Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Opinião




Vitória apresenta alternativas para o time titular 


Com apenas dois jogadores em campo, que atuaram diante do Caxias, era natural a falta de entrosamento do time, mas, seja pela fragilidade do Monsoon ou pela qualidade individual dos gremistas, a partida se tornou fácil. O 3 a 0 refletiu o que se viu nas quatro linhas.

Algumas repetições (ou confirmações):

- Natã Filipe jogou bem, de novo. Falta testá-lo nos "efetivos", como se dizia antigamente, dos 11 principais. Ele sempre atua no meio de reservas

- Monsalve é excelente. Pode estar escondido por determinado momento, porém, quando não se espera, ele tira um lance especial, que vira gol, casos do 1 e 3

- Edenílson está muito bem nesse começo de temporada, embora tenha corrido por uma faixa do gramado que o prejudica. Quando se deslocou para o meio, seu futebol cresceu

- Arezo é inteligente para jogar. Pode crescer bastante

- Pela bola que jogou, João Lucas, João Pedro é titularíssimo, mas é início de temporada

- Aravena, se não aprimorar os arremates, corre o risco de ficar atrás até de André Henrique, que está aproveitando as chances

- Gabriel Grando segue sem ter um teste mais forte

- Gabriel Mec entrou bem, mas visualmente, sua estrutura física é bem inferior aos demais. É natural

- Quinteros conseguiu até agora, evitar que o time sofresse gols

- Cuellar estreou bem. Crescerá ao lado de Villasanti

- Gustavo Martins está menos afobado, mais sério. Uma partida segura

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Opinião




Sonho de uma Noite de Verão 


Em 2024, seus últimos meses, eu pensei em parar com o blog, se a renovação de vínculo com Renato se efetivasse. Aquela situação estava me irritando demais, "eu deixava de ser eu" e, racionalmente, concluí: o futebol deve ter uma certa dimensão na minha vida e só. Não vale a pena me irritar com a constância com que isso vinha acontecendo. Não se tratava de falta de gremismo, mas de saúde mental e seus desdobramentos.

Aí, as boas notícias vieram. Em termos de "gestão Guerra", marcada pela inação, o que se viu na virada de 2024 para cá, dá para dizer, sem exagero, que veio a revolução que a maioria gremista exigia.

Silenciosamente, Quinteros e demais contratados vão mudando o ambiente e o futebol do Tricolor. Pela primeira vez nos meses mais recentes, eu estou "louco" para ver o meu time jogar, depois do que se presenciou na segunda etapa de Grêmio versus Caxias. Um presente para quem gosta de bom futebol. Um verdadeiro sonho.

Hoje à noite, o Imortal encara o Monsoon em Novo Hamburgo, vai modificado, mas penso que a mentalidade e a organização tática farão mais bem ao time do que propriamente a escalação levada a campo.

E pode ter a estreia de Gabriel Mec. 

domingo, 26 de janeiro de 2025

Opinião




Segundo tempo de luxo define a goleada 

É apenas a estreia do Grêmio na Arena, seu segundo jogo no Gauchão, mas hoje, repito, hoje,o Tricolor em seus 45 minutos finais realizou uma partida perfeita. Esta noite, Quinteros mereceu ser "Pep Quinteros", pelo menos em pouco menos de 60 minutos de jogo.

Eu escrevi várias vezes que, na insuficiência de "caixa", os caraminguás deveriam ser direcionados para um craque ocasional, aliás, a mais recente referência disto ocorreu dia 15, vide O Craque do Elenco.

A Direção, antes tarde do que nunca, buscou um técnico argentino com bom currículo e os primeiros frutos desta investida já podem ser vistos: a defesa não sofreu gols há duas partidas, o preparo físico fez com que o Grêmio engolisse Brasil e Caxias, que levavam vantagem em tempo de preparação para a temporada, a transição do meio para frente é rápida, o time está mais compactado e, importante, os guris já estão integrados ao elenco principal. É pouco? Sim, é pouco, no entanto, o andar do trabalho parece ser para frente.

Sobre o confronto desta noite: o time deu espaços demais para o Caxias na primeira etapa. Coincidência ou não, os avantes ficaram sempre impedidos. Casualidade ou uma tática perigosa?

