu a final de 2017 contra o Grêmio. Tirando o Cavani, que parece bem abaixo do Suárez no momento/fase atual, mais o goleiro Romero e o Benedetto, a equipe do Boca tem praticamente um time repleto de jovens (acho tb que era um time misto por causa da decisão contra o Palmeiras).
Eles perderam o jogo, diga-se de passagem, mas foi um jogo muito parelho. O River fez um a zero no primeiro tempo. E o Boca teve o gol de empate anulado pelo VAR. No segundo tempo o Boca encurralou o adversário, so que perdeu muito gol. Num contra ataque nos acréscimos o River matou o jogo.
Esse técnico, Jorge Almiron, serviria para o Grêmio. Gostei do perfil dele. Tranquilão, discreto. Diferente do Demichelis, terninho e cabelo fashion (também bom treinador) mas que não casaria com o estilo do Grêmio na minha opinião. Um cara que leva o Lanús a decidir a Libertadores tem muito mérito.
Vinnie
ExcluirAssim como o centro de dados tem arquivos sobre jogadores, ele poderia ter sobre treinadores. Almiron é só um deles. O negócio é ter o mesmo arrojo que tiveram quando buscaram o Suárez.
https://ge.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2023/10/02/gremio-perde-nova-cobranca-e-desperdica-60percent-dos-penaltis-no-ano-veja-a-lista.ghtml
ResponderExcluirE o Reinaldo que não SP tinha aproveitamento excelente não bate.
Carlos, mais do que o batedor, o problema é a falta de treino em todos os fundamentos. Pênalti é somente mais um exemplo do que vemos em campo.
ExcluirCarlos
ResponderExcluirÍndice ridículo; duvido que algum gremista fique tranquilo com pênaltis a favor.
Jogo após jogo a gente vai desanimando...ao perceber que "dava"....
ResponderExcluirE o Botafogo patinando....
Glaucio
ExcluirA gente nem pode comemorar uma semana cheia para treinar, porque só piora.
E o Grêmio novamente perdeu a oportunidade de somar 3 pontos contra o Fortaleza. Com o empate de ontem do "cavalo paraguaio"(que merecia até perder!) percebe-se que o fraco desempenho fora de casa vai pesar muito. Abraço.
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirAssisti um pedaço ontem e por mais de uma vez o Bruno Lage quis dar instruções individuais e os atletas "nem deram bola".
Com o Tite assumindo em Outubro, a maior ameaça para o Botafogo virou o seu rival. Se o Textor não se mexer, o cavalo paraguaio vira uma realidade. Ainda acho difícil, mas já esteve mais.