Páginas

Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Opinião



Grêmio decepciona mais uma vez 


Racionalmente, o técnico Renato deveria sair agora, mas a Direção vai esperar até o próximo final de semana. Não dá mais. E aqui, a expressão é no sentido de que o treinador não consegue reverter o processo de decadência do time. É isso.

Em postagem anterior, eu elogiei pela coerência da escalação que a imprensa esboçava, isto é, com três zagueiros, Nathan e Pepê e lá na frente, Galdino. Então, quando ele resolve desarquivar Fábio e colocar pela primeira vez juntos Yturbe e Besozzi, não se pode aprovar, mesmo que o adversário se apresentou bem inferior ao que eu esperava, ainda assim, após sofrer um gol acidental, que não refletia o que se via em campo; O Furacão viu a normalidade tomar conta da partida.

Renato que tem fama de bom gestor de grupo, parece que perdeu de vez a confiança do elenco. Declarações criticando o time ou até mesmo, individualizando na responsabilidade dos erros (vide Ferreira em Bragança Paulista), as folgas concedidas que mais sugerem ser para que ele dê suas esticadas ao Rio, as preferências de determinados atletas sem uma razão que venha de dentro do campo (Fábio) e, por fim, a fala do presidente no final do clássico, tudo isso, indica um caminho sem volta. O Grêmio está descendo a ladeira.

Outro fator que merece um parágrafo específico é a repetição de erros como por exemplo, a marcação frouxa, a transição lenta e a preservação de alguns jogadores no meio de campo que nitidamente, não conseguem se desvencilhar do marasmo de suas performances, o número excessivo de gols levados e a falta de solução da parceria para Suárez, também ajudam a endossar a ideia que o repertório ou "fôlego" do comandante técnico acabou. 

Uma nova derrota em São Paulo pode dar fim a boa relação que Renato tem com uma parcela da torcida que o apoia incondicionalmente. Verão que primeiro vem o clube, depois os ídolos.

Guerra terá a difícil missão de encontrar um interino que garanta uma vaga na LA do ano que vem e, claro, planejar 2024 com uma comissão técnica nova.

É isso. Finalizo, com a certeza de ter visto uma das partidas mais constrangedoras do time na Arena, neste Brasileirão. Quanto mais tem tempo para treinar, mais ele desaprende.

38 comentários:

  1. Até o G8 está a perigo. Acho que o Grêmio não irá pra Libertadores ano que vem. Há dois meses falamos que os times da Libertadores viriam com tudo na reta final.

    ResponderExcluir
  2. Vinnie
    Teremos que torcer para Fluminense, Fortaleza (LA e Sula) e que o São Paulo (CB) também fique entre os primeiros; aí vira G9. Que Loucura!

    ResponderExcluir
  3. Renato terminou de queimar o assado dele ontem. Escalou mal demais, era óbvio que tinha que ter jogado com três zagueiros, zero sentido e coerência em ir com Fábio(!!!), aquele meio frouxo sem nenhum marcador e ainda soltar o morto do Iturbe em campo. Acertou em apostar no Besozzi que fazia bom jogo mas depois inexplicavelmente tirou ele pra colocar o Ferreira que vive péssima fase e tá marcado pela torcida. Fosse o Athletico mais esperto e estivesse em melhor dia teríamos tomado uns 3 ou 4 gols. E sem falar na total falta de jogadas, de marcação e de ocupação de espaço. Como sempre o adversário tinha todo o espaço do mundo pra jogar e com dois toques já tava na nossa área.
    Pra completar ainda deu uma coletiva vergonhosa falando mal da imprensa e jogando pra torcida. Pô, fosse qualquer outro que fala as coisas que o Renato fala já tinha sido execrado pela mídia faz anos, ele abusa do carisma e da idolatria. Amo o Renato, é nosso ídolo máximo, mas pra mim já deu, até por respeito a ele e não ver ele se queimar. Ou ele se recicla e se atualiza ou vai virar uma peça de museu como treinador e só vai se queimar mais. Qualquer planejamento pra 2024 tem que começar por um projeto de futebol com um novo treinador, mas isso exige planejamento sério, visão de futebol, montagem de elenco e etc, não dá pra embarcar numa aventura no escuro com zero planejamento como foi da ultima vez e que nos levou pra série B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo.