O olho clínico do treinador apareceu no intervalo, quando sacou o apenas regular Dodi e Aravena, que eu julgava estar atuando bem, análise derrubada logo pelas estupendas atuações de Edenílson e André Henrique, este que superou em muito o chileno.

E o que dizer da atuação de Monsalve, que parece ler a jogada segundos antes dos demais "mortais"?

Braithwaite me confirma o que escrevo há tempos, isto é, o torcedor tem saudades de alguns atletas, porque as suas reposições são insuficientes. Suárez é extraclasse, porém, ninguém vive suspirando pela ausência dele. O dinamarquês joga e faz jogar quem está ao seu lado.

Por fim: Gabriel Grando está muito mais seguro, amadureceu e pode ser uma boa alternativa para o arco, se Volpi bobear.

Há quanto tempo não víamos uma goleada consistente e uma entrevista inteligente e esclarecedora?

O Grêmio andou para frente neste início de ano.


Opinião



A estreia de Quinteros na Arena 


É só começo de trabalho, mas há uma boa expectativa de avanços do time com relação à estreia. Quinteros, em seus pronunciamentos, bate na questão da intensidade e marcação forte, quando não tiver a bola. Acho que veremos isso hoje à noite, mesmo que longe de sua plenitude.

É chance para os jogadores que foram contestados mostrarem uma nova fase. Cito Edenílson, Pavón, Monsalve, Arezo e até Cristaldo.

O novo treinador fez guindar do sub-220 vários atletas que se destacaram. É outra atração nestes primeiros dias de trabalho.

A lamentar a inexplicável ausência do volante Kaick. Deve haver uma razão, espero que seja mais de prudência do que de entrave entre empresário, jogador e clube.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Opinião



Goleiros: Um notícia boa, outra ruim 


Sempre lembrando que este é um espaço de opinião, então começo pela notícia boa: Tiago Volpi, no momento, é mais goleiro do que Marchesín, que está na descendente de sua carreira. Assim, penso que o Grêmio leva vantagem desta situação inesperada. 

A notícia ruim é que ambos não são goleiros para a necessidade de um clube com o tamanho do Tricolor. Quando me refiro a isso, não quero dizer que seja um atleta consagrado, mas um que não atingiu o ápice da carreira, nem esteja beirando os 40 anos, caso de Marchesín, que tem contra si uma lesão grave de rompimento de tendão de Aquiles, depois dos 30.

Talvez a solução esteja em casa, se Adriel tirou alguma lição do comportamento que o levou ao Bahia, ao ostracismo, e Gabriel Grando, que teve a infelicidade de ir para o Cruzeiro no momento em que os mineiros buscaram uma lenda do arco, Cássio.

É esperar para ver o desempenho dos três. Uma coisa é certa, o trio atual é superior ao do ano passado (Marchesín, Caíque e Rafael Cabral). É um avanço.

Constrangido pelas circunstâncias que trouxeram os três para esta temporada, mas um avanço.

Opinião




Grêmio empata na estreia do Gauchão 


Inicialmente, uma saudação ao time sub-20 que disputa a Copa São Paulo. Não pude assistir, mas li que atuou com 10, pois teve o zagueiro Luiz Eduardo expulso. O saldo é positivo, sem dúvidas.

Sobre a estreia gremista, o que deu para perceber é que o time se defendeu melhor, mais protegido, mesmo com os mesmos nomes da temporada passada. Grando realizou uma ou duas defesas, apenas em todo o jogo.

O ataque ficou devendo, poucos arremates, Aravena esforçado, mas seus movimentos restaram inconsequentes e ainda por cima, perdeu a melhor chance de gol no primeiro tempo.

Braithwaite ficou muito isolado, tendo que buscar a bola na intermediária, isso facilitou o sistema defensivo pelotense.

Gostei de Cristaldo, que flutuou bem atrás dos volantes adversários, arrematou e deu bons passes, também pareceu mais participativo do que o de jornadas anteriores.

Quem não acertou nada: Maick, Pavon e João Lucas, os dois primeiros reeditaram os jogos insuficientes de suas passagens pelo Grêmio. O terceiro é bom jogador, sentiu o desentrosamento e o cartão amarelo sofrido em seu primeiro lance o complicou bastante no restante da partida.

