Bateu o Terror
Até hoje, eu não pensava na possibilidade real de rebaixamento. Tratava como remotíssima pela ruindade ou limitações dos adversários (Goianiense, Cuiabá, Vitória, o próprio Criciúma e dois grandes em crise, Fluminense e Corinthians), mas, muito mais pela catastrófica entrevista após o jogo do que o que se viu em campo, não dá para desprezar esse risco de ver em 2025, o Tricolor na Série B, aí, só virando SAF para se manter grande.
O que comentar da partida? Tudo igual, a diferença para o ano anterior é a ausência de Suárez. Só isso. O time é frágil defensivamente, a posição de goleiro segue provocando discussões, a marcação do meio é frouxa, a transição dele é lenta e os atacantes, raramente recebem bolas à feição ou presença de parceria. Os gols que fazem, geralmente, é por qualidade individual. Então, o "terror" do título da postagem é mais pelo que ocorreu na entrevista de Renato.
O que ele disse? novamente, ele se eximiu de responsabilidades dos tropeços. Citou as dificuldades decorrentes da catástrofe gaúcha, dos lesionados, das viagens, do calendário, da carência de atacantes até a última janela, etc... mas o mais grave foi ter afirmado que com o modelo adotado com "quatro atacantes", Soteldo, Braithwaite, "Miguel" e "Franco", o time sofreria os gols que está sofrendo, deu a atender que isso não saiu da cabeça dele.
Uma grande e perigosa bobagem, primeiro porque atira para os atletas, os insucessos do time, segundo, a peneira que virou o Tricolor data de mais de um ano, independente de quem atua e de que modelo tático é adotado.
A guerra declarada contra a imprensa, a repetição que com ele o time não cai e esse fosso que ele abre com essa declaração de que tinha avisado os jogadores que com "quatro atacantes", não funcionaria, com certeza, constrói um cenário propício para a crise.
Há mais dois elementos graves presentes neste quadro atual: a lembrança de atitudes de dois presidentes, o do Inter de 2016, que dizia que time grande não caía e o do Grêmio, que esperou demais para fazer a troca de técnico, depois de Renato ter dado sinais de esgotamento técnico no final de 2019. Guerra não vai agir, infelizmente.
Passo a considerar altíssima a chance do Grêmio cair pelo que se viu esta noite, seja no gramado da Arena, seja pelo o que se ouviu no pós jogo. Nas quatro linhas, Cláudio Tencate deu um nó no treinador gremista com um elenco limitadíssimo e no microfone, um gol contra para o Grêmio, que se resumiu na frase mais fora de contexto desta Quarta-feira. Disse o comandante técnico: - Eu sou muito bom e isso mexe com a imprensa.
Pobre de nós, torcedores.
Bruxo acho que você foi certeiro no comentário de que esse é o mesmo time do ano passado só que sem o Suárez. Pala ilustrar isso, o Grêmio sofreu 34 gols em 26 jogos. A essa mesma altura no campeonato passado o Grêmio tinha sofrido 35 gols em 26 jogos, virtualmente o mesmo desempenho defensivo.
ResponderExcluirBom levantamento, Roberto. Parabéns pela pesquisa. Engrandece o blog. Pois vendo isso, me dei ao trabalho de contabilizar, portanto, os gols que o Grêmio marcou ano passado no brasileiro, tendo como data limite a data de hoje.
ExcluirEntão, até 27/09/2023 o Grêmio anotou 37 gols. Desses aí, 7 foram de Suárez. Ele faria mais 10 até o final do ano.
Já neste ano, até hoje, o Grêmio já anotou 29 gols (sem Suárez), e boa parte dos jogos sem centroavante, e jogando em diversos potreiros por aí de abril a setembro... e mesmo assim, com todas as dificuldades, a diferença de gols pró é bastante pequena.
Este tipo de levantamento, eu duvido, que algum jornalista tenha feito por aí.
