Páginas

Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Opinião



Jogo para acertar os detalhes

Antes de qualquer coisa, este Grêmio e Passo Fundo é acima de tudo, o jogo-apronto para o enfrentamento contra o Newell's Old Boys, dia 13.

É óbvio que ele isoladamente tem sua importância, principalmente porque é dever do Tricolor fechar esta fase do Gauchão à frente dos seus concorrentes de menor estrutura e tradição. A briga do Grêmio é com o Inter. Sempre. Porém, sem menosprezar essa "missão regional", é evidente que a Libertadores entusiasma mais. Pergunto: alguém lembra quem foi o campeão gaúcho de 1983? Arrisco dizer (rs,rs,rs) que foi Grêmio ou Inter. Há uma hierarquia de envolvimento do clube como um todo (direção, comissão técnica, jogadores e torcida) com o torneio continental. É lógico, é racional.

Dito isso, esse confronto de hoje à tardinha, servirá para mostrar que o bom desempenho contra o Cruzeiro não foi acidental, também para acertar a pontaria, reduzir a ansiedade diante da goleira ou no sentido inverso, reduzir a indolência; isso decide uma partida. 

Outros fatores a serem aprimorados são o cruzamento da direita que com Pará virou caso crônico e as bolas paradas, sejam de faltas ou escanteios onde o aproveitamento atual beira o índice zero.

Há um que, por enquanto, não causou danos graves ao Tricolor; as saídas aéreas do nosso goleiro, mas que poderão ser fatais em jogos de grande equilíbrio.

É assim que eu vejo este Grêmio e Passo Fundo. Antes de garantir o primeiro lugar na chave, servirá para aparar as arestas oriundas das 4 linhas às vésperas da "decisão" de quinta-feira.


14 comentários:

  1. 23.02.1987 Grêmio 0x0 EC Passo Fundo
    03.05.1987 Grêmio 4x1 EC Passo Fundo
    03.04.1988 Grêmio 3x0 EC Passo Fundo
    23.04.1989 Grêmio 2x2 EC Passo Fundo
    14.05.1989 Grêmio 0x0 EC Passo Fundo
    04.06.1989 Grêmio 1x0 EC Passo Fundo
    07.03.1990 Grêmio 4x1 EC Passo Fundo
    23.05.1990 Grêmio 0x0 EC Passo Fundo
    27.10.1991 Grêmio 2x1 EC Passo Fundo
    16.08.1992 Grêmio 1x1 EC Passo Fundo
    16.07.1994 Grêmio 1x1 EC Passo Fundo
    25.09.1994 Grêmio 1x1 EC Passo Fundo
    16.04.2000 Grêmio 3x0 EC Passo Fundo
    20.05.2000 Grêmio 2x1 EC Passo Fundo
    31.03.2013 Grêmio 1x1 EC Passo Fundo

    NÚMEROS DO CONFRONTO:
    15 JOGOS
    08 VITÓRIAS DO GRÊMIO
    07 EMPATES

    25 GOLS MARCADOS PELO GRÊMIO
    10 GOLS SOFRIDOS PELO GRÊMIO

    O Passo Fundo foi fundado em 10 de janeiro de 1986, resultante da fusão dos dois clubes da cidade de Passo Fundo: o 14 de Julho e o Gaúcho.
    Naquele ano o Passo Fundo conquistou o Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho e conseguiu o acesso mesmo enfrentando inúmeros problemas financeiros.
    Em 1987, o Gaúcho desfaz a união e volta a ser independente.
    O Passo Fundo mesmo assim mantém o nome e as cores, principalmente para não perder a vaga na série A do Gauchão de 1987.

    O 1º CONFRONTO COM O EC PASSO FUNDO:
    23.02.1987
    Grêmio 0x0 EC Passo Fundo
    Campeonato Gaúcho
    Local: Vermelhão da Serra, Passo Fundo-RS
    Árbitro: Carlos Sérgio da Rosa Martins
    Renda: Cz$ 347.250,00 - Público: 5 827
    GFBPA: Mazzaropi, Raul, Alexandre Cebola, Luís Eduardo, Casemiro, China, Bonamigo, Darci, Fernando (Ortíz), Valdo, Lima.
    Técnico: Zeca Rodrígues
    ECPF: Donizetti, Jarbas, Antônio Carlos, Zé Ricardo, Sadi, Edson Lima, Toninho (Gérson), Walmor, Bira, Zé Mello, Marquinhos (Flávio)
    Técnico: Sérgio Savian

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro!
    Quem é Alexandre Cebola?
    O Ortiz é o ex-jogador de futsal, que se não me engano, treina os atacantes do Coirmão.

    ResponderExcluir

  3. ALEXANDRE CEBOLA
    Alexandre Precht
    Zagueiro
    LDN: Porto Alegre, RS, 24/06/1966

    1987/1988 Grêmio (RS)
    1988 |Náutico (PE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades do Alexandre!!!! Conheci na época da Taça BH de Futebol Junior em MG. Saudades da turma toda do Grêmio desta época!

