Faltou Jóquei, sobrou jóquei
Empate que valeu como triunfo. O time se comportou muito mal taticamente. Não faltou esforço, dedicação, mas carência técnica e uma diferença extrema entre os trabalhos dos treinadores. Jóqueis diferentes.
O time do Santos "chora de ruim", basta ver que um dos líderes é o fraquíssimo Guilherme. Aliás, o Peixe segue em sua característica mais emblemática, um grupo mediano que quase sempre apresenta um, dois ou três jovens de muita qualidade.
Alguém poderá dizer: "Roubaram" do Grêmio, anularam um gol legal. Verdade! Mas por que o goleiro Grando se destacou tanto? Aliás, o clube paulista, depois da contratação de Vojvoda, em todos os jogos chutou mais, teve mais chances de vitória desde a sua estreia e permanece invicto.
As mexidas do Mano (ele tem, com certeza, justificativas para elas), em sua integralidade, pioraram o time: Amuzu, Cristaldo, Alex Santana, Riquelme e Aravena não apresentaram nada. Alguém viu Cristaldo em campo? E esse Alex Santana?
Gabriel Grando, o melhor, mas é inadmissível um goleiro de clube grande não saber jogar com os pés.
Arthur esteve no mesmo nível que o goleiro gremista. O miolo da zaga teve um bom desempenho, embora o gol no final levante questionamentos sobre o posicionamento dos defensores.
Sinceramente, é triste para mim admitir que esse empate caiu do céu, pois o Santos é medíocre.
Se alguém imaginou que Mano Menezes poderia ser o treinador para 2026, essa partida altera qualquer conceito positivo para a corrente que defende a sua permanência.
Não podemos apenas comemorar ficar na Série A.
O Santos foi melhor do que o Grêmio na partida, mesmo que o Grêmio tenha tido um gol legal anulado. Poucos destaques positivos no Grêmio, o melhor deles foi o Grando, mesmo não sabendo jogar com os pés.
ResponderExcluirNelson
Bruxo, acho Mano um técnico ultrapassado e retranqueiro. Texano, como bem define o RW da Corneta.
ResponderExcluirDito isso, acho que o empate não passa por ele, mas pelos desfalques que impuseram mudança na forma de jogar.
Marcos Rocha e Cuellar deram segurança defensiva, mas ontem não jogaram; Willian mostrou ser de outra turma e tb esteve fora. O único centroavante disponível era André Henrique, cujo futebol bissexto mostra que sua turma é da Série B.
Embora tenha pavor da ideia de Edenilson sequer fardar, quanto mais como capitão, e não compreender a preferência por atacantes que marquem o lateral em detrimento dos que façam gols e deem assistências (sou da época em que o lateral se preocupava com o ponteiro, não o contrário), quando se vê que as opções eram Amuzu (um jogo não muda o fato de não ter jogado nada até agora), Cristaldo (estava fora dos planos e de repente voltou), Riquelme (torço para não seguir o destino das nossas últimas revelações da base), Aravena (também mostrou nada em mais de ano) e Alex Santana (quem contratou essa ameba?), entendo que foi feito o possível e que o empate saiu até melhor que o esperado.
Fabiano
ExcluirAí entra o aproveitamento dos jovens bons da categoria de base.
O Santos só sobrevive na sua história pelas revelações que parecem ser infinitas.
Onde estão Tiaguinho, Gabriel Mec e Jefinho?
Estão sendo lapidados?
Continuando: Cristaldo e Amuzu se repetiram nas suas ineficiências.
ExcluirSuponho que alguns dos jogadores que foram substituídos, especialmente o Arthur, o foram por questões físicas. Os que entraram nada acrescentaram e ao menos a substituição do Arthur foi bem errada. Naquele momento, quem deveria entrar era o Kannemann, adiantando o Noriega para volante. Se isso tivesse ocorrido o time não teria perdido a força que perdeu.