Rodrigo Ely, destaque defensivo, porém, orientado ou não, suas ligações diretas só prejudicaram o time.

Dodi merece destaque pela intensidade e boa marcação. Os demais, discretos.

Agora é esperar pela estreia de Cuellar.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Opinião



Uma nova grande chance 


Em 2024, o Grêmio buscou um novo goleiro. Trouxe Marchesin, terceiro na hierarquia de arqueiros no mediano Celta, da cidade de Vigo, Espanha. Tivera uma lesão grave e havia parado cerca de um ano, mas a sua biografia autorizava a, pelo menos, os torcedores aguardarem para um veredito definitivo. Assim, me reservei nas suas primeiras partidas de uma avaliação, mas suspeitei das suas qualidades, quando "rifou" a possibilidade de tentar pegar a penalidade máxima em sua estreia. Não me "desceu" aquele movimento suicida, tão vulgar nas performances de goleiros medianos.

Ali, o Grêmio desperdiçou a oportunidade de trazer um "senhor goleiro".

Este ano, o bafejo da sorte (interesse do Boca) contemplou novamente o Tricolor, mas parece que, uma vez mais, a Direção vai deixar passar esta chance. 

Comentam-se Matheus Magalhães e Tiago Volpi, o primeiro, desconheço completamente, o segundo, lembro dele no São José, o Zequinha, e no São Paulo. Tem três características de que gosto: é corajoso, tem muita personalidade dentro de campo e sabe jogar com os pés, mas e o resto? Não sei como anda pelo México.

Volpi, se vier, vai ter que conquistar a massa, que anda desconfiada. Pode repetir Mazaropi que, em 10 temporadas de Vasco, a maior parte foi no banco para Andrada e, se a memória não me trai, também para Émerson Leão.

No Grêmio, Maza foi espetacular.

Finalizando: ainda espero um grande arqueiro, não necessariamente medalhão. Como sugestão, deixo o nome de Maílson, que vi brilhar no Sport Recife e fisicamente lembra o eterno Manga, que, aliás, começou no Leão da Ilha do Retiro.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Opinião



Grêmio valente chega às Semifinais da Copinha


12 de dezembro de 2024, esta é a data de apresentação de Fabiano Daix ao elenco Sub-20, que representa o Tricolor na Copa São Paulo de juniores, cujo primeiro confronto ocorreu em 06 de janeiro e, de lá para cá, foram sete partidas, cinco vitórias, dois empates e a conquista de vaga para as semifinais, que será contra o Corinthians Paulista. São quarenta dias apenas de trabalho.

O que se viu ontem, mais uma vez, foi um time organizado, boa saída de bola, muita "pegada" e alguns atletas com "pinta de craque" como Kaick, Hiago, Gabriel Mec e Tiaguinho, além do lesionado Alisson Edward.

É interessante observar o crescimento de certos jogadores, como são os casos de Tiaguinho, Zortea e João Lima. Luiz Eduardo, que, salvo engano da repórter, tem apenas 16 anos, apesar do porte físico avantajado. Dos quatro zagueiros, me pareceu o melhor, inclusive, que Vieri.

Há umas "uvas" no time (gíria de ruindade, na minha adolescência), são Natan, zagueiro, e Wesley Costa, lateral esquerdo. O goleiro Higor ainda está (o é) inconstante. 

A grande virtude apresentada pelo time está materializada na estabilidade emocional, vista diante de dois times superiores tecnicamente, Bragantino e Palmeiras. Numa categoria que abrange jogadores de 15, 16 até 20 anos, é um feito e tanto.

A safra gremista promete.

domingo, 19 de janeiro de 2025

Opinião

 


A Direção acerta mão



Esta Direção, que tanto critiquei pela inação e subserviência no que tange às estrepolias do antigo comandante técnico, nos movimentos recentes, cometeu uma série de acertos e, lógico, por coerência minha, devo apontar os fatos positivos.

As contratações de João Lucas e, especialmente, Cuellar vêm se associar à vinda de Gustavo Quinteros, Fabiano Daix e ao olhar para a base.

Neste caso, a Comissão trouxe os guris Pedro Gabriel e Vieri de São Paulo para os treinamentos e agora os devolve ante às dificuldades do confronto das quartas-de-final, quando a Copinha "esquenta" de vez.

