Páginas

Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Opinião



Para ganhar um Brasileirão

O Grêmio enfrenta o Botafogo que vem muito desfalcado; aí que mora o perigo.

O perigo não é exatamente o Botafogo desfalcado, mas a sensação que o clube locatário, melhor colocado na tabela, com menos desfalques, achar que é páreo corrido. Já vimos muitos crimes serem cometidos em situações parecidas com essa. Toda a atenção será pouca diante de um adversário recheado de atletas que conhecem a aldeia e muito curtidos, Émerson Sheik, Edílson, Bolatti e Carlos Alberto para ficar em alguns nomes.

O Tricolor tem obrigação de passar por cima das dificuldades e somar mais três pontos, pois os próximos dois confrontos serão fora e a tendência é não conquistar na íntegra os pontos. Imaginem se tropeçar no Alfredo Jaconi, terá que suar sangue para se manter no G-4, depois destes 3 enfrentamentos.

Para conquistar um Brasileirão, via de regra, o clube tem que faturar 80% dos jogos em casa e beliscar 7 a 8 vitórias como visitante mais alguns poucos empates. Essa é a matemática que Enderson & cia. tem que ter em mente. Há exceções, mas estou analisando pela média.

17 comentários:

  1. Por falar em jogo que deva ser jogado, vai uma para refletirem. Precisa de um jornalista estrangeiro (que normalmente desprezamos por nao conhecermos), profundo conhecedor do futebol sulamericano por estar a anos pela aldeia, sem compromissos e "rabo preso", escancarar uma realidade?
    http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2014/05/jornalista-brasileiros-deram-espaco-aos-pequenos-na-libertadores.html

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Arih!
    De certa forma, coincide com o nosso post "Hora de Repensar", pois não é apenas uma surpresa nas semifinais; são quatro, todos de países diferentes; clubes imensamente menores que Cruzeiro, Flamengo ou Grêmio.
    Os fatores do sucesso não estão apenas dentro de campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai voce chegou onde queria. O sucesso nao esta so dentro de campo como alguns querem fazer crer. Fizemos uma boa Libertadores. Saimos por falta de sorte. Nem diria que foi nos penaltis. La na Argentina e que deixamos de fazer a classificacao. Foi la que a nossa sorte nao nos acompanhou. Chegamos a comentar que foi um castigo para nos. Assim tem sido desde 2005. Temos "quase" chegado. 2007, 2008, 2013, 2014. Sao varios exemplos. Novamente digo que estou pouco me lixando pra quem esta na presidencia: Odone ou Koff. Creio ate que todos tem procurado fazer alguma coisa, mas ainda e pouco. Falta o detalhe. O ultimo lance de ousadia planejada, de atrevimento sensato. Faltam dois ou tres jogadores de qualidade. Um clube que gasta a fabula que gasta com um inutil como Kleber, tem por obrigacao buscar uma alternativa de dispensa-lo e buscar alguem mais produtivo. Alguem que arrisca com Cris, Fabio Aurelio, pode arriscar com outro bem melhor que estas nulidades. Concordo totalmente que o mercado nao esta facil. A nivel de mundo ha dificuldades. Ai e que entra os fatores que coloquei. Pra quem vive no meio, e vive 24 horas, tem que saber onde buscar, quem buscar e quem evitar. Vivemos num mundo globalizado. A informacao roda com mais exatidao e rapidez.
      Este brasileiro temos condicoes de ficar no G4 e arriscar chegar. Temos um bom time, um bom plantel.
      Falta so o detalhe, como faltou na Libertadores, como faltou nos outros anos.
      Sera que Koff ira quebar o que esta virando um paradigma?
      Sera apenas um detalhe!

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 08:29

      Só acrescentando Arih, sem discordar de uma vírgula.

      Um clube que aposta num treinador como Enderson, que tinha como início do time o ex-jogador Zé Roberto, pra uma LIBERTADORES, não pode reclamar da falta de sorte.

      Excluir
    3. Arih!
      Muitas dessas "apostas" não são em benefício do Grêmio, não tem essa intenção, infelizmente.

