Páginas

Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

Opinião







Renato Surpreende, Mas Grêmio Fica No Empate

                                            O resultado do Grenal deve ser encarado como normal, porém, olhando a campanha, são 4 pontos perdidos em casa (SP e hoje), que obrigatoriamente terão de ser buscados fora da Arena.
                                            Especificamente sobre o clássico; Renato inventou uma escalação improvável e se deu bem. Colocar 3 zagueiros sem treinar, fazendo estrear Rhodolfo, justamente no maior confronto, numa condição de ser este, o primeiro da Arena; foi um risco muito grande. 
                                        Analisando a partida, esse esquema tático favoreceu o talento de Alex Telles e proporcionou ao Pará realizar sua melhor partida este ano. Dos zagueiros, gostei do Rhodolfo; vai crescer. Bressan segue atrapalhado, hoje acompanhado nisso por Werley.
                                         Adriano tinha uma missão espinhosa, qual seja, marcar D'Alessandro, conseguiu, mas ficou pendurado, Ramiro entrou bem, parecendo um veterano, Elano segue devendo e Kléber + Barcos muito bem. O primeiro foi o melhor jogador da partida e Barcos mostra que tem um QI acima da média. Paulinho e Máxi Rodriguez mostraram que podem ser úteis. Dida, na média. Uma atuação muito boa e discreta como, aliás, foi a do Riveros.
                                         Sigo, achando que este primeiro turno, a missão do Tricolor é não se "desgarrar" dos 4 primeiros.
                                      Uma última referência sobre o jogo; o saldo foi positivo para o Renato. Beirou à irresponsabilidade (na minha visão), mas controlou um adversário que na teoria, antes da partida, se mostrava favorito. Se o gol vermelho não sai logo  dois minutos após o de Barcos, a vitória gremista estava "rabiscada".
                                          Tenho esperança que a Direção vai fazer descer em Porto Alegre, aquele atleta que está faltando à equipe. Tomara que seja Rodriguinho.

                                        
                                     

12 comentários:

  1. Pois olha, eu gostei do time nesta formação. Finalmente fizemos um bom jogo do início ao fim.

    No entanto não sei se esta formação pode dar retorno ao longo de todo o campeonato. Talvez, com algumas adaptações, seja possível dar ainda mais consistência no meio, tornando o time um pouco mais agudo, algo que faltou para mim hoje.

    Quem sabe com o meio campo com Souza, Riveros e Elano (ou Maxi), consigamos ter um pouco mais de qualidade do meio pra frente, sem perder muito defensivamente.

    Sobre o jogo em si, achei todo o time bem, com destaque para a boa estréia do Rodholfo. Me pareceu bom zagueiro, principalmente por cima.

    Apesar de gostar do futebol do Adriano, defensivamente falando, acho que hoje, de novo, ele tomou uma amarelo bobo, que poderia ter nos custado mais caro. Para seguir tendo chances precisar melhorar este ponto.

    ResponderExcluir
  2. E não sou de reclamar da arbitragem, mas achei o juiz muito inseguro, com erros de interpretação e excesso de marcação de faltas.

    Também errou ao não dar o acréscimo devido no segundo tempo.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme!
    Acho o 3-5-2 emergencial, ainda mais que o Werley colaborou para o próximo jogo.
    O Adriano se "auto" pendurou, ali onde ele tomou o amarelo é burrice.
    O Williams deveria ter sido expulso no pênalti; ali, o grande erro. O jogo seria outro.
    Concordo que o time foi bem desde o início até o fim. Também o que o Kléber disse: jogo muito truncado. Além do mais, tá na hora de algum juiz dar um basta no D'Alessandro, por isso, eu queri juiz de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que seria "pardalice" seguir no 3-5-2 e testar o Souza na ala direita? Será que não poderia dar certo?

      Excluir
    2. Souza não tem perfil de ala; talvez o Ramiro ou Saimon, mas acho que o Pará vai bem por ali,

      Excluir
    3. Gostei do Pará hoje. Mas acho que ofensivamente ele é limitado, como ala não o vejo sendo agudo como precisa. Talvez se trabalhando melhor alguns fundamentos...

      Excluir
    4. É o que eu penso; mais fácil melhorar os fundamentos do Pará. Mas o mais urgente é o meio para abastecer o Kléber (Vargas) e Bracos, tomara que seja o Máxi Rodriguez.

      Excluir
    5. Urgente é o banco para o Elano.

      Excluir
    6. Concordo, Marcos!
      O Máxi ou Deretti devem ser testados na do Elano. O ideal é o Rodriguinho. Acho que o Grêmio vai fazer este esforço.

      Excluir
  4. Não assisti ao jogo, fui para um hotel fazenda e depois de sete anos de enrolação pedi a mão da minha - hoje - noiva!!!
    Então só vou falar do esquema, em sí.
    O 3x5x2 do Renato, se mantiver, vai ser um estilo Felipão, sem um líbero - a moda italiana - mas com um zagueiro sempre na sobra. Pelo que li o primeiro gol saiu justamente pela ausência desta sobra, o que é natural já que o esquema prescinde de repetição e treino.
    Não sei se treinaram este esquema antes, mas se não treinaram é preocupante, demonstra que o Renato tem um inconsequência medonha, mérito dele que soube fazer dar certo.
    Pra mim o esquema não vinga - hoje - pelo mesmo motivo que não vingou o losângo, a falta de um armador (Rodriguinho?).
    No 3x5x2 o Grêmio fica dependente do Telles, marcou ele acabou o time.
    O Pará não é esta desgraça, um esquema como o proposta necessita de um ala que entre em diagonal, algo que o Júnior fazia com uma constancia até irritante no São Paulo, mas dá certo e é necessário, ganha-se mais um jogador na frente da área que vai carregar um lateral e um zagueiro na marcação permitindo a infiltração de um atacante pela ponta, ponto pra ele.
    A e pra quem não gosta tem outra, com este esquema acostumem-se a ver o Barcos saindo mais da área, algo que o Aloísio fazia muita na época do São Paulo, esta pivo é imprescindível pro esquema.

    ResponderExcluir
  5. PJ!
    Parabéns pela atitude; hoje em dia, um ato de coragem (brincadeira, rs,rs).
    O 3-5-2 com as peças certas é um grande esquema, principalmente porque é ofensivo. Não sei se o Imortal tem essas peças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruxo e concordo integralmente, rs
      Quanto ao esquema, também não temos discordâncias e acho que "esse" mudar não muda nada...

      Excluir