      Excluir
    2. Ontem foi a crônica de uma morte anunciada, a ver:
      - Não temos goleiro, nem reserva, já que Renato conseguiu mandar embora o melhor que tínhamos para dar a camisa titular ao Frango, opa, Grando;
      - Fábio nunca mostrou futebol para ser escalado no lugar do João Pedro;
      - É triste, mas Geromel e Kanemann não têm mais velocidade e, quando expostos sem proteção à frente da zaga, são sempre vazados;
      - Reinaldo está em vias de se aposentar e parece não ter a seriedade necessária;
      - O meio-campo, ontem, não existiu. Pepê até sabe jogar com a bola, mas não marca nem a sombra. Nathan não joga e não marca nada e Cristaldo vive de lampejos com a bola no pé, mas não tem comprometimento em campo;
      - Iturbe mostrou que nunca deveria ter sido contratado;
      - Besozzi mostrou que deveria ter tido mais chances, sendo inexplicável sua saída do time no intervalo, ontem;
      - Será que Ferreira ainda pensa em ganhar um milhão de reais por mês??? Que se desfaçam dele na primeira proposta;
      - Suares deve estar contando os minutos pra ir embora e sair do lado de tanto pereba;
      - Renato nunca foi técnico.

      Excluir
    3. Concordo, plenamente, Lipatin.

      Excluir
    4. Também penso no constrangimento que passa o Suárez.

      Excluir
    5. Ele jogava no Nacional há pouco tempo. Também não exageremos. Se for pro Inter Miami, vai encontrar jogadores do mesmo nível, se não piores.

      O ponto principal é o Grêmio ver o objetivo principal do ano deslizar pelos dedos por pura falta de seriedade e trabalho.

      Excluir
    6. Parece que o Barcelona chamou o Messi.....aí há esperança de Suárez ficar, caso o Grêmio vá para a libertadores.

      Excluir
  4. "Então, quando ele resolve desarquivar Fábio e colocar pela primeira vez juntos Yturbe e Besozzi,"

    Em resumo é isso, somado a Nathan de "volante"....

    e nas trocas ainda tira o Besozzi, que mal não estava....

    a mim, parece que ele pediu demissão com as ações nesse jogo, só o Guerra que não entende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      É uma forma de pedir demissão; também, acho.

      Excluir
  5. Parabéns ao Guerra! Que conseguiu f*d&r com tudo. Desandou a maionese com sua grande entrevista midiática. Quero ver ele segurar esse rojão agora.

    Se Renato era insuficiente, quero ver agora, no final da temporada, quem será.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Rodrigo... Parece até que é o Guerra quem treina o time e escala Fábio, Nathan, Iturbe... E o Guerra só deu coletiva porque o Renato sumiu.

      Excluir
  6. Rodrigo
    Só lembrando: pior que a entrevista do presidente, só o rodião que o Grêmio levou no clássico e aí, Guerra não tem influência nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, o amigo que também é sagaz no ponto de vista, e sempre vê além da caixinha, percebeu que a folga pós Grenal era para todos?

      Mas depois da vexatória coletiva do mandatário do clube alguns jogadores se sentiram "envergonhados" e anteciparam a volta. Alguns outros, não fizeram o mesmo. Suárez, inclusive. E isso gerou na minha humilde opinião um imbróglio no grupo de jogadores.

      É evidente que estava tudo combinado. Só que a derrota causou desconforto no Guerra, pois ele queria os holofotes todos para ele em caso de vitória e encheria a boca para dizer que o Grêmio está no caminho certo e nada disso tudo teria acontecido. Mas não deu. E arregou na hora H.

      Estamos levando alguns bailes, ok. Concordo. Mas não é o Renato que erra passes dentro das quatro linhas a menos de 1 metro de distância. Não é o Renato que perde gols na boca da goleira. Não é o Renato que toma gols tão idiotas e que não sabe sair do gol. Mas poderia ser bem pior, acredite.