A coisa não está boa. É evidente que não está. Só que jogar tudo, simplesmente, nas costas do treinador... é por isso que Renato briga com a imprensa. Afinal, não é todo dia que aparece um Suárez na vida de um clube para que os problemas do ataque sejam sanados.
Quanto à defesa... essa aí já bem capenga desde 2022. É por isso que os números se mantém os mesmos. Estamos vivendo a mesma crise técnica na goleira.
A diretoria, desde Romildo, depositou todas as suas esperanças em Geromel e Kannemann e não preparou o clube para a saída destes ou a perda de qualidade de ambos, coisa que naturalmente aconteceria.
Aí falam dos jovens... Gustavo Martins está aí jogando há tempos e não se firma... É ruim! E não vou aceitar o migué que me dizem de que está "fora" de posição". Tchê, se um piá, que é novo, em começo de carreira não pode jogar nas duas, então é melhor que suma do futebol. É por isso que aí temos que ter uns Rodrigos da vida jogando (eita nomezinho que tá na moda). Seja o Caio ou Ely. É brete.
Rodrigo
ExcluirOlhando o teu comentário: tem uma máxima que diz que num clube grande, quando tem muito jogador atuando mal, a culpa é do técnico.
Qualquer literatura de futebol atual (estou finalizando o A Bola não entra por acaso) demonstra que os setores não são estanques. O Grêmio está mal em todas as linhas e defender não é compromisso específico da defesa.
Sobre jovens: o melhor jogador do Grêmio era Gustavo Nunes; ficou mais tempo no banco e parte da torcida e o treinador tem pouca paciência com jovens, veja os casos de Thiago Santos e JP Galvão que ganharam espaços generosos com Renato, que agora quer fazer o mesmo com Rodrigo Caio e por um triz, não fez com Thiago Neves. Já o Gustavo Martins tem que "arrebentar" em todos os jogos, se não, não serve.
Roberto
ResponderExcluirBeleza, não tem nada a ver com calendário, reforços, enchentes...
Há meses escrevi que o Grêmio ia cair e não tinha mais volta percebi isso no jogo contra o Vasco no primeiro turno, fui chamado de secador.
ResponderExcluirA impressão é que o Presidente largou o técnico largou e agora os jogadores largaram, estão caminhando em campo contra o Flamengo já foi assim. Que bagunça!
O técnico expôs o plantel ao dizer que no tempo dele jogavam muito e ganhavam pouco e hoje jogam pouco e ganham muito.
ExcluirUma das entrevistas mais patéticas e infelizes, que vi. Só prejuízo para a instituição como um todo.
ExcluirE ele estava sozinho, ali.
Ontem botei no jogo e já tava 1x0 pro Criciúma, olhei pra patroa e disse: "Não vou assistir essa porcaria pra me estressar, não..." Fui cozinhar e
ResponderExcluirApertei em publicar antes de terminar hahahah. Enfim: Fui cozinhar e foi uma ótima decisão.
ExcluirO Grêmio segue um arremedo de time. Tá tudo errado. Já tinha largado de mão e só esperava que não caísse. E pelo jeito vamos ficar nessa brincadeira de rebaixamento até mais adiante, com risco da brincadeira ficsr séria ainda. Repito, estamos virando um Vasco da vida. Espero que as coisas não piorem mais esse ano e que, por favor, melhorem pro ano que vem. O Guerra precisa acordar pra vida.
Pessoal ano que vem, Renato de treinador e Roger de auxiliar técnico. Essa dobradinha vai dar liga, seja na "A" ou "B".
ResponderExcluirEu não sabia que o São Pedro tinha fechado.
ExcluirSaiam da Frente!!! São Paulo está crescendo na hora certa e é fortíssimo candidato a Copa do Brasil e Libertadores!!!
ResponderExcluirKkkkk...percebi a ironia!