      Excluir
  4. Ele, mesmo, Bruxo!

    ORTIZ
    Luiz Fernando Lopes Ortiz
    Atacante
    DLN: BRA, RS, 19/11/1964

    ResponderExcluir
  5. Bruxo, o Alexandre jogou o Gauchão de 1987, como zagueiro e como lateral direito.

    ResponderExcluir
  6. Mas havia tambem o Ortiz argentino ou paraguaio, ponta esquerda que jogava muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Esse eu lembro bem; Oscar Alberto Ortiz, jogou em 76, dois anos passados, 78, foi campeão mundial com a Argentina.
      Num jogo aqui na Baixada contra o Coirmãozinho santamariense, ele quase "matou" o lateral Pingo de tanto drible que deu no cara.

      Excluir
  7. Bruxo, concordo em partes.
    Levando-se em consideracao os numeros do Alvirubro e que o jogo sera na Arena, tudo indica que seja realmente um treino. Mas nao ha certeza. O proprio time podera complicar a si mesmo.
    No que discordo (nao propriamente por discordar ou querer defender) e a questao de se dar uma importancia maior do que realmente e aos cruzamentos do Para.
    E sabido que no futebol brasileiro ha uma falta muito grande de laterais (de ambos os lados). Quem tem um mediano, ja tem alguma coisa a mais do que os demais. Creio que Para se enquadra ai. Pra mim, Para e um lateral mediano (e nao poderia ver de outra maneira depois de ja ter visto Altemir, Espinosa, Paulo Roberto, Nelinho, Eurico e varios outros). Estou satisfeito com Para? Nao. Gostaria de um melhor, mas nao ha, ou se ha nao esta a disposicao ou esta fora dos valores do clube ( e nem precisamos iniciar uma discussao sobre Moises ou Tinga, que ainda terao que mostrar mais).
    Bem, por que entao creio que se da muita importancia (desnecessaria) aos cruzamentos do Para? Explico:
    - Temos alguem que seja, ao menos, um bom cabeceador pra receber estes cruzamentos? No meu entender, nao. Barcos e um cabeceador razoavel, o melhor dele e com a bola nos pes.
    - Poderiam me dizer que os zagueiros sao bons cabeceadores, no que concordo. Quando os zagueiros sobem pra cabecear? So nos escanteios que sao cobrados por outros.
    Atraves destas duas pequenas perguntas constata-se que o jogo do Gremio nao passa por chuveirinho na area adversaria como na epoca do Jardel.
    Se nao e assim que o Gremio joga porque temos que ter excelencia nos cruzamentos?
    Simples assim. E de extrema importancia Para ser um Paulo Roberto nos cruzamentos? Nao. O jogo do Gremio nao e este. Porem, Para faz uma coisa bem que ninguem esta observando. Deem uma olhada naquele jogo contra o Cruzeiro. Naquele lance que o Ze Roberto erra o gol. Para cruza rasteiro para Ramiro, este da um corta-luz, Barcos passa da linha da bola e ela sobra pro Ze finalizar. Outro lance no mesmo jogo, Para mesmo caindo passa rasteiro pra Dudu que toca pro Alan Ruiz finalizar na trave. Sao dois exemplos claros de participacao do Para que sao uteis ao time, resultam em jogadas perigosas que podem levar ao gol e que nao sao cruzamentos buscando o chuveirinho, totalmente denecessario ao nosso tipo de jogo. Pode ocorrer, esporadicamente, de cruzamentos chegarem ao gol de cabeca, mas nao e regra no tipo de jogo do Gremio, hoje.
    Ha mais um fator que ajudou nesta obsessao dos torcedores por ver Para fazer cruzamentos milimetricos (que so o Fita-Metrica fazia): No ano passado, pelo time que tinha nas maos, Renato mandava fazer chuveirinho pra um hipotetico "Jardel". Ele nao tinha jogadores que chegavam em velocidade. Seu recurso era cruzar na area e "seja o que Deus quiser". Era assim que jogavamos em 2013, ou seja, nao tinhamos jogadas de ataque, por isso o baixo numero de gols. Mas Para ficou estigmatizado pelo baixo rendimento nos "levantamentos" pra area. Fora, e claro, a lembranca da "era Jardel e Arce" que todos querem que se repita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Gostaria de ver o Tinga numa sequência, mas com a LA em curso, experiências na defesas não é nada recomendável.

      Excluir
  8. Ah, o Fita-Metrica fazia lancamentos e nao cruzamentos. Os eximios "levantadores" de bolas na area que ja tivemos foram Arce e Paulo Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluiria como bom lateral o Anderson Lima, embora (na história do clube) seja menor do que os citados por ti.

      Excluir