Tomara que continue nesta caminhada.

Na contramão dos dirigentes, vê-se na mídia esportiva gente despreparada para dar palpites sobre o nosso Imortal. Mesmo respeitando opiniões diferentes da minha, é difícil entender quem possa sugerir Marcelo Grohe para o arco gremista. Não trato da sua história recheada de altos e baixos nos seus mais de 10 anos de clube, mas do seu desempenho recente, onde o argentino Marcelo Gallardo o colocou na reserva no Al-Ittihad e, neste ano, esta agremiação o liberou para um clube de menor expressão, o Al Kholood, décimo segundo colocado no campeonato nacional de um total de dezoito competidores. Aos 38 anos, visivelmente, ele está no ocaso de sua carreira.

Para alguns detentores de espaço na mídia, o Grêmio foi fundado em 2016. Infelizmente, promovem um desserviço ao Imortal.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Opinião




Grêmio guerreiro passa de fase, de novo 


Quem assistiu à classificação gremista diante do Bragantino nesta noite viu o espírito guerreiro que anda escasso nos profissionais. Que partida! Venceu pela raça e aplicação. Tem qualidade? Sim, mas tecnicamente, o Massa Bruta apresentou jogadores mais bem preparados. A classificação veio pela aplicação tática, porém, acima de tudo, pela inconformidade com as adversidades, com os obstáculos. Teve gana para superá-los.

Hoje, o número de desfalques aumentou e, por azar, o time vem perdendo quem se destaca: Igor Serrote, Pedro Gabriel, Vieri e Alisson Edward. No entanto, "brotam" soluções vindas da cabeça do excelente Fabiano Daix. Aparecem Hiago, Smiley, o trio de zagueiros Nathan, Luiz Eduardo e João Lima, Kaick, o volante, Zortea, Riquelme, Tiaguinho e, claro, Gabriel Mec.

A safra parece ser muito boa e a notícia de que Quinteros costuma olhar para a base, tudo isso, resulta num vento de esperança para a temporada de 2025.

Não acredito que passe pelo Palmeiras, mas não está proibido sonhar.


Opinião




Urgências e hierarquia delas


Tenho comigo que a prioridade gremista é a lateral esquerda, porque Maik é uma incógnita e Pedro Gabriel precisa de rodagem e tolerância. Além dela, outra providência urgente é um zagueiro, pois saiu Geromel e Kannemann vai demorar para voltar. Por fim, um avante de lado para o vazio deixado por Gustavinho e, mais recentemente, Soteldo. 

Por que esta posição está atrás das demais? Porque Alisson Edward, desde a Copinha passada, vem dando sinais de que é muito bom jogador. Por azar, hoje à noite, não estará em campo. Uma lesão no joelho o impede de atuar.

Por fim, se confirmada a saída do goleiro Marchesín, esta lacuna pula para uma das primeiras providências do Tricolor. Até mais do que zagueiro ou lateral.

Podem estar no grupo as soluções? Podem, mas isto é uma "hipótese", uma aposta de maiores riscos do que o normal.

Se tem um momento de elevada relevância para os dirigentes do futebol dentro de uma instituição, é quando se forma o elenco para a temporada.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Opinião



A Mecânica do Meio 


A vinda de Cuellar e a permanência de Villasanti (se efetivada) vão possibilitar ao time um componente que acho essencial num time de futebol, ou seja, meio campistas habilidosos que possuem forte poder de marcação e intensidade nos 90 minutos. Depois da vinda de Quinteros, o maior lance da direção gremista.

Sem me ater especificamente na qualidade individual, Cuellar-Villasanti, essa dupla,  pode reeditar duas muito interessantes: a primeira, eterna, Dinho e L C Goiano; a segunda, efêmera, mas enquanto durou, muito consistente, Rafael Carioca e William Magrão. O time vai começar por eles, porque darão consistência defensiva e "fomento" aos movimentos ofensivos.

Por fim, os deuses do futebol estão a favor do Imortal, o Boca pedindo Marchesín é um achado para poucos. Grande oportunidade para o Tricolor buscar um goleiro diferenciado (que, lógico, não será um envelhecido Marcelo Grohe).