      E em 2024, prepare-se para mais crônicas feito essa. Pois dificilmente iremos para a L.A., a menos que o G-4 vire G-10.


      Rodrigo.

      Excluir
    2. Bah Rodrigo, quem arregou foi o Renato, que não sabe explicar porque o time vai mal, e aí fica de birra com os repórteres pra tirar o foco do campo.

      Por mais desfalques que tivesse, armou mal o time, e mexeu mal pra tentar corrigir.

      O Cap tava desfalcado...dias atrás o Fortaleza estava com reservas...

      Excluir
    3. Rodrigo...com todo o respeito, mestre...voce ainda está sob efeitos dos encantos da sereia que vestiu a camisa 7 do Imortal! O time toma gol em quase todos os jogos, e geralmente mais de um...tanto que possui a 6ºa pior defesa, só a frente dos times do Z-4.
      O Grêmio de Renato é um time que não sabe o que fazer quando está em campo. Quer jogar com a posse de bola, mas não consegue manter o controle do jogo porque o time é espaçado e não consegue fazer pressão pós-perda. Também não joga no contra ataque pois além de não ter velocidade para contra atacar, não marca com a justeza necessária para roubar as bolas e pegar o adversário desarrumado. É um time esquizofrênico...eu nunca sei o que esperar, a não ser que vai levar algum gol, isso é certeza!
      Não se resume apenas à falta de qualidade, à ruindade, à falta de vontade...é um time desarrumado, corre errado, quando está com a bola não sabe o que fazer com ela.
      A verdade é que sem Luiz Suárez estaríamos na segunda metade da tabela...falta trabalho! Um técnico mais ou menos consegue dar padrão a um time com 2 semanas de trabalho...estamos em Novembro e eu ainda não sei os 11 titulares do time! Se você souber os 11 titulares do time, eu faço a mea culpa aqui!

      Excluir
    4. Esqueci de me identificar acima:

      Anderson

      Excluir
    5. Não o vi o Renato jogar para que pensem que estou sob algum tipo de efeito. Eu já disse aqui mesmo neste espaço que já critiquei e muito o Renato. Está no arquivo, é só pesquisar.

      Uns me questionam ainda o motivo de eu tanto ter criticado o Roger (ano passado) por motivos menores. Menores? O Grêmio corria riscos de não subir com o Roger!
      Cada um que faça a própria análise sobre isso.

      De volta ao Renato, deixei de criticá-lo porque ainda antes dele sair em 2021, eu compreendi que ele não era o bicho de 7 cabeças como tentaram dizer. De que ele foi o maior responsável pelo rebaixamento. Não foi! Não foi ele quem jogou aquele campeonato.

      Com o seu retorno, aconteceram as mesmas dificuldades, e o Grêmio ainda penou um bocado na segundona, porém, devido ao Renato conseguimos o acesso porque não perdeu mais em casa!!! Ah, podem me dizer o seguinte: qualquer um faria isso. Negativo. Nem o Felipão conseguiria reanimar aquele grupo.

      Veio o 2023. As contrações animaram um bocado de gente, e ainda causam alvoroço. De que podem render mais, e tudo mais. Para mim não há dúvidas de são jogadores tão comuns, mas tão comuns que o time de 2013 era melhor em determinadas posições. Elano, Zé Roberto... Alex Teles, Pará... Fernando (e isso que eu nem gostava muito deste último). Então, o que querem mais do que isso que temos agora?

      Sinceramente, eu gostaria um pouco mais dessa poção que alguns torcedores tomaram porque estão vendo coisas que quase ninguém vê!

      Rodrigo

      Excluir
    6. Rodrigo
      Basta olhar alguns times menores, suas equipes, suas escalações e o que apresentam em campo em termos táticos.
      Gostaria que alguém me enumerasse aqui 5 partidas muito boas do Grêmio neste 2023.

      Excluir
    7. Mas Rodrigo, é justamente pra isso, e infelizmente só pra isso, que o Renato é bom:
      - Pegar um time (desde que exista) e ajustar, fazer correções pontuais, remotivar. Quanto precisa montar, ele não sabe fazer, foi assim em 2011, 2019, e está sendo agora.

