Páginas

Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Opinião



Ídolos 


Esta semana recomeçam os assuntos que vão tomar conta das rodas de bar, das conversas nas redes sociais, nos programas esportivos, mas antes, eu escrevo esta crônica que ficaria fora do lugar, se postada mais adiante. É sobre a idolatria dos jogadores e o tamanho que ela deve ter em relação aos clubes, no nosso caso, o Grêmio, que é o interesse maior deste blog no momento que Quinteros assume no lugar de Renato.

 Eu tinha certeza do que ocorreu em cada um desses eventos (de memória), mas recorri ao amigo Alvirubro, que me repassou recortes de jornais da época em que cada fato aconteceu. São de três ídolos fantásticos e eternizados na história do Imortal: Danrlei, Hugo De León e Renato, suas saídas do Grêmio.

a) Em 2003, o Tricolor foi salvo do rebaixamento pelo talento e coragem de Adilson Batista, o Capitão América, que num gesto decisivo sacou Danrlei do time. Em Janeiro de 2004, o goleiro teve seu vínculo encerrado com o clube. Menos de 40  dias passados, ele acionou a instituição na justiça exigindo Dois Milhões e Meio de Reais, que julgava ter direito.

Estou, evidentemente, apenas dando a informação, sem entrar em qualquer mérito.


b) Sobre a saída de De León, um dos jornais publico isso, antes de sua ida para o Corinthians (Dezembro de 1984:


c) E Renato? Seguem notícias do período de sua saída (Janeiro de 1987):



Resumindo: Os jogadores passam, porque são profissionais, o clube fica, ainda que em alguns episódios, os dirigentes assumem o papel de vilão. Nos casos acima, parece que eles estiveram preservando os interesses da instituição. 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Opinião



Grêmio, o Generoso 


Há tempos, eu escrevi que veteranos fazem o último grande contrato de suas vidas no Grêmio, mesmo já dando sinais evidentes de decadência. E estava certo.

Não são apenas os atletas no ocaso de suas carreiras, outros, igualmente, são agraciados por vínculos, onde o salário é absurdamente inverso às expectativas de suas perfomances. 

Para não cansar os que leem, faço breves relatos e cito poucos exemplos disso:

Em 2010, o Tricolor trouxe uma batelada de jogadores do Avaí. No pacote, um volante discreto, mas que sem uma explicação razoável, se tornou o maior salário do elenco, fato que gerou um reajuste para Victor, goleiro e mais expressão do time, porque era constrangedora a situação.

No final daquele ano, o camisa 5 saiu para atuar na ...Portuguesa de Desportes. Seguindo: Renato sai e ouve as propostas de Santos e Vasco, que se surpreenderam com a grana que o Grêmio pagava para seu treinador. Lógico! Afastaram-se das tratativas. A cronologia dos fatos aponta que, depois disso, o ex-treinador resolveu dar um tempo na carreira e gozar merecido descanso. 

A última informação da virada do ano mostra que o lateral Reinaldo dispensado pelo Tricolor, acertou-se com o ... Mirassol. 

Há muitos exemplos desse tipo; espero que isso faça parte do passado gremista.