Páginas

sábado, 1 de junho de 2013



Opinião


 
Grêmio desiste do jogo e cede o Empate
 
 
Uma partida à feição para ganhar os primeiros três pontos fora de casa, mas aí, como ocorreu "n" vezes nestes últimos anos, exceção da "Era Renato", o Grêmio se encolheu e permitiu que um time bom, nada mais que isso e principalmente, desorganizado conseguisse num lance absolutamente fortuito, arrancar o empate. A situação do Santos é tão ruim, que após o gol de pênalti, se acomodou e bastou o adversário apertar um pouco e a zaga do Peixe começou a vazar. Nas individualidades, destaque para Vargas, abaixo dele, Adriano e Ramiro. Barcos seguramente jogou "descontado" por duas torções no mesmo tornozelo. A defesa, apesar de enfrentar um ataque inoperante, apresentou vacilos. Werley destacou-se, mas Pará foi envolvido várias vezes e os jovens Bressan e Alex Telles, oscilaram, o que é bastante natural; só jogando é que vão se tornar "cascudos", resta saber se o Imortal vai correr esse risco ou vai se precaver com jogadores mais rodados; aliás, sobre jogadores rodados: Zé Roberto e Elano não vão aguentar o "tranco" de 38 rodadas, ninguém aguenta, porém, eles jogam numa região essencial do campo. Guilherme Biteco tem que começar a entrar mais cedo; ganhar mais tempo para mostrar e "acelerar" o time. Está na hora de rever essa postura do segundo tempo. Tivesse o time a mesma "cara" da etapa inicial e estaríamos comemorando 100% dos pontos. Que sirva de lição.

8 comentários:

  1. Só vi depois dos 20min do segundo tempo. Gostei do Ramiro, muito boa atuação.
    Pênalti bisonho do Souza. Entregou o jogo ali, embora a culpa maior seja da falta de ambição do time.

    Dois pontos que podem fazer falta na frente.

    Na gaúcha o pessoal repercutiu a entrevista do Luxa que, parece, deu sinais que anda preocupado com a queda de rendimento físico do Elano e do Zé Roberto e que, talvez, eles não possam iniciar a partida juntos.

    Será que está pintando um espaço para o Guilherme Biteco no time?

    ResponderExcluir
  2. Marcos!
    Antes dessa história de projetar 2014 ser taxada por alguns com ação diversionista, acho que no fundo, Luxa e Koff, muito mais este último, tinha(m) convicção que o time montado para a LA era para tiro curto, ganhando ou perdendo. Agora vem a segunda parte do plano que é rejuvenescer criteriosamente o elenco. Isso é do "projeto", visto que os guris chegam desde janeiro e continuam chegando, base e do garimpo. Biteco logo, logo terá sua chance

    ResponderExcluir
  3. Não sei quanto a vocês, mas para mim já deu para o Luxa. Visivelmente jogamos melhor, mas nos "acadelamos", cedendo o empate. Em outra circunstância o empate poderia ser comemorado, diante do nosso histórico na Vila. Mas não hoje! Poderíamos ter ganho com tranquilidade, como em outros jogos. Não sei se foi por orientação do técnico ou iniciativa dos jogadores, mas a postura apresentada ao final do segundo tempo deveria ter sido a tônica do jogo.

    Acho o Muricy um bom treinador, bem melhor que os demais nomes consagrados disponíveis no mercado. Talvez desse jeito nesse time do Grêmio. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo!
      Acho que esta parada da C.Confederações é uma boa oportunidade para se reavaliar o trabalho do Luxa. Quanto ao Muricy,ele é ótimo, mas está estafado. Certamente, ficará 6 meses de papo pro ar.

      Excluir
    2. Marcelo,
      De fato o Grêmio vem, há tempos, se mostrando um outro time no segundo tempo. Claro que grande parte da culpa é do treinador e da sua "filosofia" de jogo. Mas há outros fatores a serem considerados, na minha opinião: preparação física (ou opção por alguns jogadores que acabam "morrendo" no segundo tempo) e a própria características dos jogadores.

      Para irmos mais longe são ajustes que se farão necessárias, seja buscando alterativas ao time titular, seja buscando um verdadeiro líder dentro de campo, que jogue e "faça" os demais jogadores correrem os 90 minutos.

      Sobre o Muricy, apesar de bom treinador, é do perfil do Luxemburgo. Não sei se seria a solução, não para 2013. Mais a frente, quem sabe, mas se fosse para apostar em 1 nome seria no Tite, que já começa a dar sinais de esgotamento no Corinthians.

      Excluir
    3. Tambem nao concordo quanto a Muricy. Concordo com voce Guilherme. Muricy e um Luxemburgo mais ameno. Por que sera que o Santos, na hora que esta com o caixa cheio, quer fazer uma reformulacao geral no time, nao mantem o tecnico que muitos acham que e o melhor?

      Excluir
  4. Infelizmente não tive oportunidade de ver o jogo, somente os melhores momentos.

    De qualquer forma, apesar do time de abdicado da vitória no segundo tempo, considero, no contexto do campeonato como um todo, o empate um bom resultado, apesar da fraqueza atual do Santos. Da mesma forma que os 2 pontos podem fazer falta lá na frente, o 1 ponto conquistado também pode ser decisivo.

    Agora resta ajustar algumas questões, como tentar uma alternativa ao Elano (Biteco, na minha opinião). Um jogo em casa é o momento ideal para isto.

    São mais 3 jogos até a parada da CC, acredito que dá pra fazer 7 pontos dos 9 a disputar e acabar lá na ponta, se não em 1º entre os 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Discordo quanto a preparação física como um todo ser o problema. Já enfrentamos times em inferioridade numérica e aguentamos o rojão. Credito mais a essa "filosofia" que infesta os "professores" de querer garantir a vantagem se retraindo. É bucha!. Todos sabemos e mais ainda o Luxa que o empate é muito ruim, melhor ganhar uma e perder duas do que empatar três.Então, o negócio é arriscar.

      Excluir