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Opinião




Há um ano 


Quem tem boa memória deve lembrar que escrevi neste espaço que a grande contratação para o Tricolor seria o treinador. Ele, o craque do time. Mantenho a convicção e aposto que Quinteros pode fazer a diferença para as temporadas anteriores.

Existe a apreensão com a demora nas contratações. Acho normal, inclusive, outros clubes estão no mesmo compasso. Um ou outro acelera na formação do elenco, mas se for analisar os contratados, até os "peso-pesados" não dão garantia de salto de qualidade.

O grande nome gremista da temporada passada hoje está na Inglaterra e veio da base. Há exato um ano, Gustavo Nunes ainda era Gustavinho ou Gustavo Fernandes (trocou o sobrenome de guerra para homenagear a mãe à época, recém falecida), corria nos precários gramados do interior paulista pela Copinha de 2024. Um ou outro torcedor o apontava como promessa (eu estava entre eles). Vide Artilharia e só foi aproveitado por Renato, após as lesões de Soteldo e Nathan Fernandes.

Então, quando se reclama da lerdeza na vinda de reforços, tenho a cautela de afirmar que para o ataque, por exemplo, Quinteros poderá recuperar Pavón ou aproveitar o menino Alisson Edward, um canhoto habilidoso que está sendo aproveitado por Fabiano Daix nas duas extremidades. Dependendo da vaga de segundo atacante, sua solução pode estar em casa mesmo.

Falta pouco mais de uma hora para o Grêmio entrar em campo pela Copinha. Quem puder assistir poderá constatar o bom número de juniores com potencial para subir naturalmente.


terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Opinião




Especulações indicam pensamento grande 


Além de um treinador (e seu staff) com forte currículo continental, as notícias com supostos alvos do Tricolor para o ano dão ao torcedor um ânimo que andava em baixa.

Com a "uniformidade" dos alvos gremistas nas especulações: zagueiro, lateral esquerdo, volante e um avante de lado, é de se supor que as buscas, realmente, indicam a intenção de suprir as carências do time principal.

Os que virão virão para fardar e entrar entre os 11. Os nomes de Cuellar, Salcedo, Eliasson e Arboleda indicam a "estatura" dos jogadores buscados. 

Sabe-se que é difícil, mas os dias com atletas em final de carreira no elenco estão no seu ocaso.

Por fim, dependendo do negócio, vale a pena repassar Marchesin para o futebol argentino, pois está com o contrato findando em dezembro de 25, ou seja, seis meses antes, ele poderá assinar um pré-contrato. Também, porque está longe de ser uma unanimidade entre os torcedores. Basta repor bem.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Opinião




Grêmio classificado na Copa São Paulo de Juniores 


Assisti ao jogo (11/01) com o Grêmio já classificado, marcado para às 13 h em Guaratinguetá, por falta de um "programa" melhor, pois tinha a sensação (depois, confirmada) de uma partida descompromissada do Tricolor. E foi assim.

Fabiano Daix vai fazendo experimentos, então, Higor, goleiro, Vieri, zagueiro, Pedro Gabriel (requisitado por Quinteros), Kaick, Hiago, preservados, Alysson Edward, lesionado, Gabriel Mec, poupado no intervalo, todos eles restaram de fora; imagino que, além da queda de qualidade, o entrosamento ficou bastante prejudicado e o gramado, que já era ruim, piorou com a sequência de jogos.

Ninguém se destacou, alguns alternaram técnica com imaturidade, outros, apenas esforçados. Tiaguinho, que poderia ser destaque, resultou numa atuação bastante discreta.

No entanto, há indícios de uma evolução de mentalidade no comando do futebol gremista, um deles é anunciar que, a qualquer momento, Quinteros poderá solicitar jogadores da Copinha e, ao chamar Pedro Gabriel, 17 anos, que, em tese, era banco para Wesley (e não este), para Porto Alegre, é um bom indicativo.

Tem muito guri com potencial e o que se viu hoje à tarde, num Sol escaldante e classificado antecipadamente, não pode mascarar a realidade. 


quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Opinião




Surge um Craque 


Assisti exatos 88 minutos da partida entre Grêmio e Porto Vitória pela segunda rodada da Copinha São Paulo. Segundo triunfo e classificação antecipada do Tricolor.