ExcluirVai virar um bolo...cuida pra não assar demais
ExcluirOlha, vejam só, apareceu o senhor anônimo e ele sabe ser irônico...
ExcluirO time do paulista perdeu, é verdade, mas deu um calor naquele clube empresa hein... (um pênalti botado fora). Bá, achei que o Glorioso Real Madrid Carioca, que há mais de 50 anos não pisava numa semi de Libertadores meteria uma goleada pelo tanto que puxam o assado daquele time.
Não me surpreende se eu ver por aí gente anônima ou não virando a casaca a começar por domingo.
Vou assistir ao confronto contra o Botafogo no Domingo que deverá começar a apertar os primeiros parafusos da tampa do caixão e depois largarei de mão. Mas não se iludam, pois permanecer na série A também será sinônimo de tampa no caixão.
ResponderExcluirOuvi atentamente à entrevista do Renato e afora o conteúdo que não é aproveitável (briga com imprensa e papo de enchente), a questão tática me preocupou muito, pois demonstra que o Renato está perdido, não sabe porque está perdendo e, pior, vai piorar ainda mais o time.
ResponderExcluirExplico: Ele "anunciou" que vai mudar o esquema com "4 atacantes" (Soteldo, Braith, Monsalve e Cristaldo), pois "já tinha avisado o grupo" que não daria certo, que uma coisa é o "real madrid, Barcelona, flamengo jogarem assim", mas que nós não podemos. Porque o time fica muito exposto ao adversário. Porque são jogadores que, apesar de muito bons, não tem o poder de marcação e acabam dando espaços ao adversário. E que, quando recuperam a bola, estão cansados afinal tiveram que correr "errado" demais p/ajudar a marcar. E que ele irá mudar. Que hoje foi o último jogo assim.
Ele está errado.
Primeiro, realmente ter 4 jogadores com vocação + ofensiva e - de marcação é desafiador. Concordo. Mas é aí que entra o treinador para fazer o time encaixar taticamente com essas peças.
Segundo, justamente ele só "testou" esse esquema porque no esquema anterior (com + jogadores defensivos) vinha muito mal. Quando digo mal, é: brigando no Z4.
Terceiro, a análise dele é desapegada da realidade: Em diversos jogos o time vinha bem, construiu resultado, e justamente quando ele tirou os "ofensivos" para colocar os "defensivos", fechar a casinha" é que tomou tufo. Chamou o adversário para dentro e sofreu o empate ou virada. Isso aconteceu contra o Palmeiras... contra o Atletico.. e vários outros. Então, essa análise simplória de que "se botar mais defensivos", o time sofre menos gols, é extremamente subjetiva e desalinhada da realidade. Parece ser mais algo de teimosia, na linha do "viu? eu disse que não podiam jogar monsalve e Cristaldo juntos, e eu provei que estava certo!"
Quarto: com essa mudança, ele vai estragar o que está dando um pouco mais certo (o ataque), pelas individualidades, e não resolver o que está dando errado (o formato de defesa).
Acho que somos candidatíssimos a cair. Porque Corinthians e Flu são melhores, estão jogando mais, e irão nos passar. E ontem perdemos para um adversário direto. Além de que nossa tabela de jogos futuros é dificílima, mais do que as dos adversários diretos.
Teddy
ResponderExcluirPerdeu para um time que tomou 5 a 0, recentemente.
Bruxo, já desejei muito a demissão do Renato p/ muitos ontens. Mas agora não, se tiver que cair que seja com ele no comando técnico, para que o Sr. Alberto Guerra e seus pares(dirigentes, conselheiros, etc.), boa parte da imprensa omissa e uma ampla parte também de torcedores baba ovos e idólatras morram abraçados a esta figura patética e incompetente.
ResponderExcluirInfelizmente, concordo contigo! Claro que é um preço altíssimo a pagar mas extremamente necessário! Pra mim equivale a amputar uma perna pra salvar o paciente !!!! Caso ele saia agora, periga voltar no proximo ano na A ou na B e estaremos sempre nessa ciranda igual um hamster, só dando voltas .