      Excluir
    8. Quem chegar agora, se houver mudança, não terá nada pra iniciar, terá que pensar do zero.

      Excluir
    9. Bah. Só faltou tu dizer que era o time do Roger, Gláucio. Haha.

      Eu também cometi esse erro, te perdoo. Haha

      Excluir
    10. Arregou? Dane - se a imprensa. Eles queriam saber mais da viagem dele pro Rio, Gláucio.

      No whats eu te disse que eu entendi a mudança dele. Que ele quis dar a bola pro CAP é tentar sair rápido. Feito um gol, tentar a mesma tática, mas ao mesmo tempo tentar diminuir o ritmo quando ter a bola. Aí tu me disse que achamos um gol. Bah. Depois perdemos um outro na cara do goleiro...

      Eu vi entendi assim. E tu me disse que eu fui incoerente. Mas é que eu não sou doutor nessa área...

      Não deu certo o tempo todo. Verdade. Mas o lance do gol perdido pelo Suarez demonstra isso o que eu estou dizendo.

      Rodrigo

      Excluir
    11. Gosto do Rodrigo, mas larguei essa discussão...rs Se ele não conseguiu enxergar até agora o problema, não enxerga mais.

      Só pergunto algumas coisas. As sucessivas folgas nas datas FIFA, Rodrigo? Foram acertadas? E o Cuiabano e o Milla serem liberados pra jogar no sub-20 (e se lesionarem), foi correto? O Ronald liberado pra jogar na Seleção de base, também? O Luan trazido com todo estardalhaçou só pra entrar 5 minutos no final dos jogos?

      Se tu compactua com todos esses erros crassos de gestão de grupo, fica difícil acreditar que tu enxerga futebol.

      Excluir
    12. Grato, Vinnie. Também gosto bastante do que o amigo escreve aqui. Sempre de modo moderado e sem perder a postura. E já vi também que, feito o Bruxo, não defenestra os feitos do Renato.

      Sobre os pias da base... Não sei, de fonte segura, quem determina isso. Mas sim, Mila, Ronald, Cuiabano deveriam compor o elenco principal. Mas vejo da seguinte maneira: "bisines". Empresários agem fortemente dentro do clube. Esses sim, são os que dão as cartas. Já vimos, por exemplo, no caso do Ferreira. E outra: Cuiabano nem tem mais idade pra compor time de base. Mas mesmo assim, os três ali citados não tem nada de espetacular. Mas na falta de um melhor ou de nenhum, sim, repito, deveriam estar no grupo. Mas duvido que essa liberação tenha vindo do Renato.

      Aí temos alguns que erram fundamentos básicos tais como, passes, erros de posicionamento ou que não têm a capacidade de compreender e executar o que é pedido e feito no treinamento, com toda a rodagem que tem, não aprendem mais. São limitados. E muito até. Deveriam voltar pros fraldinhas e chutar bola contra a parede.

      Das folgas... o amigo, por exemplo, viu o Suárez reclamando disso? O nosso extraclasse, teve as mesmas folgas. Ainda assim, quando falha, é criticado com moderação. E as falhas dele, a meu ver, são de tomada de decisão e não por falta de treino ou condição física. Porque ele sempre joga os 90. Para mim, tanto faz. Se não dão folga, os jogadores estouram. Se dão folga também. A exceção é o Suarez. E se um ganha, todos querem. Boleiro é tudo igual.

      Rodrigo

      Excluir
    13. No departamento de futebol do Grêmio, tudo tem o dedo do Renato. Pode ter certeza. O último empresário que bateu de frente foi o do Adriel, e sabemos onde ele joga hoje. Inclusive acho que o Renato e a direção agiram certo nesse episódio. Mas cito pra ilustrar que os empresários não tem toda essa influência como vc acredita.

      Só pra ficar num jogador, o Cuiabano. Por vezes estabanado, é um atleta de força e velocidade que preencheu muito bem o lado esquerdo ofensivo em vários jogos do Brasileirão. Inclusive fez gol e foi melhor em campo na vitória do Grêmio sobre o Athletico no primeiro turno (uma das raras fora de casa). O que fez o Renato depois de ter encontrado uma boa solução pro lado esquerdo ofensivo? Arquivou o guri pra acomodar primeiro o bruxo JP Galvão, e mais recentemente ter insistido com o Ferreira (pior em campo na quarta feira passada).