O time capixaba tem um currículo interessante, mostrou um ótimo camisa 10, Alexandre (andou testado no Botafogo, mas teve lesão grave) e o Grêmio apresentou um zagueiro seguro, Vieri, Gabriel Mec e Alisson, dupla esta, já com boa fama, porém, quem empolgou a todos, narrador, comentaristas e este que vos escreve, foi o volante Kaick (com essa grafia!!!!).

Joga muito! Apesar de ter contra si, um péssimo gramado que andou traindo os dois goleiros e demais atletas. O jovem de 18 anos tem características que me lembraram Rafael Carioca e o pentacampeão Gilberto Silva, isto é, excelente técnica, mas simplificando as jogadas.

Seus desarmes são econômicos, os passes certeiros e sem firulas, excelente colocação e ótimo preparo físico. Falta algo? Bom, me pareceu franzino, algo que o tempo e a preparação física adequada resolvem.

Quem sabe não está surgindo uma boa novidade que terá a sorte de contar com um treinador que olha para a base?

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Opinião



Ídolos 


Esta semana, recomeçam os assuntos que vão tomar conta das rodas de bar, das conversas nas redes sociais, nos programas esportivos, mas antes, eu escrevo esta crônica que ficaria fora do lugar, se postada mais adiante. É sobre a idolatria dos jogadores e o tamanho que ela deve ter em relação aos clubes, no nosso caso, o Grêmio, que é o interesse maior deste blog no momento que Quinteros assume no lugar de Renato.

 Eu tinha certeza do que ocorreu em cada um desses eventos (de memória), mas recorri ao amigo Alvirubro, que me repassou recortes de jornais da época em que cada fato aconteceu. São de três ídolos fantásticos e eternizados na história do Imortal: Danrlei, Hugo De León e Renato, suas saídas do Grêmio.

a) Em 2003, o Tricolor foi salvo do rebaixamento pelo talento e coragem de Adilson Batista, o Capitão América, que num gesto decisivo sacou Danrlei do time. Em Janeiro de 2004, o goleiro teve seu vínculo encerrado com o clube. Menos de 40  dias passados, ele acionou a instituição na justiça exigindo Dois Milhões e Meio de Reais, que julgava ter direito.

Estou, evidentemente, apenas dando a informação, sem entrar em qualquer mérito.


b) Sobre a saída de De León, um dos jornais publicou isso, antes de sua ida para o Corinthians (Dezembro de 1984:


c) E Renato? Seguem notícias do período de sua saída (Janeiro de 1987):



Resumindo: Os jogadores passam, porque são profissionais, o clube fica, ainda que em alguns episódios, os dirigentes assumem o papel de vilão. Nos casos acima, parece que eles estiveram preservando os interesses da instituição. 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Opinião



Grêmio, o Generoso 


Há tempos, eu escrevi que veteranos fazem o último grande contrato de suas vidas no Grêmio, mesmo já dando sinais evidentes de decadência. E estava certo.

Não são apenas os atletas no ocaso de suas carreiras, outros, igualmente, são agraciados por vínculos, onde o salário é absurdamente inverso às expectativas de suas perfomances. 

Para não cansar os que leem, faço breves relatos e cito poucos exemplos disso:

Em 2010, o Tricolor trouxe uma batelada de jogadores do Avaí. No pacote, um volante discreto, mas que sem uma explicação razoável, se tornou o maior salário do elenco, fato que gerou um reajuste para Victor, goleiro e mais expressão do time, porque era constrangedora a situação.

No final daquele ano, o camisa 5 saiu para atuar na ...Portuguesa de Desportes. Seguindo: Renato sai e ouve as propostas de Santos e Vasco, que se surpreenderam com a grana que o Grêmio pagava para seu treinador. Lógico! Afastaram-se das tratativas. A cronologia dos fatos aponta que, depois disso, o ex-treinador resolveu dar um tempo na carreira e gozar merecido descanso. 

A última informação da virada do ano mostra que o lateral Reinaldo dispensado pelo Tricolor, acertou-se com o ... Mirassol. 

Há muitos exemplos desse tipo; espero que isso faça parte do passado gremista.