Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013



Galeria Imortal (2)
 

Time campeão invicto de 1926 onde aparecem da esquerda para direita, em pé: Mainieri, Luiz Carvalho, Sardinha, Nenê e Coró. Agachados: Telâmaco, Pitoco, Adão, Esperança e Adroaldo. À frente de todos, Eurico Lara. Três "lendas" aparecem nesta foto; o imortal goleiro Lara, "El Maestro" Luiz Leão Carvalho (vide Pequenas Histórias 44), jogador e presidente do Tricolor; Telêmaco Frazão de Lima, um faz-tudo que foi jogador, treinador e presidente do clube, mas a maior curiosidade está contida na presença de Adão, um atleta negro, visto que o Tricolor oficialmente acabou com o preconceito racial na metade da década de 50 com a contratação de Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha na gestão de Saturnino Vanzelotti. 

2 comentários:

  1. Grande Bruxo. So hoje vi seu comentario, no outro blog, e este teu novo endereco. Em primeiro lugar, PARABENS. Creio que os "parabens", na verdade, devem ser duplicados porque vejo que estas muito bem acompanhado com o Paulo Juliano.
    Tenho rodado alguns blogs tricolores procurando um no "feitio", mas parece que a missao esta ardua.
    Creio que, enfim, bolearei a perna debaixo de um umbu, farei um fogo de chao e junto com o charque, matearei. E nao sera solito.
    Quanto a materia, diria que mais oportuna nao ha. Num tempo que se anuncia "novo", por mais que tenhamos sofrido reveses, uma correcao historica deve ser encaminhada ao marketing gremista. Sempre havera aqueles que desejam denegrir instituicoes, seguidores, mas "os fatos" demonstram o quao e sectaria a versao que trafega durante anos pelos mal informados, pelos que possuem interesse de que os erros se perpetuem.
    Nos idos de 26 ja havia um negro no tricolor. Fato incontesti. Nao sou "negro" e tao pouco racista e sempre me incomodou "a pecha" injusta que atinge nossa agremiacao.
    Desde que sai do Rio Grande (e la se vao 40 anos), luto contra estas "mas versoes".
    Um abraco a ambos.
    ARIH

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Arih!
    É um sufoco manter um blog, estive desde segunda em Porto Alegre e mesmo com todas as facilidades de celular, tablete e laptop, o tempo quando se vai para reuniões é escasso; mas quero transformar isso num passatempo e não "obrigação". Eu havia indicado o Guilherme e o Paulo Juliano para o Guto, que gostou da ideia, mas tu lembras que eu fui "escorraçado" do blog; aí transformei o limão numa limonada, convidei os dois, mas o blog está aberto a qualquer matéria boa. O lema é pluralidade de ideias com respeito.
    Pretendo ir "garimpando" algumas histórias do nosso Tricolor, sem deixar, evidentemente de olhar para a atualidade.

    ResponderExcluir