Este é o tipo de postagem que me dá maior orgulho em fazer, como bem diz o lema do blog: O futebol é uma paixão mundial. Serve para unir as pessoas.
Neste contexto, mais do que devida é imperiosa a homenagem aos homens que "fazem o futebol acontecer". Aqui entra o Sr. João de Deus Silva, para os íntimos do blog, com a devida reverência, pai do Glaucio Missioneiro que, desataviado do interesse financeiro, era movido pela paixão que aqui nos reúne.
Em resumo, pelas linhas do próprio companheiro Glaucio, o que foi o evento:
"Ontem, domingo 17/08/2014, foi dado abertura ao campeonato amador de futebol de campo de Santo Angelo-RS do ano de 2014, o qual será denominado de Troféu João de Deus Silva.
Falecido em 2004, com 53 anos, atuou como dirigente e treinador em várias equipes de futebol e futsal profissional da cidade. Foi Diretor do Dpto de esportes. Foi também comentarista esportivo de rádio nas duas rádios da cidade, e colunista esportivo em ambos os jornais daqui."
A fotos dos homenageados:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Da esquerda pra direita: Irani Brum (narrador de rádio e ex-colega), Tato Maicá (irmão do Cenair e meu padrinho, era muito amigo do pai, e trabalhou com ele no extinto Elite Clube Desportivo, que disputou a 2ª divisão gaúcha, e em 1989 fundiu-se com o Gremio Santoangelense e o Tamoio, formando a atual SER Santo Ângelo); Jota Miguel (narrador e ex-colega); Cecilia Melo (irmã - minha tia); EU; Jaqueline Possebom (vereadora que encabeçou o projeto de "batismo" do campeonato com o nome dele); Rodrigo Antonio Silva (meu irmão); Luiz Valdir Andres (atual prefeito); Vinícius Makvitz (presidente de câmara de vereadores); Nara Damião (vice prefeita) e Marcos Mattos (vereador e secretario de esportes do município)
Há algum tempo eu pensava num marcador que tornasse ainda mais presente na ideia esta união que é imperiosa ao futebol, em tempos de vândalos e torcedores profissionais nada mais digno que "nadarmos contra a corrente" e rememorar aqueles que assim o fizeram.
Àqueles que nos acompanham diariamente e compartilham conosco da ideia, são bem vindas sugestões e imagens para ilustrar este capítulo próprio da paixão que nos une
Sem palavras.
ResponderExcluirNão quero levar a coisa pro lado político, mas não posso deixar de salientar que essa justa homenagem se deve à iniciativa da vereadora Jaqueline.
Merecida Glaucio. Falta uma foto do véio agora né!?
ExcluirTe prepara então.
ExcluirParabéns, Glaucio!
ResponderExcluirMuito legal tu lembrares deste espaço para divulgar um evento tão importante para a região e pelo currículo, uma grande homenagem ao seu pai; Sr. João (aliás, mesmo nome do meu).
Valeu! Obrigado pela oportunidade de compartilhar este momento de muito orgulho para um filho.
Valeu, PJ, também!
Foi idéia do PJ, Bruxo. Eu só comentei o fato, a idéia de publicar foi dele. Mas bacana, até já tem gente que comentou comigo que achou no internet e parou aqui.
ExcluirVale lembrar que a profissão dele era contador, até 1994 ele dividia a dedicação ao futebol com a profissão.
A partir de 95 é que começou, por brincadeira, em uma rádio, aí virou febre e não parou mais.Concomitantemente, trabalhou de 95 a 2000 como Diretor do CMD municipal, organizando os campeonatos. E ainda achava tempo pra treinar ou dirigir algum time do amador.
A rotina dos finais de semana era, ou ir pro estádio, ou ir pro estádio.
O véio era tão apaixonado, que na década de 80 chegou a criar um time, chamava-se Madrigal.
Glaucio!
ExcluirHoje na modernidade teu pai seria chamado de "workaholic". Fanático pelo trabalho.
Aí é que tá. Acho que ele não considerava trabalho. Só virou cronista "profissional" mesmo depois de se aposentar, acho que lá por 99-2000. Aí tu imagina, poder acompanhar futebol ao vivo (inclusive dupla Grenal) e ainda receber por isso? E na época a Ser ainda disputava a primeira divisão gaúcha.
ExcluirOff-topic:
ResponderExcluirEstá sendo votado agora reforma estatutária de alguns pontos.
Acabou de ser aprovado criação do cargo de VICE PRESIDENTE DE FUTEBOL. OU seja, sempre terá que existir este cargo, bem como ser ocupado por alguém.
Guilherme!
ExcluirGrande notícia. Antes (refiro-me a décadas), havia este cargo, talvez de forma informal.
Num clube de FUTEBOL, mais do que "urgente".