Grêmio volta a vencer
Jogo em que a vitória era fundamental para amenizar os recentes fracassos e frustrações geradas pelas quedas na Copa do Brasil e Libertadores. 1 a 0 muito importante.
Este triunfo também confirmou a tremenda mancada na escalação apresentada diante do Fluminense que causou um prejuízo significativo aos cofres gremistas. Tudo bem! Tem-se que olhar para a frente, mas não dá para esquecer estes equívocos em jornadas decisivas. Cristaldo e Monsalve atuaram e foram bem, o colombiano, inclusive "pisou" na pequena área e decidiu a partida.
Este time do Criciúma é modesto, mas bem treinado, nenhum jogador do Tigre seria titular no Grêmio e fez um bom enfrentamento. No entanto, é candidato ao rebaixamento. Vai faltar elenco para segurar a bronca.
Individualmente, Marchesín fez uma partida correta, defesas providenciais, os laterais foram bem, Dodi e Villasanti estiveram entre os melhores. Soteldo e Braithwaite abaixo do que podem render. Monsalve demonstra ser da turma que decide os confrontos, às vezes, some, mas tem "rasgos" de brilhantismo. O gol é de técnica e inteligência.
Renato mexeu bem, o time não caiu de rendimento nas trocas como ocorria anteriormente. Dos que entraram, Aravena foi o que teve maior consequência. É dele a jogada do gol.
Agora, uma semana inteira para ajustar o time.
A escalação foi boa, não perfeita, mas foi boa. Do time que iniciou, eu tiraria Rodrigo Ely e colocaria o Gustavo Martins. O centroavante, apesar da pouca amostragem, não tem cacife para ser titular. Diego Costa é titularíssimo. Se não ficar p/ o ano que vem, precisamos de reposição a altura. Lateral esquerda ainda uma ingógnita. Precisamos ganhar a próxima contra o Galo e aí tentar uma ascensão no campeonato. Pelos indícios, é provável que Renato continue p/ 2025. Esta sim, se confirmada até o final da temporada, uma PÉSSIMA NOTÍCIA.
ResponderExcluirNão vamos sofrer por antecipação. Renato pode receber uma proposta para sair.
ResponderExcluirGrandes treinadores fazendo bons trabalhos geralmente recebem né...
ExcluirBruxo, um comentário sob as condições atuais do gramado da Arena que dizem ser péssimas. A pergunta que fica no ar é, porque o gramado se encontra nessas condições se o replantio começou a ser realizado em 11 de Junho? Mais de 02 meses e meio e a gestão da Arena não conseguiu entregar um gramado em perfeitas condições? Isto é uma piada de mau gosto ou é o que?
ResponderExcluirNão estou acompanhando a preparação do gramado, mas o efeito anímico é que está sendo considerado, neste momento. Jogar na Arena, em tese, é um "reforço" para o time.
ExcluirP/ um time que se diz "técnico" é importantíssimo um gramado de qualidade, até porque efeito anímico em um potreiro não adianta nada.
ExcluirDuas decisões que trazem arrependimento: a forma com foi realizado o negócio do novo estádio e erigir a estátua do Renato com ele em vida. Concordo com o Vinnie que foi o primeiro a tratar deste equívoco.
ResponderExcluirO Grêmio está sofrendo as consequências.
Está de colocar a estátua ainda em vida, foi um erro gritante e uma afronta contra grandes nomes que fizeram parte do clube. INJUSTIFICÁVEL!!!
ExcluirDesde quanto isso foi noticiado, num primeiro momento achei que era brincadeira, achei muito estranho fazer para alguém vivo e que na época trabalhava no clube. Ser ídolo é uma coisa, estátua outra muito diferente. Foi um grande erro do então presidente.
ExcluirNelson
Sempre fui contra o monumento. Além do mais é feia, digo, mal feita mesmo. Não se parece em nada com o jogador da época.
ExcluirRespeito cada opinião sobre a estátua que existe na esplanada da Arena, mas não concordo quando dizem que tais homenagens devem, apenas, serem feitas quando a pessoa morre. Acho ultraje e desrespeitoso qualquer tipo de homenagem póstuma. Vide esse nosso novo mascote, o Flecha Negra... É legal, beleza, mas quem deveria ter visto não viu. Isso me lembra aquele tipo de gente que vai em velório e coloca 133 coroas em torno do caixão do morto, mas quando esse era vivo, o comprador de coroas não trocou mais que meia dúzia de palavras com o finado... É feio até...
