Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013



Galeria Imortal (3)

Fonte: www.torcedor.gremista.nom.br

O Grêmio foi hexacampeão gaúcho com o título iniciado em 1985, técnico Minelli e nove jogadores da base, pois esse aí (foto) que é de 1986 com o treinador Espinosa, tem dez jogadores pratas-da-casa. A exceção é Mazzaropi, o goleiro. China que veio do 14 de Julho de Passo Fundo teve rápida passagem pelos juvenis. Estão na foto; em pé: Mazzaropi, Raul, Baideck, China, Luis Eduardo e Casemiro. Agachados: Renato, Paulo Bonamigo, Caio Júnior, Luis Carlos Martins e Valdo. A busca dos futuros craques, praticamente ficava restrita aos 3 estados do Sul. O atacante Caio quando subiu para o elenco principal acrescentou o "Júnior" em seu nome, pois havia outro centro-avante homônimo, que revezou com Cesar a camisa 9 nos anos anteriores. Cada um fez o seu gol na final da LA de 1983. Com a intervenção nefasta dos empresários, atualmente esse fato virou página da história. Os atletas juniores no time principal viraram "ilhas" cercadas de "estrangeiros".


4 comentários:

  1. Novamente voce nos apresenta um otimo Gremio. Um Gremio que vivia a sombra do de 83, buscando seu espaco, sendo repetidamente campeao gaucho, incomodando nacionalmente. Em sequencia veio o Gremio quase campeao nacional e o primeiro campeao da Copa do Brasil. Mazaropi ja tinha atingido a sua maturidade como goleiro e ja nao tinha algumas (poucas) falhas que lhe custou o estigma de grande goleiro sujeito e "perus". Era um otimo goleiro. Talvez o Vasco esteja cobrando a divida querendo nos levar Marcelo Grohe, hoje. Baideck foi um zagueiro que nao consigo definir exatamente. Ora fazia otimas jogadas, ora cometia algumas falhas devido a impetuosidade, pela falta de uma melhor tecnica. Mas, se pegarmos sua passagem pelo Gremio, "o cunjunto da obra" foi boa. Transmitia seguranca seguranca. China foi um otimo volante. Jogava firme sem ser desleal (embora houvesse choques naturais de um esporte que tem contato e que lhe imputavam excessiva virilidade, o que era uma inverdade, simplesmente jogava firme), protegia muito bem a zaga e fazia muito bem a cobertura dos laterais. Lancava muito bem e de vez em quando acertava um chute de longa distancia. Se nao era uma excelencia tecnica, era um volante muito util ao time. Luis Eduardo era muito bom. Tinha boa tecnica, sabia sair jogando. Era mais tecnico que Baideck, equilibrando a defesa. Casemiro era um bom lateral. Creio que foi um pouco injusticado no Gremio. Deveria ter sido o lateral da final contra o Hamburgo. Jogou toda a Libertadores como titular e sem comprometer. Foi um dos bons laterais que tivemos no periodo entre Everaldo e Roger. Renato era Renato. Melhor definicao. Nesta fase ja estava querendo ir pro Rio, o que ocorreu anos depois. Ainda era perigoso. Deu azar de ser o ultimo dos moicanos, ou seja, o ultimo dos grandes pontas do futebol mundial, num periodo que havia uma transicao para o atual atacante de movimentacao. Mas comprovou sua versatilidade ao jogar nos times do Rio como este atacante que ora se movimentava pelos lados, ora jogava mais em frente da area ou dentro dela. Bonamigo era um bom meia. Lhe faltava um pouco mais de agressividade e finalizacoes certeiras. Era mais um armador-garcom. Caio Junior era um atacante que hoje faria muito sucesso pela versatilidade e movimentacao. Era agil e oportunista. Valdo era o motor do time, o pulmao, o cerebro. A grande maioria das jogadas passavam por ele. Um grande meia, com passagens pela selecao e de sucesso na europa. So nao foi mais porque nao era um bom finalizador. Fazia poucos gols. Mas era um grande armador. Uma de suas grandes caracteristicas era a precisao de passes. Dificilmente errava.
    Bruxo, creio que acabei confundindo. Este Luis Carlos Martins e que jogou no Inter e nao aquele outro do (2). Natural pra quem esta tentando buscar de memoria as impressoes.
    De qualquer modo era um otimo time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande acréscimo, Arih!
      Meu primeiro Grenal no Beira-Rio foi 1 a 0, gol do China, exatamente num chute de fora da área no Taffarel. Sobre jogadores que vestiram a camisa do Coirmão, só nesta foto estão Casemiro, Bonamigo, Caio Jr e Luis Carlos Martins, além de Paulo Cesar Magalhães (fora da foto) que é dessa geração.
      A confusão que decorre do Cláudio Radar é que o Inter tinha na mesma posição o Cláudio e ambos com o mesmo nome Cláudio Roberto Duarte. O Radar, infelizmente, morreu de Parkinson.

      Excluir
  2. Pois e Bruxo. Nao estou confundindo (creio). O Claudio Radar tambem jogou no Inter, depois do Gremio. No Inter se destacou mais que no tricolor (se nao me falha a memoria; e creio que estou certo). O Claudio Duarte e que virou tecnico depois. Como tecnico nunca fui seu fa, mas como lateral, o admirava. Foi um dos primeiros laterais no mundo a ser alem de defensor, um ala. Antes mesmo de aparecer o carrossel holandes que inventou a funcao que era do futebol de salao (hoje futsal ou fut 7) e antes do Claudio Coutinho (outro gaucho na selecao) inventar o overlaping (creio que inspirado nos holandeses). Pra mim o Claudio Duarte foi um dos maiores do Inter, mas la nao e tao reconhecido. Pena o que ocorreu com o Radar.

    ResponderExcluir
  3. Complementando, nao lembrava que Caio Jr e muito menos PC Magalhaes jogaram no Inter.

    ResponderExcluir