Páginas

Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Opinião



A Exigência menor 

Simplificando o cálculo, o Grêmio estará salvo da degola com mais três vitórias. Imagino que, com 41 pontos, os que estão neste momento no Z-4 não o alcançarão.

Do quarteto em situação dramática, o Sport está virtualmente rebaixado, pois são 14 pontos em 23 jogos (20%). O Fortaleza e Vitória são os próximos disso, e o Juventude terá que sair de um aproveitamento de 30% para 48% nos próximos compromissos, que totalizam 14 confrontos.

Além desse quadro, existem intermediários entre o Grêmio e esses quatro, que estão em situação de, ou reagem imediatamente, ou afundam nesta areia movediça. Inclusive, eu havia escrito que Fluminense e Inter poderiam ser as surpresas de quedas vertiginosas, o primeiro por elenco "curto" e estar envolvido em várias competições à época que escrevi e o segundo, cheio de "falsos diamantes" como Thiago Maia, Valencia, Borré, etc.

Flu e Inter trocaram de treinador, mas arrisco afirmar que, no caso do segundo, se ganhar apenas um ponto nos seis que disputar em casa (Corinthians e Botafogo), a tendência é de aumentar a turbulência.

Sorte do Tricolor que, com menos competições, vê o DM se reforçando cada vez mais numa hora decisiva: Riquelme, Monsalve, Villasanti, João Pedro, Balbuena, Braithwaite, Carlos Vinícius, Willian, Volpi, o que poderia inviabilizar a sua permanência na elite nacional.

9 comentários:

  1. Bom comentário, Bruxo. De fato, os demais times também jogam. O que tende a facilitar pra nós. O meu comentário de ontem, foi no sentido de que não será tão fácil, pelo menos é este o meu entendimento. E isso se dá pelas questões internas do clube. A política respinga dentro do vestiário.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Rodrigo.
    Além da política, há outro elemento histórico (com um ou outro ano de exceção): o returno é mais acirrada a briga por pontos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que com 39 ou 40 pontos se escape da queda.
    Atualmente o Grêmio tem 43% de aproveitamento, mantendo esse aproveitamento até o final, chegaríamos próximos dos 49 pontos.

    Juventude: 31% de aproveitamento - Mantido aproveitamento chegaria no máximo a 35 pontos;
    Vitória: 29% de aproveitamento - Mantido aproveitamento chegaria no máximo a 33 pontos;
    Fortaleza: 29% de aproveitamento - Mantido aproveitamento chegaria no máximo a 33 pontos;
    Sport nem vou considerar, esse já está rebaixado.

    Obviamente que o aproveitamento pode subir, o que não me parece uma missão tão fácil, principalmente pelo fato de os três que ainda brigam para não cair não serem times grandes, que possam dar uma arrancada espetacular nas rodadas restantes.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Rafael.
    O Fluminense quando contrariou todos e evitou o rebaixamento, tinha elenco para não cair, assim como o Grêmio em 2021. Neste caso, outros fatores derrubaram o Tricolor.
    Nesse 2025, talvez com muita competência e sorte, Fortaleza ou Juventude possam evitar, mas é pouco provável.

    ResponderExcluir
  5. A CBF reconheceu nesta segunda-feira que a equipe de arbitragem do empate entre juventude X internacional ERROU ao não apontar um pênalti a favor dos donos da casa no confronto de sábado, no Alfrefo Jaconi.
    Eles são ajudados toda rodada...vai noveleiro!

    ResponderExcluir
  6. Fluminense aventa a possibilidade de recorrer ao título da copa do Brasil após entrevista de Célio Silva admitindo cavar o pênalti do título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, aí a gente pede o título de 1982, o gol que o Andrade tirou com a mão, depois da linha fatal.
      Está ficando engraçado.

      Excluir
  7. Bruxo, Marcelo Marques desistiu de concorrer, não quer fazer parte de nenhuma chapa e não fará mais nenhum aporte financeiro além deste já realizado.
    Celso Rigo também não quer concorrer.
    A pergunta que não quer calar: A PODRIDÃO dos bastidores da política do clube assustou os 02 ilustres gremistas?

    ResponderExcluir
  8. Charlie Brown Jr....Confisco.

    ResponderExcluir