Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pra não dizer que não falei das Flores

E após o final de semana perfeito com vitória tricolor, derrota rubra e comemoração pela conquista da América chego no trabalho e faço meu exercício diário. Por hoje resolvi ler a opinião de 03 (três) colunistas acerca do jogo. No primeiro um destaque negativo acerca da equipe, dos jogadores, do treinador e do juiz. Após a leitura e com meu lado amargo ainda mais aflorado passei a ver tudo em tons de cinza e – como não pode deixar de ser – fui influenciado negativamente, sem a ponderação necessária. Li então a postagem do Bruxo e me atentei para o lado bom do time, uma visão que fez minha concepção mais doce, menos monocórdica, com amplidão global. Terminei com a leitura de um último colunista, vi que o mesmo pendia para o lado positivo, enfim, tirei um estrato, corroborei alguns pontos da minha conclusão pessoal e fui impelido a retificar outros.
Noutro texto que em breve deverei postar – não o fiz por estar sem internet em casa – busco explicar a mecânica de jogo do time do Grêmio e o porque o meio campo ofensivo não funciona e não deve funcionar com as peças disponíveis. Em resumo, o time joga com um esquema de jogo que privilegia a atuação de um meia armado, o time não tem esse meia armador, consequência? Jogador que não é da função improvisado, se embolando na sua POSIÇÃO com o jogador que está cumprindo a sua função, deixando espaço a ser coberto por outro jogador de outra função, que abre espaço para ser cumprindo por outro jogador que desempenha outra função e assim sucessivamente.
Enfim, qual a solução? A contratação de um jogador que tivesse posição de meia armador seria o melhor dos mundos, o remédio sem efeitos colaterais, mas existe um problema, este jogador não vai ser contratado, afinal, para o Grêmio nada é fácil, ou já esquecemos de como é ser gremista?!
Então a outra opção, como eu penso que o Renato dificilmente modificará o esquema – talvez o 4x4x2 com meio em retângulo do antigo treinador fosse mais eficaz com esse grupo – é imperioso que ele encontre a peça de encaixe e aqui a critica, não adianta fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes (em paráfrase). Mas daí, adotando a maneira “bruxesca” de ver as coisas, abrangendo o todo, adotando um espectro holístico em abandono à particularização cartesiana eu paro para pensar: Depois daquele jogo em Criciúma onde uma mudança drástica no meio campo redundou no insucesso, dentro da Arena num dia de festa, com a urgente necessidade de vitória, contra o atual campeão do certame e sem poder repetir a escalação será que eu teria a coragem de “testar” os jogadores que eu acho poderiam desempenhar a função? Quando paramos para pensar desta forma vemos que a solução não é tão óbvia e cada resposta implica num problema que deve ser administrado.
Enfim, eu continuo de saco extremamente cheio do Bressan que ainda acho estar no esporte errado – rebatedor é para beisebol e não para futebol. Continuo achando que a reposição de bola da zaga tira qualquer um do sério, continuo achando infrutíferos – como tem se demonstrado – os chutões do Dida para o ataque, continuo achando que deitado o Barcos não vai fazer gol, continuo achando todos os defeitos, mas acho também que não é hora para corneta, é hora para solução.
O Renato é discípulo de São Tomé, precisa ver para crer, foi assim com o Cris que já não é opção no lugar do Gabriel e será assim com os testes que vem fazendo. Hoje eu brigo por acreditar que o Maxi e talvez o Deretti possam desempenhar a função de armador, o Renato os vê treinando todo dia, será que ainda não se deu contra disso ou eu que estrou sendo incoerente em acreditar naquilo que tanto critico – a solução é sempre quem está fora, até entrar...
O Renato fez suas opções, e nós exigirmos que cada jogador que passe pela base do clube tenha a mesma quantidade de jogos que aqueles jogadores que não apreciamos é uma crítica tão risível que chega a ser pueril.
O Grêmio precisa de gestão, de convicção, algo que encontramos em profissionais, não em torcedores. A solução para o Grêmio não pode ser a troca de técnico a cada 06 jogos, a convicção numa empreita não pode durar 03 meses, uma libertadores não se constrói em 01 ano.
O tempo é curto e para nós gremistas, tão sufocados pelas derrotas, parece ser ainda mais martirizante, mas que desempenhemos nosso papel de torcedores e torçamos, o momento da corneta já passou, a crítica só é efetiva quando acompanha um solução viável, caso contrário ano que vem teremos um novo time, um novo técnico, um novo elenco, um novo presidente e o velho resultado.
Então, torcedores, não nos deixemos insuflar somente com o pessimismo, para cada um que vê o copo meio vazio existe um Bruxo para lembrar da metade cheia do copo.

