Páginas

Páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Opinião


A Unanimidade Inteligente


Estava lendo uma coluna antiga de um dos meus ídolos, o ex-craque Tostão (Eduardo Gonçalves de Andrade) e num determinado trecho, ele cita uma das muitas frases antológicas de Nelson Rodrigues, a famosa “Toda unanimidade é burra” e explica o que o jornalista e teatrólogo quis dizer: A unanimidade, o pensamento uniforme pode representar a falta de diversidade, afinal, “somos todos diferentes”, ele conclui.

Em outro texto cujo autor(a) não consegui identificar, ele (o texto) apresenta o que seria a Unanimidade Inteligente, neste conceito se encontra o reconhecimento da excelência de um trabalho ou ação perfeita ou próximo disso.

Aí eu chego no “assunto” Pedro Geromel, três Bolas de Prata em sequência da Revista Placar (2015-16-17), duas vezes na Seleção do Brasileirão pela enquete da CBF (2016-17), atuações impecáveis, muita regularidade com domínio de todos fundamentos e características para ser enquadrado como craque/zagueiro ou zagueiro/craque.

Cada vez jogando mais, agora se torna imortalizado na história do Tricolor ao levantar a terceira taça da Libertadores da América. Virou lenda; com o tempo, ele  terá a mesma dimensão afetiva de Eurico Lara e Luiz Carvalho para a geração de meu pai, de Hugo De Leon e Renato para a minha; para estes que são adolescentes neste século (os meus filhos e demais).

Então, o que falta para ele ser titular do escrete Canarinho? Convencer a única cabeça discordante, mas a que tem o poder de mover o polegar para cima ou para baixo na escolha dos 23 ungidos para a Copa de 2018: Tite.

Está na hora do treinador gaúcho se opor a frase de Nelson Rodrigues e engrossar o coro que pede o óbvio: Geromel com o passaporte carimbado para a Rússia.

É bom senso. É inteligente, é unânime. 

6 comentários:

  1. E, mais do que tudo, justo. Geromel merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merece, Glaucio.
      A regularidade dele é sempre no topo. Virou capitão por méritos.

      Excluir
  2. Sem dúvida que Geromito merece disputar uma copa do mundo, sem dúvida que tem condições para isso, mas ai eu pergunto: O que o Grêmio ganharia com isso?
    É um jogador com mais de 30 e não traria muita grana em uma venda, e somente desfalcaria o time sempre que for para a seleção.
    Deixa assim, Geromostro só do Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Olhando para o jogador, ir para um Mundial é glória.
      Para o Grêmio, o benefício é pequena, mas sempre é melhor ter um craque disputando uma Copa do Mundo do que achar que "ele merecia ir".

      Excluir
  3. Concordo, somente os lobbies que rondam a seleção justificam Geromel não estar na Copa 2018. Diria mais: Luan também não há como não estar. Com certeza não é clubismo nos referirmos a Arthur neste grupo também. Há “quase” uma unanimidade nacional em torno desses três nomes, sendo ainda frequentemente falado o nome de Grohe.
    Particularmente, independentemente de serem titulares ou não, estes quatro nomes deveriam estar na Copa da Russia.

    ResponderExcluir
  4. Arih
    Merecem, especialmente o Geromel pela concorrência. Ele sobra em relação aos Rodrigo Caio, David Luiz, Thiago Silva.
    Vanderlei, goleiro do Santos merece ser o segundo reserva: Alisson e Cássio.

    ResponderExcluir