ResponderExcluirNelson
Vimos o mesmo jogo, Nelson.
ExcluirO ingresso do Kannemann, além da sua característica que mexe com o anímico do time, colocaria Noriega no meio com sua boa técnica e imposição física, além de transformá-lo em terceiro zagueiro no sufoco.
Erro o treinador.
Li agora:
ResponderExcluir“Em Santos o Grêmio saiu com empate em 1 x 1 pelo Campeonato Brasileiro. O resultado só não foi melhor devido a uma decisão da arbitragem no primeiro tempo que optou em anular o gol de Alysson por mão de Edenílson.
Contudo, uma atitude do ábitro foi revelada por Mano Menezes. Após a entrevista coletiva, o técnico gremista destacou que Paulo Zanovelli estava "ameaçando" Arthur de uma expulsão e que já havia feito isso por duas vezes com o jogador Tricolor.
Por isso, e só por isso, Mano optou em tirar o camisa 29 do Grêmio do jogo. Não houve, segundo o comandante nenhum motivo de cansaço ou de estratégia de jogo para tentar garantir um resultado diante da equipe da Vila Belmiro.”
Nelson
Pode ser, Nelson, talvez a saída de Arthur fosse necessária (nessas circunstâncias), mas a troca foi errada.
ExcluirEu concordo com o Nelson.
ExcluirColocar o Kannemann e deixar o Noriega de volante provavelmente daria maior poder de marcação para o meio campo. Mas também é fato que a zaga com os dois canhotos não trouxe bons resultados (o Wagner Leonardo joga mal pelo lado direito).
O problema realmente eram os desfalques, já achava que 1 ponto lá estava de bom tamanho.
Devido às circunstâncias (ter saído na frente), passou a ser decepcionante o resultado.
O Santos já vinha se atirando todo desde o 1° tempo e dava pra ver que um meia de qualidade poderia pifar um atacante nosso a qualquer momento. O problema é que os que entraram foram muito mal, pararam de combater na frente (André faz um trabalho importante nesse sentido, embora tenha perdido um gol que nem uma vovó perderia...mas acho que havia impedimento) e deixaram a defesa do Santos subir inteira...e ninguém puxou em velocidade pelos lados (Amuzu tentou uma vez, mas foi parado com falta). Riquelme e Cristaldo entraram perdidos, e o Alex Santana joga de calça jeans molhada...faltou grupo ontem.
Mas 1 ponto na Vila não é de todo mal...só o fato do Grêmio estar aprendendo a vender mais caro as suas derrotas já me deixa mais tranquilo. O time voltou a brigar...jogadores parecem fechados com o Mano, não estava assim há 2 meses atrás...é uma evolução. Estou vendo o copo meio cheio.
Falta mais qualidade pra saber o que fazer com a bola!
Anderson
Eu torço pelo Mano, saudosismo talvez, estilo de jogo me agrada...mas tá complicado...a melhora passa muito por Arthur, que consegue manter a posse de bola e dar um desafogo pro time.
ResponderExcluirTaticamente nenhuma evolução.
Agora, temos que reconhecer que, com um 9 um pouco melhor, talvez o Grêmio incomodasse mais...André Henrique está decepcionante, dava mostras de potencial, mas não evolui...parece que piora jogo a jogo...deslumbrado, até displicente.
Jogar da forma que foi ontem, eu esperava que acontecesse antes dos "reforços"....por outro lado, ontem só tinha Arthur e Noriega, é bom ponderar pra não detonar demais o técnico. Ele recebeu Alex Santana....Arthur tinha amarelo e já dava sinais de cansaço.
Eu confiaria muito mais na dupla Mano e Felipão pra montar o elenco de 2026 do que em alguns que andaram na casamata tricolor de 2021 pra cá.
Cada um com seus saudosismos, mas não consigo entender essa "entrega" a um senhor que não ganhou nada no Grêmio; e tu podes até citar 2005, mas ele, é o cara que menos ajudou naquela conquista que por detalhe não virou tragédia.