Homenagens, penso eu, devem ser feitas quando a pessoa ainda é viva. Seja ela qual for. É bonito. Uma pena que outros grandes gremistas não receberam tal regalia. Fábio Koff, por exemplo.
E apesar de eu ter sido contra a estátua da esplanada, eu compreendo os motivos da homenagem. Há um Grêmio antes de Renato, e um Grêmio depois de Renato. Isso é um fato que todo gremista deve compreender. Não se trata de aceitar.
Se na nossa cultura a Libertadores fosse vista como a Champions é vista na Europa (lá ela vale mais que o mundial), aí sim, seria diferente.
Se um dia o Grêmio for novamente campeão mundial, deverá o autor do gol, ou dos gols, ter o mesmo tratamento. De quebra, antes disso, ter jogado uma baita Libertadores.
Nelson
ExcluirMesmo entre os que apoiam o TÉCNICO, há quem pensa como tu. Foi um exagero.
Rodrigo
ExcluirEu concordo na homenagem em vida. Esta semana recebi um ato muito emocionante na minha aposentadoria, com uma festa e placa fantástica, mas existe um tamanho, uma dimensão nestas homenagens. Não dá para "passar do ponto".
Essa história de haver um Grêmio antes e depois do Renato é (no meu pensamento) muito injusta, seria com dizer que há um Inter antes e depois de Gabiru.
Eu que vivi intensamente o ano de 1983, posso afirmar que houve momentos decisivos, fatais mesmo, como a defesa de Mazzaropi no pênalti diante do América de Cáli, o gol de Tarciso contra o Estudiantes no Olímpico, quando tudo indicava que ficaria no 1 a 1.
Na bola que o De León tirou de cabeça em cima da linha contra o Peñarol, que também estava 1 a 1.
Todos absolutamente decisivos. Sem eles, adeus título.
Ou quando Gallato pegou o pênalti. Muitos falam apenas no gol de Anderson, lá nos Aflitos em 2005.
É o lado em que se olha, exemplificando: nos anos 80, quando o Zico pifava o Nunes, todo mundo celebrava o passe do Galinho, quando Nunes pifava Zico, o fato principal era o gol do Galinho de Quintino.
Imagina se fosse o Renato e não o César naquele voo no gol decisivo no primeiro título, quem falaria do bago para a área uruguaia?
Que bom, Bruxo que concordamos em partes. E meus parabéns pela aposentadoria (esse o maior dos prêmios para nós, homens "comuns") pela placa e tudo mais. Sucesso e muita saúde na nova etapa da vida! E viagens! E se der tempo, vá à cancha ver algum jogo do Grêmio.
ExcluirA respeito dessas injustiças, também concordo. Muitos outros mereciam homenagens semelhantes. Mas como eu disse antes, a estátua ao Renato se dá por duas coisas: foi campeão do Mundo da Libertadores jogando, e depois, campeão da Libertadores como treinador. Isso é algo que será muito difícil de ser alcançado por outro.
Também sei que sem os gols de Cícero, Fernandinho e Luan nas finais, Renato não seria campeão. Sem contar com as defesas de Marcelo Grohe (que foi decisivo naquela Copa), vários "pequenos detalhes" que também contribuíram na construção daquela estátua.
Ainda sobre injustiças e 2005, por exemplo, o Patrício foi o jogador que mais representou o clube naquela tarde de sábado. Sem o peitaço não haveria "batalha". Foi ali que a tal "batalha dos Aflitos" começou. E ao Patrício o que é que deram a ele? Poucos reconhecem o seu feito. Não o de ter sido expulso, mas de ter começado aquela briga campal que desestabilizou os jogadores do Náutico e toda a sua gente. A defesa do pênalti depois de tudo aquilo foi feito um poderoso gancho debaixo do queixo, que levou o time e torcida para a cordas, e o gol de Anderson, foi apenas o jab final de pouca potência que os jogou na lona.
E apenas para contrapor, o autor do gol que deu ao outro clube da cidade do Grêmio o título do mundial de 2006, jamais, penso eu, deve ser mencionado numa mesma frase/parágrafo onde conste Renato Gaúcho (jogador). É um disparate ao bom futebol.
Para terminar, ainda sobre homenagens e estátuas, mais feio foi o que clube ali da beira do Lago Guaíba fez. Esperou o maior ídolo de sua história morrer numa tragédia para homenageá-lo em forma de estátua. E tal homenagem foi feita, acredito eu, por puro remorso, levando em consideração a forma que o ex-jogador e jovem treinador saiu de lá.
