O Lado Positivo Do Grenal
O clássico de ontem não foi só de notícias ruins ou de controvérsias; houve para o lado gremista confirmações e descobertas; algumas delas necessitando de continuidade para uma avaliação definitiva.Vamos a elas:
- Desapareceu por completo a desconfiança no goleiro Dida. Não li na grande mídia, nem nos blogs que frequento como leitor, comentários reprovadores de suas últimas atuações. Vai falhar? Lógico! Mas não será esse desastre que alguns pintavam ou desejavam. A defesa segue tranquila sob sua orientação
- Rhodolfo que eu tenho poucas lembranças atuando pelo Furacão ou São Paulo, pareceu um veterano, mesmo que a estreia tenha sido num clássico tão especial. Não errou nada
- Aquilo que eu ainda chamo de improvisação, o 3-5-2, funcionou muito bem; o Tricolor teve apenas um erro grosseiro que foi deixar Williams arrancar da intermediária até a linha de fundo. Para mim, o erro esteve mais na origem do gol do que propriamente no arremate do avante vermelho
- Com este esquema, descobrimos um novo Pará e tivemos a confirmação do talento de Alex Telles
- Adriano, excetuando a bobagem daquela inútil falta que lhe causou o cartão amarelo, simplesmente não deixou o 10 colorado jogar. Reside nesta vitória pessoal, parte da superioridade gremista no primeiro tempo
- Riveros já é uma realidade. A exemplo de Rhodolfo, seu encaixe no time foi de uma naturalidade espantosa
- Kléber e Barcos estiveram muito bem; lutadores e mostrando grande empenho e qualidade
- Por fim, Máxi Rodriguez, Ramiro e Paulinho, cada um em suas características, fizeram o Grêmio aumentar o percentual de posse de bola e de certa forma, desestabilizar o time adversário ao ponto deste ficar com 9 jogadores
Se o Imortal vai seguir num crescendo, não sabemos, mas este Grenal foi além de má arbitragem e confusões. Há uma herança boa.
Infelizmente não pude assistir o jogo.
ResponderExcluirPela lida que realizei na impressa, parece-me que o tricolor fez um jogo razoável se comparado com as partidas anteriores, mesmo sendo um esquema de improviso (sem muitos treinos).
O que ainda fica de preocupante é essa falta de pontos, o Grêmio está deixando os ponteiros escaparem, isso é ruim. Daqui a pouco os times começam a encaixar e para conseguir uma vitória, principalmente longe de casa, vai ser duro.
Marcelo Flavio!
ResponderExcluirEsse é o grande ponto negativo do Grenal. Como escrevi anteriormente, foram 4 pontos perdidos em casa, 2 + 2 (SP e Coirmão). Não tem remédio; o jeito é buscar vitórias fora de casa.
Bruxo, eu mantenho o prognóstico inicial, o Grêmio luta, nesse campeonato, pra beliscar vaga, não esta entre os postulantes pelo título. O time ainda não está pronto, além disso, não há definição nem de esquema nem de nomes, acho que o trabalho será longo e árduo. Na zaga acho que o Rodolfo cavou a sua entrada e pra mim o Gabriel ainda tem a mostrar, o que tornaria o setor lento, carecendo de um jogador de maior velocidade, caso seja mantido o 3x5x2 (até o próprio esquema é uma incognita!) Na função da primeira volância tenho clara preferência pelo Adriano, nos jogo que vi o Ramiro se destacou pelas enfiadas de bola, nunca por guardar posição e isso me preocupa, mas também segue indefinida a função. Riveros ou Souza? Ou Riveros na primeira? E a parte mais importante, quem será o fiador do futebol do time, é Maxi ou Deretti, aquela função necessita de um meia assim ou de uma solução que, pelo que já alertou, poderia ser Rodriguinho. Enfim, são muitas perguntas e espero que antes das respostas vai ser difícil dar um padrão de jogo confiável e sequência ao time. No próximo jogo espero que algumas questões sejam solucionadas.
ResponderExcluirPJ!
ResponderExcluirSouza não pode sair do time. Se buscarmos os resultados do Grêmio sem o Souza, vamos encontrar uma vitória sofridíssima sobre o Botafogo e sinceramente, não lembro de outra sem ele.
Atualmente é Riveros e Souza, Zé Roberto e talvez o Máxi; isso se um dos volantes mantiver a segurança do Adriano à frente da zaga.
O Ramiro é muito bom, mas será que dá respaldo para a zaga?
Aí que me refiro, todos que elogiam o Ramiro falam da enfiada de bola, dos passes mas e a marcação cara pálida? Será que todo mundo esqueceu o que faz um cabeça de área? Não estou dizendo que ele não possa fazer, mas ainda não se destacou por este fundamento.
ExcluirTambém sou contra a saída do Souza, no caso acho que o jeito é recuar o Riveros mesmo.
Pelo pouco que já vi do Ramiro, tive a impressão de que ele avança bastante. Ou seja, para ser primeiro volante precisará de um segundo que dê necessariamente suporte.
ExcluirEu sinceramente gosto de primeiro volante que tenha qualidade, mas que antes de tudo saiba guardar posição (e marcar).
Guilherme!
ResponderExcluirConcordo contigo. A primeira função do 5 é facilitar a vida dos zagueiros. Isso em tese. Há exceções, lógico.