ExcluirFutebol é assim mesmo, tem fanatismos inexplicáveis.
ExcluirGlaucio
ResponderExcluirÀs vezes é pura sorte. Veja, o Grêmio queria o Myke, que optou pelo Santos, depois disso, buscou Marcos Rocha.
Existe um oceano entre o futebol de cada um deles.
Sorte, Bruxo? Os caras não querem atravessar o Brasil de domingo à domingo para jogar bola. O Grêmio sempre quer os melhores, ou quase isso, o problema é que eles não querem o Grêmio.
ExcluirO time do Grêmio, principalmente o que entrou em campo ontem, não é melhor que esse time do Santos. Pavón, André Henrique, Edenílson, Dodi, Alex Santana, Amuzu, Aravena, são peladeiros tal quais os peladeiros do lado de lá, ou seja, o placar mostrou bem a limitação técnica dos dois elencos.
ResponderExcluirEu não esperava sequer um empate e na minha opinião ficou de bom tamanho. É buscar mais 7 pontos e encerrar o ano.
O problema é que o torcedor do Grêmio está entre a cruz e a espada, classificar para a Libertadores (o que neste momento é possível de acontecer) e ter Mano Menezes automaticamente para 2026, ou ficar de fora da competição internacional e esperar a nova diretoria trazer Renato Portaluppi ou qualquer outra porcaria para o comando técnico do time?
Rafael
ResponderExcluirTrazer o Renato é demonstrar muita incompetência ou que o futebol passou a ser um meio e não um fim num clube de "futebol".
Olha Martini, vendo as opções que temos para a gestão do clube, não me parece impossível que tentem trazer o Portaluppi novamente...
ExcluirEu não quero crer que alguém ainda cogite o ex-motivador Renato para técnico do Grêmio.
ResponderExcluirPergunta para qualquer um dos dois candidatos a presidência para tu ver a resposta...
ExcluirBom, aí eu entrego os "tacos", Rafael.
ExcluirEu tb, Bruxo. Deixarei de acompanhar, cancelarei premiere, a associação no clube, etc.
ExcluirO Vojvoda não é nenhuma brastemp mas melhor que o Mano com certeza é. E ficou dando sopa um bom tempo, depois que saiu do Fortaleza.
ResponderExcluirAgora, Mano ou Renato p/ 2026? Internem no São Pedro quem tem essa brilhante idéia!!!
Fabiano
ResponderExcluirNo caso do Renato, seus salários são de treinador "top", sua contrapartida é bem menor nos gramados. Por que trazê-lo de novo? Não consegue ficar 12 meses nos demais clubes.
No Grêmio, só fica por fatores que transcendem o essencial, que é treinar o time. Aí, a gente (torcedores) está sobrando nesse teatro.
Não acho que o gol tenha sido mal anulado. A bola bateu na mão do Edenílson, portanto, falta. É o que diz a regra. O que mata o futebol é a merda da interpretação e o gol só não foi validado porque foi do time visitante. E é sempre assim. É o tal banca paga/recebe. Isso tem me anojado de uma forma...
ResponderExcluirAntes disso, o Grêmio tomou um calor do fraco e horroroso time do Santos. E então eu decidi dormir mais cedo na quarta-feira. Uma sábia escolha de minha parte porque calculei que daria um empate pela ruindade dos times. 45 minutos a mais de sono.
Diga-se ainda que o Grêmio só não perdeu os últimos jogos porque os goleiros vem segurando as pontas e garantindo os pontos. Por fim e como sempre, eu não achei horroroso o resultado. Um ponto valioso considerando que lá o Grêmio quase nunca vence.
Leio aqui, e em outros lugares, comentários ácidos em relação à uma possível volta do Renato. É engraçado demais ver o "medo" que ele causa. Tanto em alguns gremistas quanto nos colorados.
