Páginas

Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Opinião



Grêmio consegue empate importante 


Pontuar foi a melhor notícia desta noite. O Grêmio sobreviveu ao Mineirão e contou com a fragilidade do time cruzeirense, que como escrevi anteriormente, tem apenas o ótimo Matheus Pereira, o resto é o resto.

Renato acertou a escalação, onde Rodrigo Caio tem muito boa atuação, em parte, pela ineficiência do ataque mineiro, em especial, a versão "light" do tanque pesadão argentino Ariel, chamado Lautaro Diaz. Que atacante horrível! o técnico também acertou, quando escalou o time com mais atacantes, ainda que a atuação de Cristaldo tenha sido uma das mais apagadas. Sua troca no intervalo demonstra isso.

Continuo com dúvidas quanto ao desempenho de Rodrigo Caio num enfrentamento com ataques mais qualificados. Pelo que jogou hoje, está escalado para o complicado confronto diante do São Paulo. Uma grande interrogação. Uma aposta arriscada.

Este empate escancarou o que muitos já tinham como certeza: a insuficiência de alguns atletas, o maior deles, Reinaldo, uma de suas piores partidas. Além do lateral, Jemerson perdendo lances no mano a mano e João Pedro, muito oscilante. Sobram Dodi, Marchesin e Villasanti com boa atuação. Na frente, Braithwaite segue metendo gol.

Seguindo: Pepê entrou mal novamente e é outro que deverá sair no final do ano, o mesmo ocorre com Pavón que não ganha nenhum lance, nunca. Por fim, Edenílson e Diego Costa, neste Brasileirão, não  justificaram as suas escolhas pelo treinador e Cristaldo quer ir embora.

Renato cometeu acertos mas, também, grandes equívocos: o posicionamento de Monsalve muito pelo lado e as saídas de Aravena e Soteldo, não surtiram efeito. Se o Cruzeiro tivesse um mínimo de qualidade e um bom técnico, o risco de uma derrota seria aumentado consideravelmente.

Encerrando: sempre chamei a Sulamericana de segunda divisão continental e isso se confirmou nesta edição. Se em ano anteriores, Athlético Paranaense com Tiago Nunes, Fortaleza, embora bem treinado, mas com plantel fraco chegaram à final, este Cruzeiro recém, por pouco não se tornou o campeão.

Para nós, sorte que há muitos times ruins neste Brasileirão de 2024, que nestas derradeiras rodadas precisarão de 60% de aproveitamento para a fuga do Z4, agora com apenas 2 vagas "não preenchidas", algo que o Tricolor não necessita.


10 comentários:

  1. Bruxo, leitura parecida com a tua. Vou me abster de analisar o jogo porque os equívocos são os mesmos da temporada. Só acho que a cobra não tá morta ainda. Precisa muito vencer no final de semana. Desconfio que a turma do pelotão de trás vai vencer seus jogos na próxima rodada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Não, não está morta. E os jogos mais "fáceis" eram justamente estes dois, Ju e Cruzeiro.
      Terá que ser uma jornada épica contra o São Paulo.
      A chance do Grêmio segue sendo a ruindade dos concorrentes.
      Lendo agora, fico feliz em não ter ouvido a entrevista do Renato. Quem ainda embarca nas suas tergiversações? O foco das entrevistas nunca é sobre o que se vê em campo.

      Excluir
  2. O Grêmio continua no foco da fuga do Z4, o que adia decisões sobre seu futuro, já contamina 2025 com a baderna deste ano. Enquanto está ocupado em não cair, pode perder jogadores e treinadores, ficar com a xepa da feira depois. O rebaixamento pode ocorrer com resultados normais, na verdade não há resultado anormal quando os desesperos vão ao máximo e há poucos pontos em jogo. É tie-break ou pênaltis agora. É um fiasco que o Grêmio esteja nesse bolo. Isso só mostra que o recente rebaixamento não traumatizou o Grêmio, o Grêmio está envelhecido e anestesiado desde antes do último rebaixamento, imposto por incompetência do ex-presidente omisso e que nem gosta de futebol, e principalmente do estátua, incapaz e folclórico, que plantou a bomba em 2021 e fugiu da barca (foi fracassar no Flamengo de mais de 300 milhões, onde os jogadores reclamavam dos treinos poucos intensos, como Braithwaite agora, e por isso foi chutado.) Talvez a "Taça Fuga do Z4" seja até vista com bons olhos no clube, é a forma de um clube perdido mobilizar a torcida, é como um governo inventar uma guerra quando está em crise, tentando criar uma mobilização a seu favor. Se ganhar essa "taça", veremos banhos de champagne, discursões dos incompetentes nas coletivas, dedos apontados... E até as seitas voltam às atividades, elas que entraram numa espécie de diáspora, suas bolhas esvaziadas, mas atentos à oportunidade de voltar com tudo para defender o ancoramento do clube ao atraso, ao messianismo, ao folclore, enquanto o Botafogo que secam, por contestar com seu trabalho a tradição, pode ganhar numa semana as duas maiores competições sulamericanas.

    ResponderExcluir
  3. Duelo de dois times muito bagunçados. Rodrigo Caio fez uma partida de Maldini, ainda bem! Braithwaite resolveu, Reinaldo falhou e não tem muito mais o que dizer. Até tem, que coisa o horrível o Pavón, parecia um boneco de cimento em campo e o Pepe é outro engessado horrível, o Diego Costa semi aposentando, sem ritmo e sem folego parece um guri perto desses dois em campo.
    O Grêmio precisa vencer contra o São Paulo, jogando esse futebolzinho sofrível é dificílimo, mas nem que seja na base da superação esses três pontos tem que vir. Não pode ir com a corda no pescoço pras duas ultimas rodadas.
    Mais uma coletiva delirante e lamentável do Renato. Ele e o presidente, que foi também péssimo nessa questão, conseguiram transformar essa história numa grande guerra contra a imprensa num momento em que o clube devia é estar dirigindo todos os seus esforços e atenção pra se livrar da queda. Mais um acontecimento que diz muito sobre porque estamos mais uma vez na beira do precipício da B.

    ResponderExcluir
  4. Lipatin
    Como escrevi acima, escapei de me irritar com a entrevista.
    Tua última frase é definitiva no resumo deste 2024 gremista. É uma soma de equívocos que parece que ainda não totalizou.

    ResponderExcluir
  5. Também achei boa a partida do Rodrigo Caio. Assim como concordo com todas as ressalvas que fizeste, e acrescento que ele cometeu uma falta quase na risca da grande área, que se tivesse sido marcada, seria pra expulsão, pela regra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio e Lipatin,

      É nítida a inteligência dele nos movimentos, nos cortes, nas antecipações. Com a bola, não se apavora, e não enforca o goleiro com recuos afobados de quem tem medo.

      Eu sou do princípio de que um bom jogador, mesmo descontado, sempre agrega qualidade. Apesar de gostar do Eli, por exemplo, não tem comparação com a qualidade técnica do Rodrigo Caio. Mas dizem que ele não vai ficar.

      Excluir
  6. Glaucio
    Desta vez, a arbitragem ajudou o Grêmio. Era falta e expulsão. Ontem, o dia da caça. Sobrevivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais um grande jogador que infelizmente não tem mais condições.

      Excluir
  7. Como é bom ser otimista! E se o Dodi guarda aquela bola... bá.

    ResponderExcluir