Cara!!! Pelo amor de Deus!!! Para de focar nos outros e olha com mais atenção p/ o Grêmio!!! Que tem uma direção omissa e um treinador totalmente desatualizado, prá dizer o mínimo!!!
ExcluirSintonizei com 30 minutos do segundo tempo. Vi um filme de horror por doze minutos, e então um lance individual de muita qualidade que resultou no gol decisivo. Tivesse empatado, a lógica, e estaria em situação difícil.
ResponderExcluirMas acho que dá pra cravar Grêmio na Sul-americana e o Renato na casamata em 2025, afinal não vai desperdiçar a chance do octa gaúcho.
Difícil. Presidente não é ousado.
Vinnie
ExcluirNão. É mais um conservador no que a palavra tem de falta de arrojo.
Com relação ao gramado da Arena, penso que o Grêmio poderia adiar o retorno p/ o dia 22 de Setembro contra o Flamengo. Quem esperou até agora esperaria mais um pouco. Seriam somente mais 02 jogos(Atlético MG e Criciúma) e teríamos + 04 semanas ao invés de 01 somente p/ colocarmos o gramado em melhores condições de jogo.
ResponderExcluirNeste 02 jogos poderíamos mandar os jogos em Chapecó, por ser terra de muitos Gremistas e também pelas condições de logística. Sem contar, é óbvio, que o gramado reúne boas condições.
ResponderExcluirComo escrevi acima: é mais o lado anímico que está contando neste momento.
ExcluirMonsalve, excelente. O chileno precisamos ver mais, mas acho que se trata de um atacante comum. E o Arezzo precisa mostrar bem +. Entrou pouco, é verdade, mas parece limitado tecnicamente e lento p/ a posição.
ResponderExcluirEles precisam de compreensão. São jovens e vieram de outros países, mesmo que o Arezo já tenha uma "casca".
ResponderExcluirE antes de qualquer suposto comentário maldoso, eu sumi um tempo do blog propositalmente. Não resolveria em nada expor aqui minhas lamúrias de pós jogo como fiz anos atrás. O que fiz foi tomar um trago naquele dia e ficar bêbado. Pois sempre me entristeço quando o Grêmio é eliminado de uma Copa. Tomei meu trago, digeri a derrota e fui para casa dormir.
ResponderExcluirE tenho total noção de que a eliminação da Libertadores (isso é endereçado aos que acreditam que eu sou um "renatete"), passou totalmente pelas mãos de Renato. Ele é o maior culpado. Errou e muito na escalação e jogou de modo covarde. Por muito pouco não repetiu o fiasco de 2019. Ainda bem que era o Fluminense. Paciência. Fazer o quê... Xingar a morrer, ou remoer este tipo de coisa só me fez mal ao passar dos anos. E vejo que evoluí neste sentido.
Recebi pelo whats algumas cornetas de alguns blogueiros anti Renato. Eu apenas ri e silenciei. E ri porque desde o começo torci para que o Grêmio caísse na outra chave e enfrentasse um clube de maior tradição, dessa forma, o clube com um todo levaria mais a sério a peleia... poderia até cair mais adiante, mas seria, talvez, com um pouco mais de honra. Mas né, era o Fluminense... dá pra passar com um pé nas costas... viu-se o contrário. E o Nacional, aquele que poderia ter sido o nosso adversário jogou e perdeu para o São Paulo que para mim será o campeão dessa edição se o River e a Conmebol deixarem...
Por fim, quero dizer, que hoje está tudo em ordem.
O Grêmio finalmente tem apenas o Brasileiro para jogar. Agora pode se dedicar 100% à fuga do rebaixamento. Coisa que muitos diziam e queriam que acontecesse.
Isso, é claro, é culpa de Renato.
Rodrigo
ExcluirO que ocorreu diante do segundo jogo contra o Fluminense era caso de demissão. Não dá para passar pano.
Bruxo. Falei no Nacional anteriormente, mas era o Penarol. Me equivoquei ao misturar assuntos. De qualquer modo, acho que o SP é forte candidato. Tem camisa e tradição e está crescendo na hora certa.
ResponderExcluirForte Candidato é Botafogo e Flamengo!!! Com o River correndo por fora!!! São Paulo nunca foi candidato a nada. Se ganhar, porque em futebol tudo é possível, será a zebra das zebras!!! Se liga brother!!!
ResponderExcluir