A Ajuda Involuntária do Peñarol
É natural que seja assim, isto é, o estrago que o clube uruguaio fez nas "linhas" rubro-negras pela Libertadores, vai respingar no estado anímico e na revisão do planejamento carioca para encarar o Grêmio no Domingo, dia 22.
Aí entra a intransferível vitória gremista. Não tem como imaginar outro resultado, antes de seu início. Só circunstâncias no gramado, anti naturais no confronto poderão mudar este conceito, esta expectativa.
O Tricolor, sua Direção, sua Comissão Técnica, ambas trabalharam em silêncio esta semana e esta atitude foi a melhor possível, após o revés no final de semana, o inevitável comparativo com o principal rival, que está se encorpando, as especulações quanto a novos reforços para o arco e notícias extra campo e extra futebol envolvendo funcionário do clube. Qualquer manifestação de dentro, não teria efeito positivo para a instituição como um todo.
O Grêmio, tenho certeza, fará uma partida competitiva e resolutiva diante do Flamengo.
Como consequência, a vitória e os três pontos.
Sobre a Libertadores, outro dia falei do São Paulo e fui alvo de chacota.
ResponderExcluirPois bem, o clube paulista foi lá como quem não quer nada e arrancou do clube empresa e sem tradição um empatezinho copeiro, tal qual o Grêmio em 2017. Na época, aquele Botafogo então treinado por Ventura foi considerado favorito. Pois é. Clube sem tradição sempre peida na farofa.
O Grêmio, com o time do Roger, era o favorito. O Botafogo era um time baratinho e medíocre, não tinha nem o contrataque do Peñarol. Era medíocre, assim como Lanús, Barcelona e Godoy Cruz, que bateram camisas mais pesadas e "tradicionais". O Botafogo não tinha ataque, nem chegou perto da área do Grêmio depois do gol, e no fim ficaram satisfeitos com a campanha, só tinha a estratégia de empate e pênaltis. Este Botafogo tem toda a condição de ganhar em SP. Essa fé em "tradição", irmão gêmeo do messianismo com o destreinador, faz parte do atraso em que o Grêmio se afogou. Com três rebaixamentos na cola, não salvos por camisa, tem gremistas que não desistem desse folclore irracional.
Excluir(Rodrigo - RJ)
Rodrigo
ResponderExcluirDiziam isso do Galo, chega uma hora que reverte. O Botafogo fez um grande jogo, vale lembrar que houve 3 bolas nos postes no Engenhão.
Para mim, previsão de partida equilibrada no confronto de volta com leve favoritismo dos cariocas.
Ja dizia uma música de uma banda mineira: bola na trave não altera o placar.
ExcluirCopa não é jogada, Bruxo. É vencida.
E o tricolor paulista não deixará escapar essa vantagem, não fará que nem o Grêmio fez.
Também acho o Botafogo favorito, mas certamente será um jogo de xadrez, tivesse um deles o treineiro do Grêmio, o outro, o gringo, teria que se rebaixar a jogar jogo da velha ou da forca.
Excluir(rodrigo - RJ)
Para terminar, ainda falando sobre times copeiros, muitos gremistas quiseram o enfrentamento contra o fluminense para "escapar" do flamengo... Poxa, mas antes desse flamengo aí tinha um tal de Peñarol da vida, um dos maiores vencedores da Copa, que foi lá e faz o crime.
ResponderExcluirLibertadores, acredito eu, para vencê-la, é preciso demonstrar respeito aos clubes envolvidos e não "temor"...
Tivéssemos tido tal respeito (clube e torcida), ficaríamos em primeiro em nosso grupo.
Depois, poderíamos até perder para este Peñarol aí, mas pelo menos, seria com honra, pois haveria maior respeito por parte do Grêmio nos dois enfrentamentos, bem como, por parte da sua torcida, que vez e outra, tem momentos de soberba misturada com um pouco de medo. Coisa até difícil de entender.
Rodrigo
ResponderExcluirO Grêmio é copeiro, depois do vexame diante do Fluminense?
O Grêmio sim. Sempre será. A forma de jogar o segundo jogo é que não foi.
ExcluirE a forma que a torcida(*) se comportou durante o sorteio também não. Fizeram pouco caso, independente do momento que cada clube vivia.
Devolvo com outra: o Fluminense depois de vencer o Galo, se candidata ao título de copeiro?
Não. O Galo é franco favorito.
ExcluirEu acho o Boca Juniors copeiro, mas isso não o impediu de perder uma Libertadores na Bombonera lotada para o Once Caldas.
ResponderExcluirTambém acho o Boca uma boca braba nas Copas. Quanto a este Once Caldas, não é copeiro, tanto como não são, a meu ver, Atlético MG e Fluminense. Mas não se subestima adversário na Libertadores, e se assim fosse, não teríamos visto Fluminese, Atlético, Once Caldas é até o time da Beira do lado levantarem a taça.
ExcluirBruxo, ao que tudo indica, pelas reuniões que houveram entre Guerra, Renato e Conselho, a confraria entre amigos vai continuar em 2025. Um ano de sofrimento até o momento p/ o torcedor gremista e faltando 02 meses e pouco p/ o final da temporada e a direção já faz movimentos p/ a renovação deste energúmeno!!! Aprendiz de treinador!!! Há justificativa plausível p/ uma atitude destas? Sinceramente, ou a torcida(refiro-me ao verdadeiro torcedor, aqueles que realmente querem o bem do clube) enchem a Goethe p/ protestar, façam passeata pela Poa inteira, se desassociem em massa como repúdio ou então é melhor lacrar de vez as portas do clube e mandar tudo p/ as cucuias. É para esgotar qualquer paciência!!!
ResponderExcluirEu entrei de sócio para o Grêmio na década de 70, quando vim morar em Porto Alegre e o Grêmio não ganhava nem gauchão. Nunca sai, nunca deixei de pagar mensalidade.
ExcluirQuer protestar, protesta, mas desassociar não é repudio, é tiro no pé.
Nelson
A torcida precisa apoiar e criticar, esse é o dever. Mas quando envolve o bolso do torcedor, aí cara, aí é preciso mostrar projeto, aí o torcedor associado precisa fazer papel mais racional de "acionista sisudo": dinheiro não é capim. Qual o projeto dessa direção? Qual a ambição? Essa ambição está de acordo com a grandeza do clube? Como pretendem atingir a ambição? Como tem gasto a grana que chega da torcida? Os gastos são coerentes com os resultados? etc etc. Respostas e ações insuficientes da direção a essas perguntas legitimam o fechamento da torneira pelos sócios. (Rodrigo - RJ)
ExcluirÉ você, Bagé? Até porque eu não conheço outro "gremista" que seja capaz de pedir desassociação em massa.
ExcluirJesus...
Perfeito, Nelson! Sem mais, um jab direto! Quer protestar, protesta. Pega uma faixinha e vai pra Goethe.
ExcluirRenato e seu staff sabem que o bom momento passou. Não vai ficar.
ResponderExcluirO Grêmio já deve estar vasculhando o mercado.