Rodrigo
ResponderExcluirNo meu caso, com certeza, não é "medo", mas o receio que a motivação pela sua vinda tenham causas que passam longe do futebol.
É inaceitável (repito, no meu caso) pagar 1 e meio mensais para um trabalho que se mostrou absolutamente mediano desde os 0 a 5 diante do Flamengo em 2019 (se não me engano).
Aí, não me serve. Se é para lutar contra o rebaixamento, melhor pagar a metade desse valor.
Renato com seus trabalhos ruins versus uma idolatria exacerbada, que é semelhante ao que se verifica nas seitas, divide o clube.
Todos questionam o alto salário dele, que de fato é alto (se for o que dizem que é), porém, nunca falam que ele não tem multa contratual, como por exemplo, apenas para citar, Roger Machado que saiu do outro time da cidade do Grêmio com uma pomposa rescisão de 7 milhões pelo que ouvi dizer. Ah, mas são rumores né? Não deve ser verdade. A ICA não divulga e nem os micos adestrados de YouTube que se dizem gremistas...
ExcluirQuanto à "mediocridade" do trabalho do Renato como dizem alguns gremistas, eu sou suspeito a dizer, mas com todas as adversidades vistas nos últimos anos o que deu pra fazer foi feito e com faixa no peito (mesmo sendo do rural) que não veio esse ano, não é?
Mano, por exemplo, está fazendo pior ou até mesmo igual ao que já fez Renato, e com jogadores recém chegados e melhores (que Renato não teve) Noriega, Wagner Leonardo, Marcos Rocha (apesar da idade), Carlos Vinicius, Willian (que agora se machucou, mas que é incomparável à Cristaldo e a Monsalve), e ainda assim, Mano (que só ganhou gaúchão) é cogitado por alguns para seguir em 2026...
E discordo que ele tenha feito péssimos trabalhos. 2023, é obra dele, queiram ou não e por mais que torçam o rabo da porca não aceitando isso, não foi só Suárez o responsável. Agira em 2025, com o péssimo Fluminense que este Mano Menezes não fez jogar, foi aos trancos e barrancos até a semifinal daquele mundialito criado pela Fifa, e foi só sair uns dos melhores (se não o melhor) do time que aquele time lá começou a desandar. Ainda assim, o Fluminense ficou bem, porque vai disputar uma semifinal de Copa do Brasil... mas eles acharam ruim, com aquele caco de time, "só" passar na Copa do Brasil... Credo. É muito ruim o trabalho desse Renato.
Por fim, ele não deve voltar tão cedo pro Grêmio. E faz bem não vir. É muito amargor e ranço por aqui. Bá. Aí dito tudo isso eu cito aqui um outro cara que até meses atrás estava sendo crucificado por mídia e parte da torcida dele: Abel, do Palmeiras. Hoje, novamente, ele é o cara. Mas só é porque enfrenta os críticos com força e claro, ele tem uma Leila que o banca. Com palavra e bons jogadores.
Pessoal, ATENÇÃO!!! Quem sonha com grandes investimentos a partir da nova diretoria, acho melhor ir colocando as barbas de molho.
ResponderExcluirTodo aquele discurso de despejar R$ no futebol é somente RETÓRICA e não + que isso. Portanto, o torcedor deve manter os pezinhos no chão e bem firmes para não se iludir e conseqüentemente se decepcionar + uma vez. O ALERTA está feito, caso eu esteja errado, me retrato e mordo minha língua.
Essa suposta injeção de rios de dinheiro tem um nome bem característico: estelionato eleitoral!
ExcluirAcredito que entre Odorico Roman e Paulo Calefi a melhor opção ainda é Roman. Com um pouco de sorte não irá nem para o pátio.
ResponderExcluirBruxo, amanhã um empate será considerado bom ou ruim, haja visto que serão 02 pts em 06 disputados?
ResponderExcluir