      Excluir
    4. Glaucio!
      Antes de mais nada, Enderson não era meu favorito para treinar o Imortal, mas diante das dificuldades financeiras do nosso clube, quem você sugeriria para o lugar dele?
      Não vale o Paulo Porto. Quem, então?

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 13:43

      Mantivessem o Renato. E quer que eu te diga como, mesmo pagando o DOBRO pra ele, ficava mais barato?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 13:45

      Agora, me diga quem tu sugeriria.

      Se fosse pra fazer aposta, que fosse o Roger.

      Se fosse pra pegar treinador de segunda divisão, que fosse o Dal Pozzo, que ao menos é gaúcho e sabe onde pisa. Não acharia normal levar 6x2 em Grenal.

      Vamos continuar a brincadeira, ou paro por aqui?

      Excluir
    7. Paulo Juliano21/05/2014, 17:35

      Roger, que não faz um ano foi chamado de pilantra por elogiar o Luxemburgo Glaucio? Eu quero demais o Roger aqui, mas no momento era mais um ídolo a ser torrado.
      Em que posição está a Chape no campeonato?
      Mas em algo concordamos, o Renato deveria ficar, não por 600mil, que é um absurdo, mas dava pra negociar se houvesse convicção.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 17:52

      Início do ano, Paulo. Hoje não.

      Sobre posições de times no campeonato, não sejas injusto. É só analisar o plantel e o time.
      O Enderson não durou no Fluminense.

      Dizem que o Renato pediu 400,00 pra renovar. Com Renato, provavelmente Zé Roberto não ficaria.
      Vamos aos "numbros" ou não precisa?

      Excluir
    9. Glaucio!
      Eu tento entrar na "cabeça" da Direção; meus preferidos eram Roger, Renato e Cristóvão. Renato pediu demais e não havia convicção da Direção, bem como parte da torcida.
      O Enderson é novo, é promissor; talvez ainda não era a hora de assumir o Tricolor, mas acho que tirando os segundos tempos dos dois Grenais, os demais erros são aceitáveis como treinador, o organizador tático.
      Concordo contigo e até pedi a saída dele, quando não soube dimensionar (ou se expressar) o estrago no Grenal. Aquilo marca muito. De resto, não vejo ninguém disponível que seja certeza de sucesso. O Roger seria uma aposta.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 18:42

      Olha Gilmar, sinceramente, não sei quem eu contrataria, hoje. O baque da queda na libertadores, apesar de eu não estar entusiasmado, foi grande.

      Eu teria trazido o Renato de volta. O momento pedia alguém que inflamasse o time e trouxesse a torcida junto. Mas é algo muito sem lógica nem fundamento, e duvida que ele aceitasse.
      Enfim, tentaria algo pra salvar a libertadores.
      Hoje não sei mais.

      Pode ser uma visão muito superficial, sem embasamento nem argumentos pra defender, mas eu gosto mais de ver o Grêmio num estilo de jogo mais consistente na defesa e fatal nas chances que tem, mesmo que poucas. Hoje é bem o inverso.

      Excluir
    11. Glaucio
      Tu lembras ano passado, o Grêmio chegando e a turma da corneta não poupava.
      Os caras desembarcam em Poa e já estão levando pau.

      Excluir
    12. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 21:44

      Mas eu era um que corneteava, mas eram alguns jogadores em especial. Que são os mesmos criticados hoje.

      Excluir
  3. Glaucio Missioneiro21/05/2014, 13:47

    E que não fique mal entendido, Gilmar. A questão de reclamar da sorte não foi pra ninguém daqui, foi pra direção do clube mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Ele soltou uma nota dizendo que a foto foi tirada em casa, na sua folga, e que a postagem falando em concentração seria montagem. De qualquer forma, parece em "self", e não cabe atleta posar com a camisa do clube entornando uma bebida. (Será que sou chato demais?)
    marcos Gaúcho de bsb

    ResponderExcluir
  5. Epa, acho que comentei no post errado.

    ResponderExcluir