      Qual a lógica dessa decisão?

      Assim com essa, várias decisões erradas do treinador tem ameaçado o maior objetivo do clube no ano. É isso que o pessoal questiona com razão.

      Enquanto alguns atribuem essas falhas a falta de conhecimento tático/capacidade de enxergar potential da equipe e dos atletas, outros atribuem a falta de motivação pra trabalhar (eu me incluo nesse segundo grupo). De todo modo, o Grêmio precisa de um novo treinador pra 2024, com ou sem Libertadores no calendário.

      Abração.

      Excluir
  7. Rodrigo
    Eu tenho uma convicção que ainda não me decepcionou: quando muitos jogadores estão abaixo do esperado, o problema não está neles.
    O exemplo mais recente é o Juventude na zona do rebaixamento, trocou o treinador e está na zona da classificação na Série B.
    Em 2013 ocorreu com o Renato, que pegou no rebaixamento e deixou o clube classificado para a LA.
    Tem uma hora que é necessário oxigenar o futebol dentro do clube.
    Basta fazer a escolha correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time de 2013 era melhor que este Bruxo. Bah... A exceção está apenas na nossa zaga atual (com base nos melhores momentos que viveram) e no Suárez. E só!

      Rodrigo.

      Excluir
    2. Grêmio titular de 2013:
      Dida, Pará, Werley, Bressan e Rodolpho, Alex Telles, Souza, Ramiro, Riveros, Kleber gluteador e Barcos.

      Goleiro: 2013 muito melhor
      Lateral direito: acho João Pedro melhor que o Pará
      Zaga: sem comentários
      Lateral esquerda: Alex Telles muito melhor que Reinaldo
      Volantes: Villasanti é melhor, Ramiro e Riveros eram combativos e lutadores, mas não tinham qualidade pra criar.
      Kleber e Barcos: o ataque de 2013 era pífio (pior ataque entre os 10 primeiros).

      O que fez a campanha de 2013 ser boa então? Renato teve a humildade em reconhecer que aquele time precisava se defender bem e jogar por uma bola. Contava com volantes de muita entrega pra dar segurança pra defesa.

      E esse ano? Melhor ataque e pior defesa.
      Com Geromel e Kannemann na zaga...antes tinha Werley e Bressan. Como pode? Na minha visão, o sistema do Grêmio de hoje é extremamente mal montado, e expõe a defesa o tempo todo!
      Tem o Ronald, que se posiciona bem e tem bola aérea, pisa na área...por que não entra? Porque o treinador acha que o Carballo hoje contribui mais pro time...

      Anderson

      Excluir
    3. E o interessante é que o treinador fez o que foi possível em 2013.

      Excluir
    4. Tinha o Vargas também. E o Barcos foi um e é um dos goleadores da Arena.

      Excluir
  8. Joao Henrique Hollerbach19/10/2023, 20:06

    Eu já havia dito que seria difícil classificar para a Libertadores. Agora o "gato subiu no telhado". Ao menos uma notícias boa: o "Pescador" está lesionado.

    ResponderExcluir
  9. E para aumentar o drama, João, o trunfo de ganhar em casa também está indo para o "saco". Vai ser difícil, mas uma pré-LA pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o ruim para o lado bom....menos dinheiro, menos contratações caras, treinador mais modesto, apostar na base, montar um time com menos exigências....beliscas uma Sul-Americana e fazer uma base boa para 2025....

      2015 foi assim....os frutos vieram depois.

      Excluir
    2. Não classificar pra Libertadores é péssimo sempre. Não tem lado bom. Até o ânimo muda.

      Excluir
  10. Abel Ferreira que vive um momento de oscilação, mesmo vencendo, não esqueceu da base e agora, mais ainda.
    Não é necessário escassez para recorrer à base. É convicção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deixou o piá no banco na semifinal colocando no decorrer do jogo...

      E foi trucidado por isso. Fez tal qual o Renato faz por aqui.

      Rodrigo.


      Excluir