Momentos de Decisão
Tem uma expressão nossa, do Pampa, que diz sobre "passar o cavalo encilhado". Significa oportunidade, que se montar, ela é aproveitada, se deixar o pingo seguir o destino "solito", então a chance se foi e o arrependimento virá, com certeza.
O Grêmio não quis contratar Rochet. Era caro, segundo Antônio Brum, o cavalo seguiu seu trote e serviu de montaria logo ali, adiante. Por que falo sempre em Rochet (na verdade, quando sugeri o nome dele, dei mais dois, Santos e Renan, portanto, um trio calejado)? Porque, Rochet está no auge, é goleiro de Copa do Mundo, estava disponível, é do Uruguai e tinha Suárez no Grêmio. Melhor impossível.
Com um goleiro no Brasileiro do ano passado, a distância de apenas 2 pontos e mais vitórias do que o campeão Palmeiras, seria tirada. Não tenho dúvidas. Só um golpe do destino, uma rasteira, iria impedir o tri do Grêmio.
E o que isso significaria? O Tricolor igualaria o número de títulos do rival, também seria o atual campeão, além disso, Alberto Guerra entraria para a seleta galeria em que estão exclusivamente, Hélio Dourado e Fábio Koff. É pouco? Leiam o que segue abaixo:
Ao não contratar Rochet (ou semelhante), Renato perdeu a chance de se tornar o técnico maior vencedor do clube, no caso: 1 Vice Mundial, 1 Copa do Brasil, 1 Libertadores, 1 Brasileiro, o hipotético de 2023 e com a conquista do Gauchão/24, o seu quinto, ultrapassaria Luiz Felipe, que tem as mesmas conquistas nacionais e intercontinentais e 3 Gauchões.
Momento de decisão.
Agora, o Tricolor está quase no Z4 e vai encarar o líder, fora de casa, se perder, se dirá, é natural, é o líder, depois o surpreendente Fortaleza, se perder, se dirá, são dois jogos sem o treinador. Nesse momento, o Tricolor poderá estar entre os quatro últimos e nada será feito.
Por que? Porque o fantasma da criação de "um fato novo" em semana Grenal, ou seja, a troca de técnico remeterá à lembrança dos 5 a 0 em cima do Coirmão. Convenhamos, em clássico, qualquer resultado é plausível, até a derrota. Neste caso, o Grêmio terá que juntar os cacos e esperar por um milagre.
Em caso de três insucessos, só a "data Fifa" poderá salvar o Grêmio.
Outro momento de decisão. A Direção vê novamente, o cavalo encilhado, mas ...
Bruxo, Rochet é excelente mas não sei se seria todo esse diferencial. Quando o time é bagunçado, é difícil um goleiro ser decisivo ao longo de um campeonato (pode ser em alguns jogos). De todo modo, concordo, foi uma oportunidade desperdiçada.
ResponderExcluirxxxx
Quantos aos próximos jogos, acho que o Grêmio faz 4 dos próximos nove pontos. Perde pro Botafogo, vence o Fortaleza, e empata o Grenal. Não me surpreenderia uma visita ao Z4 pós Grenal, inclusive, com essa pontuação projetada. Veremos.
Essa pontuação me serve. Desde que ganhemos de Atlético GO, Juventude e Vitória Ba. Neste caso buscaríamos + 01 ou 02 pontinhos nos jogos restantes.
ExcluirVinnie
ResponderExcluirA diferença ano passado foi de menos 1 vitória ou dois empates, isso, um bom goleiro daria no todo da campanha.
Na minha ótica, o jogo de hoje é perdível, por isso o torcedor deve manter a calma. O jogo dos 03 pts era o de quarta e foi p/ o ralo. Qualquer resultado que não seja derrota será lucro. Ainda continuo colocando como possível 01 pontinho no jogo atrasado contra o galo, teríamos neste caso 32 pts ganhos e 30 pts a disputar. Para atingir os 45 pts precisaríamos de mais 13, ou seja, 04 vitórias e 01 empate nos dez jogos restantes. Um aproveitamento de + de 40%. Tarefa impossível? Não, mas certamente bem árdua. Adversários ganháveis(teoricamente): Atlético GO, Juventude e Vitória Ba. Ainda faltaria ganhar + uma e empatar outra. Mas seria, ao meu ver, imprescindível chegar na útima rodada contra o Corínthians sem necessitar da vitória por que neste caso, seria um filme de terror total. E o torcedor Gremista, convenhamos, não precisa nem merece passar por tudo isso(mais do que já passou!!!)
ResponderExcluirPessoal, vejam a que ponto chegamos, de ter que na reta final do Brasileirão estarmos, no desespero, projetando pts aqui e ali p/ escaparmos da degola, quando na realidade c/ o elenco que temos, teríamos que estar nesta fase da competição buscando vaga direta libertadores ou pelo menos na pré-libertadores. É surreal.
ResponderExcluirQuando formos falar do Grêmio atual, não podemos deixar de colocar na mesa o binômio EXPECTATIVA - REALIDADE, sob pena de, invariavelmente, ficarmos frustrados.
ResponderExcluir