Obs. Que prazer queimar a língua desta forma com o menino Telles, o seu futebol compensa toda a contratação em atacado feita pelo Grêmio.

6 comentários:

  1. Um texto excelente e bem provocativo, PJ!
    Sobre o meu lado positivo, prefiro chamar de lucidez (sem ser pedante), mas eu acho elenco do Grêmio muito bom. A conclusão é a mesma tua; isto é, a mecânica do meio de campo ainda não está azeitada. Falta a função (nem vou falar em nomes) ser exercida, qual seja, o abastecedor dos dois avantes. Estou desconfiado desta tal superposição de funções no meio.
    Tenho que sair agora. Mais tarde, retomo deste ponto. A tua crônica merece ser "fatiada" pela quantidade de elementos presentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponderação Bruxo, é nisso que te admiro, a incrível habilidade de ter um olhar amplo e conseguir agir com serenidade nos momentos de maior turbulência. Vou te confessar, as vezes é difícil não ser preenchido pelo ódio e descer o cacete na instuição inteira, parar, pensar e ver que isso não ajuda em nada é coisa pra poucos Bruxo, parabéns.

      Excluir
  2. Pois é, PJ!
    O que eu olho é por exemplo, Galo Campeão da LA, justíssimo, como aliás deveria ter sido o campeão brasileiro ano passado, onde a "inclinação dos astros" deu o título ao Flu numa série incrível de erros de arbitragem (não considero deliberados, não), erros acidentais que brindaram o time carioca. Agora, imagina o cara do Tihuana acertando o penalti nos acréscimos; aí o trabalho cai por terra? O Victor deixa de ser um grande goleiro? O time deixa de ser arrasador no Independência? E na crítica especializada gaúcha a gente vê muito disso; "chinas velhas" mudando conceitos de semana em semana, conforme os resultados da rodada. Procuro não me "infectar" com esses intelectuais da bola.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, acho que o segredo reside justamente no meio do caminho.

    Não dá pra querer revolucionar tudo a cada tropeço, como também não dá pra permanecer 'inerte' por muito tempo... Achar o equilíbrio é difícil, mas sempre defendo que salvo em emergências extremas (risco de rebaixamento) as decisões podem e devem ser mais pensadas.

    A solução mágica é parte da explicação da nossa "seca"... Mais do que a insistência no "erro"...

    Quem acha que futebol é fácil, lógico e sem surpresas mostra, a meu ver, que pode entender de tudo, menos de futebol. Ou se de fato entende tanto, é um talento desperdiçado longe dos vestiários..

    ResponderExcluir
  4. Pra quem não viu, recomendo: http://impedimento.org/valdir-espinosa-%E2%80%9Cera-um-gremio-so%E2%80%9D/

    ResponderExcluir
  5. Olha, tem coisa que me incomoda demais e falta de convicção é uma delas. Ano passado agente dizia que o problema do Grêmio era o meio campo que não abastecia o ataque, teve nego que cagou o pau dizendo que não! O problema era o Werley que para ser blindado teve todo um esquema defensivo montado inviabilizando o meio campo. Agora, com outro treinador, o problema continua o mesmo que vinhamos insistindo a tempos e nego que na época dizia ser mais importante contratar zagueiro do que meia-armador agora vem com ar de quem descobriu a pólvora dizendo que descobriu o problema que descobrimos a um ano...

    ResponderExcluir