ExcluirSão poucos, melhor pensar no todo. Se cair, será pior.
ResponderExcluirBruxo, se ele for demitido(coisa que não acredito) ou pedir demissão, ele, de certa forma, estará fugindo da raia e largando o abacaxi ou dinamite nas mãos de outro que terá que assumir uma herança maldita e dar conta do recado em curtíssimo espaço de tempo. Se tiver que morrerem, que sejam todos abraçados!!!
ResponderExcluirDe nada adianta, não pensa que os da seita vão admitir o erro.
ExcluirNão, serão sempre as mesmas causas elencadas agora: calendário, carência de grupo, torcedores vermelhos enrustidos torcendo para o Grêmio, a imprensa, etc...
A defesa é uma peneira desde 2023, independente do esquema...3-52...4-4-2....451...424....
ResponderExcluirChorou pela falta de jogar na Arena, voltou pra Arena....teve tempo de treinar, e o time piorou...
Glaucio
ResponderExcluirO que impressiona é o processo de emburrecimento que o fanatismo leva alguns a irem contra o próprio bem do clube.
O que justifica o Rodrigo Caio no time e Natã Felipe no banco ou oferecido ao Santos?
Concordo, Bruxo, quando fala em emburrecimento. O que leva um torcedor ir na onda de outros e se desassociar do clube ou ainda pedir tal coisa em massa?
ExcluirOutro dia, fui ver o número de sócios ativos. Diminuiu, em relação uns meses atrás. De 120 mil, hoje, são pouco mais de 107.
É muita fraqueza dessa gente. Bá. Além de burrice, também. Torcedor de momento. Credo.
Tem o Juventude e o Atletico-GO na Arena. Precisa fazer Copa do Mundo, e ainda arrancar mais tres vitorias nos jogos que restam.
ResponderExcluirVai ser dificil ate o final mas acho que nao cai. So nao pode ser goleado no domingo agora.
Tô nessa....vai ser difícil até o final, mas acho que não cai [2]
ExcluirE tem o clássico, Vinnie. Não pode ser goleado.
ResponderExcluirNão sei se vcs conhecem um site chamado Espaço Vital.O criador é um advogado e trata basicamente de assuntos jurídicos mas tem um advogado chamado Lênio Strecht muito conhecido, respeitado e muito gremista, acho até que é conselheiro.Eu acesso sempre que posso e as crônicas são ótimas, certeiras e da mais fina ironia. Acabei de ler a mais recente chamada "Renatismo estrutural do Grémio" e acho que deveria ser emoldurada e distribuida entre a claque e outra chamada "A guerra contra a Albânia" que a gente fica em dúvida se é pra rir ou pra chorar. Ele se deu ao trabalho de calcular quando o distribuidor de camisas custou ao clube desde 2017 e é de assustar.
ResponderExcluirO melhor daquele espaço é a aba Romance Forense. Tem cada conto cabeludo... Vez e outra por aqui, também surgem por aqui "contos" cabeludos e de procedência duvidosa... de assustar também. hahaha
ExcluirA quem interessar possa recomendo um texto publicado lá no mês de junho deste ano, já que hoje é sexta-feira:
https://www.espacovital.com.br/noticias/o-diario-de-uma-juiza-17-06-2024
Um spoiler: cuidado com os estagiários ou estagiárias, pois só sabem fazer m..
Rodrigo
ExcluirO Bencke (tu não pegaste esta época) foi do jornalismo esportivo. Apresentava um programa na antiga televisão Difusora, atual Band, em que trabalhava também, o Lauro Quadros, aí, ele largou para ir para a área jurídica.
Era âncora.
Já li o Lenio no Corneta do RW. Tem um excelente texto, o cara.
ResponderExcluir